Vai viajar no Vietname e procura inspiração e dicas para preparar a sua viagem? Aqui ficam as nossas recomendações, acompanhadas de dicas. Basta carregar nas fotografias para ver as nossas experiências nos diferentes lugares que visitámos no país.
- MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
INFORMAÇÃO BÁSICA
Localização: Sudeste asiático
Capital: Hanoi
Moeda: Dong
Segurança: Boa, inclusive para mulheres que viajam sozinhas
Religião: Budismo
Facilidade de deslocação: Boa, há muitos transportes públicos.
Passaporte: Necessário
Visto: Necessário
Tipo de destino: Barato
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Seguro de viagem para o Vietname
Não facilite. É importante viajar com seguro de viagem, ainda que para escapadinhas pequenas. Pode fazer um seguro de viagem simples para cobrir despesas médicas e hospitalares. Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para o Vietname. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
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MONÇÕES
As monções no Vietname são das mais problemáticas monções no sudeste asiático, ocorrendo entre Maio e Novembro. Como são mais intensas, geralmente provocam:
- Chuvas fortes
- Períodos de muita nebulosidade
- Tufões
- Tempestades
- Deslizamentos de terras
Assim sendo:
- As monções no Vietname ocorrem entre Maio e Novembro.
- O período dos tufões é mais intenso de Julho a Novembro.
- A melhor altura para viajar no Vietname é de Dezembro a Abril.
Viajámos para o Vietname na altura das monções, era Agosto e Setembro. Era o único período que tínhamos disponível para viajar no país por isso arriscámos. Apanhámos alguma chuva no Delta do Mekong, mas apenas um dia. No resto das semanas a viajar no Vietname, o tempo esteve óptimo e só ocasionalmente o céu esteve nublado.
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Dicas com HUMOR para viajar no Vietname
Há várias regras básicas para quem viaja de forma independente no Vietname:
Regra nº 1:
Nunca fazer tour organizados (a não ser que não haja outra possibilidade). Porque sempre que o fizeres vais-te arrepender.
Regra nº 2:
Os comboios nocturnos são mais confortáveis do que os autocarros. Os comboios são bastante mais caros mas ganha-se em animação e agitação.
Regra nº 3:
Os vietnamitas não ajudam ninguém. Eles prestam um serviço de informações e depois apresentam a conta. Mesmo que não tenham nenhuma agência de viagens irão encaminhar-te para uma.
Regra nº 4:
Todos os vietnamitas têm um parente com um hotel. Vais acabar por ficar lá…
Regra nº 5:
Taxistas honestos estão em vias de extinção. Oferecemos recompensa a quem encontrar um.
Regra nº 6:
Resolvemos ampliar o conceito da regra nº 5 e onde se lê “taxista” deve-se ler “vietnamita”.
Regra nº 7:
A maioria dos vietnamitas não fala inglês ou francês. Caso não fales vietnamita, a probabilidade de apanhares “preços inflacionados” é o prato do dia. Não stresses, respira fundo e ri-te. Nós experimentamos uma versão mais ressabiada nos primeiros dias mas rapidamente vimos que o resultado era o mesmo.
Regra nº 8:
Quando alguém te disser “kiss me, kiss me” não estranhes. Há um dialecto local, relativamente difundido pelas áreas turisticas, que é uma mutação da língua inglesa. Na realidade eles estão a dizer “Excuse me”. O problema é que que os vietnamitas não conseguem dizer o som “ex”. Isto é bastante interessante. Controla-te, não vale dar gargalhadas na cara dos guias.
Regra nº 9:
Moto-táxis só em último caso. São caras, perigosas e pouco sustentáveis. Se quiseres saber um pouco mais basta visitar um terminal local de autocarros, em qualquer parte do país, e ver as fotografias dos acidentes de viação.
Regra nº 10:
Se realmente quiseres ir para o Vietname, não o faças depois de visitar o Cambodja ou o Laos. Aí ele será o parente pobre. Começa pelo Vietname. A partir daí só vai melhorar.
- MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
O mistério dos pés do Rui no Vietname
Ao longo de dois meses a percorrer o sudeste asiático fomo-nos apercebendo do estranho comportamento de alguns locais quando o Rui tirava as botas. Inicialmente pensei que era coincidência mas com o passar do tempo, e a sucessão de acontecimentos, o comportamento recorrente da população deixou-me ficar com “pulga atrás da orelha”.
Em Singapura ou na Malásia não observamos qualquer tipo de comportamento discriminatório, talvez porque as botas ainda não estavam transpiradas, talvez porque a população é mais resistente, talvez porque… quem pode saber?
A verdade é que quando chegamos à Tailândia o mistério começou. O Rui ia para a praia, tirava as botas e nós ficavamos logo sozinhos. Isso era bom porque nas praias apinhadas de Koh Samui permitia alguma tranquilidade. No entanto, eu comecei a ficar preocupada. Não sentia nada de especial. Estaria a ficar insensível ao cheiro? Isso era altamente preocupante porque poderia aplicar-se também a mim. O mistério adensava-se
Nos comboios, a primeira coisa que fazemos é tirar as botas para descansar os pés. E, à medida que o tempo passava sentíamos que realmente havia algum cheiro. Mas, pior, sentíamos que as pessoas reagiam a esse cheiro. Se as minhas humildes sapatilhas permaneceram num nível olfativo que permitia a sobrevivência da população, o mesmo não se pode dizer das botas do Rui. O raio de influência do cheiro devia alcançar mais de 5 metros e com o passar dos tempos era evidente para nós e para os outros. Quando chegamos ao Laos já viajávamos com uma arma química. Se os norte-americanos soubessem teriam comprado as botas do Rui! No entanto, foi no Vietname que a arma química atingiu a sua máxima eficácia. Mal o Rui tirava as botas as pessoas olhavam com um ar de reprovação e prontamente colocavam máscaras protectoras no nariz e boca. Era hilariante.
Apesar de eu ter sido muito exposta a este armamento não desenvolvi qualquer reacção (pelo menos até ao momento). É certo que a partir de uma determinada altura tive que me proteger. As pessoas dizem-me frequentemente que sou “louca” mas… será que isso estará relacionado com este contacto?
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