Uma viagem às Auroras Boreais era uma das nossas prioridades para o ano de 2017 e um sonho muito antigo. Decidimos no mês de Janeiro dar “luz” a esse sonho e embarcámos com destino a Tromso, na Noruega, numa viagem às Auroras Boreais. Para preparar a nossa viagem às Auroras Boreais tivemos em atenção algumas informações que achamos interessante partilhar com os nossos leitores e que devem ter em conta nas vossas viagens.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
COMO PREPARAR UMA VIAGEM ÀS AURORAS BOREAIS
1. Quando fazer a viagem às auroras boreais
Escolher a época do ano certa para uma viagem às Auroras Boreais é fundamental. Em teoria pode-se ver Auroras Boreais, acima do Círculo Polar Árctico, sempre que há noite polar, o que deixa uma janela de oportunidade muito grande, de Setembro a Abril. No entanto, nem todos os meses são bons e há meses com maior ou menor probabilidade para as conseguir ver. Geralmente os melhores meses para uma viagem às Auroras Boreais são Dezembro, Janeiro e Fevereiro mas a actividade das Auroras Boreais nos céus não é sempre igual e pode variar de ano para ano.
Para saber quais os melhores meses para ver as Auroras Boreais pode recorrer ao site Norway Lights e ver, no ano em que vai viajar, qual o melhor mês para comprar a sua viagem. No ano de 2017, os melhores meses para observar as Auroras Boreais são Março e Outubro. Para além disso, no site tem também informação para três dias, com informação para cada três horas, sobre a probabilidade de as conseguir ver.
2. Definir orçamento para uma viagem às auroras boreais
Viajar para ver as Auroras Boreais significa viajar para o Árctico, onde se incluem: Alasca, Canadá, Gronelândia, Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia ou Rússia. Nenhum destes países prima pelos baixos orçamentos pelo que deve contar bem o dinheiro que conta gastar. O país mais caro é a Noruega, mas nenhum dos outros é barato. Isto implica que uma viagem às Auroras Boreais é necessariamente cara.
Para além do custo do alojamento (que ronda sempre os 80 a 100 euros por noite), deve contar com a alimentação e transportes. Pode optar por alugar carro (arriscado quando não domina o espaço, especialmente os melhores lugares para observar as auroras) ou integrar uma tour organizada. As tours em Tromso rondam os 100€/pessoa.
Sobre tudo isto, pode consultar as nossas dicas em Tromso.
3. Escolher o material fotográfico numa viagem às auroras boreais
Quando se faz uma viagem às Auroras Boreais e se é bafejado pela sorte, há que ter material fotográfico à mão para poder eternizar o momento. Afinal foi para isso que fomos para o Árctico! A nossa GoPro portou-se muito bem na nossa viagem às Auroras Boreais mas há outro material indispensável que deve levar consigo, nomeadamente tripé, máquina fotográfica que permita fotografar em manual, controle remoto, cartões de memória (se correr bem vai precisar) e baterias suplentes (o frio faz com que descarreguem com facilidade).
Pode usar este link para comprar material fotográfico.
4. Optimizar o tempo para ver auroras boreais
Quando chegar ao destino da viagem às Auroras Boreais vai ter apenas alguns dias disponíveis para ver as ver. No nosso caso, tínhamos apenas 3 noites. Se alugar carro pode tentar ver as auroras todos os dias mas, se não o fizer, vai ter que tentar vê-las num tour organizado. Se este for o seu caso, é necessário escolher bem o dia ou os dias em que o vai fazer, já que os tours não são baratos.
O índice de actividade das Auroras Boreais varia entre 0 (não aparecem) e 10 (muito actividade). No fundo a escala mede a probabilidade de ver as auroras. Para escolher o melhor dia, em termos de actividade da Aurora Boreal, há aplicações que o podem ajudar. Em Tromso, mesmo com o nível 1 as Auroras já são visíveis no céu e é por isso que é considerado um dos melhores lugares do mundo para a sua observação. Outros lugares já não são assim. Quando o nível de actividade da Aurora Boreal é inferior a 4, a probabilidade é que veja apenas auroras de cor verde ou ocasionalmente azul. Quando a actividade é superior a 4 há probabilidade de aparecerem azuis e vermelhos nas auroras. Uma actividade superior a 6 é o sonho de todos numa viagem às auroras boreais! É muito difícil de apanhar um dia destes.
O site da Universidade do Alasca, de onde retiramos a imagem que se segue, apesar de ter previsões para o Alasca, tem também para a Europa e um mapa lateral onde encontra a informação visual para o Árctico. Esta imagem está automaticamente actualizada para o dia e hora a que se encontra.
5. Estar atento às previsões meteorológicas
Estar atento às previsões meteorológicas numa viagem às auroras boreais é fundamental. O dia pode ser adequado para ver auroras, com actividades de 3 ou 4, mas se o céu estiver nublado não vai conseguir ver nada. No entanto, muitas vezes o céu está limpo, completamente, e a actividade das Auroras Boreais é tão reduzida que não há hipótese para as ver. Isto é altamente frustrante porque na realidade, para se ter sucesso numa viagem às Auroras Boreais há que ter sorte com a conjugação de vários factores.
Num dos dias que fomos ver as Auroras Boreais em Tromso, o tempo estava completamente limpo, as estrelas viam-se todas no céu e no entanto, esperamos seis horas e nada… Foi frustrante. Só no regresso a Tromso conseguimos vislumbrá-las no céu. Num dos outros dias, em que estávamos pouco entusiasmados e esperançados, porque o céu estava completamente nublado, sempre que havia abertas.
Veja aqui o artigo sobre a nossa experiência numa viagem às auroras boreais em Tromso.
6. Escolher o lugar ideal para observar as Auroras Boreais
Uma viagem às Auroras Boreais pode ser altamente frustrante porque pode gastar imenso dinheiro e não as conseguir ver. Nós tivemos muita sorte e nos dois dias que tínhamos disponíveis para ver as auroras, vimo-las. No entanto, conhecemos imensas pessoas em Tromso que não conseguiram ver nada e ao fim de quatro ou cinco dias regressaram ao seu país completamente desolados. Um dos segredos para ver auroras Boreais é fazer-se acompanhar por alguém da região que saiba exactamente quais os melhores lugares para as ver, dependendo do estado do tempo, da hora do dia, da actividade da aurora, etc. Esta informação é essencial, por isso o melhor é fazer uma excursão guiada com uma agência local.
Pode marcar aqui o seu tour em Tromso para ver Auroras Boreais.
7. Usar as novas tecnologias numa viagem às auroras boreais
Faça download de algumas aplicações para o seu telemóvel de forma a acompanhar a probabilidade de ver as Auroras Boreais. Estas são algumas das aplicações recomendadas.
8. Seguro de viagem para viajar na Europa (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta cláusula coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.
Pode fazer o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se vai fazer uma viagem às auroras boreais estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VISITAR TROMSO – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital das Auroras Boreais na Noruega, com tudo o que ver e fazer quando visitar a cidade. Ideal para uma viagem às auroras boreais.
- VER AURORAS BOREAIS – Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem às auroras boreais ao norte da Europa no Inverno.
- ROTEIRO EM TROMSO – Roteiro de um dia para visitar os lugares mais importantes na cidade da Noruega. Ideal para uma viagem às auroras boreais.
- RAQUETES DE NEVE EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência nos arredores da cidade numa caminhada com raquetes de neve. Ideal para combinar com uma viagem às auroras boreais.
- POVO SÁMI – Um artigo sobre a nossa viagem à Lapónia e a descoberta dos Criadores de Rena da Noruega. Ideal para combinar com uma viagem às auroras boreais.
- VER ORCAS E BALEIAS EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência num passeio de barco para ver orcas e baleias nos fiordes da Noruega. Ideal para combinar com uma viagem às auroras boreais.
- AURORAS BOREAIS NUMA ESTAÇÃO – Um artigo sobre a nossa experiência numa viagem às Auroras Boreais numa estação central na Lapónia norueguesa.
- CAÇAR AURORAS BOREAIS EM MOVIMENTO – Um artigo sobre a nossa experiência numa viagem às auroras boreais sempre em movimento.
- COMO SE FORMAM AS AURORAS BOREAIS – Um artigo com a explicação científica sobre a formação das Auroras Boreais.
- VISITAR AS SVALBARD – Um artigo cheio de dicas para visitar as ilhas Svalbard e como visitá-las, com tudo o que ver e fazer no arquipélago da Noruega. Ideal para combinar com uma viagem às auroras boreais.
- MOTA DE NEVE NAS SVALVBARD – O relato da nossa experiência num passeio fantástico de mota de neve no Tempelfjorden nas Svalbard. Ideal para combinar com uma viagem às auroras boreais.
- VISITAR LONGYEARBYN – Um artigo com as nossas dicas para visitar a capital das Svalbard, com tudo o que ver e fazer na cidade. Ideal para combinar com uma viagem às auroras boreais.
- TRENÓ DE CÃES NAS SVALBARD – Um artigo com a partilha da nossa experiência num tour de trenós de cães nas Svalbard. Ideal para combinar com uma viagem às auroras boreais.
- VISITAR O GLACIAR LARS – O nosso artigo sobre o tour que fizemos com trilho e visita à gruta de gelo do glaciar Lars, nas Svalbards, na Noruega. Ideal para combinar com uma viagem às auroras boreais.
- VISITAR A GRUTA DE GELO DO GLACIAR LONGYEAR – Um artigo sobre o tour que fizemos à gruta de gelo do glaciar Longyear, no inverno, nas Svalbard. Ideal para combinar com uma viagem às auroras boreais.
- AS CALOTES POLARES DAS SVALBARD – Um artigo de divulgação científica sobre as calotes polares das ilhas Svalbard na Noruega.
Alô, lindooo Carla e Rui! Adorei, obrigada pela partilha.
Fiquei com uma dúvida, marcaram o tour à chegada a Tromso ou foram com as coisas marcadas de Portugal? Venham mais passeios!
Fomos com tudo marcado daqui. Lá foi só fazer as tours.
Boa tarde
Qual o custo medio da viagem e estadia (tudo completo) pelo periodo minimo, talvez 2 dias?
Obg
Não sei responder a essa pergunta, lamento. Depende de onde se alojar, o que comer, que tours fizer…
Visitar as Auroras Boreais estão no topo da minha lista. Quero muito ver este fenômeno incrível da natureza. Adorei as dicas, obrigada por compartilhar!
É lindo demais ver auroras Boreais. É uma experiência incrível.
Presenciar a aurora boreal deve ser um a experiência incrível. Adorei as dicas que são realmente essenciais para se ter êxito nesse tipo de viagem tão específica e especial!
Obrigada, Maria. É tão lindo conseguir ver Auroras Boreais!
Adorei as suas dicas para organizar uma viagem para ver a Aurora Boreal!
É uma baita experiência, né?! E como não é algo tão simples, realmente temos que nos organizar super bem para conseguir aproveitar a viagem e, de fato, vê-las.
Obrigado!
Mesmo! Acabamos de chegar agora da Suécia para ver lá também. E conseguimos, não foi fácil mas aconteceu.
Meu sonho fazer uma viagem para ver esse espetáculo da natureza; Amei o post! Não sabia dessas dicas para ver as auroras boreais!
Obrigada. Agora já vai ser mais fácil ver as auroras boreais.
Adorei saber que de Dezembro a Fevereiro é um ótimo período para ver as auroras boreais já que esse é a nossa época de férias. Dicas super úteis para planejar uma viagem como essa.
Mesmo! Para nós é mais difícil mas para vocês no Brasil é maravilhoso poder ver as auroras boreais nesta altura do ano.
Adorei as dicas para planejar uma viagem para observar a Aurora Boreal – não é perto e nem barato saindo do Brasil, então temos que programar bem para aumentar nossas chances!
Não é barato ver as Auroras Boreais, é verdade. Mas é uma experiência única mesmo. É irreal.
Tenho loucura por conhecer e ver a aurora boreal. Amei tuas dicas. Quero me planejar para em breve ir caçar estas belezas! Obrigada por compartilhar!
Obrigada. Ver auroras Boreais é das coisas mais maravilhosas que vemos.
é também um sonho meu, ver as auroras boreais, já tentei na Islândia mas sem sucesso e é, como diz acima, uma desilusão, regressar a casa sem nada…estou agora a planear a Noruega, mas não sei mesmo por onde começar, não conheço viagens organizadas e estou a ver que terei que ser eu a planear tudo, desde voos, guias, hotéis…
Não custa nada, é mais fácil do que parece.
Olá . Estou a preparar uma ida a tromso ver a autora em fevereiro. Queremos incluir também um cruzeiro nos fiordes. Gostava de trocar umas ideias consigo. Obrigada
Qual é a dúvida, Angela?
Adorava um dia ir ver as Auroras Boreais. Acho que posso afirmar que é uma daquelas viagens que tenho mesmo que fazer antes de morrer. 🙂 🙂
Será que podiam depois partilhar informações sobre os voos? Escalas, companhias aéreas, …
Obrigada.
Vamos fazer um post sobre dicas e o que fazer em Tromso. Lá isso estará contemplado.