• Jerash, a Decapólis em ruínas | Jordânia

IMG_9248 (2)

Era Sexta-Feira, em pleno mês de Ramadão. Resolvemos levantarmo-nos bastante cedo, apanhar um táxi para um terminal de autocarros e esperar por um que fosse para Jerash. Jerash encontra-se a 50 km a norte de Amã, e constitui uma das mais bem preservadas e originais ruínas de cidades greco-romanas no Médio Oriente. No período helenístico, […]

• Onde dormir na Jordânia

Maravilhas do Mundo

Entrar na Jordânia a partir do Egipto é bastante fácil e económico. Em Nuweiba, apanhámos um ferry que rapidamente nos levou para a Jordânia. Mas, o “rapidamente” tem um preço!! O Ferry custou cerca de 50€ e permitiu-nos numa hora atravessar o Golfo de Aqaba. Chegando à Jordânia o visto é gratuito e rápido de […]

• Explorando os castelos do deserto jordano | Jordânia

A parte Este da Jordânia é praticamente despovoada e poucos são os beduínos que ainda enfrentam o calor do deserto. Hoje esta área é utilizada apenas pelos camionistas que transportam mercadoria para o Iraque e para a Arábia Saudita. No entanto, no auge da criação da cultura muçulmana, os árabes utilizaram estas terras para construir […]

• Uma aventura no ponto mais baixo da Terra – Mar Morto | Jordânia

Um dos ícones do Médio Oriente, situado na região interior da antiga Palestina, o Mar Morto banha a Jordânia, Israel e Cisjordânia (territórios palestinianos ocupados). Também conhecido como lago Asfaltite é alimentado pelo rio Jordão, e de dia para dia, vê o seu caudal diminuir. Apesar da designação, o Mar Morto não passa de um […]

• Monte Nebo e as margens do rio Jordão | Jordânia

No nosso percurso pelo Egipto, Jordânia, Síria e Israel, vamos percorrendo a chamada Terra Santa, região onde se concentram os locais que serviram de pano de fundo aos acontecimentos descritos nas páginas da Bíblia. Um desses locais é o rio Jordão e muitos dos locais de importância bíblica desta região espalham-se pelas suas duas margens […]

• Explorando os encantos escondidos de Madaba | Jordânia

Madaba é uma pequena cidade a apenas 32 km de Amã, a capital da Jordânia. E uma cidade calma e que pode servir de base de exploração da área circundante, inclusive o Mar Morto. A partir do século IV tornou-se um importante centro da Cristandade, e hoje continua a ser a cidade da Jordânia com […]

• Uma visita a Petra (dois dias) | Jordânia

Recentemente galardoada com o título de “Maravilha do Mundo“, a cidade antiga de Petra é, sem dúvida nenhuma, a maior atracção turística da Jordânia. Povoada desde a pré-história, foram no entanto os Nabateus, povo originário do Nordeste da Arábia, que construíram a cidade cujas ruínas atraem hoje turistas de todo o Mundo (embora metade deles […]

• Wadi Rum e os encantos do deserto | Jordânia

wadi rum

Atravessando o golfo de Aqaba começo a vislumbrar o território da Jordânia. Aqaba, foi o primeiro local onde paramos mas apenas para tirar o visto de entrada e levantar dinheiro. Apanhamos um táxi com um casal peruano para Wadi Rum. Quando chegamos já era noite pelo que ficamos na Rest House a dormir no telhado. […]

• Viajar na Jordânia

Separada da Palestina apenas em 1923 e tendo ficado independente em 1946, a Jordânia desde então se pautou por uma posição politica de dialogo e tentativa de estabelecimento de paz na região, muito pelos esforços do falecido rei Hussein. Tendo como vizinhos a Síria, o Iraque, a Arábia saudita e Israel, esta tarefa não tem […]

• Cruzar fronteiras – Da Jordânia para a Síria

IMGP9206

Cruzar uma fronteira terrestre é sempre algo fascinante, que me enche de sentimentos diversos. Uma fronteira, é certo, é sempre algo artificial, ainda para mais em países cujos limites foram muitas vezes traçados a régua e esquadro, por potencias estrangeiras olhando para os seus próprios interesses (por vezes apenas a curto prazo), mas não se […]

• Israel
  • Cruzar fronteiras – Da Jordânia para Israel

Saímos de manhã bem cedo de Amã rumo a mais um país nesta nossa aventura pelo Médio Oriente. Esse país, de seu nome Israel, esta envolto em controvérsia desde a sua criação em 1948 ate a actualidade. A entrada num país envolto em polémica não poderia deixar de ser polémica e um difícil cruzar de […]

• Egipto
  • By any means… em viagem pelo Médio Oriente

Depois de ver alguns documentários do Charley Boorman lembrei-me que esta nossa viagem poderia ter o mesmo nome que a série televisiva criada pelo companheiro de Ewan Macgregor – By any means! Neste nosso périplo pelo Médio Oriente experimentamos um conjunto de meios de transporte, alguns mais convencionais outros menos, mas todos eles foram ímpares […]

• Viajar no Ramadão, uma experiência de viagem no Médio Oriente

A religião islâmica assenta em cinco pilares básicos designados por: Shahada, Salat, Zakat, Sawm e Hajj. A Shahaba consiste na chamada profissão de fé cuja máxima e “Não há outro Deus senão Allah e Mohammed é o seu profeta”. Quem deambula pelas ruas dos países islâmicos compreende perfeitamente a importância do Shahaba no dia a […]

• Egipto
  • Viajar ao Médio Oriente | Uma reflexão sobre a segurança em viagem

Quando surgiu a ideia de fazer uma viagem pelo Médio Oriente confesso que me senti um pouco apreensiva. O Rui lançou esta ideia e eu inicialmente pensei “Não… o que vou eu fazer para o Médio Oriente?”. No entanto, ao mesmo tempo, um bichinho dentro de mim começava a dizer “Por acaso… não é mal […]

• Roteiro de viagem no Médio Oriente | Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina

IMGP8469

Estamos a poucas horas de sair de Portugal rumo ao nosso destino no Médio Oriente. Depois de uns dias completamente loucos (tal como já estamos habituados), temos tudo pronto para mais uma aventura no Médio Oriente. Mochilas prontas, documentos necessários… acho que não escapa nada! Vamos voar amanhã para Madrid e, depois de comemorar a […]