• Gronelândia
  • Lugares e experiências incríveis na Gronelândia (Groenlândia)

gronelândia

A Gronelândia é um lugar simples, onde os raios solares só aquecem os meses de Verão, enchendo os vales de novas cores e cheiros que chegam com as flores. As populações aproveitam estas bênçãos da natureza. Os icebergs à deriva nos fiordes lembram que estamos no domínio do Árctico, um ambiente com frio polar. Há glaciares […]

• Kangerlussuaq, não é o fim do mundo mas está lá muito perto | Gronelândia

Sentada no banco do aeroporto aguardo a chamada de embarque para sair de Ilulissat. São 15 h e o aeroporto está repleto de gente. Quatro gronelandeses esperam o helicóptero para um povoado do norte, pouco mais de uma dezena, tal como eu, aguarda o voo para Kangerlussuaq. Menos de duas dezenas de pessoas enchem o […]

• Voo sobre o glaciar de Ilulissat | Gronelândia

A presença e importância do glaciar de Ilulissat, homónimo da cidade de Ilulissat, é tal que é ele que determina a importância turística desta cidade e é por causa dele que a cidade tem o nome que tem (“cidade dos icebergues”). Depois de vários dias passados em Ilulissat, foram diversas as actividades que nos permitiram […]

• Dormir aos pés do Glaciar Eqi | Gronelândia

Uma das diferenças do norte da Gronelândia em relação ao sul é que, regra geral, os glaciares são muito mais difíceis de serem abordados. Como o glaciar de Ilulissat só pode ser observado do ar, resolvemos aproximar-nos mais de outro glaciar, mais a norte, o glaciar Eqi. Este também liberta gelo e icebergues, embora numa escala […]

• Ilulissat – Experimentando o conceito de viajar devagar | Gronelândia

Há muito tempo que tinha alguma vontade de viajar devagar. A maioria dos viajantes faz uma apologia desta forma de viagem e eu raramente tenho oportunidade de passar mais de 2 ou 3 dias num lugar, a maioria das vezes, por opção. Mas, em Ilulissat o destino pregou-me uma partida e acabei por passar 7 […]

• Ilulissat Kangerlua – O mundo dos gelos polares | Gronelândia

Ilulissat Kangerlua é provavelmente a maior atracção turística da Gronelândia e apresenta uma beleza tão invulgar e inquestionável que, em 2004, a UNESCO inseriu-o na lista de Património Mundial. Mas, afinal o que é isto do Ilulissat Kangerlua? Ilulissat é o nome da terceira maior cidade da Gronelândia, mas que na década de 80 e […]

• Explorando a baía de Disko de Aasiaat e Qasigiannguit | Gronelândia

Saímos às 8.00h do ferry, que foi a nossa casa desde Narsaq, no porto da cidade de Aasiaat, a 1ª da baía de Disko (para quem vem de sul), uma zona privilegiada para o povoamento desde há milhares de anos, inicialmente feito por povos originários do Canadá e Sibéria. Apesar a 4ª maior cidade da […]

• Gronelândia
  • Percorrendo a costa oeste da Gronelândia a bordo do Sarfaq Ittuk – Parte II | Gronelândia

3º dia: Qeqertarsuatsiaat – Nuuk Atracamos às 7.00h em Qeqertarsuatsiaat, uma pequena vila piscatória. Queríamos dar uma vista de olhos, ainda que rápida, pois só tínhamos meia hora. O problema é que tudo estava sob um manto espesso de nevoeiro, ninguém andava na rua (com excepção de pessoas que se dirigiam para o  Sarfaq Ittuk) […]

• Percorrendo a costa oeste da Gronelândia a bordo do Sarfaq Ittuk – Parte I | Gronelândia

Depois dos dias passados no sul da Gronelândia, estava na altura de passarmos à fase seguinte da nossa “expedição”, ou seja, viajarmos no Sarfaq Ittuk em direcção a norte, percorrendo mais de 1000 km ao longo da costa oeste, desde Narsaq até Aasiaat.

• TREKKING NA GRONELÂNDIA – 6º dia: Silisit – Narsaq

No nosso último dia de circuito pela região, o nosso destino era a cidade de Narsaq, a 2ª maior cidade do sul da Gronelândia, com cerca de 1700 habitantes. Acordamos em Silisit, e após tomado o pequeno-almoço e organizadas as mochilas, estávamos prontos para apanhar o barco que nos levaria a Narsaq. Seria também o […]

• TREKKING NA GRONELÂNDIA – 5º dia: Nunataaq – Silissit

Caminhar na Gronelândia pode ser um verdadeiro deleite para a vista, mas não é para qualquer um. Hoje, depois de tomarmos o pequeno-almoço e desmontarmos a tenda, iniciamos o trek do dia. Tinhamos como objectivo a quinta de Silissit, nas margens do fiorde oposto, Eriksfjord. Começamos a caminhar às 9.00h e à partida sabíamos que […]

• TREKKING NA GRONELÂNDIA – 4º dia: Tasiusaq – Nunataaq

Encontro-me a escrever esta crónica junto à nossa tenda, montada ao lado de um lago, no meio de montes verdejantes, ovelhas que pastam, mosquitos que esvoaçam, e ribeiros de água que correm em direcção ao lago mais próximo. O sol, fiel companheiro durante o dia, está quase a esconder-se atrás de uma montanha. Não há […]

• TREKKING NA GRONELÂNDIA – 3º dia: Do Blue Ice Camp a Qassiarsuk e Tasiusaq

gg

Choveu durante toda a noite e houve momentos em que o vento soprou bastante forte. Quando acordamos a chuva não cessou e por isso resolvemos arrumar tudo o que tínhamos dentro da tenda e colocar as coisas no abrigo. Durante a manhã passamos o tempo a colocar a bagagem em sacos-plásticos, prevendo que o dia […]

• Gronelândia
  • TREKKING NA GRONELÂNDIA – 2º dia: Convivendo com os gelos flutuantes no Blue Ice Camp

Qooqot Fiord (4)

Embora a bonita povoação de Igaliku convidasse a que ficássemos por alguns dias, o nosso itinerário estava delineado e tínhamos de seguir caminho. À nossa frente, estava uma caminhada, ligando Igaliku ao Blue Ice Camp (nas margens do fiorde), de duração previsível de 4-5 horas, e menos exigente do que o do dia anterior. No […]

• TREKKING NA GRONELÂNDIA – 1º dia de trek: Narsarsuaq – Itilleq – Igaliku

Com as mochilas grandes guardadas no Blue Ice Café, tivemos que nos restringir a duas mochilas que levam tudo aquilo que iremos precisar para 6 dias de trek em autonomia. Essa tarefa seria simples não fossem os sacos-cama snow-leopard da TheNorth Face, com isolamento Climashield, ocuparem mais de metade de cada mochila. Assim, com tenda, tachos, gás […]

• O paraíso do trekking em Narsarsuaq | Gronelândia

A povoação de Narsarsuaq é um bom local para estar um ou dois dias e desfrutar de alguns treks nas proximidades. O Trekking em Narsarsuaq que são verdadeiros rumos ao paraíso. Nós fizemos 3 treks.  1º Trekking em Narsarsuaq: Signal Hill Este é um trek rápido, embora com um declive acentuado num curto espaço de […]

• Compreender os glaciares no fiorde gelado de Qooqqut | Gronelândia

c

Uma das actividades mais fantásticas que se pode fazer em Narsarsuaq é o passeio de barco ao fiorde Qooqqut (ou Qooqot). O passeio custa 76€/pessoa. O barco sai de Narsarsuaq às 9 h da manhã e percorre o fiorde de Erik, um fiorde gigantesco que vem desde Narsaq até Narsarsuaq. Neste troço há poucos icebergs […]

• Narsarsuaq, a porta de entrada no sul da Gronelândia

Narsarsuaq é a porta de entrada para quem quer explorar o sul da Gronelândia. Tem um aeroporto que recebe voos de Reykjavik e de Copenhaga, o que torna esta localidade bastante acessível. Narsarsuaq foi uma povoação que surgiu em 1941 quando os EUA decidiram criar aqui um aeroporto e uma base militar durante a II Guerra […]

• Viajar na Gronelândia (Groenlândia) – Roteiro de Viagem

b

Todas as viagens começam com um sonho. Um dos nossos sonhos era conhecer o Árctico, explorando Gronelândia e Islândia. O sonho iniciou-se há muito tempo, mas a viagem começou quando reservamos os vôos. Marcamos um voo de Portugal para a Islândia. Vamos passar alguns dias no país e depois disso vamos voar para Narsarsuaq, na […]

• O que é o Árctico?

Narsarsuaq glacier (3)

O Árctico é a designação atribuída à região em torno do Pólo Norte que é composta por um grande oceano cercado por terra. Este oceano, o Oceano Glacial Árctico, é distinto de qualquer outro na Terra  devido à sua localização e características climáticas. O Árctico é assim constituído pela parte do oceano e partes do […]