Para conhecer melhor a cidade de Tromso, juntámo-nos ao City Tour da Tromso Budget Tours que sai duas vezes por semana no Posto de Turismo de Tromso. Apesar do tour ser muito giro e da guia ter imensas histórias para contar, e tem uma explicação sobre os lugares que vai vendo, há muitos lugares que pode conhecer sozinho. Assim, reunimos aqui alguns dos lugares a visitar em Tromso.
Museu Polar
O Museu Polar é o local mais interessante para visitar em Tromso. O museu tem uma colecção extraordinária sobre a vida no Árctico, nomeadamente no arquipélago das Svalbard. Quem nunca visitou estas ilhas ficará certamente com muita vontade para o fazer. Nós, como já tínhamos estado lá em 2015, aproveitamos para recordar os maravilhosos momentos que passamos em Svarbard. Para além disso, há uma exposição muito boa sobre a exploração do Pólo Norte, especialmente o herói norueguês Amundsen. Este é um dos lugares a visitar em Tromso.
Marcas da Segunda Guerra Mundial
A expansão do Império Nazi e dos alemães durante a II Guerra Mundial estendeu-se à Noruega e ultrapassou o Círculo Polar Árctico. Os nazis chegaram a Tromso e também aqui perseguiram, prenderam, mataram e deportaram os judeus em direcção aos campos de concentração e de extermínio. Há diversas marcas nas ruas da cidade. Tal como se pode ver em muitas cidades alemãs, também em Tromso, há placas com os nomes e as datas em que os judeus foram presos. Há um monumento em homenagem ao holocausto na praça de Kirkegata.
Biblioteca
A moderna biblioteca de Tromso tem uma arquitectura verdadeiramente excepcional. Completamente envidraçada, a biblioteca ilumina as noites perpétuas das semanas de Inverno. A biblioteca pode ser visitada e, para quem vive e estuda em Tromso, a biblioteca pode ser inclusive utilizada durante a noite. Visitar a biblioteca, nem que seja apenas por fora, deve fazer parte de qualquer roteiro em Tromso.
Bairro dos pecadores
Tromso nasceu como uma cidade de pescadores e que albergava meia dúzia de famílias. Situada numa ilha, a ilha de Tromsoy-sund, os seus principais habitantes eram pescadores, comunidades rurais de origem viking. Os armazéns dos antigos bairros piscatórios da cidade ainda existem e foram quase todos reconstruídos e muitos transformados em restaurantes de luxo. Passear nesta área da cidade é magnífico, mesmo nas noites(dias) frias de Inverno.
Porto
A pequena cidade piscatória de Tromso foi crescendo. Depois da pesca veio a actividade portuária para abastecer a região do Árctico e a cidade foi-se expandindo, nomeadamente com as expedições para exploração polar. O porto marítimo cresce e Tromso torna-se cidade mercado e portuária à medida que o comércio vai florescendo. O porto de Tromso é mesmo no centro da cidade e um lugar belíssimo para um passeio perto de quase todos os lugares a visitar em Tromso.
Cervejaria mais a norte do mundo
A cidade de Tromso tem fama de ter boas e muitas cervejas e tem inclusive uma cervejaria com produção de cerveja. É a cervejaria mais setentrional do planeta. Até há tours para experimentar as cervejas em Tromso, mas qualquer um pode entrar na cervejaria Mack e experimentar beber uma cerveja na cervejaria mais a norte do mundo. Este é um dos lugares a visitar em Tromso.
Mirador e teleférico
Uma das visitas obrigatórias da cidade de Tromso é subir ao teleférico da cidade e ver a magnífica panorâmica da ilha de Tromsoy-sund, onde cresceu a cidade de Tromso. Chegar à base do teleférico é fácil, há autocarros (26) a cada vinte minutos (entre as 9h e as 16h) e a cada meia hora depois. O bilhete para subir e descer no teleférico custa 170 NOK e este sai a cada 30 minutos, levando 28 pessoas. Os bilhetes dos autocarros podem ser comparados no autocarro ou nos quiosques e são válidos durante uma hora.
Catedral do Árctico
A Catedral do Árctico, conhecida por igreja de Tromsdalen, fora do centro da cidade é outro dos lugares de interesse arquitectónico em Tromso. Para chegar aqui pode ir no mesmo autocarro (26) que o leva ao teleférico. Há um enorme vitral e, embora não a tivessemos visitado porque não tivemos tempo, o edifício é bastante impressionante.
ONDE DORMIR
Há muitas opções de alojamento na cidade de Tromso, embora a maioria sejam com preços que rondam os 200€/noite. Os melhores alojamentos para ficar na cidade são:
- Smarthotel Tromsø
- Enter Backpack Hotel
- Enter Amalie Hotel
- Enter City Hotel
- Scandic Grand Tromsø
- Enter Viking Hotel
- Comfort Hotel Xpress Tromsø
PARA DICAS DE VIAGEM TROMSO CARREGUE AQUI
VEJA AQUI AS NOSSAS DICAS PARA VER AURORAS BOREAIS
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.Se vai viajar para a Noruega estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VISITAR TROMSO – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital da Aurora Boreal na Noruega, com tudo o que ver e fazer quando visitar a cidade.
- VER AURORAS BOREAIS – Tudo o que precisa de saber para ver auroras Boreais no Árctico e preparar a sua viagem ao norte da Europa no Inverno.
- ROTEIRO EM TROMSO – Roteiro de um dia para visitar os lugares mais importantes na cidade da Noruega.
- RAQUETES DE NEVE EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência nos arredores da cidade numa caminhada com raquetes de neve.
- POVO SÁMI – Um artigo sobre a nossa viagem à Lapónia e a descoberta dos Criadores de Rena da Noruega.
- VER ORCAS E BALEIAS EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência num passeio de barco para ver orcas e baleias nos fiordes da Noruega.
- AURORAS BOREAIS NUMA ESTAÇÃO – Um artigo sobre a nossa experiência a ver Auroras Boreais numa estação central na Lapónia norueguesa.
- CAÇAR AURORAS BOREAIS EM MOVIMENTO – Um artigo sobre a nossa experiência num tour para ver auroras boreais mas sempre em movimento.
- COMO SE FORMAM AS AURORAS BOREAIS – Um artigo com a explicação científica sobre a formação das Auroras Boreais.
- VISITAR AS SVALBARD – Um artigo cheio de dicas para visitar as ilhas Svalbard e como visitá-las, com tudo o que ver e fazer no arquipélago da Noruega.
- MOTA DE NEVE NAS SVALVBARD – O relato da nossa experiência num passeio fantástico de mota de neve no Tempelfjorden nas Svalbard.
- VISITAR LONGYEARBYN – Um artigo com as nossas dicas para visitar a capital das Svalbard, com tudo o que ver e fazer na cidade.
- TRENÓ DE CÃES NAS SVALBARD – Um artigo com a partilha da nossa experiência num tour de trenós de cães nas Svalbard.
- VISITAR O GLACIAR LARS – O nosso artigo sobre o tour que fizemos com trilho e visita à gruta de gelo do glaciar Lars, nas Svalbards, na Noruega.
- VISITAR A GRUTA DE GELO DO GLACIAR LONGYEAR – Um artigo sobre o tour que fizemos à gruta de gelo do glaciar Longyear, no inverno, nas Svalbard.
- AS CALOTES POLARES DAS SVALBARD – Um artigo de divulgação científica sobre as calotes polares das ilhas Svalbard na Noruega.
bOA nOITE,
Só queria uma ajuda que é a seguinte.
Eu e a minha mulher ( 56 e 58 anos) pensamos em ir a Tromso na ultima semana de NOV 26NOV a 02DEZ. No entanto estamos com duvidas porque o nosos proposito nessas datas era tentar ver as Auroras Bureal , mas tambem querias que pelo menos uma parte do dia (a manha) tivese luz. Avcham que nessa altura isso é possivel ou acham que vamos apanhar a noite polar (24 horas noite). O que nos aconselham nesta situação