• Sunitas, Shiitas e os 12 Imam (aprendendo sobre o islão em Mashhad) | Irão

Para se perceber a importância do mausoléu do Imam Reza em Mashhad, é necessário recuar na História e regressar à génese da divisão do Islão nos seus dois principais ramos, o sunita e o shiita. Quando o profeta Maomé morreu em 632, surgiram imediatamente desentendimentos acerca da sua sucessão. O profeta terá nomeado como seu […]

• Mashti Rui Pinto e Mashti Carla Mota, em Mashhad | Irão

Mashhad é a cidade mais santa do Irão, devido à localização do mausoléu de um dos líderes do Islão shiita (a esmagadora maioria da população iraniana professa este ramo do Islão), o Imam Reza, assassinado há 1200 anos. Uma visita a este local é tão importante para os muçulmanos shiitas que, de forma semelhante aos […]

• Irão
  • Qual a diferença entre o Irão e Portugal?

Saímos de Kerman no comboio de manhã a caminho de Mashhad. Eram os nosso últimos dias no Irão. A estação está cheia de gente e lá fora o calor está insuportável. Percorremos a plataforma em direcção ao vagão número 5, lugares 10 e 11. Está tanto calor lá fora que resolvemos comprar uns gelados para […]

• Kaluts e os castelos de areia | Irão

Acordar às 3.45h da manhã nunca é uma experiência agradável, mas diz-se que os fins justificam os meios e, neste caso, concordo! Levantamo-nos a esta hora imprópria porque queríamos visitar um deserto perto de Kerman, de seu nome Dasht-e Lut, que se estende por uma área de comprimento 145 km e largura 80 km. Uma […]

• Rayen, uma sucessora natural de Bam | Irão

Rayen é hoje a sucessora natural de Bam. Com a destruição da cidadela de Bam pelo sismo de 2003, a cidadela de Rayen ressurgiu como uma fénix das cinzas. Mais pequena e como tal mais fácil de reconstruir tornou-se hoje um dos grandes atractivos turísticos das imediações de Kerman. Para além disso, goza do facto […]

• Mahan, “tanta parra para tão pouca uva” (Kerman) | Irão

A minha avó costumava utilizar muito este ditado popular e quando cheguei a Mahan foi precisamente isso que me apeteceu dizer. Mahan é visto pelos iranianos como um dos lugares mais bonitos do Irão. No Expresso Transasiático o sexagenário que nos fez companhia mostrou-nos fotografias de Mahan e aconselhou-nos a não perder uma visita a este […]

• Ormuz e a presença portuguesa | Irão

O nome “Bandar Abbas” quer dizer porto (Bandar) de Abbas, o rei da Pérsia Shah Abbas I, que fundou a cidade em 1622, a qual, de uma pequena vila piscatória se tornou o principal porto da Pérsia. No entanto, a escolha da localização estratégica da cidade (no estreito de Ormuz, à entrada do Golfo Pérsico) […]

• Minab, os olhos por trás da máscara | Irão

Minab é uma pequena aldeia na costa iraniana do golfo Pérsico. Não fosse o facto de aqui existir um mercado semanal tradicional da etnia Bandari e esta povoação permaneceria como tantas outras: incógnitas e esquecidas nos mapas. Há alguns anos atrás, enquanto fazia uma pesquisa sobre tribos da Ásia Central, encontrei um artigo  sobre as […]

• Atravessando o Irão a caminho de Bandar Abbas | Irão

Os dias que passamos em Teerão foram especialmente dedicados a tratar de aspectos logísticos da viagem, nomeadamente o visto do Turquemenistão e a comprar bilhetes de comboio para as viagens dentro do Irão. Saímos de Teerão para Bandar Abbas atrasados duas horas em relação ao horário estipulado. Eram duas da tarde quando o comboio iniciou […]

• A odisseia dos vistos para a Rota da Seda

Não é segredo para ninguém que nos conheça que é a Carla o corpo, mente e alma do projecto Viajar entre Viagens (uma entre muitas das vantagens de viajar com uma geógrafa). A preparação meticulosa as viagens, a dinamização da página do facebook e a elaboração dos roteiros a seguir são exclusivamente obra dela. Participo […]

• De quem foi a ideia de vir para o deserto iraniano no verão? Kashan | Irão

Depois de explorar a cidade de Kashan decidimos fazer uma incursão pelo deserto iraniano, Dasht-e Kavir. Estamos em Julho e as temperaturas em Kashan já são proibitivas. Uma incursão pelo deserto iraniano teria que começar bem cedo e ser bem pensada. Iriamos apanhar mais de 50ºC. Sendo assim, escolhemos começar a nossa aventura pelas quatro e […]

• Kashan, uma pérola no deserto iraniano | Irão

Kashan é uma pequena cidade (à escala iraniana; tem cerca de 250.000 habitantes!) entre Teerão e Esfahan, e é um óptimo sítio para se descansar e apreciar um pouco o estilo de vida de uma cidade de oásis. Desde há 1000 anos que é famosa pelos seus têxteis e tapetes, e tem um centro histórico […]

• Kandovan e a hospitalidade iraniana | Irão

Untitled_Panorama1

Uma vez que o Irão tem poucos turistas ocidentais, parece existir uma espécie de código legal (informal) que dita que os estrangeiros sejam tratados com toda a tenção e cuidado. Mas as diferenças culturais até aqui se fazem sentir e, o que para uns é hospitalidade, para outros poderá ser mais do que isso… Quando […]

• Irão
  • A bordo do Expresso Transasiático – Parte II: O pesadelo fronteiriço | Turquia e Irão

Em Van, a viagem a bordo do Expresso Transasiático perde em simplicidade e organização, mas ganha em caos e adrenalina. De repente todos os iranianos sentam-se numa fila para adquirirem novos bilhetes. Descobrimos que o bilhete turco apenas funciona parcialmente. Isto é, garante-nos um lugar, mas sem lugar marcado. Para termos lugar marcado temos que […]

• Explorando Teerão e o adeus a um país magnífico | Irão

SAM_5071

Depois de uma noite passada no autocarro, vindos de Shiraz, o cansaço fazia-se já sentir quando chegámos a Teerão, por volta das seis da manhã. A noite era ainda cerrada e resolvemos ir para a sala de espera do terminal de autocarros até que o sol nascesse. Saímos por volta das oito da manhã e […]

• Irão
  • A Declaração Universal dos Direitos do Homem – Uma viagem até Pasargadae, o túmulo de Ciro | Irão

SAM_7730

Pasargadae foi a capital do Império persa durante a governação de Ciro, O Grande. Este é, provavelmente, a figura mais venerada e reconhecida no Irão. O imperador da Pérsia foi o criador do império Aqueménida, o maior império até então visto na história da Terra, unificou povos desde a Palestina ao Afeganistão, criou a base da actual Declaração Universal […]

• Persépolis – Glória e queda de um império | Irão

SAM_7396

Localizadas num planalto situado a aproximadamente 70km a nordeste de Shiraz, as imponentes ruínas de Persépolis são o testemunho que resta de uma das antigas capitais do império persa. Quando se visita um sítio arqueológico desta importância, é inevitável ter-se a companhia de centenas de turistas, de várias nacionalidades, acotovelando-se por uma melhor posição para […]

• A nossa viagem chega a Yazd | Irão

Saímos de manhã cedo de autocarro de Esfahan, rumo à cidade de Yazd. Pela primeira vez nesta viagem, iríamos ficar hospedados num hotel. Queríamos fazer uma tour de um dia pela região do deserto, e como estas são organizadas pelos hotéis, achamos que seria mais prático se ficássemos hospedados no mesmo local. A nossa escolha […]

• Naqsh-e Rostam – Reflexões de uma viajante ao longo dos testemunhos do império Aqueménida | Irão

SAM_7675

A 12 km de Persépolis, num local chamado Naqsh-e Rostam (نقش رستم, em persa)‎, situam-se os túmulos colossais de 4 reis persas Aqueménides. Os túmulos são impressionantes e sinto o meu queixo cair quando me vejo de frente com um local assim. Os túmulos datam de há mais de 3000 anos e apesar de estarem […]

• Chak Chak… pinga, pinga… | Irão

No deserto rochoso de Dasht-e Kavir, praticamente suspenso na vertente rochosa está Chak Chak, o maior centro de peregrinações dos zoroastrianos. A religião zoroástrica é uma das mais antigas do mundo, tendo praticamente desaparecido da face da Terra, com excepção de alguns lugares na Índia e no Irão. Esta religião foi uma das primeiras a desenvolver o ideal […]

• Kharanaq – Viajando nas memórias geográficas | Irão

O Irão que até hoje preencheu o meu imaginário foi aquele que encontrei em Kharanaq, a cerca de 70 km de Yazd. Kharanaq é uma aldeia de adobe com mais de mil anos, contudo os historiadores acreditam que esta área do vale tenha ocupação humana há mais de 4000 anos. Outrora uma aldeia imponente, hoje […]

• Visitar Isfahan (ou Esfahan), a metade do mundo | Irão

Depois do relaxe do último dia de Nowruz, era tempo de voltar ao “trabalho”. E, para nós, isso implicava voltar aos dias intensos de férias, calcorreando o Irão central e tentando ver o máximo possível, tendo em conta as restrições temporais. Era agora tempo de, num só dia, visitar as principais atracções de Esfahan, aquela […]

• Visto à chegada no aeroporto de Teerão | Os habitantes do país das laranjas chegam ao Irão

SAM_7877

E a resposta é sim. Conseguimos entrar no Irão. Apesar de estarmos bastante apreensivos tudo corre pelo melhor. Estávamos com tanta ansiedade para saber se nos deixariam entrar no avião sem visto que fizemos o check in 3 horas antes. Aparentemente não iríamos ter problemas. Entregamos os passaportes e os bilhetes online e a funcionária […]