CALOTES POLARES ILHAS SVALBARD e as Calotes de Gelo – Bem vindos | Noruega

As Calotes de Gelo das Svalbard - Bem vindos às CALOTES POLARES! | Noruega

As Svalbard são um arquipélago que pertence à Noruega e que se localiza no coração do Árctico entre os 740N e os 810 N de latitude, bem próximo do pólo Norte. A pouco mais de 1000 km do Pólo Norte, Svalbard é território gelado mas que, apesar de possuir um clima polar árctico, muito seco e frio, é influenciado pela Deriva do Atlântico Norte, uma corrente com origem na corrente quente do Golfo e que torna parte deste arquipélago com temperaturas menos extremas. Assim, lugares à mesma latitude na Rússia ou no Canadá possuem temperaturas médias mais baixas 200C do que a parte ocidental das Svalbard. Ainda assim, nas Svalbard, as temperaturas médias de Verão rondam os 50C e no Inverno os -150C. A particularidade climática da região explica a presença humana esporádica há mais de 400 anos.

As Calotes de Gelo das Svalbard - Bem vindos às CALOTES POLARES! | Noruega
As Calotes de Gelo das Svalbard - Bem vindos às CALOTES POLARES! | Noruega

O frio intenso e a presença constante de gelo fazem das Svalbard um dos lugares da Terra com maior cobertura de glaciares no seu território. Cerca de 60% do arquipélago está coberto por gelo permanente, e menos de 10% da massa terrestre não tem qualquer vegetação. Assim, os glaciares são os “senhores” das Svalbard.

As Calotes de Gelo das Svalbard - Bem vindos às CALOTES POLARES! | Noruega
As Calotes de Gelo das Svalbard - Bem vindos às CALOTES POLARES! | Noruega
As Calotes de Gelo das Svalbard - Bem vindos às CALOTES POLARES! | Noruega
Um glaciar corresponde a uma massa de gelo terrestre que flui por acção da gravidade e é limitada por tensão interna e atrito na base e nos lados. Um glaciar é mantido pela acumulação da neve nas altitudes elevadas e equilibrado pela fusão a baixas altitudes ou descargas para o mar. Sendo assim, os glaciares correspondem a massas de gelo terrestre em movimento que resultam da acumulação, compactação e recristianização da neve. Movem-se devido ao seu peso e este movimento, que se estima, em termos médios, oscilar entre 5 e 50 m por ano, variando nas diferentes partes do glaciar.
As Calotes de Gelo das Svalbard - Bem vindos às CALOTES POLARES! | Noruega
As paisagens glaciadas do mundo são efectivamente um dos grandes legados dos climas passados. Estes gelos testemunham paleoclimas que há muito deixaram de existir no planeta Terra e que só pontualmente encontram condições para a sua preservação. No entanto, os glaciares que cobrem parte do planeta são muito distintos. Os glaciares polares são diferentes dos glaciares de montanha, assim como os glaciares da Islândia, por exemplo, são diferentes dos glaciares dos pólos. Quando se fala em glaciares e zonas geladas é necessário compreender do que estamos a falar.
As Calotes de Gelo das Svalbard - Bem vindos às CALOTES POLARES! | Noruega
Os Mantos de Gelo (ice sheet) correspondem a gelos continentais e situam-se a latitudes elevadas, ocupando áreas extensas (ex. Antárctida e Gronelândia). Distinguem-se das Calotes de Gelo (ice caps), também glaciares continentais, cuja área total é inferior a 50 000 km2(ex. Islândia e Svalbard). Tanto as Calotes de Gelo como os Mantos de Gelo correspondem a massas de gelo que submergem a paisagem, pelo menos numa posição central, exibindo domos de gelo, e a maioria dos padrões de fluxo são independentes das ondulações do leito. Portanto, quando no verão de 2014 estivemos na Gronelândia, andamos nos Mantos de Gelo, ao passo que aqui nas Svalbard estamos a explorar as Calotes de Gelo.
 As Calotes de Gelo das Svalbard - Bem vindos às CALOTES POLARES! | Noruega
Mas, no que toca a glaciares, há ainda mais diversidade. Os Campos de Gelo (ice fields), como os Campos de Gelo Sul na Patagónia Argentina, diferem das Calotes de Gelo (ice caps) já que não possuem uma superfície tipo domo gelado e o seu fluxo é influenciado pela topografia subjacente. Os Glaciares de Vale, mais comuns nas latitudes médias, correspondem a situações em que o gelo é descarregado a partir de um Campo de Gelo ou de um circo glaciar para um vale rochoso. A principal característica dos glaciares de vale é a presença de vertentes rochosas voltadas para a superfície do glaciar. Estas vertentes são fontes importantes de acumulação de neve e gelo formando avalanches e queda de rochas na superfície do glaciar. Os glaciares de vale encontram-se a grandes altitudes, no cimo de montanhas, confinados a vales (ex: Alpes, Andes, Himalaias, etc.).  Assim, nestes dias que passamos nas Svalbard, decidimos explorar as Calotes de Gelo polar.
As Calotes de Gelo das Svalbard - Bem vindos às CALOTES POLARES! | Noruega

SEGURO DE VIAGEM PARA ESCAPADINHAS IATI (cobre Covid-19)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e Espanha, mas e também viagens pela Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura.  Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui!

Se vai viajar para a Noruega estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VISITAR TROMSO – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital da Aurora Boreal na Noruega, com tudo o que ver e fazer quando visitar a cidade.
  • VER AURORAS BOREAIS – Tudo o que precisa de saber para ver auroras Boreais no Árctico e preparar a sua viagem ao norte da Europa no Inverno.
  • ROTEIRO EM TROMSO – Roteiro de um dia para visitar os lugares mais importantes na cidade da Noruega.
  • RAQUETES DE NEVE EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência nos arredores da cidade numa caminhada com raquetes de neve.
  • POVO SÁMI – Um artigo sobre a nossa viagem à Lapónia e a descoberta dos Criadores de Rena da Noruega.
  • VER ORCAS E BALEIAS EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência num passeio de barco para ver orcas e baleias nos fiordes da Noruega.
  • AURORAS BOREAIS NUMA ESTAÇÃO – Um artigo sobre a nossa experiência a ver Auroras Boreais numa estação central na Lapónia norueguesa.
  • CAÇAR AURORAS BOREAIS EM MOVIMENTO – Um artigo sobre a nossa experiência num tour para ver auroras boreais mas sempre em movimento.
  • COMO SE FORMAM AS AURORAS BOREAIS – Um artigo com a explicação científica sobre a formação das Auroras Boreais.
  • VISITAR AS SVALBARD – Um artigo cheio de dicas para visitar as ilhas Svalbard e como visitá-las, com tudo o que ver e fazer no arquipélago da Noruega.
  • MOTA DE NEVE NAS SVALVBARD – O relato da nossa experiência num passeio fantástico de mota de neve no Tempelfjorden nas Svalbard.
  • VISITAR LONGYEARBYN – Um artigo com as nossas dicas para visitar a capital das Svalbard, com tudo o que ver e fazer na cidade.
  • TRENÓ DE CÃES NAS SVALBARD – Um artigo com a partilha da nossa experiência num tour de trenós de cães nas Svalbard.
  • VISITAR O GLACIAR LARS – O nosso artigo sobre o tour que fizemos com trilho e visita à gruta de gelo do glaciar Lars, nas Svalbards, na Noruega.
  • VISITAR A GRUTA DE GELO DO GLACIAR LONGYEAR – Um artigo sobre o tour que fizemos à gruta de gelo do glaciar Longyear, no inverno, nas Svalbard.
  • AS CALOTES POLARES DAS SVALBARD – Um artigo de divulgação científica sobre as calotes polares das ilhas Svalbard na Noruega.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.