Quando decidimos que iríamos visitar a Noruega no Inverno, o nosso principal objectivo era testemunhar a maravilha natural das Auroras Boreais em Tromso. Claro, iríamos aproveitar para fazer mais algumas actividades, mas ir à caça de Auroras Boreais em Tromso era o que mais nos atraía. Como tínhamos pouco tempo, sabíamos que as hipóteses de ver Auroras Boreais em Tromso dependiam do factor natureza, e do factor humano.
Ver auroras boreais
Quanto à natureza, sabíamos que não a podíamos controlar. Não vamos entrar aqui em pormenores acerca da explicação mais aprofundada do fenómeno das auroras boreais, mas, de uma forma simplificada, a luz que se vê no céu resulta da emissão de luz por parte de partículas na atmosfera terrestre, levadas a isso por choques com partículas que vêm do sol. A intensidade das auroras boreais depende assim essencialmente da actividade solar, que é medida pelo índice Kp, e das condições atmosféricas, que determinam a visibilidade.
Um dia com alta actividade solar, ou seja com um índice Kp elevado, pode não ser um bom dia para a observação de auroras, muito simplesmente se o céu estiver nublado, impedindo a visualização das auroras (uma vez que estas acontecem a altitudes de cerca de 120 a 200 km). O norte da Noruega é um dos melhores locais do mundo para a observação de auroras boreais, pois mesmo com índices Kp baixos, tem-se boas hipóteses de as testemunhar, sendo que a observação de auroras boreais em Tromso atrai visitantes de todo o mundo.
Ver auroras boreais em Tromso – A nossa experiência
Mas a observação, com sucesso, das Auroras Boreais em Tromso não depende só da natureza. Depende também de um bom conhecimento do terreno, e dos lugares mais adequados, e uma monitorização atenta das condições meteorológicas locais. Para isso, ou se tem muito tempo na região, ou é melhor confiar numa agência local especializada. Sendo assim, após pesquisa na internet, resolvemos optar pelos serviços da Aurora Excursion para ver auroras boreais em Tromso. E não nos arrependemos!
Pode marcar aqui o seu tour para ver Auroras Boreais em Tromso.
O conceito da Aurora Excursion é, literalmente, andar à caça de auroras boreais em Tromso e na região à volta de Tromso. O ponto de encontro foi às seis da tarde, em frente ao Scandic Ishavshotell, onde entrámos numa carrinha de 12 lugares, e é nessa carrinha que nos dirigimos ao local escolhido pelo motorista (e dono), Hans Petter Nielsen, juntamente com o guia, Daniel. Se as condições nesse local não estiverem as melhores, tentamos outro, e por aí fora, com regresso por volta da uma ou duas da manhã. Se não houver sucesso na observação de auroras boreais em Tromso, a Aurora Excursion faz um desconto de 50% no preço da actividade do dia seguinte, desde que haja lugares disponíveis.
No preço da Aurora Excursion estão incluídos frontais, fatos térmicos (para aqueles com mais frio), tripés para as máquinas fotográficas, coletes reflectores, o conforto de uma pequena fogueira, e uma bebida quente e biscoitos. Mas, claro está, ninguém vai lá para comer biscoitos, mas sim para ver as auroras boreais em Tromso! E nós tivemos sorte, na escolha da companhia e nas condições do dia. Apesar de o tempo estar bastante nublado, o Hans levou-nos para uma ilha (a cerca de uma hora de Tromso) onde o vento, de vez em quando, limpava alguma da nebulosidade e apesar de, no início, não se conseguir ver praticamente nada, passado pouco tempo, começámos a ter um espectáculo no céu.
As auroras boreais em Tromso começaram por ser algumas riscas esverdeadas, ao alto no céu. Mas depois o céu encheu-se quase todo com uma coloração verde e até conseguimos ver algumas auroras amarelas e vermelhas. O nosso entusiasmo era tanto que, às vezes era difícil escolher ficar a olhar para o céu, ou preocupar-nos com o posicionamento da máquina fotográfica. O Hans deu-nos algumas dicas e demos uso às nossas máquinas fotográficas e à função time lapse da nova GoPro 5 (vejam o vídeo no final, modéstia à parte ficou top!).
A noite estava fria, principalmente devido ao vento, mas estávamos bem protegidos termicamente. Mas quando as auroras boreais em Tromso faziam a sua aparição, até esquecíamos o frio! Por volta da meia-noite, as condições meteorológicas começaram a piorar e a probabilidade de observação baixou drasticamente. No entanto, ainda deu tempo para fazer umas experiências com as máquinas.
Estava na hora de voltar. O Hans trouxe-nos de volta a Tromso, e regressámos de bom humor ao hotel, mesmo com o frio que se fazia sentir, pois estávamos plenamente satisfeitos. Logo nessa noite, o Hans mandou-nos um link para as fotos das auroras boreais em Tromso que ele tinha tirado nesse dia, as quais pudemos fazer o download sem qualquer custo adicional (é o caso da última deste post).
Pensando para trás, tínhamos tido uma oportunidade e tínhamos tido sorte. Conseguimos observar Auroras Boreais em Tromso, um dos espectáculos naturais mais fabulosos da natureza e com o qual sonhávamos há muito.
Pode marcar aqui o seu tour para ver Auroras Boreais em Tromso.
Dormir em Tromso
Há muitas opções de alojamento na cidade de Tromso, embora a maioria sejam com preços que rondam os 200€/noite. Os melhores alojamentos para ficar na cidade quando for ver auroras boreais em Tromso são:
- Smarthotel Tromsø
- Enter Backpack Hotel
- Enter Amalie Hotel
- Enter City Hotel
- Scandic Grand Tromsø
- Enter Viking Hotel
- Comfort Hotel Xpress Tromsø
Com alguma pesquisa conseguimos descobrir um hotel/aparthotel com quartos por 80€/noite, e com wc privado e cozinha comum. Escolhemos logo o Enter Backpack Hotel. É um lugar calmo e os quartos são muito bons e aquecidos. Tem inclusive vistas fantásticas sobre o fiorde. Em termos de localização, é brutal pois fica mesmo no centro de Tromso. Outros apartamentos são os BraMy Eiendom Apartments Alfheimvegen 9B. Outra boa opção é o camping: Tromsø Lodge & Camping.
Se vai viajar para a Noruega estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VISITAR TROMSO – Um artigo cheio de dicas para visitar a capital da Aurora Boreal na Noruega, com tudo o que ver e fazer quando visitar a cidade. Ideal para preparar a viagem para ver auroras boreais em Tromso.
- VER AURORAS BOREAIS – Tudo o que precisa de saber para ver auroras Boreais no Árctico e preparar a sua viagem ao norte da Europa no Inverno. Ideal para preparar a viagem para ver auroras boreais em Tromso.
- ROTEIRO EM TROMSO – Roteiro de um dia para visitar os lugares mais importantes na cidade da Noruega. Ideal para preparar a viagem para ver auroras boreais em Tromso.
- RAQUETES DE NEVE EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência nos arredores da cidade numa caminhada com raquetes de neve. Ideal para combinar com ver auroras boreais em Tromso.
- POVO SÁMI – Um artigo sobre a nossa viagem à Lapónia e a descoberta dos Criadores de Rena da Noruega.
- VER ORCAS E BALEIAS EM TROMSO – Um artigo sobre a nossa experiência num passeio de barco para ver orcas e baleias nos fiordes da Noruega. Ideal para combinar com ver auroras boreais em Tromso.
- AURORAS BOREAIS NUMA ESTAÇÃO – Um artigo sobre a nossa experiência a ver Auroras Boreais numa estação central na Lapónia norueguesa. Ideal para combinar com ver auroras boreais em Tromso.
- CAÇAR AURORAS BOREAIS EM MOVIMENTO – Um artigo sobre a nossa experiência num tour para ver auroras boreais mas sempre em movimento.
- COMO SE FORMAM AS AURORAS BOREAIS – Um artigo com a explicação científica sobre a formação das Auroras Boreais. Ideal para preparar a viagem para ver auroras boreais em Tromso.
- VISITAR AS SVALBARD – Um artigo cheio de dicas para visitar as ilhas Svalbard e como visitá-las, com tudo o que ver e fazer no arquipélago da Noruega.
- MOTA DE NEVE NAS SVALVBARD – O relato da nossa experiência num passeio fantástico de mota de neve no Tempelfjorden nas Svalbard.
- VISITAR LONGYEARBYN – Um artigo com as nossas dicas para visitar a capital das Svalbard, com tudo o que ver e fazer na cidade.
- TRENÓ DE CÃES NAS SVALBARD – Um artigo com a partilha da nossa experiência num tour de trenós de cães nas Svalbard.
- VISITAR O GLACIAR LARS – O nosso artigo sobre o tour que fizemos com trilho e visita à gruta de gelo do glaciar Lars, nas Svalbards, na Noruega.
- VISITAR A GRUTA DE GELO DO GLACIAR LONGYEAR – Um artigo sobre o tour que fizemos à gruta de gelo do glaciar Longyear, no inverno, nas Svalbard.
- AS CALOTES POLARES DAS SVALBARD – Um artigo de divulgação científica sobre as calotes polares das ilhas Svalbard na Noruega.
Olá Carla! Obrigada na mesma =) Entretanto já tentamos agendar, mas ainda não abriram “a temporada”, só em março!
Um beijinho!
Boa viagem.
Olá Viajantes!
Precisava que me tirassem uma dúvida 🙂
Vamos a Tromso em Outubro deste ano e ficamos tão entusiasmados com a vossa descrição da Caça às Auroras Boreais com o Hans, que gostávamos de marcar com ele também.
O problema é que quando procuro por Aurora Excursion, dá erro. Ou seja, o site já não é reconhecido por esse nome, mas também não reencaminha para outro.
A minha dúvida é, se o get your guide que têm como link dá para marcar com o Hans ou é com outra pessoa?
Obrigada desde já! E muita força nessa viagem pelo mundo!
Sara
Olá Sara. Não sei se o site está desactivado. O get your guide que tínhamos aqui era para o tour dele. Mas agora, se o site está desactivado já não consigo garantir.