Explorar o DESERTO BRANCO e Deserto Negro – Os desertos ocidentais do Egipto | Egipto
Colocado em
O Deserto do Sahara, maior deserto quente do mundo, localiza-se no Norte da África e tem uma área de 9 065 000 km². O nome Sahara é uma transliteração da palavra árabe صحراء, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). Em todo o Sahara, distinguem-se duas zonas distintas, uma constituída por dunas e designada Erg, e outra bastante pedregosa designada Hamadas.
A área de Siwacorresponde a zona de Erg, tendo o seu expoente máximo no grande Mar de Areia. A zona que envolve os oásis de Baharyia e Farafra correspondem ao deserto pedregoso, sendo que nas imediações de Baharyia o deserto é negro e em Farafra é branco.
Deserto Negro
O Deserto Negro que rodeia o oásis de Baharyia é bastante extenso e a sua coloração resulta da existência de basaltos (rocha vulcânica) na área.
Deserto Branco
Já nas imediações do oásis de Farafra, a cor negra da lugar ao branco e o deserto exibe formas fabulosas de erosão eólica talhadas no talco. No Deserto Branco são comuns as formas tipo cogumelos que exibem brilhantemente a acção erosiva do vento sobre a rocha. Deste processo designado por deflação selectiva (porque só as areias e pó em suspensão no ar são responsáveis pela erosão) resulta diversos tipos de superfícies desérticas. Podem ficar a descoberto extensas áreas de rocha nua e polida, como no Deserto Branco, ou desertos de areia, como acontece em Siwa.
Grande parte do Deserto Branco é formado por rocha nua e por extensões de cascalho que lhe foi retirada pela acção do vento. A areia vai-se depositando em locais mais resguardados.
De acordo com alguns estudos recentes, o deserto do Sahara já terá sido mais húmido do que é hoje, tendo apresentado um clima e por consequencia um bioma também distinto. O seu clima terá sido tão diferente que recentes estudos revelaram que o Rio Nilo corria antigamente para o Oceano Atlântico em vez de desaguar no Mar Mediterrâneo. Esta alteração terá ficado a dever-se a uma mudança de poucos graus no eixo de rotação da Terra que provocou, há cerca de 10 mil anos, uma grande transformação climática gerando o Sahara actual. O deserto é rico em história geológica e exibe diversos fósseis desde dinossauros e outros animais e plantas.
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para o Egipto, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
VIAJAR NO EGIPTO – Um artigo sobre a cultura do Egipto e tudo o que precisa de saber antes de começar a preparar a sua viagem ao Egipto.
VIAJAR NO RAMADÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Ramadão e estar preparado para viajar no Médio Oriente durante este período.
SUBIR O MONTE SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar e subir o Monte Sinai, e visitar o Mosteiro de Santa Catarina.
VISITAR O SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar a península do Sinai e o que pode visitar aí.
VISITAR DAHAB – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dahab e explorar o Mar Vermelho.
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre as formas mais incríveis e melhores experiências para viajar no Médio Oriente.
PASSEIO DE BALÃO NO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para fazer e aproveitar um passeio de balão em Luxor, no Egipto.
VISITAR ABYDOS E DENDARA – Tudo o que precisa de saber para viajar os melhores templos do Egipto. Não os pode perder.
CONHECER O RIO NILO – Um artigo sobre o maior rio do mundo, o Nilo, e os desafios que enfrenta face à sua importância.
VISITAR LUXOR – Um artigo super completo para o ajudar a visitar Luxor, quer na margem ocidental como na margem oriental da cidade.
VISITAR O TEMPLO DE EDFU – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Edfu, no Egipto, desde o Assuão.
VISITAR O TEMPLO KOM OMBO – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Kom Ombo no Egipto.
VISITAR ABU SIMBEL – Tudo o que precisa de saber para visitar Abu Simbel desde o Assuão no Egipto.
CRUZEIRO NO NILO – Tudo o que precisa de saber para preparar um cruzeiro no Nilo está aqui. Com as paragens, expectativas, condições dos barcos, tipo de viagem, etc.
VISITAR O ASSUÃO – Um artigo cheio de dicas para visitar e explorar a cidade do Assuão e as redondezas que têm imensas coisas para descobrir.
VISITAR ASYUT – Um artigo com a nossa experiência na cidade de Asyut, alegadamente, a cidade com mais fundamentalismo islâmico do Egipto.
VISITAR OS DESERTOS DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar os desertos do Egipto, o deserto branco, o deserto negro e o deserto ocidental, desde Bahariya.
VISITAR SIWA – Tudo o que precisa de saber para explorar o oásis de Siwa, no Egipto, está neste artigo.
VISITAR ALEXANDRIA – Tudo o que precisamos de saber sobre o que visitar e como visitar a cidade de Alexandria no Egipto.
VISITAR AS PIRAMIDES DE GIZÉ – Um artigo cheio de dicas e alertas para visitar as pirâmides de Gizé no Cairo, no Egipto.
VISITAR PIRÂMIDES DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar as pirâmides nos arredores do Cairo, nomeadamente Sakkara, Dashur e Menphis.
VISITAR O CAIRO – Tudo o que precisa de saber para explorar o melhor da cidade do Cairo e visitar a capital do Egipto.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.