VIAJAR NO VIETNAME | Dicas para preparar a sua viagem

VIAJAR NO VIETNAME | Dicas para preparar a sua viagem

Vai viajar no Vietname e procura inspiração e dicas para preparar a sua viagem? Aqui ficam as nossas recomendações, acompanhadas de dicas. Basta carregar nas fotografias para ver as nossas experiências nos diferentes lugares que visitámos no país.


INFORMAÇÃO BÁSICA


Localização: Sudeste asiático

Capital: Hanoi

Moeda: Dong

Segurança: Boa, inclusive para mulheres que viajam sozinhas

Religião: Budismo

Facilidade de deslocação: Boa, há muitos transportes públicos.

Passaporte: Necessário

Visto: Necessário

Tipo de destino: Barato

SE PRETENDER QUE UMA EMPRESA TRATE DO VISTO DO VIETNAME POR SI – Se pretender que uma empresa trate do seu visto do Vietname, pode recorrer aos serviços da iVisa para o visto do Vietname.


Seguro de viagem para o Vietname

Não facilite. É importante viajar com seguro de viagem, ainda que para escapadinhas pequenas. Pode fazer um seguro de viagem simples para cobrir despesas médicas e hospitalares. Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para o Vietname. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Se procura mais informação sobre seguros de viagem veja estes artigos


PODE SABER MAIS SOBRE…


Halong Bay (Baía de Halong)

viajar no Vietname

Grutas de Tam Coc e Ninh Binh

VIAJAR NO VIETNAME | Dicas para preparar a sua viagem

.

Visitar Hué

viajar no Vietname

Túmulos de Hué

VIAJAR NO VIETNAME | Dicas para preparar a sua viagem

.

Dicas com humor para viajar no Vietname

viajar no Vietname

Roteiro para Laos, Cambodja e Vietname

VIAJAR NO VIETNAME | Dicas para preparar a sua viagem

.

My Son

viajar no Vietname

Pagode do Perfume

VIAJAR NO VIETNAME | Dicas para preparar a sua viagem

.

Hoi An

viajar no Vietname

Costa de Nha Trang

VIAJAR NO VIETNAME | Dicas para preparar a sua viagem

.

Guerra do Vietname

viajar no Vietname

Delta do Mekong

VIAJAR NO VIETNAME | Dicas para preparar a sua viagem

.


MONÇÕES


As monções no Vietname são das mais problemáticas monções no sudeste asiático, ocorrendo entre Maio e Novembro. Como são mais intensas, geralmente provocam:

  • Chuvas fortes
  • Períodos de muita nebulosidade
  • Tufões
  • Tempestades
  • Deslizamentos de terras

Assim sendo:

  • As monções no Vietname ocorrem entre Maio e Novembro.
  • O período dos tufões é mais intenso de Julho a Novembro.
  • A melhor altura para viajar no Vietname é de Dezembro a Abril. 

Viajámos para o Vietname na altura das monções, era Agosto e Setembro. Era o único período que tínhamos disponível para viajar no país por isso arriscámos. Apanhámos alguma chuva no Delta do Mekong, mas apenas um dia. No resto das semanas a viajar no Vietname, o tempo esteve óptimo e só ocasionalmente o céu esteve nublado.


VEJA AQUI COMO COMPRAR VIAGENS ONLINE COM GRANDES PROMOÇÕES?


Se este artigo lhe interessou veja também:

Dicas com HUMOR para viajar no Vietname
Dicas com HUMOR para viajar no Vietname

Dicas com HUMOR para viajar no Vietname

  Há várias regras básicas para quem viaja de forma independente no Vietname:  

Regra nº 1:

Nunca fazer tour organizados (a não ser que não haja outra possibilidade). Porque sempre que o fizeres vais-te arrepender.

Regra nº 2:

Os comboios nocturnos são mais confortáveis do que os autocarros. Os comboios são bastante mais caros mas ganha-se em animação e agitação.

Regra nº 3:

Os vietnamitas não ajudam ninguém. Eles prestam um serviço de informações e depois apresentam a conta. Mesmo que não tenham nenhuma agência de viagens irão encaminhar-te para uma.

Regra nº 4:

Todos os vietnamitas têm um parente com um hotel. Vais acabar por ficar lá…

Regra nº 5:

Taxistas honestos estão em vias de extinção. Oferecemos recompensa a quem encontrar um.

Regra nº 6:

Resolvemos ampliar o conceito da regra nº 5 e onde se lê “taxista” deve-se ler “vietnamita”.

Regra nº 7:

A maioria dos vietnamitas não fala inglês ou francês. Caso não fales vietnamita, a probabilidade de apanhares “preços inflacionados” é o prato do dia. Não stresses, respira fundo e ri-te. Nós experimentamos uma versão mais ressabiada nos primeiros dias mas rapidamente vimos que o resultado era o mesmo.

Regra nº 8: 

Quando alguém te disser “kiss me, kiss me” não estranhes. Há um dialecto local, relativamente difundido pelas áreas turisticas, que é uma mutação da língua inglesa. Na realidade eles estão a dizer “Excuse me”. O problema é que que os vietnamitas não conseguem dizer o som “ex”. Isto é bastante interessante. Controla-te, não vale dar gargalhadas na cara dos guias.

Regra nº 9:

Moto-táxis só em último caso. São caras, perigosas e pouco sustentáveis. Se quiseres saber um pouco mais basta visitar um terminal local de autocarros, em qualquer parte do país, e ver as fotografias dos acidentes de viação.

Regra nº 10:

Se realmente quiseres  ir para o Vietname, não o faças depois de visitar o Cambodja ou o Laos. Aí ele será o parente pobre. Começa pelo Vietname. A partir daí só vai melhorar.

O mistério dos pés do Rui | Vietname
O mistério dos pés do Rui | Vietname

O mistério dos pés do Rui no Vietname

Ao longo de dois meses a percorrer o sudeste asiático fomo-nos apercebendo do estranho comportamento de alguns locais quando o Rui tirava as botas. Inicialmente pensei que era coincidência mas com o passar do tempo, e a sucessão de acontecimentos, o comportamento recorrente da população deixou-me ficar com “pulga atrás da orelha”.  

Em Singapura ou na Malásia não observamos qualquer tipo de comportamento discriminatório, talvez porque as botas ainda não estavam transpiradas, talvez porque a população é mais resistente, talvez porque… quem pode saber?  

O mistério dos pés do Rui | Vietname

A verdade é que quando chegamos à Tailândia o mistério começou. O Rui ia para a praia, tirava as botas e nós ficavamos logo sozinhos. Isso era bom porque nas praias apinhadas de Koh Samui permitia alguma tranquilidade. No entanto, eu comecei a ficar preocupada. Não sentia nada de especial. Estaria a ficar insensível ao cheiro? Isso era altamente preocupante porque poderia aplicar-se também a mim. O mistério adensava-se  

Nos comboios, a primeira coisa que fazemos é tirar as botas para descansar os pés. E, à medida que o tempo passava sentíamos que realmente havia algum cheiro. Mas, pior, sentíamos que as pessoas reagiam a esse cheiro. Se as minhas humildes sapatilhas permaneceram num nível olfativo que permitia a sobrevivência da população, o mesmo não se pode dizer das botas do Rui. O raio de influência do cheiro devia alcançar mais de 5 metros e com o passar dos tempos era evidente para nós e para os outros.   Quando chegamos ao Laos já viajávamos com uma arma química. Se os norte-americanos soubessem teriam comprado as botas do Rui! No entanto, foi no Vietname que a arma química atingiu a sua máxima eficácia. Mal o Rui tirava as botas as pessoas olhavam com um ar de reprovação e prontamente colocavam máscaras protectoras no nariz e boca. Era hilariante.  

O mistério dos pés do Rui | Vietname

Apesar de eu ter sido muito exposta a este armamento não desenvolvi qualquer reacção (pelo menos até ao momento). É certo que a partir de uma determinada altura tive que me proteger.   As pessoas dizem-me frequentemente que sou “louca” mas… será que isso estará relacionado com este contacto?

Se vai viajar para a Tailândia, estes são artigos que lhe podem interessar

  • VISITAR COSTA DE KRABI – Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem e explorar a região de Krabi, na Tailândia.
  • VISITAR KOH PHI PHI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kho Phi Phi e não sofrer desilusões está aqui.
  • VISITAR BANGKOK – Um artigo para o ajudar a preparar e perceber a cidade de Bangkok, a capital da Tailândia.
  • VISITAR CHIANG MAI – Um artigo sobre a nossa visita a Chiang Mai e aos templos da cidade no norte da Tailândia.
  • VISITAR AS MULHERES GIRAFAS – Tudo o que precisa de saber para visitar as mulheres girafas na Tailândia, na zona de Mae Hong Son.
  • VISITAR KOH SAMUI E AS PRAIAS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Koh Samui e as suas praias idílicas na Tailândia, está aqui.
  • ROTEIRO PARA VIAJAR NA TAILÂNDIA – Um artigo com o nosso roteiro pela Tailândia numa viagem no sudeste asiático.

Se vai viajar para o Vietname, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar

  • VIAJAR NO VIETNAME – Tudo o que precisa de saber para viajar no Vietname.
  • VISITAR HALONG BAY – Tudo o que precisa de saber, com base na nossa experiência, na baía mais famosa do Vietname, Halong Bay.
  • VISITAR HUÉ – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade imperial de Hué e os túmulos imperiais nos arredores.
  • VISITAR NINH BINH – Um artigo sobre a nossa visita a Ninh Binh, no Vietname, e as grutas de Tam Coc.
  • VISITAR AS RUÍNAS DE MY SON – Tudo o que precisa de saber sobre as ruínas de My Son, no Vietname, para as poder visitar e perceber a visita.
  • VISITAR O PAGODE DO PERFUME – Um artigo com o que precisa de saber sobre para visitar o Pagode do Perfume, no Vietname.
  • VISITAR HOI AN – Tudo o que precisa de saber para explorar a cidade de Hoi An, uma cidade maravilhosa para visitar no Vietname.
  • VISITAR A COSTA DE NHA TRANG – Tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a costa de Nha Trang, no Vietname.
  • GUERRA DO VIETNAME – Um artigo informativo sobre a Guerra do Vietname, mais conhecida no Vietname como Guerra da América.
  • VIAJAR NO DELTA DE MEKONG – Um artigo sobre a nossa experiência e viajar durante vários dias no Delta do Mekong, cheio de dicas e sugestões.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.