O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

África foi o nosso destino para o Verão de 2016. Começámos o nosso percurso nas maravilhosas Cataratas de Vitória, na fronteira entre o Zimbabué e a Zâmbia, e dali partimos para a exploração destes dois países, cruzando depois para o Malawi e Tanzânia, e terminando o nosso périplo no arquipélago de Zanzibar. Uma das facetas de África que mais nos fascina é a observação de vida selvagem, e esta viagem não ia ser excepção. Mesmo antes de deixarmos Portugal, sabíamos que a Zâmbia é um paraíso para os amantes da vida selvagem, e que alguns dos seus Parques Nacionais são dos melhores a nível mundial, com uma qualidade e diversidade de fauna e flora comparáveis aos seus congéneres mais famosos nos vizinhos Tanzânia e Quénia, mas com um ambiente muito mais sossegado e exclusivo.

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

Dadas as limitações de tempo, tivemos de optar por apenas um Parque, e não nos arrependemos da nossa escolha, pois um dos pontos altos da nossa viagem foi, sem dúvida, os dias que passámos no South Luangwa National Park (Parque Nacional de Luangwa Sul), no leste da Zâmbia.

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

O rio Luangwa é um dos últimos grandes rios de África que permanece praticamente inalterado pela actividade humana. Nasce perto da fronteira com a Tanzânia e o Malawi, corre para sul, e desagua no grande rio Zambezi, já na fronteira com Moçambique, num local onde se pensa que terá sido construído o primeiro povoamento europeu (leia-se português) na Zâmbia, e que era conhecido como Feira, até 1964, quando se passou a chamar Luangwa. O rio Luangwa é conhecido por ter aquela que é provavelmente a maior população de hipópotamos do mundo, e no seu vale concentram-se alguns Parques Nacionais com excelentes condições para a observação de vida selvagem.

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

O South Luangwa National Park cobre uma área de cerca de 9000 km2 (ou seja, um décimo da área de Portugal!), mas as planícies aluviais e as margens do rio Luangwa são as zonas mais populares entre os visitantes, já que as águas atraem animais de grande porte e predadores. A época seca dura de Abril até Outubro, e a época mais propícia à observação de vida selvagem é de Junho a Outubro, sendo este último o mês mais quente do ano e com a maior concentração de animais. Em Julho e Agosto, os dias são quentes, mas não demasiado, e as noites são frescas, fazendo com que a estadia seja também agradável do ponto de vista climatérico.

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

O South Luangwa National Park está também indelevelmente ligado à história de sucesso da conservação da natureza e vida selvagem na Zâmbia e no continente africano, e do turismo a ela associado, sendo que um nome claramente se destaca dos demais: Norman Carr. Carr era ranger na Reserva de Caça instituída no vale do rio Luangwa em 1938 e tinha uma relação privilegiada com as populações locais e um dom para lidar com os animais. À época, um safari era uma experiência de caça, mas, gradualmente, Carr foi tomando consciência do potencial turístico da região e, em 1950, instituiu uma Reserva privada, em conjunto com um chefe local. A empresa foi crescendo, tendo sempre como base a defesa da vida selvagem através do turismo e o retorno de parte dos lucros para as populações locais. Alguns campos foram montados no interior do parque (agora conhecidos como bush camps), os quais podiam ser percorridos a pé pelos visitantes, criando o conceito inovador de safari a pé. Ao mesmo tempo que baseava a sua actividade na proximidade dos visitantes com o mato e com a vida selvagem, Carr apostava simultaneamente no conforto do alojamento, criando outra ideia pioneira e provando que o conforto e a savana africana não são incompatíveis.

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

Inicialmente, era Carr que fazia quase tudo, guiando pessoalmente os visitantes, mas com o crescimento do negócio, começou a ser indispensável a ajuda de outros. E também aqui a visão de Norman Carr foi muito além do seu tempo, pois apostou em projectos de educação locais, treinando e formando aqueles que, no futuro, seriam os guias mais experientes do vale de Luangwa e projectariam esta região como um dos destinos mais fascinantes de África.

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

Carr morreu em 1997 mas o seu legado continua. A Norman Carr Safaris é uma das empresas do ramo mais conceituadas no mundo, com base de operações na Kapani Lodge, última morada de Carr e ainda hoje pertencente à família, perto da cidade de Mfuwe (que tem aeroporto com ligação às capitais da Zâmbia, Lusaka, e do Malawi, Lilongwe) e o seu pessoal é maioritariamente constituído por aqueles que lá vivem, que melhor conhecem a terra, e que a dão a conhecer aos visitantes com uma qualidade de serviço reconhecida internacionalmente.

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

A estrutura base da Norman Carr Safaris continua a ser o conjunto de campos, montados todos os anos no interior do Parque (e desmontados na época das chuvas), permitindo um contacto próximo e exclusivo com a natureza e com os animais, sendo que o visitante pode escolher ficar num dos 5 bushcamps (Chinzombo, Luwi, Nsolo, Kakuli e Mchenja), cada um com meia dúzia de chalets, ou então fazer um percurso passando por vários ou por todos.

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

Durante a nossa estadia, optámos por ficar alojados nos campos de Kakuli e Mchenja, ambos na margem do rio Luangwa, e pudemos comprovar in loco por que razão a Norman Carr Safaris tem sido distinguida como um dos melhores destinos de safari em África. Juntando o melhor de dois mundos, fomos agraciados com a experiência de viver na savana africana, mas com o conforto e comodidade de um serviço tudo-incluído que engloba alojamento, refeições, bebidas, lavandaria, transfers entre campos e Mfuwe, e, last but not least, dois safaris por dia, um de manhã cedo, outro ao final da tarde/início da noite, sempre acompanhados por dois guias experientes. Em breve, escreveremos sobre esta nossa magnífica experiência.

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

Desde 2012, a Norman Carr Safaris faz parte do grupo Time + Tide Africa, permitindo integrar os seus serviços com outras companhias, fornecendo um leque de destinos e experiências mais alargado, incluindo serviços noutros parques nacionais da Zâmbia, nomeadamente no Lower Zambezi National Park (operado pelo Chongwe Safaris) e no Liuwa Plain National Park (operado pelo Liuwa Plain Private Safaris), mas também fora da Zâmbia, com um novo campo (Miavana Island Sanctuary), a estrear em breve na ilha de Nosy Ankao, ao largo de Madagáscar. O vasto conhecimento e experiência ganhos em largos anos de actividade e integrados neste projecto constituem uma garantia de experiências inesquecíveis para os viajantes que ousem explorar estes que são alguns dos últimos destinos selvagens em África.

O MELHOR SAFARI DE ÁFRICA | Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem

PROCURE AQUI ALOJAMENTO NA ZÂMBIA

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

2 Comentários

  1. Jose Ramos diz: Responder

    Basicamente esta publicação é mais sobre explorar o Carr Safari do que Explorar a Zâmbia e sua vida selvagem.
    Vai haver mais publicações? Seriam úteis mais informações sobre este tour para os vossos seguidores, nomeadamente sobre preços.
    Continuação de boas viagens entre as viagens.

    1. Rui Pinto diz: Responder

      Uma coisa de cada vez, José. Em breve falaremos mais em concreto sobre a vida selvagem. Preços e isso tudo, é só seguir os links nos posts. 🙂

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.