• Egipto

ONDE DORMIR NO EGIPTO | Os melhores e piores hotéis onde ficamos alojados (terra por terra)

Onde andamos nós a dormir este tempo todo? É essa a pergunta que nos fazem várias vezes. A resposta é mais difícil de dar porque percorremos um leque bastante diversificado de alojamentos. Dormimos em sítios ímpares e invulgarmente belos. Ficamos noutros que nem aos cães fariam inveja, mas no fundo todos eles acabaram por completar […]

• TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE | By any means… em viagem pelo Médio Oriente

TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE | By any means... em viagem pelo Médio Oriente

Depois de ver alguns documentários do Charley Boorman lembrei-me que esta nossa viagem poderia ter o mesmo nome que a série televisiva criada pelo companheiro de Ewan Macgregor – By any means! Neste nosso périplo pelo Médio Oriente experimentamos um conjunto de meios de transporte, alguns mais convencionais outros menos, mas todos eles foram ímpares […]

• Egipto

PASSEIO DE BALÃO EM LUXOR, e ver os túmulos e o mundo egípcio aos nossos pés | Egipto

Ver a Terra do ar permite ao Homem ter uma noção do espaço mais abrangente e compreender melhor a Geografia dos locais. Estávamos determinados a explorar Luxor também dos céus e apreciar esta cidade numa outra perspectiva. Escolhemos o Passeio de balão em Luxor como meio de transporte. Sempre que desfolho o livre de Yann […]

• ABYDOS e DENDARA – Visitar os templos mais belos do Egipto desde o Assuão | Egipto

ABYDOS e DENDARA - Visitar os templos mais belos do Egipto desde o Assuão | Egipto

Quem visita as ruínas faraónicas do Egipto tem bastante dificuldade em imaginar como seriam esses templos no seu período áureo, pois o peso dos anos faz-se sempre sentir, não existindo portas, tectos, objectos no interior, etc. No nosso caso, o guia da American Express é uma ajuda preciosa pois contém reconstruções esquemáticas coloridas dos principais […]

• Egipto
  • VISITAR LUXOR – Roteiro para explorar a margem ocidental do Nilo (Vale dos Réis e Vale das Rainhas) | Egipto

VISITAR LUXOR - Roteiro para explorar a margem ocidental do Nilo (Vale dos Réis e Vale das Rainhas) | Egipto

Segundo dia de cruzeiro, dez e meia da noite. Acompanhamos, a partir do terraço do barco, a atracagem em Luxor, antiga Tebas, uma das capitais mais importantes da história da antiga civilização egípcia. Ficamos mesmo em frente ao templo de Luxor! Já não estava iluminado, mas notavam-se os contornos das enormes colunas, das paredes da […]

• Egipto
  • CRUZEIRO NO NILO – A nossa experiência num dos cruzeiros mais belos do mundo | Egipto

CRUZEIRO NO NILO - A nossa experiência num dos cruzeiros mais belos do mundo | Egipto

Quando decidimos fazer o Cruzeiro no Nilo sabíamos o que nos esperava. Por um lado a leveza das viagens, tudo é mais fácil, os tours estão organizados e não precisamos de nos preocupar com nada. Para além disso, teríamos boa comida (que já andávamos a precisar), camas lavadas (decoradas artisticamente com bonecos feitos com toalhas) […]

VISITAR O ASSUÃO, e apanhara uma lufada de ar fresco depois do deserto | Egipto

Considerada a última cidade meridional do Egipto, o Assuão sempre teve uma situação geográfica privilegiada e desempenha hoje um papel importantíssimo a nível turístico, tal como no passado o desempenhou em todos os períodos da História do Antigo Egipto. Os mercadores e rotas de escravos de África entravam pelo Assuão e o próprio nome da […]

• Uma paragem imprevista em ASYUT – O alegado reduto do fundamentalismo islâmico | Egipto

Uma paragem imprevista em ASYUT - O alegado reduto do fundamentalismo islâmico | Egipto

Asyut, nas margens do Nilo, entre o Cairo e Luxor, deveria ter sido uma simples passagem para apanhar o comboio mas transformou-se numa estadia de dois dias! Quando aqui chegamos descobrimos que só teríamos comboio para o Assuão no dia seguinte à meia noite. BAD NEWS!!! Tivemos que arranjar aqui um hotel e tentar passar […]

• Os OÁSIS DO DESERTO EGÍPCIO – Explorando os oásis de Dakhla e Kharga | Egipto

Os OÁSIS DO DESERTO EGÍPCIO - Explorando os oásis de Dakhla e Kharga | Egipto

No circuito que estabelecemos para explorar o Deserto Ocidental, os oásis de Dakhla e Kharga eram as nossas últimas paragens, antes de rumarmos com destino ao Nilo. Com populações substancialmente superiores à dos oásis de Baharyia, e principalmente de Siwa, estes tem uma malha urbana muito mais dispersa e construções mais heterogéneas. Em Dakhla resolvemos […]

• Egipto
  • Explorar o DESERTO BRANCO e Deserto Negro – Os desertos ocidentais do Egipto | Egipto

Explorar o DESERTO BRANCO e Deserto Negro - Os desertos ocidentais do Egipto | Egipto

O Deserto do Sahara, maior deserto quente do mundo, localiza-se no Norte da África e tem uma área de 9 065 000 km². O nome Sahara é uma transliteração da palavra árabe صحراء, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). Em todo o Sahara, distinguem-se duas zonas distintas, uma constituída […]

Explorando o oásis de SIWA, um lugar maravilhoso no deserto líbio | Egipto

Siwa é, dos grandes oásis, o mais ocidental do Egipto, já perto da fronteira com a Líbia. Mais de 300 nascentes de água doce alimentam o oásis, irrigando cerca de 300 000 tamareiras e 70 000 oliveiras. O cenário torna-se ainda mais espectacular pois, nos arredores da cidade, encontram-se dois lagos salgados, com margens brancas […]

Em visita ao MUSEU DO CAIRO, Tutankamon e um dos maiores acervos do mundo | Egipto

Uma turista, em conversa connosco, dizia que é impressionante o pouco que restou do tempo dos Faraós, tanto em termos de templos, como em termos de artefactos. Devo dizer que não concordo. A civilização egípcia já estava altamente desenvolvida em 2600 a.C. Há quase 5000 anos! Ou seja, para chegarem até hoje, as peças que […]

• Egipto

Visitar as PIRÂMIDES DE GIZÉ, uma maravilha do mundo antigo (e moderno) | Egipto

Gize, o subúrbio do Cairo, podia nunca ter saído do anonimato não fosse lá estar localizada a única das 7 Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pé. No entanto, Gize vive hoje com problemas sociais decorrentes da localização das grandes pirâmides no seu espaço geográfico. Um turista que chegue ao Cairo numa viagem organizada será […]

Visitar as pirâmides de DASHUR e surpreender-se com estas maravilhas | Egipto

A poucos quilómetros do Cairo situa-se uma aldeia de nome Dashur. Fundada Minsat Dashur, esta aldeia é uma das principais atracções próximas do Cairo, já que lá existem duas grandes pirâmides. Depois de deixarmos Sakkara para trás, andamos cerca de 10 km e entramos numa área militarizada onde existe um conjunto piramidal com cerca de […]