• Uzbequistão
  • Visitar KHIVA – Dicas, lugares obrigatórios e melhores hotéis da cidade | Uzbequistão

Visitar KHIVA - Dicas, lugares obrigatórios e melhores hotéis da cidade | Uzbequistão

Khiva foi uma das principais cidades a florescer ao longo da Rota da Seda, no itinerário que ligava a Ásia Central ao Turquemenistão e Cazaquistão, rumo ao mar Cáspio e ao Azerbaijão, em direcção à Europa. O seu período áureo começou na Rota da Seda mas Khiva foi ganhando importância quando se tornou capital de […]

• Uzbequistão
  • Visitar SAMARCANDA – Dicas, lugares obrigatórios e melhores hotéis da cidade | Uzbequistão

Visitar SAMARCANDA - Dicas, lugares obrigatórios e melhores hotéis da cidade | Uzbequistão

Durante séculos, Samarcanda foi uma das principais cidades da Rota da Seda, um dos pontos nevrálgicos na encruzilhada entre a Pérsia, a Ásia Central, o subcontinente indiano e a China. Hoje visitar Samarcanda é reviver esse cenário do nosso imaginário. AS CIDADES MAIS BONITAS DO MUNDO – Se procura saber quais são, para nós, as […]

• Uzbequistão

Travessia de fronteiras no Uzbequistão 🇺🇿 | Como viajar por terra e atravessar as fronteiras com o Quirguistão, Turquemenistão e Tajiquistão

A travessia de fronteiras no Uzbequistão é de extrema importância quando se planeia uma viagem por terra na Ásia Central. Neste artigo, actualizado em Setembro de 2018, pode encontrar informações sobre as travessias de fronteiras no Uzbequistão, bem como os tempos estimados de espera e as condições em que o pode fazer. Travessia de fronteiras […]

Dia 29 – Em SAMARCANDA, a Burra volta a andar 🇺🇿 | Crónicas do Rally Mongol

Quando nos levantámos, sabíamos que nesse dia o nosso Rally Mongol estava em risco. Com a junta da colaça da Burra queimada, e com a incerteza quanto à obtenção de uma nova peça, eram muitos os “ses” que poderiam condicionar o itinerário que tínhamos delineado para o nosso Rally Mongol. Para ultrapassar a situação, contávamos […]

• Uzbequistão

Dia 28 – As crianças da ALDEIAS SOS abrilhantaram o nosso dia em Samarcanda 🇺🇿 | Crónicas do Rally Mongol

Era dia de aldeia SOS mas antes…. A esperança de um dia melhor desvaneceu-se quando Nico nos disse: – A junta do motor está queimada e partida, e possivelmente as cabeças do motor não estão bem. Cá não deve haver peças para isto. O meu mundo pareceu ruir ali como um castelo de cartas. De […]

Dia 27 – Angústia em SAMARCANDA 🇺🇿 | Crónicas do Rally Mongol

Saímos de Bucara já passava das 9h da manhã. Para trás ficaria uma cidade encantadora, mas em Samarcanda teríamos outra. De Bucara a Samarcanda são menos de 300 km mas com a  Burra a trabalhar de forma esquisita tivemos que ir devagar. Quando chegámos a Samarcanda alojámo-nos num hotel e saímos imediatamente para tratar de […]

• Uzbequistão
  • Dia 26 – Chegámos a BUKHARA, no coração da Rota da Seda 🇺🇿 | Crónicas do Rally Mongol

Dia 26 – Chegámos a BUCARA, no coração da Rota da Seda 🇺🇿 | Crónicas do Rally Mongol

Bucara esperava por nós assim como nós estávamos à sua espera. Há muito que Bucara é uma das minhas cidades preferidas no Uzbequistão e no mundo. Homogénea, compacta, autêntica e bela. Detentora de uma singularidade incrível e indescritível. Bucara continua a encantar-me mesmo que, tal como hoje, esteja ali pela quinta vez. Não consigo deixar […]

• Uzbequistão

Dia 24 – Da aridez de MOYNAQ ao esplendor de Khiva, no Uzbequistão 🇺🇿 | Crónicas do Rally Mongol

A noite na yurt foi surpreendentemente fresca e, por isso, relaxante. Até tivemos de nos cobrir de noite, o que é uma novidade na viagem! Depois de tomarmos o pequeno-almoço, demos um passeio por aquele que já foi o fundo do Mar Aral, junto à cidade de Moynaq. Nós já lá tínhamos estado, mas o […]

• Turquemenistão

Dia 23 – Será que a burra nos vai deixar mal? Em direcção ao MAR ARAL, no Uzbequistão 🇺🇿 | Crónicas do Rally Mongol

Depois de uma noite passada junto à cratera de Darvaza, era tempo de acordar cedo, desmontar as tendas, arrumar tudo na burra, comer qualquer coisa e seguir viagem. Tínhamos pela frente a estrada de areia de acesso à cratera, muitos quilómetros de estrada turcomana em más condições, uma passagem de fronteira de duração imprevista e […]