Visitar o PAGODE DO PERFUME, uma viagem a Nui Huong Tich | Vietname

Visitar o PAGODE DO PERFUME, uma viagem a Nui Huong Tich | Vietname
Vislumbro os penhascos calcários entre o nevoeiro que cobre a paisagem enquanto o barco de madeira percorre o rio a caminho do Pagode do Perfume. As margens estão cobertas de vegetação tropical e há flores de lótus a cobrirem as águas. O nevoeiro acrescenta um carácter mais mágico ainda a este local. “A mais bela caverna sob os céus do sul” é a frase que está escrita na subida para o Pagode do Perfume.
Visitar o PAGODE DO PERFUME, uma viagem a Nui Huong Tich | Vietname
O Pagode do Perfume, a 65 km de Hanoi, é uma atracção turística por excelência para os vietnamitas. Situado no monte do Vestígio Fragrante, em vietnamita Nui Huong Tich, é um complexo com mais de 30 templos e santuários. Para chegar ao pagode é necessário apanhar um barco em My Duc e percorrer cerca de uma hora e meia ao longo do rio Suoi Yen. Dividimos o barco com dois filipinos de meia-idade mas cheios de sentido de humor. O barco é conduzido por uma jovem mulher vietnamita. Os nossos amigos metem-se com todas as mulheres vietnamitas que se cruzam connosco e, como falam um pouco de vietnamita, fazem as delícias das gentes.
O silêncio é impressionante, só quebrado pelos risos dos filipinos no Pagode do Perfume. O nevoeiro torna esta viagem inesquecível. O barco atraca no cais e seguimos a pé até ao nosso primeiro pagode, o Pagode de Thien Tru, conhecido como Pagode da Cozinha Celestial. Este pagode, do século XVIII,  tem três patamares onde existem vários santuários budistas que parecem acolhidos harmoniosamente pela floresta tropical na base de um penhasco. É impossível não reparar que não existem turistas ocidentais. Há vários turistas asiáticos e vietnamitas. Europeus ou americanos não vemos.
Visitar o PAGODE DO PERFUME, uma viagem a Nui Huong Tich | Vietname
Depois de almoçarmos num restaurante local, optamos por subir o monte Nui Huong Tich de teleférico. Olhamos para baixo e vemos a floresta tropical cobrir os penhascos calcários.
No topo basta caminhar algumas dezenas de metros para chegar ao Pagode de Huong Tich, o pagode mais venerado do complexo. Este pagode constitui um templo criado no interior de uma gruta calcária. Ainda sinto o cheiro do incenso que perfuma todo o espaço.
Visitar o PAGODE DO PERFUME, uma viagem a Nui Huong Tich | Vietname
As estátuas douradas da deusa da Misericórdia Quan Am e do buda embelezam a gruta. Há uma escadaria enorme que é necessário descer para chegar à gruta e subir quando regressamos. É impressionante estes 120 degraus íngremes e altos que ligam o pagode ao topo da montanha.
Optamos por descer a montanha a pé para efectuar o percurso que os peregrinos fazem durante a sua peregrinação ao topo da montanha. Hoje, a montanha está praticamente deserta e há pouquíssimos turistas. Dizem que durante o Festival do Pagode do Perfume as pessoas acotovelam-se para conseguirem subir, tal a afluência de pessoas. Durante a peregrinação saúdam-se e procuram a absolvição dos seus pecados. Este pagode é também bastante popular para os casais inférteis que procuram aqui a bênção de um filho.
Visitar o PAGODE DO PERFUME, uma viagem a Nui Huong Tich | Vietname
Não deixa de ser estranho ver o percurso cheio de tendas de comércio fechadas. Só abrem durante o festival. No entanto, reparo que algumas delas servem de habitação para algumas famílias. Só trabalharão durante os meses do festival? Não consegui perceber.
Pelo caminho ainda paramos em mais dois pequenos pagodes, o Giai Oan ou Pagode da Redenção das Injustiças e o de Tien Son, bastante antigo e venerado pelos locais.
Visitar o PAGODE DO PERFUME, uma viagem a Nui Huong Tich | Vietname
Visitar o PAGODE DO PERFUME, uma viagem a Nui Huong Tich | Vietname
Uma vez cá em baixo, regressamos ao cais e apanhamos o barco de regresso a My Duc. O nevoeiro levantou mas continua o templo nublado. Este ar cinzento da paisagem ainda torna o caminho mais enigmático. Parece que viajamos no tempo no Pagode do Perfume.
Visitar o PAGODE DO PERFUME, uma viagem a Nui Huong Tich | Vietname

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.