SVALBARD – NORUEGA – Visitar a ilha mais próxima do Pólo Norte

SVALBARD - NORUEGA | Visitar a ilha mais próxima do Pólo Norte

Visitar Svalbard é uma das melhores viagens de exploração que pode fazer na actualidade. Svalbard é um arquipélago no Árctico que pertence à Noruega mas goza de alguma autonomia face ao território continental. A capital das Svalbard, Longyearbyen, é a cidade mais a norte do globo e situa-se a cerca de 78ºN de latitude e é capital das ilhas Svalbard.

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

As ilhas Savlbard

De Verão ou de Inverno, Svalbard é o local ideal para experimentar a vida no Árctico. Viajar de forma independente nas Svalbard é difícil, especialmente durante o Inverno, mas é possível fazer algumas actividades que não o deixarão indiferente. Para conhecer a vida no Árctico, reserve pelo menos 5 dias para a sua viagem e um orçamento bem recheado. O ideal será reservar uma semana para as Svalbard já que as condições atmosféricas poderão deitar por terra alguns dos seus planos nas Svalbard.

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega
SVALBARD - NORUEGA | Visitar a ilha mais próxima do Pólo Norte

DICAS GERAIS PARA VISITAR AS ILHAS SVALBARD

1. Regime de entrada nas Svalbard

  • Para visitar as Svalbard é necessário passaporte. As Svalbard, apesar de pertencerem à Noruega, estão fora do espaço Shengen.

2. Viajar nas Svalbard é caro

  • Visitar Svalbard é caro. Prepara-se para uma viagem pouco económica. Não seja apanhado desprevenido nas Svalbard.

3. Dormir nas Svalbard

  • Quando visitar as Svalbard marque o alojamento atempadamente pela internet para evitar dissabores. Há pouca oferta de alojamento nas Svalbard em conta (ainda que caro já que estamos na Noruega). Poderá ser um rombo no orçamento se chegar a Longyearbyen e as guesthouses mais baratas estiverem cheias.

4. Quando visitar as Svalbard

  • Escolher a época do ano a visitar as Svalbard é essencial. No Inverno, as actividades incluem passeios de trenós puxados a cães, percursos em motas de neve de um ou vários dias, expedições em autonomia e sobrevivência, trekkings invernais, visitas a grutas glaciares e observação de auroras boreais. No Verão, as actividades nas Svalbard são bastante distintas, incluindo passeios de barco, kayak, observação da fauna do Árctico como baleias, belugas, focas ou morsas, trekkings nas montanhas e glaciares, apanha de fósseis, etc. Duas estações, duas realidades diferentes nas Svalbard. Só poderá ter um destes mundos. A escolha é sua ou então vá duas vezes às Svalbard!

5. Acampar as Svalbard

  • Se visitar Svalbard no Verão pode acampar. O campismo é perto do aeroporto e a cerca de 30 minutos a pé na cidade de Longyearbyn. É a opção mais barata nas Svalbard.
  • Se tem um orçamento muito limitado procure visitar as Svalbard nos meses de Junho, Julho e Agosto porque pode acampar e fazer vários trilhos pelas imediações. No Inverno nas Svalbard, tal não é possível viajar com orçamentos muito reduzidos.

6. Comer nas Svalbard

  • Esquecer comer nas Svalbard fora se tiver pouco dinheiro! Os restaurantes são excessivamente caros nas Svalbard. O único lugar “barato” na cidade são os hotdogs do quiosque tailandês no shopping. Aí poderá comer um cachorro quente e uma bebida por cerca 70 NOK. No mesmo shopping há um café que também serve bebidas e comidas. Pode ser também uma boa opção para uns dias de “loucura” económica. Se tiver um orçamento mais dilatado experimente os restaurantes da cidade, a maioria dos quais, nos hotéis das Svalbard.
  • O preço da comida no supermercado é muito diferente daquele ao lado de sua casa. A carne é cara, os legumes também e até mesmo o pão, o queijo ou os enchidos para fazerem sandes podem arruinar o seu orçamento nas Svalbard. Compre comida no supermercado e cozinhe ou faça sandes. Atenção, também ninguém vem às Svalbard por causa da comida, pois não?

7. Sustentabilidade nas Svalbard

  • Deve usar garrafas recicláveis nas Svalbard e encher água da torneira todos os dias de manhã. A água é de óptima qualidade. É apenas um comportamento sustentável.
  • Visitar o Museu da cidade é obrigatório. É caro mas vale a pena. Custa 75 NOK.
  • Sempre que entrar numa casa ou num edifício das Svalbard tire as botas!
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

PREPARAR-SE PARA VISITAR AS ILHAS SVALBARD

1. VIAJAR NAS SVALBARD NO INVERNO 

Se vai visitar as Svalbard no Inverno leve roupa bastante quente. As Svalbard ficam a pouco mais de 1200 km do Pólo Norte por isso não subestime as temperaturas. Vista roupa em várias camadas nas Svalbard.   

  • 1º camada: Roupa térmica isoladora. Leve o maior número de peças possível de primeira camada para as Svalbard, já que são as mais baratas e poderá investir em roupa térmica de maior qualidade para as outras duas camadas. Leve várias calças e camisolas de primeira camada para poder mudar frequentemente. Escolha material de primeira camada com características Underwear Polar já que permitem aquecer o corpo para além de absorver a transpiração. São exemplo deste material o Power Stretch® da Polartec.
  • 2ª camada: Térmica polar ou de aquecimento. Esta camada permite-lhe ajustar a roupa à temperatura exterior nas Svalbard. Deverá usar forros polares para manter o calor corporal nas Svalbard. Um dos materiais mais utilizados é o Polartec. Escolha valores elevados de Polartec (300) já que quanto maior, maior será a capacidade de aquecimento. Se estiver muito frio, vista mais do que uma segunda camada nas Svalbard. 
  • 3ª camada: Camada exterior e impermeável. Esta é a parte mais cara da sua roupa para as Svalbard. Deve optar por usar roupa de boa qualidade nesta camada caso contrário andar na rua nas Svalbard será um suplicio. Opte por tecidos Gore-Tex e Windstopper já que o vento e a neve irão fazer parte dos seus dias nas Svalbard. O vento é muito comum, tanto no Verão como no Inverno, mas os ventos de Inverno podem fazer baixar as temperaturas de -15ºC para uma sensação térmica de -35ºC. Com estas temperaturas nas Svalbard não vai querer andar na rua, a não ser que esteja bem equipado. Assim, investir na roupa é condição essencial para uma viagem de sucesso nas Svalbard. Para maior conforto, é recomendável levar um casaco de plumas de ganso (ou fibras sintéticas – ex. PrimaLoft®). Tenha só presente que os casacos de plumas de ganso se apanharem humidade ou água perdem a sua capacidade de isolamento térmico. 
  • Para além disso, leve para as Svalbard boas meias, gorro, luvas, balaclava, óculos de sol, óculos de neve, umas boas botas de neve e protector solar.
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

2. VIAJAR NAS SVALBARD NO VERÃO

Para visitar as Svalbard no Verão terá que ter cuidados semelhantes com a roupa já que, mesmo em Junho e Julho as temperaturas durante a noite podem ser muito baixas. Vista-se sempre em camadas nas Svalbard. No que diz respeito à 1ª camada opte por material de Base Layer, por tecidos de sistema Coolmax® e o Power Dry® da Polartec, já que absorvem melhor a transpiração. Nesta estação provavelmente não necessitará de investir tanto no casaco da 3ª camada. Se for acampar nas Svalbard, leve um bom saco-cama, capaz de suportar temperaturas negativas, já que as noites aqui são “polares”.

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

FAZER TURISMO SUSTENTÁVEL NAS SVALBARD

Nas Svalbard vivem pouco mais de 2000 habitantes e mais de 3000 ursos polares. Este é território árctico e os “invasores” são os humanos. Não se esqueça que a preservação deste habitat natural está na mão das pessoas que habitam o Árctico e que, todos aqueles que aqui vivem, aceitam essa comunhão com a natureza, Assim, na qualidade de “visitante” deste reduto natural, respeite o habitat dos ursos e demais fauna. Respeite as ordens dos guias e da população local quando visitar Svalbard. Não se coloque em risco e não coloque a vida dos animais em risco por causa de um capricho. Não deve aproximar-se em demasia dos animais tais como raposas polares, renas ou focas, bem como é terminantemente proibido apanhar flores. As multas podem arruinar as suas férias. Lembre-se, você está na casa de outros, respeite-os.

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

Quando visitar Svalbard nunca ande sozinho. Em passeio, trilhos ou de mota de neve, vá em grupo. Sempre que sair da área da cidade deve levar consigo uma arma de alarme e uma espingarda para se defender dos ursos. Esta é uma das principais razões pelas quais a maioria dos visitantes faz viagens organizadas nas Svalbard. Nunca se sabe quando será o próximo encontro com o “rei” do Árctico. 

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

TRANSPORTES NAS ILHAS SVALBARD

Como chegar às ilhas Svalbard

  • No que diz respeito aos transportes para visitar Svalbard não há muito que enganar. Só existe um aeroporto comercial que se situa na cidade de Longyearbyen. Marque o seu voo. Daí até ao centro existe um shutle bus combinado com cada um dos voos que chega ao arquipélago e que o deixa ficar nos principais hotéis e guesthouses da cidade. 
  • Para voar para as Svalbard terá que voar para Oslo ou para Tromso, na Noruega. Há voos diários com a SAS e com a Norwegian Air. Os preços desde Oslo para as Svalbard podem variar entre 160€ (ida/volta) e 600€ (ida/volta). Para conseguir bons preços voe durante a semana e marque os seus voos para as Svalbard com bastante antecedência.  No Verão, é ainda possível chegar às Svalbard de barco de cruzeiro, embora esta opção não esteja ao alcance da maioria dos mortais. Há, no entanto, uma barco cargueiro que liga Tromso a Longyearbyen uma vez por semana. Geralmente é difícil este barco admitir estrangeiros mas poderá tentar. O preço do barco é semelhante ao do avião e a viagem demora dois a três dias.
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

Como se deslocar nas ilhas Svalbard

Movimentar-se nas Svalbard depende muito da estação do ano. No Inverno, os carros circulam nas poucas ruas da cidade e entre o aeroporto e a mina 7. A maioria dos lugares das Svalbard só são acessíveis de mota de neve. No Verão, as estradas estão livres de gelo e neve e é possível andar de carro e de bicicleta (é possível alugar bicicletas na cidade e no parque de campismo). Nesta altura do ano, a maioria dos lugares são acessíveis no barco da MS Polargirl, operado pela Polar Charter.   

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

ALOJAMENTO E HOTÉIS NAS SVALBARD

Há vários tipos de alojamento na cidade e a sua opção será o que determinará parte do seu orçamento quando visitar Svalbard. A área mais perto do porto é onde se localizam os principais hotéis, próximos de todos os serviços e agências de viagem. Os preços destes hotéis são mais caros. Na parte sul da cidade, no cimo da rua principal e a cerca de 20 a 30 minutos a pé do centro, localizam-se as guesthouses mais económicas mas ainda assim com tarifas que rondam os 100€/noite o quarto duplo. As melhores opções de alojamento na cidade de Longyearbyn são:

Em frente ao aeroporto há um parque de campismo, a opção de alojamento mais barato para ficar na cidade. As Svalbard são um destino bastante caro, por isso vai ser difícil viajar de forma económica se não fizer campismo. Poderá também optar pelo couchsurfing. Existem alguns membros activos em Longyearbyen. 

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

O QUE VER, FAZER E VISITAR NAS SVALBARD


Nós visitamos Svalbard no mês de Março e Abril pelo que tudo estava coberto de neve e com temperaturas típicas de Inverno. Assim, as sugestões de actividades que aqui lhes deixamos são aquelas que nós fizemos e que recomendamos vivamente fazer quando visitar Svalbard. Quem viaja no Verão terá obviamente outras actividades para usufruir.   

1. Fazer um passeios de trenó de cães

Green Dog Svalbard é uma agência turística em Longyearbyen que efectua percursos turísticos em trenós puxados a cães pelos vales da ilha Spitsbergen, alguns de várias horas, outros de vários dias. Esta é uma experiência obrigatória e inesquecível a fazer quando visitar Svalbard. Uma viagem de 4 horas de trenó custa 1290 NOK e vale cada cêntimo. Não saia de Svalbard sem fazer isto. Pode ver mais aqui.

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

2. Fazer um trilho Invernal e visitar uma gruta de gelo glaciar

Nenhuma viagem a Svalbard estará completa sem um trek invernal pelas montanhas cobertas de neve. Apesar das condições atmosféricas poderem não ser as melhores, esta é uma experiência obrigatória no Inverno de forma a apreciar mais de perto a beleza e as agruras do Árctico. Arranjamos na Svalbard Wildlife Expeditions, um tour que combina um trek sobre um glaciar (aproximadamente 2h de subida e 1h de descida) e a entrada numa gruta de gelo. Assim, pudemos desfrutar de uma caminhada em ambiente invernal e uma visita ao interior de um glaciar. Esta é uma excelente opção para visitantes mais aventureiros e que gostam de desafios que procuram adrenalina quando estão a visitar Svalbard. A paisagem durante o trek é avassaladora e a experiência de estar dentro da gruta de gelo é verdadeiramente esmagadora. O tour com trek e visita à gruta de gelo custa 730 NOK. Pode ver mais aqui

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

3. Explorar de uma gruta glaciar no glaciar das Svalbard

Para explorar o glaciar por dentro, recorremos aos serviços de uma empresa “líder” do mercado nas Svalbard: Spitsbergen Travel, que oferece tours às grutas no gelo glaciar. Parece demasiado radical? Pois mas pode não é assim tanto. Quer visitar uma gruta de forma mais cómoda e menos aventureira? A Spitsbergen Travel tem a solução. Um dos tours leva-o num snow cat ao longo do vale, subindo o glaciar coberto de neve até à entrada da gruta. O facto do tour ser feito com transporte em Snow Cat faz com que esta visita esteja ao alcance de todos. O tour custa 795 NOK e é fantástico para quando visitar Svalbard. Pode ver mais aqui.

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

4. Viajar em mota de neve até ao glaciar e ao Tempel Fiorde

As opções de percursos ou expedições fora da cidade são inúmeras, dependendo basicamente da disponibilidade em termos de dinheiro e de tempo. Existem várias companhias turísticas especializadas que têm percursos já delineados para visitar Svalbard, de um ou mais dias, ou que podem mesmo planear uma expedição ao gosto pessoal (e carteira) dos turistas. No entanto, nós optamos por uma opção ainda mais personalizada. Conhecemos o Nuno Cruz pelo Facebook. É português e trabalha como guia freelancer do Árctico e, durante a nossa estadia em Svalbard, tornamo-nos amigos. Juntamente com o Nuno, alugamos motas de neve e fizemos um percurso até Tempel Fiord. O Nuno é muito mais do que um guia do Árctico, o Nuno é a pessoa certa para todos aqueles que querem conhecer as Svalbard. Vejam a nossa experiência aqui.

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

5. Visitar a cidade de Longyearbyen

Banhada pelo fiorde de Advent (Adventfjorden), a cidade tem montanhas que a rodeiam pelo norte e pelo sul, onde se podem admirar dois glaciares, o Longyearbreen e o Lars Hjertabreen. Junto ao fiorde, um passeio pela “marginal” é obrigatório. A cidade tem galerias de arte, bares e uma discoteca. É obrigatório visitar o Museu de Svalbard, no mesmo edifício da universidade, com uma exposição muito bem organizada e informativa sobre a vida dos exploradores, caçadores e mineiros, pioneiros do árctico, e da vida selvagem do arquipélago. Vale a pena explorar também a herança da cultura mineira da ilha quando visitar Svalbard. Pode ver mais aqui.

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega
DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

6. Visitar o Cofre Forte Global de Sementes nas Svalbard

Longyearbyen pode-se gabar de ser o local da Arca do século XXI. O governo norueguês e as Nações Unidas construíram, em 2008, o “Cofre Forte Global de Sementes” (Global Seed Vault), escavado no interior de uma montanha sobranceira ao aeroporto da cidade, e que já armazena mais de 4 milhões de amostras de sementes oriundas de todo o mundo. É obrigatório espreitar quando visitar Svalbard.

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

7. Ver o pôr-do-sol quando este nunca se põe nas Svalbard (sol da meia noite)

No Verão ou no Inverno, o Árctico é sempre um local impressionante. Gronelândia, Alasca, Lapónia ou Svalbard, não deixe de visitá-lo. O Árctico não desilude ninguém, nem mesmo o viajante mais experiente. E já sabe, se for no Verão, não perca o sol da meia. Na Primavera e no Outono, não perca os longos pores do sol.

DICAS para visitar SVALBARD, a ilha acessível mais próxima do Pólo Norte | Noruega

8. Tours para conhecer Svalbard

Pode fazer várias tours para conhecer as svalbard:

SVALBARD - NORUEGA | Visitar a ilha mais próxima do Pólo Norte

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA NORUEGA (cobre Covid-19 e teste positivo)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Se vai viajar para a Noruega estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VISITAR TROMSO – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital da Aurora Boreal na Noruega, com tudo o que ver e fazer quando visitar a cidade.
  • VER AURORAS BOREAIS – Tudo o que precisa de saber para ver auroras Boreais no Árctico e preparar a sua viagem ao norte da Europa no Inverno.
  • ROTEIRO EM TROMSO – Roteiro de um dia para visitar os lugares mais importantes na cidade da Noruega.
  • RAQUETES DE NEVE EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência nos arredores da cidade numa caminhada com raquetes de neve.
  • POVO SÁMI – Um artigo sobre a nossa viagem à Lapónia e a descoberta dos Criadores de Rena da Noruega.
  • VER ORCAS E BALEIAS EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência num passeio de barco para ver orcas e baleias nos fiordes da Noruega.
  • AURORAS BOREAIS NUMA ESTAÇÃO – Um artigo sobre a nossa experiência a ver Auroras Boreais numa estação central na Lapónia norueguesa.
  • CAÇAR AURORAS BOREAIS EM MOVIMENTO – Um artigo sobre a nossa experiência num tour para ver auroras boreais mas sempre em movimento.
  • COMO SE FORMAM AS AURORAS BOREAIS – Um artigo com a explicação científica sobre a formação das Auroras Boreais.
  • VISITAR AS SVALBARD – Um artigo cheio de dicas para visitar as ilhas Svalbard e como visitá-las, com tudo o que ver e fazer no arquipélago da Noruega.
  • MOTA DE NEVE NAS SVALVBARD – O relato da nossa experiência num passeio fantástico de mota de neve no Tempelfjorden nas Svalbard.
  • VISITAR LONGYEARBYN – Um artigo com as nossas dicas para visitar a capital das Svalbard, com tudo o que ver e fazer na cidade.
  • TRENÓ DE CÃES – Um artigo com a partilha da nossa experiência num tour de trenós de cães nas Svalbard.
  • VISITAR O GLACIAR LARS – O nosso artigo sobre o tour que fizemos com trilho e visita à gruta de gelo do glaciar Lars, nas Svalbards, na Noruega.
  • VISITAR A GRUTA DE GELO DO GLACIAR LONGYEAR – Um artigo sobre o tour que fizemos à gruta de gelo do glaciar Longyear, no inverno, nas Svalbard.
  • AS CALOTES POLARES DAS SVALBARD – Um artigo de divulgação científica sobre as calotes polares das ilhas Svalbard na Noruega.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

6 Comentários

  1. Thais Natale diz: Responder

    Olá! Em que mês vocês foram para Svalbard? Abril?
    Conseguiram ver a aurora boreal de lá?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, fomos em Abril. Não vimos Auroras Boreais em Abril nas Svalbard não.

  2. Eu nunca fui, mas ja estive algumas vezes na Noruega. Nao tinha conhecimento dessa ilha. Se um dia voltar, vou procurar ver se consigo ir. E sim, Noruega eh super caro!!! Tenho um amigo que trabalha no verao la na Noruega e inverno se manda! E conheci duas brasileiras numa loja que foram para la e se casaram com noruegueses. Nao eh pra mim viver num pais como esse. O problema de depressao eh alto, e tem ate luz artificial e remedios que eles tomam para nao se sentirem mal no inverno. Mas ir para passear, eh completamente diferente.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada

  3. Lourdes diz: Responder

    Sim,também tive o privilégio de ir a Svalbard em 2011!Fui num cruzeiro.Não foi tão caro quanto o que se possa pensar. Dica: 1ºver as brochuras e escolher o que pode interessar. 2ºcontactar diretamente o operador, saber, com uma antecedência de uns 3 meses,a disponibilidade que existe. Normalmente, já têm os camarotes quase todos vendidos e,os qu sobram,são a preços muito mais baratos .
    3º Logo que se apanhe a nossa oportunidade,tem que ir de imediato à agência reservar….etc….além do mais a terceira pessoa, para a mesma cabine é muito mais barata!!Assim….consegui fazer 5 maravilhosos cruzeiros.

    1. Ana Ferreira diz: Responder

      Olá Lourdes,
      Onde apanhou o cruzeiro para Svalbard?
      Obg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.