Viajar no DELTA DO MEKONG de forma independente | Vietname

Viajar no DELTA DO MEKONG de forma independente | Vietname
O rio Mekong é um marco para qualquer geógrafo. Nascendo no planalto tibetano e sendo alimentado pelos gelos dos glaciares dos Himalaias, este rio é um dos mais importantes do continente asiático. No seu percurso, com mais de 4500 km, atravessa a China, o Myanmar, o Laos, a Tailândia, o Cambodja e termina no Vietname. A foz do rio Mekong, tal como o Nilo, é um delta, ou seja, o rio desagua em vários braços no Mar da China.
Para explorar o delta do Mekong e toda esta área do Vietname apanhamos um barco em Phnom Penh, capital do Cambodja, que demorou 7 horas até chegar a fronteira e a cidade de Chau Doc, a nossa primeira paragem no delta.
Viajar no DELTA DO MEKONG de forma independente | Vietname
A caminho do Vietname, mas ainda no Cambodja, paramos numa aldeia na margem do Mekong. As crianças correram para nos ver e pediam que as fotografássemos. Esta aldeia era tão singular que não havia uma única pessoa a pedir ou a tentar vender fosse o que fosse. Foi um balão de ar fresco para quem vinha de Phnom Penh.
Depois de atravessar a fronteira e chegar a Chau Doc, uma cidade magnifica na margem do rio, fomos abençoados pelas chuvas de monção no delta do Mekong. Atravessamos a pé o mercado local ainda mais enlameado do que o normal e arranjamos um hotel para dormir com vista sobre as casas flutuantes e o rio. Lá fora chovia torrencialmente e nos estávamos todos encharcados. Até eu (a muito custo) tive que admitir que assim não dava para ver nada. Aguardamos um bocado e depois saímos. É a vantagem das monções… tanto chove como a seguir vem bom tempo!
Viajar no DELTA DO MEKONG de forma independente | Vietname
Não foi preciso muito tempo para descobrir junto ao rio uma senhora que nos levou no seu barco a visitar os canais e as casas flutuantes do delta do Mekong. Foi um passeio delicioso. O melhor que fizemos no delta do Mekong. O céu estava escuro e carregado de nuvens mas as cores do fim do dia espreitavam por alguns instantes. O pequeno barco de madeira, construído com base nos que aqui se utilizam há mais de 500 anos, cruzava os canais e braços do Mekong.
Pelo caminho testemunhávamos o dia-a-dia da população do delta do Mekong. Em casas flutuantes sobre bidões e algumas presas com estacas ao fundo do leito do rio, a vida decorria com normalidade. Crianças brincavam nos barcos, adultos tomavam banho no rio, os pescadores recolhiam as redes e os muçulmanos dirigiam-se para a mesquita, a vida seguia o seu caminho como a água segue o seu percurso em direcção ao mar. Já era noite quando regressamos a Chau Doc.
Viajar no DELTA DO MEKONG de forma independente | Vietname
A partir de Chau Doc o rio que em Vietnamita significa “rio dos nove dragões” divide-se em dois grandes braços: o Mekong superior e o Mekong inferior. Decidimos explorar primeiro o Mekong inferior. Assim, no dia seguinte apanhamos um transporte que não saberia aqui descrever mas é algo entre uma bicicleta com atrelado e um reboque(!) até a estação de autocarros. Aí apanhamos um micro-bus para Can Tho, a nossa segunda paragem no delta do Mekong.
Viajar no DELTA DO MEKONG de forma independente | Vietname
Can Tho é uma cidade grande, a maior do delta do Mekong, e é o melhor local para visitar os mercados flutuantes. Infelizmente quando aqui chegamos já eram 11 h e os mercados estavam longe do seu esplendor. Mesmo assim, decidimos ir ver os mercados e os canais num passeio de barco durante duas ou três horas. O mercado era essencialmente grossista e alguns barcos ainda estavam a vender os seus produtos. Cada barco exibe os produtos que vende atados numa cana. Assim, os potenciais compradores aproximam-se dos vendedores desejados do delta do Mekong.
Como estávamos com o tempo contado e só tínhamos três dias para explorar o delta do Mekong decidimos apanhar nesse dia um autocarro local até Vinh Long, outra das cidades do delta, mas desta vez na margem no Mekong superior. Conseguimos um quarto num hotel baratucho mas descobrimos que também tinha a possibilidade de ser alugado à hora! Eu realmente achei estranho haver tantos preservativos disponíveis nas escadas de acesso aos quartos!
Viajar no DELTA DO MEKONG de forma independente | Vietname
Quando chegamos a Vinh Long fomos mais uma vez agraciados pela chuva de monção mas ainda tivemos tempo para uma pequena voltinha pela cidade, até porque por aqui não havia muito que ver. Marcamos um passeio de barco pelo delta do Mekong para o dia seguinte. Queríamos ver os mercados flutuantes no seu esplendor por isso o passeio começaria as 6.30 h da manhã.
E assim foi. Bem cedo atravessamos os canais e chegamos ao mercado de Cai Be. Mais uma vez era um mercado grossista e muito semelhante com aquele que vimos em Can Tho, embora bastante mais pequeno. A grande diferença é que neste mercado há várias igrejas católicas nas ilhas a volta. Ainda tivemos tempo para ver algumas plantações de frutos (bastante abundantes nas ilhas do delta) no delta do Mekong, fábricas de doces de frutas, etc. O mais interessante foi uma fábrica de fazer tijolos que os cozia com as cascas do arroz num forno enorme e bastante artesanal.
Viajar no DELTA DO MEKONG de forma independente | Vietname
Ao final da manhã regressamos a Vinh Long e apanhamos um micro-bus com destino a Ho Chi Minh. Para trás deixamos o delta do Mekong, os campos de arroz, as águas escuras do delta e a tranquilidade dos canais. Dirigiamo-nos para a maior cidade do Vietname, a antiga Saigão, e capital do Vietname do Sul durante a Guerra do Vietname.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.