• Equador
  • Cruzar Fronteiras – Tumbes (Peru) – Huajilllas (Equador)

IMGP3311

De Chiclayo apanhamos um bus nocturno para Tumbes, próximo da fronteira do Equador. A fronteira de Tumbes é considerada em muitos guias a fronteira mais perigosa da América do Sul, por isso estávamos um pouco reticentes em atravessá-la. Chegamos a Tumbes às quatro e meia da manhã e alojamo-nos num hotel na Panamericana. Infelizmente, o […]

• Visitar Chiclayo – As Tumbas Reais do Senhor de Sipan | Peru

O nosso grande objectivo, quando decidimos passar pela cidade de Chiclayo, era visitar o recente (2002) e famoso Museu das “Tumbas Reales de Sipan”. Porquê famoso? Durante séculos, os túmulos ou complexos religiosos das civilizações que se sucederam na ocupação do território andino foram quase sempre respeitados pelas civilizações que se seguiam. A “profanação” mais […]

• Visitar Trujillo – De Chan Chan as Huacas del Sol e de la Luna e Huanchaco | Peru

Uma das atracções perto de Trujillo são as chamadas “Huacas” do Sol e da Lua. “Huaca” quer dizer um lugar alto e sagrado e foi realmente isso que estes locais foram para as civilizações que ocuparam este território desde há 2000 anos. Huaca do Sol e da Lua Na realidade, devido a falta de financiamentos, […]

• Trekking de Santa Cruz, Cordilheira Branca | Peru

No dia 21 de Agosto iniciamos o famoso trekking de Santa cruz. Estávamos um pouco indecisos, já que não havia mais ninguém no grupo. Íamos os dois, sozinhos, com um cozinheiro e um “arriero” (o homem que conduz as mulas que carregam as nossas coisas). Apesar da indecisão, decidimos ir em frente. Vamo-nos à Cordilheira […]

• Explorando Huaraz | Peru

IMGP2823

A partir da cidade de Huaraz visitamos a laguna de Querococha, a 3980 m de altitude, na Cordilheira Branca. Com vistas fabulosas dos nevados de Huascaran contemplamos as águas geladas da laguna e aproveitamos o dia para aclimatar. Nos próximos dias faremos o trekking de Santa Cruz. Carla MotaGeógrafa com uma enorme paixão pelas viagens […]

• Conhecendo o desastre natural de Yungay | Peru

A cidade de Yungay passou a constar nos mapas do mundo quando em 1970 um deslizamento de gelo, rochas e terra destruiu por completa a povoação. O sismo provocou um deslizamento de materiais que se soltou da face sul do Huascaran. Em três minutos a cidade ficou completamente soterrada, restando apenas uma colina com um […]

• Visitar Chavin de Huaraz | Peru

Neste nosso primeiro dia à descoberta da região de Huaraz e da cordilheira branca, resolvemos aproveitar para conhecer as principais ruínas da civilização de Chavin. Esta é considerada a mais antiga grande civilização do território peruano estando localizada aproximadamente entre 1200 A.C. e 400 D.C. Já os incas se referiam a esta civilização como um […]

• Visitar Huancayo | Peru

IMGP2409

A cidade de Huancayo foi uma autêntica desilusão. É muito de característica e não tem grandes (ou pequenos) atractivos. Chegamos aqui por volta da hora do almoço e alojamo-nos na Casa de la Abuela, um lugar óptimo, super interessante e característico (ao contrario do resto da cidade). Só vamos ficar cá esta tarde. Amanhã partiremos […]

• Visitando Huancavelica | Peru

Esta noite fizemos a viagem de bus de Paracas (San Cemente) para Huancavelica. Foi uma autêntica aventura. Primeiro, San Clemente, na panamericana, parecia uma favela cheia de criminosos. Mas até aqui tudo bem! Segundo, o bus!! Sim… o bus era horrível. O motorista não parava e não deixava ninguém ir a casa de banho. Subimos […]

• Visitar a Reserva Nacional de Paracas | Peru

A Reserva Nacional de Paracas corresponde a uma área protegida de águas marinhas e de deserto. Compreende uma serie de ilhas, a península de Paracas é uma área do deserto mais árido do Peru. A aridez deste local deve-se à corrente fria de Humbolt que desce em latitude, do pólo em direcção ao Equador. A […]

• Visitar as Ilhas Balestras| Peru

Carla MotaGeógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.More Posts – Facebook – Google […]

• Buggy e Sandboard em Huacachina | Peru

Huacachina é uma espécie de oásis no deserto. Uma pequena lagoa no meio de dunas de areia que lembram os ergs gigantes do Deserto da Namíbia. A povoação de Huacachina é muito pequena e vive em função dos turistas que procuram o local. Ficamos alojados no Hostal Salvatierra, um budget com piscina e tudo! Resolvemos […]

• Visitar Machu Pichu, uma maravilha do mundo | Peru

A primeira visão que tivemos de Machu Pichu foi na Porta do Sol, no último dia do Caminho Inca, antes do nascer do dito cujo. Parecia (ainda) distante, pequenino e pouco impressionante. Talvez devido as expectativas criadas nos três dias anteriores de trek, ou às muitas ruínas visitadas, tanto no vale sagrado como durante o […]

• WE SURVIVED THE INKA TRAIL (Caminho Inca) | Peru

IMGP2050

Terminamos hoje o Caminho Inca que vai de Ollaytaytambo (km82) até Machu Pichu. Foram quatro dias de trekking exaustivos mas que em tudo valeram a pena. Fizemos o percurso com uma das melhores companhias de Cusco, a Peru Trecks, num grupo de 13 pessoas, o que à partida poderia parecer um mau presságio. Afinal não […]

• Visitar Cusco e todos os lugares a não perder nesta cidade colonial | Peru

Cusco é uma das cidades coloniais mais belas da América do Sul e de visita obrigatória em qualquer viagem pelo continente. Chegámos a Cusco depois de uma viagem de autocarro horrível. Quando saímos de Arequipa no bus da Cruz del Sur nunca pensei que me esperaria a pior viagem da minha vida. Estive mesmo mal […]

• Visitar as Ilhas Uros no Lago Titicaca | Peru

O Lago Titicaca e as Ilhas Uros… Sinto-me sem palavras para descrever o que senti quando o barco se aproximou das ilhas flutuantes. As ilhas Uros são cerca de 40 ilhas flutuantes construídas em Junco e raiz de tortora. A população fala Aymara e vive uma cultura muito própria desde há centenas de anos. Quando […]

• Conhecendo a Ilha Taquile no Lago Titicaca | Peru

IMGP1469

Chegamos hoje de uma visita de dois dias ao lago Titicaca. Ao meio-dia de ontem atracamos no norte da Ilha Taquile. A ilha impressiona logo pelo facto de a quase totalidade da sua área estar em socalcos, uma vez que existem desníveis consideráveis apesar de só ter um comprimento máximo de 5 km. Estes socalcos […]