• TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE | By any means… em viagem pelo Médio Oriente

TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE | By any means... em viagem pelo Médio Oriente

Depois de ver alguns documentários do Charley Boorman lembrei-me que esta nossa viagem poderia ter o mesmo nome que a série televisiva criada pelo companheiro de Ewan Macgregor – By any means! Neste nosso périplo pelo Médio Oriente experimentamos um conjunto de meios de transporte, alguns mais convencionais outros menos, mas todos eles foram ímpares […]

• Egipto

PASSEIO DE BALÃO EM LUXOR, e ver os túmulos e o mundo egípcio aos nossos pés | Egipto

Ver a Terra do ar permite ao Homem ter uma noção do espaço mais abrangente e compreender melhor a Geografia dos locais. Estávamos determinados a explorar Luxor também dos céus e apreciar esta cidade numa outra perspectiva. Escolhemos o Passeio de balão em Luxor como meio de transporte. Sempre que desfolho o livre de Yann […]

• Egipto
  • ABYDOS e DENDARA – Visitar os templos mais belos do Egipto desde o Assuão | Egipto

ABYDOS e DENDARA - Visitar os templos mais belos do Egipto desde o Assuão | Egipto

Quem visita as ruínas faraónicas do Egipto tem bastante dificuldade em imaginar como seriam esses templos no seu período áureo, pois o peso dos anos faz-se sempre sentir, não existindo portas, tectos, objectos no interior, etc. No nosso caso, o guia da American Express é uma ajuda preciosa pois contém reconstruções esquemáticas coloridas dos principais […]

• Egipto
  • VISITAR LUXOR – Roteiro para explorar a margem ocidental do Nilo (Vale dos Réis e Vale das Rainhas) | Egipto

VISITAR LUXOR - Roteiro para explorar a margem ocidental do Nilo (Vale dos Réis e Vale das Rainhas) | Egipto

VISITAR LUXOR – Roteiro para descobrir a margem oriental (Karnak, templos e museus) | Egipto Para o nosso primeiro dia em Luxor, ainda integrado no programa do cruzeiro, estava ainda reservada uma visita aos dois principais templos da cidade, o de Luxor e o de Karnak. De manhã, após termos visitado a margem ocidental, ainda […]

• Egipto
  • CRUZEIRO NO NILO – A nossa experiência num dos cruzeiros mais belos do mundo | Egipto

CRUZEIRO NO NILO - A nossa experiência num dos cruzeiros mais belos do mundo | Egipto

Quando decidimos fazer o Cruzeiro no Nilo sabíamos o que nos esperava. Por um lado a leveza das viagens, tudo é mais fácil, os tours estão organizados e não precisamos de nos preocupar com nada. Para além disso, teríamos boa comida (que já andávamos a precisar), camas lavadas (decoradas artisticamente com bonecos feitos com toalhas) […]

VISITAR O ASSUÃO, e apanhara uma lufada de ar fresco depois do deserto | Egipto

Considerada a última cidade meridional do Egipto, o Assuão sempre teve uma situação geográfica privilegiada e desempenha hoje um papel importantíssimo a nível turístico, tal como no passado o desempenhou em todos os períodos da História do Antigo Egipto. Os mercadores e rotas de escravos de África entravam pelo Assuão e o próprio nome da […]

• Egipto
  • Uma paragem imprevista em ASYUT – O alegado reduto do fundamentalismo islâmico | Egipto

Uma paragem imprevista em ASYUT - O alegado reduto do fundamentalismo islâmico | Egipto

Asyut, nas margens do Nilo, entre o Cairo e Luxor, deveria ter sido uma simples passagem para apanhar o comboio mas transformou-se numa estadia de dois dias! Quando aqui chegamos descobrimos que só teríamos comboio para o Assuão no dia seguinte à meia noite. BAD NEWS!!! Tivemos que arranjar aqui um hotel e tentar passar […]

• Os OÁSIS DO DESERTO EGÍPCIO – Explorando os oásis de Dakhla e Kharga | Egipto

Os OÁSIS DO DESERTO EGÍPCIO - Explorando os oásis de Dakhla e Kharga | Egipto

No circuito que estabelecemos para explorar o Deserto Ocidental, os oásis de Dakhla e Kharga eram as nossas últimas paragens, antes de rumarmos com destino ao Nilo. Com populações substancialmente superiores à dos oásis de Baharyia, e principalmente de Siwa, estes tem uma malha urbana muito mais dispersa e construções mais heterogéneas. Em Dakhla resolvemos […]