• Como tratar do visto da Rússia

O visto da Rússia não é fácil mas tens duas formas para o conseguires. Para tratares do visto podes fazê-lo por tua conta, ou podes solicitá-lo a uma agência de viagens. 1ª opção: Tratas de tudo sozinho -Passaporte válido pelo menos 6 meses -Um formulário para obtenção do visto da Rússia com 1 fotografia de tamanho 3,5 x 4,5 […]

• Roteiro de um dia em São Petersburgo | Rússia

São Petersburgo Rússia

Hoje foi dia de fazer o nosso roteiro de um dia em São Petersburgo. Levantamo-nos com a bruma gélida a pairar sobre a cidade. Estão -2 graus centígrados em São Petersburgo. Tínhamos um percurso pedestre preparado para hoje e o roteiro de um dia em São Petersburgo estava desenhado a lápis no guia. Mas, como […]

• São Petersburgo, um percurso à beira-rio | Rússia

No segundo dia em São Petersburgo continuamos a nossa ronda pelos principais pontos de interesse desta cidade. De manhã, não nos conseguimos levantar à hora prevista pois estávamos ambos muito cansados do dia anterior, mas tivemos uma agradável surpresa quando abrimos os olhos: a luz do sol entrava pela janela do nosso quarto! YES! Saímos rapidamente […]

• São Petersburgo, a despedida ao terceiro dia | Rússia

IMGP4643

A noite russa é tremenda. Até no hostel os “hospedes” se encontram alcoolizados! O frigorífico está cheio de garrafas de vodka. Comida? Por aqui ninguém come! Tentamos deitar-nos cedo (pela uma da manhã) mas o pessoal não nos deixou dormir. Já devia passar das 5 quando resolveram deitar-se. Claro que, as 7.30 o nosso despertador […]

• Explorando o Inverno em Vladimir | Rússia

Vladimir rússia

Chegamos a Vladimir. São 8.03h. Os comboios russos não atrasam nem um minuto. A funcionária acorda-nos. Saímos. A rua que liga a estação ao centro histórico e um trilho de terra batida coberto por neve e gelo.. Subimos ate alcançar a estrada principal. A cidade de Vladimir remonta ao séc. XI, mas o seu apogeu […]

• Aprender Russo num rótulo de cerveja no transiberiano | Rússia

transiberiano

Este foi o momento alto de uma noite a bordo do comboio 131 de São Petersburgo com destino a Vladimir, a nossa primeira etapa de comboio transiberiano. Esta etapa de comboio veio-se a revelar um dos momentos altos desta viagem. Saímos de São Petersburgo, da Moskba Vozhal, numa carruagem de segunda classe, em compartimentos separados, […]

• Suzdal, ou Суздалb para os amigos | Rússia

suzdal

Mesmo quem nunca tenha visitado a Rússia tem a ideia que a “verdadeira” Rússia não é São Petersburgo e Moscovo. Há uma outra Rússia, ou várias, que se encontram mais escondidas no seu amplo território e, mais ainda, nos corações e mentes das suas gentes. Foi um breve vislumbre desta Rússia que pudemos ter com […]

• Um passeio pelos museus de Moscovo | Rússia

Um dos atractivos das grandes cidades é que são grandes repositórios de arte, antiga e contemporânea. Desde que viajamos juntos, eu e a Carla não deixamos escapar a oportunidade de apreciar algo do que de melhor uma grande cidade tem a oferecer no que respeita a artistas nacionais e estrangeiros. Assim os museus de Moscovo […]

• Red Square by night ou Praça Vermelha à noite, em Moscovo| Rússia

Há certas imagens de marca, quer sejam lugares ou outras coisas, que identificam um país. Por exemplo, Portugal é identificado actualmente por Cristiano Ronaldo… A verdade é que há uma imagem que é sinónimo de URSS. Essa imagem é da Praça Vermelha (Red Square), com o Kremlin como pano de fundo. Note-se que os edifícios […]

• O metro de Moscovo, um palácio para o povo | Rússia

metro de moscovo

Poucos locais do mundo se podem gabar de possuírem atractivos turísticos invulgares. Moscovo encaixa neste perfil. Nas bancas turísticas abundam postais ilustrados das estações de metro da cidade. Depois da Praça Vermelha e do Kremlin, o metro de Moscovo é a principal atracção da cidade. Até aqui pode parecer estranho, mas se pensarmos que as estações […]

• O convento de Novodevichiy, uns momentos de sossego em Moscovo | Rússia

O movimento constante em Moscovo é algo capaz de afectar os transeuntes mais susceptíveis! O movimento de pessoas no metro só é rivalizado pelo movimento de carros nas ruas, ou melhor, nas avenidas larguíssimas da cidade. As passagens subterrâneas abundam na mesma razão que os semáforos escasseiam. O trânsito não pára! É por isto que […]

• Parque Vitória de Moscovo | Rússia

A URSS pode ter “perdido” a Guerra Fria e ter-se rendido aos encantos do capitalismo, mas há cerca de 60 anos este país comemorava o que foi, provavelmente, o desfecho militar vitorioso mais importante da sua história. Estou, obviamente, a falar da Segunda Guerra Mundial, em que a URSS foi invadida pelos Nazis em 1941 […]

• Em visita à magnífica cidade de Sergiev Posad (desde Moscovo) | Rússia

Sergiev Posad é uma cidade situada a 60 km de Moscovo e pertence ao chamado anel dourado da capital russa. A cidade cresceu em torno de um mosteiro fundado em 1340 por um monge eremita com fama de milagreiro, chamado Sérgio (de Radonezh). O mosteiro rapidamente se tornou o centro espiritual da igreja ortodoxa russa […]

• Roteiro em Moscovo pelo Museu de Cosmonauta, teatro Bolshoy e beira-rio | Rússia

Moscovo

Era a nossa segunda vez na cidade dos Kzars. Moscovo voltou a receber-nos de braços abertos e mostrou-nos que ainda tem muito por desvendar. Desta vez, visitamos vários locais que ficaram para trás na viagem de Abril. Museu de Cosmonauta Começamos pelo Museu de Cosmonauta, um marco na história russa do sec. XX, especialmente na […]

• No Lago Baikal, de Listvyanka a Irkutsk | Rússia

Irkutsk situa-se nas margens do rio Angara, que e alimentado pelo lago Baikal. Esta cidade, considerada por muitos a pérola da Sibéria, é a capital da região. Outrora um importante ponto nas rotas comerciais entre a Mongólia, China, Tibete e Rússia, hoje perdeu essa função mas ganhou a de importante centro turístico. Irkutsk dista 70 […]

• Ilha de Olkhon, uma ilha paradisíaca no lago Baikal | Rússia

O lago Baikal constitui um marco para qualquer geógrafo. Este lago encerra um quinto da água doce, no estado líquido, do nosso planeta, sendo um dos maiores reservatórios deste precioso líquido. O lago Baikal apresenta uma profundidade máxima de 1652 m e mais de 600 km de comprimento. Aquando da programação da nossa visita ao […]

• A bordo do Transiberiano: de Moscovo a Irkutsk | Rússia

O Transiberiano é uma viagem mítica para todos os amantes de comboios e, mesmo para aqueles afastados destas andanças, é conhecida como a travessia mais longa de comboio do mundo. Na realidade existem quatro linhas diferentes, começando todas em Moscovo e ramificando-se a partir de determinado ponto. O Transiberiano propriamente dito termina no extremo este […]