VIAJAR ENTRE VIAGENS – Carla Mota e Rui Pinto

Omã viajar Oman travel

Quem é o Viajar entre Viagens? Quem são os rostos do Viajar entre Viagens, um projecto pessoal de viagens? Quem escreve no Viajar entre Viagens? Quem fotografa, edita vídeos, produz todo o conteúdo do Viajar entre Viagens? O Viajar entre Viagens é uma projecto pessoal de viagens a duas mãos, Carla Mota e Rui Pinto. Vamos conhecer o Viajar entre Viagens.

Carla Mota e Rui Pinto - Viajar entre Viagens
Carla Mota e Rui Pinto – Viajar entre Viagens

QUEM SOMOS NO VIAJAR ENTRE VIAGEM

Nós somos um casal de viajantes português, a Carla Mota e o Rui Pinto, e temos viajado juntos nos últimos quinze anos, percorrendo, de mochila às costas, os quatro cantos do mundo. As nossas viagens começaram com um interrail pela Europa, o clássico interrail!  Desde então, temos explorado diferentes continentes e já visitámos mais de 100 países juntos. É o resultado dessas viagens, o nosso percurso pelo mundo, aquilo que aprendemos, vemos e vivemos que partilhamos no Viajar entre Viagens. O Viajar entre Viagens é o nosso projecto pessoal de viagens.

Esta é a nossa casa. Este é o nosso projecto de vida. Estes somos nós. Nós somos o Viajar entre Viagens!


OS AUTORES DO VIAJAR ENTRE VIAGENS

CARLA MOTA

CARLA MOTA, natural de São João da Madeira, e a viver actualmente em Guimarães, é doutorada em Geografia pela Universidade de Coimbra. Actualmente é docente de Geografia, em Guimarães, faz investigação em glaciares nos Andes argentinos e é líder de viagens na empresa Nomad. Possui diversa formação na área de Geografia, desportos radicais e fotografia. Para ela, o blogue Viajar entre Viagens é, em primeiro lugar, um diário pessoal, e em segundo lugar, um lugar de partilha e inspiração. É uma apaixonada por viagens e pelo mundo e é isso que mostra no Viajar entre Viagens.

RUI PINTO

RUI PINTO, natural do Porto e a viver actualmente em Guimarães, é licenciado em Física pela Universidade de Porto. Frequentou o curso de mestrado em Física na Universidade Técnica de Lisboa, mas por incompatibilidade pessoal e profissional acabou por abandonar. Actualmente é docente de Física e Química, em Guimarães. Possui diversa formação na área da ciência, desportos radicais e fotografia. Para ele, o blogue Viajar entre Viagens pretende ser mais do que diário, pretende contar estórias e histórias e ser um local de divulgação científica. 

O TRABALHO DO VIAJAR ENTRE VIAGENS

1. SOMOS VIAJANTES APAIXONADOS E ESCREVEMOS SOBRE ISSO NO BLOGUE

Durante vários anos viajámos juntos (a maior parte das vezes) ou separados pelos quatro cantos do mundo. As viagens juntos iniciaram-se com um interrail pela Europa, no ano de 2006. Era o início de uma paixão que nos viria a arrastar em direcção ao desconhecido e a criar o Viajar entre Viagens. Das muitas viagens empreendidas pelos vários países do mundo destacamos a nossa enorme paixão pela Índia, Argentina, Indonésia, Irão, México, China ou Namíbia, entre tantos outros. Hoje contamos já com quase 100 países visitados juntos (e queremos continuar a contar). É sobre essas viagens que escrevemos no Viajar entre Viagens. Neste blogue só contamos com os relatos e dicas das nossas viagens. Todo o trabalho do Viajar entre Viagens é feito apenas por nós, Carla Mota e Rui Pinto.

2. SOMOS VLOGGERS NO YOUTUBE E CRIAMOS VÍDEOS DE VIAGEM

O Viajar entre Viagens é, cada vez mais, um espaço de partilha do nosso trabalho em formato de vídeo. Nos últimos anos o Viajar entre Viagens tem apostado muito na elaboração de conteúdo de vídeo, video de viagem e vídeo documental. Esta aposta tem-nos levado em direcção ao Youtube, onde temos criado uma comunidade cada vez maior. Se ainda não seguem o nosso trabalho por lá, façam-no agora porque é lá que mostramos parte do melhor que fazemos.


3. AUTORES DE LIVROS

PRÓXIMO DESTINO – O nosso primeiro livro

Somos autores do livro PRÓXIMO DESTINO – Viagens de sonho à medida da sua carteira, lançado em Outubro de 2018, publicado pela Porto Editora.  O livro encontra-se à venda em todas as livrarias portuguesas mas pode também adquiri-lo em formato de ebook.

Destaques da imprensa para o nosso livro

Os outros livros do Viajar entre Viagens

Depois de escrever o Próximo Destino – Viagens de sonho à medida da sua carteira, lançamos mais três livros, dois edição de autor (que apenas nós compramos), outro novamente com a Porto Editora. Pode saber mais sobre os nossos livros aqui:

Próximo Destino Portugal - O Livro

4. AUTORES DE VÁRIOS GUIAS DE VIAGEM EM PDF

O Viajar entre Viagens tem vindo a apostar cada vez mais na criação de guias de viagem em pdf, que comercializamos aqui no blogue e que pretendem ser uma forma dos apaixonados por viagem poderem viajar de forma independente e de forma mais empoderada.

GUIÃO PARA PREPARAR VIAGENS - Viajar entre Viagens
GUIÃO PARA PREPARAR VIAGENS – Viajar entre Viagens
ROTEIRO - Estrada Nacional 2 em pdf - Viajar entre Viagens
ROTEIRO – Estrada Nacional 2 em pdf – Viajar entre Viagens
GUIA DE VIAGEM DA MADEIRA
GUIA DE VIAGEM DA MADEIRA

O VIAJAR ENTRE VIAGENS NA IMPRESA E NA COMUNICAÇÃO SOCIAL

O Viajar entre Viagens tem tido algumas participações na Comunicação Social. Podem aproveitar para conhecer-nos melhor através da rádio, revistas e televisão.

1. O VIAJAR ENTRE VIAGENS NA RADIO

  • (carregue na imagem para ouvir e ler as nossas entrevistas)

ANTENA 3 – PROVA ORAL

M80 – Blog de notas
Ana Moreira à conversa com o Viajar entre Viagens.

Antena 3 e Antena 1 – Mais novos do que nunca
Pedro Rolo Duarte à conversa com o Viajar entre Viagens.


2. O VIAJAR ENTRE VIAGENS NA TELEVISÃO

(carregue na imagem para ver a nossa entrevista)

PODE AINDA VER-NOS EM MAIS PROGRAMAS DE TV AQUI

3. O VIAJAR ENTRE VIAGENS NA IMPRENSA ESCRITA

Estes são alguns artigos que falam sobre nós e os prémios que ganhamos

E continuamos nas bocas do mundo com vários prémios…

Ficou convencido? Tem dúvidas? Faça como tantos outros e CONTACTE-NOS!

Se quiser saber mais sobre nós estes artigos podem-lhe interessar

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

49 Comentários

  1. Aurora Lobo diz: Responder

    Boa noite, Carla Mota
    Organizam viagens para a Indonésia – Lombok em grupo?
    Costumo viajar sozinha mas para esta viagem gostaria de ir em grupo para me sentir mais confortável. Fazem este tipo de viagens ? Gostaria de ir no inicio de junho, por exemplo de 10-06 a 22-06.
    Aguardo notícias.
    Muito obrigada

  2. Anabela Castro Fernandes diz: Responder

    Bom dia Carla. Queria comprar o guia de Mykonos com urgência. Como faço?
    Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Envia-me um email para viajarentreviagens@gmail.com

  3. Patrícia Reis diz: Responder

    Caros Carla e Rui
    Espero que se encontrem bem!
    Sou professora do ensino superior e investigadora em turismo e encontro-me a escrever um livro sobre ‘Gestão de itinerários turísticos’, com a Editora Lidel.
    Sendo a ‘Viajar entre Viagens’ um blogue de viagens pioneiro em Portugal, com reconhecimento internacional e já com muita ‘bagagem’, seria para mim uma honra contar com a vossa disponibilidade e conhecimento nesta área, para um contributo com um artigo de opinião, para um dos capítulos do livro. Esse capítulo está relacionado com a classificação dos itinerários, sendo uma das classificações a ‘iniciativa de organização de IT’, onde os blogues de viagens estão incluídos, fruto das alterações ocorridas no setor do turismo.
    É um texto relativamente pequeno com cerca de 1/2 páginas e terão liberdade de abordar o que achar pertinente, dentro do tema: conceito de blogues de viagens, a influência que exercem na viagem, recurso de informação/inspiração preciosa para planeamento de itinerários individuais, a experiência do ‘Viajar entre Viagens’, etc.
    Encontro-me disponível para mais informações sobre este meu projeto e aguardo com expetativa o vosso feedback, agradecendo, desde já, toda a disponibilidade.

  4. luisa Abreu diz: Responder

    Boa tarde Carla Mota

    Somos do Porto e pretendemos ir a Tromso em Julho, sff infomar melhor maneira de voo, hotel e maneira de ver Auroras, e ja agora informar restaurantes com comida italiana ou mais parecida com a nossa.
    Muito obrigado.
    Bom ano de 2023
    Cumprimentos,
    Luisa Abreu

  5. João Paulo Marques diz: Responder

    Boa tarde, estou a pensar realizar um cruzeiro pelas ilhas gregas, com partida de veneza ou trieste, com a familia, 2 adultos e 2 adolescentes, na 2ª quinzena de agosto.
    A nossa preocupação neste momento é o custo dos tours em cada um dos locais onde o barco irá atracar (os preços através da companhia sâo escandalosos).
    Estive a pesquisar o site que recomendam (get your guide). É possivel combinar com eles o encontro/recolha no cais de embarque? Este site é fiável?
    Ou será que me podem aconselhar outra forma de contratar tours para os locais onde iremos atracar? Os guias locais, é de fiar?
    Não querendo abusar, poderiam dar-me alguma sugestão de locais/destinos a visitar que seja de interesse com 2 adolescentes
    Muito Obrigado pela atenção dispensada
    João Paulo Marques

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá João, não o sei ajudar porque nunca fizemos as ilhas gregas, lamento.

  6. Ana Carolina Baptista Martins diz: Responder

    Ola Carla, gostamos muito do seu relato sobre a Tunisia, estamos indo em julho de 2022, sera´que vcs tem o contato do guia ou de alguma agência em Tozeur pq assim já fariamos a reserva dos passeios.
    Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Ana, Já respondi no comentário sobre a Tunísia.

  7. Claudia diz: Responder

    Olá Carla boa tarde!
    Muitos parabéns pelo vosso blog.
    Adoramos viajar (somos “mochileiros” mas com mala de viagem 😊 mas com espirito de aventura e as vossas dicas são ótimas!
    Seguimos agora algumas delas para a nossa viagem às Seychelles, dentro de um mês. Escolhemos o seguro que indica, e até um dos hotéis que aconselha.
    Se a Carla me puder ajudar tenho 2 duvidas…. Sendo o seguro em Português (já me enviaram a apólice) posso reencaminha-lo na nossa língua para fazer o registo de entrada na “Travel Authorization”? Ou preciso de uma versão em inglês?
    Outra questão sobre a qual não consigo encontrar uma resposta “fidedigna” é se preciso de teste PCR no regresso a Portugal. Temos ambos certificado de vacinação válido.

    Se tiver tempo e oportunidade agradeço a ajuda.
    Mas acima de tudo desejo as maiores felicidades para as próximas viagens!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Podes enviar o seguro em português. Eles só devem necessitar do número da apólise para o processo. Não precisas de teste se tens o certificado válido desde 1 de Julho. Nós já regressamos assim. Só para os países da lista vermelha precisas e as Seychelles não fazem parte.

  8. Karina diz: Responder

    Descobri hoje o seu blog! Parabéns pelo conteúdo. Por curiosidade: por que nunca visitaste o Brasil?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Karina, bem vinda. Não sei explicar bem. É um conjunto de factores. Um deles tem a ver com a questão de ser muito grande e por isso precisar de muito tempo, estamos a guardar para fazer numa viagem longa.

  9. Parabéns pelo blog e obrigado pelas histórias!
    Já vos sigo há muito tempo…
    Chamo a atenção para a página da Austrália que está a dar erro e por acaso neste momento interessava-me particularmente. 🙂
    Abraços

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Frederico. Vou ver o que se passa. Obrigada por nos avisar.

    2. Carla Mota diz: Responder

      Entretanto, podes colocar na lupa de pesquisa “Austrália” e ele vai-te buscar os artigos todos. Eu vou ver o que consigo fazer para resolver isto. Mais uma vez, obrigada.

  10. Viva, cruzei-me convosco à dias pela PNG e gostei de vos acompanhar nessa jornada pois também é o tipo de viagem que gosto… pena agora ter de estar fechado em casa. Continuem com este excelente trabalho, abreijos, Vitor Carvalho

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, é super castrador para quem ama viajar. Mas a gente volta. Pensamento positivo.

  11. Xavier Pereira diz: Responder

    Olá , boa tarde!
    Adoro o trabalho que desenvolvem, muitos parabéns!
    Inspirado pelos vossos relatos, marquei uma viagem para Cuba. No entanto por estar pouco claro a ordem os sobrenomes no site da companhia aérea, os nomes ficaram alterados no bilhete. Têm alguma experiência com este tipo de casos. Exemplo: Nome no passaporte – Carla Mota Pinto. Nome no bilhete – Carla Pinto Mota. Será possível embarcar nestas condições?
    Muito obrigado desde já.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Xavier, nunca nos aconteceu. Já experimentaram contactar a companhia? Geralmente eles são prestáveis.

  12. olá, gostamos das vossa viagens e recomendações, e expomos aqui se for de vosso agrado, a nossa disponibilidade para que se houver interessados, na rota do românico do vale do sousa temos para grupos até 8 pessoas viatura com motorista para transfer e viagem da rota a preços muito acessíveis.
    obrigado e boas viagens

  13. Arnaldo diz: Responder

    Olá
    Parabéns pelo blog, gosto muito.
    Estou a preparar uma viagem de um mês à Tailandia mas gostariamos de ir também ao vietname.
    Poderão informar-me de como conseguir o visto para o Vietname?
    Muito obrigado pela atenção

    1. Carla Mota diz: Responder

      Nós tiramos o visto do Vietname na Embaixada em Bangkok.

    2. Ana Correia diz: Responder

      Olá! Parabéns pelo vosso blog! Gostava de saber umas coisas sobre a vossa aventura pelo Egito por favor. Em que mês fizeram a viagem; e quanto ao cruzeiro no Nilo de 4 dias, qual era a empresa do barco e quanto pagaram por pessoa? Vocês compraram lá ou já tinham reservado online? Obrigada!

      1. Carla Mota diz: Responder

        Olá, Ana. A nossa viagem no Egipto foi em Julho e Agosto de 2010, os preços já não me lembro mas também já estariam desactualizados. Compramos o cruzeiro online mas também já não me lembro do nome da empresa.

  14. Isabel Carvalho diz: Responder

    Oi. Uma duvida, estou a tentar reservar uma viagem a londres? Com faz com o dinheiro? Não é euro, onde podemos trocar? Outra duvida é a 1. Viagem de avião para os meus filhos, para 4 dias que peso devo levar? Um casal e um adolescente de 15 anos e uma pequena de 6 anos, queremos tudo muito barato, quanto menos melhor. Queríamos levar carrinho para a pequenina também. Bjs Isabel

    1. Carla Mota diz: Responder

      Quanto ao dinheiro, usamos o Revolut. Veja este link https://www.viajarentreviagens.pt/preparar-a-viagem/cartao-revolut-dinheiro-viagem-como-funciona/ Se puderem levar só bagagem de mão fica mais barato sim, mas tem que ser muito disciplinado na hora de fazer a mala. Ou então marquem uma bagagem de porão grande e levem lá coisas de todos (para além das bagagens de mão. Para encontrar os melhores voos, usem estas dicas https://www.viajarentreviagens.pt/recursos/preparar-a-viagem/

      1. Patricia azevedo diz: Responder

        Olá Carla como posso obter visto para miami?

        1. Carla Mota diz: Responder

          Não sei.

  15. Rui Passadouro da Fonseca diz: Responder

    Boa tarde
    Relativamente à consulta de Leiria, solicito a seguinte alteração do nº de telefone

    N.º 2 – Leiria – Serviço de Sanidade Internacional
    Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio
    Unidade de Saúde Pública
    Estrada da Mata, n.º 56
    Marrazes
    2419-014 Leiria
    Telefone: 244 849 010

    Consultas: marcação prévia por telefone.
    Terça-feira, das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30. Sexta-feira, das 9 às 12h30.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Rui, deve estar a falar da consulta do viajante, certo?

  16. Thales Gontijo diz: Responder

    Cheguei até vós ao procurar informações turística sobre Cabo Verde, que espero poder visitar em breve. Vi que o casal é um entusiasta do trekking, dessa forma gostaria de compartilhar um sítio convosco, a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça- RPPN do Caraça, localizada no município de Catas Altas, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um antigo colégio fundado por ordem de D. João VI que depois de dois séculos, após um incêndio em 1968 tornou-se um destino turístico, que reúne religiosidade, contato com a natureza e história. Agradeço-vos pelo excelente trabalho e muitas boas viagens.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, um dia vamos.

  17. Soraia Cristina Oliveira da Silva diz: Responder

    Boa Tarde Carla. Gostaria de vos pedir recomendações sobre destinos de praia com cultura na Europa. Será que me podia ajudar?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Soraia, Malta, Chipre e Grécia são destinos lindos e com praias maravilhosas.

  18. Ana Rita Gaspar diz: Responder

    Boa tarde!
    Em primeiro lugar, adoro ler-vos 🙂 Muito obrigada pelo Vosso Blog!
    Tenho uma questão, penso que poderão responder: contratando um seguro da IATI com cancelamento, no mesmo dia da compra dos bilhetes de avião, é necessário contratar algum seguro da operadora de avião? Basta o da IATI?

    Cumprimentos

    1. Carla Mota diz: Responder

      Basta esse seguro. O cancelamento serve precisamente para isso. Fica mais barato do que os seguros das companhias de aviação.

  19. RUI MANUEL FERREIRA MONTEIRO monteiro diz: Responder

    Felicito-vos.
    Mas discordo quando afirmam…. “Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar”
    Só mesmo por motivos comerxiais ou contrapartidas alguém faz tamanha afirmação.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelo comentário. Mas está enganado. Nós recomendamos e usámos. Marcámos todos os nossos alojamentos pelo booking (com cancelamento gratuito) porque é fácil e eficaz de gerir. O booking não nos paga para lhe fazermos publicidade. Recomendamos porque usamos e gostamos. Assim como dizemos mal do Airbnb. Não usamos, não recomendamos e achamos que é socialmente insustentável. E também poderíamos ter retorno económico de lá mas não queremos. Não precisa de concordar connosco. Esta é só a nossa opinião.

      1. Thales Gontijo diz: Responder

        Concordo com Carla, após percorrer o caminho de Compostela, partindo do Porto, posso afirmar que as reservas de hospedagem realizada pelo Booking mostram-se não só mais econômicas, quanto mais confiáveis do que aquelas realizadas por meio do Airbnb. As acomodações reservadas por meio do Airbnb além de serem cobradas antes no meu cartão de crédito, foram inferiores àquelas reservadas por meio do Booking.

        1. Carla Mota diz: Responder

          Obrigada pela partilha.

  20. Catarina Canelas diz: Responder

    Olá Carla! Parabéns pelo blog, tem a info acessível e atraente 🙂 Estou a preparar viagem para avistar os grifos na zona do douro internacional. Eventualmente acampando. Percebi pelo post do douro internacional que o miradouro de Penedo durão será um bom ponto de partida. Alguma dica? Ou um outro contacto adicional? Locais para acampar?

    1. Carla Mota diz: Responder

      O Peneo Durão é o melhor local. É quase certo ver. Mas vale a pena deambular pelo parque para conseguir ver outros contextos.

  21. Eu gosto do seu blog parabéns.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Dewi.

      1. Rui Jacinto diz: Responder

        Olá Carla, muito boa tarde
        Ontem por mensager enviei a seguinte mensagem:
        Boa tarde Carla. Que tudo esteja bem consigo e com os seus. Faz tempo. Mas, agora, estou a contacta-la pelo seguinte.
        Estou a organizar uma Revista dedicada ao tema Fronteira.
        Como tenho acompanhado as viagens que tem efetuado, se estivesse disponivel e sem querer ocupar muito tempo, gostaria de a convidar para dar um testemunho (pequeno texto; 3-4 paginas), sobre Fronteiras e Viagens. Com um conjunto de imagens das milhares que têm, relacionadas com fronteiras. tiverem tempo, interesse e disponibilidade, deixo os meus contacto para trocar impressões sobre o assunto. Obrigado. Abraço. Rui Jacinto

        tlm: 967739323

        1. Carla Mota diz: Responder

          Vou responder hoje. Obrigada.

          1. Sérgio Lucena diz:

            Boa tarde Carla Mota,

            Felicito-vos pelas magnificas partilhas, informações, conselhos sobre locais que já visitaram e aconselham. Já li e vi algumas reportagens , por ex. sobre Dornes que muito me diz.

            Gostaria de perguntar se a Carla é a representante da nomad.pt .
            Antecipadamente ,agradeço a resposta.

            Mais uma vez as minhas / nossas felicitações pelo Blog.

            Sérgio Lucena

          2. Carla Mota diz:

            Não, sou líder de viagem deles. Para falar com a Nomad tem que entrar em contacto directo com eles.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.