Fazer um SAFARI no Parque Nacional de SOUTH LUANGWA (o melhor de África) | Zâmbia

A observação de vida selvagem no seu habitat natural não é o mesmo que uma visita a um jardim zoológico. É por isso que um safari é uma viagem de uma vida. É verdade que, num ambiente selvagem, não há, nem poderia haver, qualquer garantia de avistamento de determinadas espécies, mas quando estamos cara-a-cara perante espécies animais no seu habitat natural, o resultado é imensamente mais gratificante do que observar animais em cativeiro.

O resultado de um safari depende de vários factores, entre os quais o local escolhido, o tipo de veículo, a qualidade dos guias, a quantidade de tempo disponível e, por fim, pura sorte. Quando escolhemos visitar o Parque Nacional Luangwa Sul, sabíamos que não tínhamos muito tempo disponível, e, para não confiarmos demasiado no factor sorte, apostamos na qualidade dos guias e instalações da Norman Carr Safaris. A localização dos seus campos permite-nos ter acesso ao interior do Parque, e a zonas com maior concentração de vida selvagem, os seus guias experientes conhecem a fauna e flora local como a palma das suas mãos, e os veículos todo-o-terreno permitem-nos ter acesso a todos os trilhos. Estavam assim lançados os dados para a aventura da exploração da vida selvagem num dos Parques mais conceituados da Zâmbia.

O programa da Norman Carr Safaris de um dia engloba sempre um safari diurno, a iniciar-se de manhã cedo, e um safari ao fim da tarde e início da noite. São as alturas do dia mais indicadas para a observação de vida selvagem, quando os animais se aventuram pelo ar fresco da manhã, ou aproveitam o lusco-fusco para uma caçada. Ficámos instalados em dois bush camps, e foi a partir dessas bases que lançamos a nossa aventura pela savana africana.

Safari do campo Kakuli para o campo Mchenja

Após a nossa chegada ao parque no dia anterior, dormimos no campo Kakuli, e no dia seguinte, depois de nos despedirmos do pessoal incansável do campo Kakuli, estava na hora de nos dirigirmos ao nosso próximo destino e aproveitar para um safari matutino. A partir do campo Kakuli é possível fazer um safari a pé até ao campo Nsolo (a cerca de 10 km de distância), nas margens do rio Luwi, de onde se pode seguir, por sua vez, novamente a pé, até ao campo Luwi. Mas o nosso tempo estava limitado, por isso o nosso destino era o campo Mchenja, mais a montante nas margens do rio Luangwa, e fizemos o percurso de jipe, pois permitiria cobrirmos uma área maior em busca de vida selvagem. Esta zona é uma área privilegiada quanto à observação de vida selvagem, nomeadamente animais de grande porte, quer carnívoros, quer herbívoros, uma vez que a água do rio Luangwa faz com que os animais se congreguem à sua volta.

Continuávamos a ter o prazer da companhia de Adam, o nosso guia, e seu ajudante. Adam tem uma história pessoal fascinante. É originário de Mfuwe, às portas do Parque, e tem quatro filhos. Até há alguns anos ganhava a vida como pescador, mas os perigos da vida selvagem fazem-se sentir. Amigos já tinham sido vítimas de crocodilos, e Adam estava farto daquela vida dura. Resolveu voltar a estudar e aproveitou a oportunidade que a Norman Carr Safaris dá nas suas escolas de formação. Trabalha como guia há três anos, e não está nada arrependido. O seu respeito e admiração pela vida selvagem são bem tangíveis na forma como fala e nos explica o que vemos. Percorrer a savana africana com alguém que a conhece por dentro, alguém que ali nasceu e foi criado, é uma mais-valia a acrescentar a este fabuloso Parque.

De manhã, conseguimos avistar muitos antílopes, entre os quais gazelas e impalas, mas também búfalos, zebras, girafas e elefantes. Junto à água do rio Luangwa, onde parámos para um café a meio da manhã, a presença dos hipópotamos é por demais evidente. Os seus roncos fazem-se ouvir à distância, as suas formas, semelhantes a rochas no meio do rio, são bem visíveis, perto e longe das margens. Além disso, os rastos e sulcos por eles deixados ao aproximarem-se e afastarem-se da água são utilizadas por outros animais, naquilo a que o Adam designou como “auto-estradas” da selva.

Mas a estrela do nosso safari naquela manhã foram os elefantes. Esta espécie é fabulosa em vários aspectos. Além do seu tamanho imponente, a sua dedicação aos mais novos do grupo, o espírito de grupo e a sintonia que têm uns com os outros, revelado por exemplo na reverência que parecem mostrar pelos ossos de elefantes (algo sem igual no reino animal), fazem da observação destes animais um dos pontos altos de qualquer safari. Pudemos testemunhar de perto o zelo com que as jovens mães defendem as suas crias, chegando ao ponto de nos olharem de frente, avançarem de orelhas abertas e simularem uma carga contra o jipe. Felizmente para a nossa segurança, mas infelizmente para as oportunidades de fotos e vídeos, não chegámos a vias de facto com nenhuma mãe mais nervosa!

O calor estava a começar a apertar, e sabíamos que os maiores predadores iriam procurar esconder-se numa sombra, por isso estava na hora de nos dirigirmos para o campo Mchenja.

Safari a partir do campo Mchenja

Quando lá chegamos, fomos recebidos com simpatia e atenção pelo pessoal. Depois de uma bebida fresca, fomos conduzidos ao nosso chalet, um dos apenas seis chalets do campo (um familiar, e os outros para casais). A localização era espectacular, com uma varanda virada para o rio Luangwa, mas o interior não lhe ficava atrás. Um quarto com uma cama enorme e uma banheira, ambas com vista para o rio, e uma casa de banho exterior, a céu aberto. Numa frase: uma simbiose perfeita de conforto e contacto com a natureza.

Depois de almoçarmos uma refeição leve, com pratos frios e saladas, estava na hora da sesta. Aproveitámos para descansar um pouco, e relaxar um pouco num banho de imersão com o rio Luangwa como pano de fundo.

Às 15.30h estava na hora do safari da tarde. Quando saímos, ainda assim, o calor ainda era algum e durante a primeira parte do safari não tivemos sorte. Mas, já ao final da tarde, o Adam encontrou um par de leões, isto é, um jovem leão e leoa, que descansavam à sombra de uma árvore. O Adam informou-nos que nos dias anteriores este par tinha sido avistado a copular, por isso hoje deviam estar a descansar! E, na verdade, tanto um como o outro estavam completamente relaxados, sendo que a leoa nem sequer levantou a cabeça durante todo o tempo que lá estivemos, de muito perto, a observá-los. Quanto ao leão, de vez em quando, rebolava e deitava-se de barriga para cima, fazendo lembrar as brincadeiras de um gato. Deixámos o par amoroso de leões entregue ao seu ócio, e fomos à procura de um bom local para desfrutar do pôr-do-sol. A seguir a esse momento de descontracção, estava na hora de mais um safari nocturno.

À noite, depois do excelente jantar e da óptima companhia, recolhemos aos nossos aposentos e pudemos adormecer com vista para o rio Luangwa, e com os sons de África como pano-de-fundo. Fabuloso! No dia seguinte, o nosso último dia no Parque Nacional Luangwa Sul, o nosso tempo era mais uma vez muito limitado. Nesse mesmo dia tínhamos de nos deslocar até à entrada do Parque, depois até Chipata e uma curta deslocação até à fronteira com o Malawi, de seguida até à capital, Lilongwe, onde, finalmente, tentaríamos ainda arranjar transporte até Nkhota khota. Era um programa ambicioso, por isso era essencial começarmos a jornada muito cedo. Sendo assim, o safari matinal enquadrava-se perfeitamente no nosso programa, aproveitando o percurso entre o campo Mchenja e a entrada do Parque, junto a Mfuwe.

Do campo Mchenja até Mfuwe

Depois da chamada às 5.30h, esperava-nos um apetitoso e variado pequeno-almoço, com as mesas instaladas mesmo junto às margens do rio, podendo ver-se (e ouvir-se) os hipópotamos a metros de distância. Para completar o cenário idílico, o sol começava a nascer mesmo à nossa frente, e sentimo-nos verdadeiramente privilegiados por poder testemunhar tal cena.

Depois de nos despedirmos do pessoal do Campo Mchenja, estava na hora de subirmos para o nosso jipe e darmos início ao nosso safari matinal, em direcção à saída do Parque. Diga-se, em abono da verdade, que não estávamos muito esperançosos naquele safari, pois dirígiamo-nos à fronteira do Parque, logo a probabilidade de avistamento de animais de grande porte iria diminuir. Mas algo estava reservado para a nossa despedida!

Os olhos habituados de Adam conseguiram vislumbrar dois leões macho que caminhavam lentamente ao longo da margem do rio. Tentámos a aproximação, com cautela mas firmeza. O jipe seguia por trilhos pouco usados e, em alguns casos, fora de trilho. Conseguimos uma primeira posição privilegiada para observar estes magníficos animais. Nos safaris, podemos admirar a elegância das girafas (das quais veríamos alguns exemplares ainda nessa manhã), a gentileza e a força dos elefantes, os músculos dos búfalos, a beleza dos leopardos, mas os leões têm algo diferente, algo que nenhuma outra espécie tem: o porte. São, definitivamente, os réis da selva.

Estes dois animais caminhavam ao longo da margem do rio, como se a patrulhassem, mas ao mesmo tempo com uma atitude “Somos donos de isto tudo”, algo que só verdadeiramente se sente ao vivo e é difícil de transmitir numa fotografia ou vídeo. É preciso estar ali, a alguns metros, e vê-los passar, de passo firme e seguro, esguichando urina para os arbustos circundantes. Uma maravilha da Natureza!

O Adam decidiu que nos iria dar mais uma oportunidade, por isso levou o jipe para um ponto mais à frente e lá esperámos pelos leões. Era uma zona com alguma vegetação, a média altura, seca e de cor amarela. De repente, começámos avistar as jubas dos leões, parecendo misturar-se com a vegetação que os envolvia. Caminhavam para nós de frente, mas nem a nossa presença, nem os cliques das máquinas pareciam incomodá-los. De olhar fixo, impenetrável, prosseguiram o seu caminho, e naquele instante sentimo-nos transportados a uma época passada, quando estes réis caminhavam na Europa e Ásia, e quando os humanos ainda não eram a ameaça que são hoje. Estes belíssimos espécimes são relíquias de um tempo passado, mas temos de saber preservá-los, no presente, e para o futuro. Para o bem deles, para o bem do Planeta e da sua diversidade, mas também para a nossa história colectiva. Para que os nossos descendentes nunca tenham que dizer aos seus filhos “Houve um tempo em que os leões caminhavam em África…”

• Veja como foi o nosso safari nocturno no South Luangwa aqui
    • Vai viajar para a Zâmbia? Espreite aqui as nossas dicas.
    • Quer conhecer as nossas aventuras na Zâmbia. Ria e sorria com este nosso post
    • Procura os melhores parques para observar vida selvagem, veja este post

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.