Viajar no DELTA DO MEKONG de forma independente | Vietname
Colocado em
O rio Mekong é um marco para qualquer geógrafo. Nascendo no planalto tibetano e sendo alimentado pelos gelos dos glaciares dos Himalaias, este rio é um dos mais importantes do continente asiático. No seu percurso, com mais de 4500 km, atravessa a China, o Myanmar, o Laos, a Tailândia, o Cambodja e termina no Vietname. A foz do rio Mekong, tal como o Nilo, é um delta, ou seja, o rio desagua em vários braços no Mar da China.
MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
Para explorar o delta do Mekong e toda esta área do Vietname apanhamos um barco em Phnom Penh, capital do Cambodja, que demorou 7 horas até chegar a fronteira e a cidade de Chau Doc, a nossa primeira paragem no delta.
A caminho do Vietname, mas ainda no Cambodja, paramos numa aldeia na margem do Mekong. As crianças correram para nos ver e pediam que as fotografássemos. Esta aldeia era tão singular que não havia uma única pessoa a pedir ou a tentar vender fosse o que fosse. Foi um balão de ar fresco para quem vinha de Phnom Penh.
Depois de atravessar a fronteira e chegar a Chau Doc, uma cidade magnifica na margem do rio, fomos abençoados pelas chuvas de monção no delta do Mekong. Atravessamos a pé o mercado local ainda mais enlameado do que o normal e arranjamos um hotel para dormir com vista sobre as casas flutuantes e o rio. Lá fora chovia torrencialmente e nos estávamos todos encharcados. Até eu (a muito custo) tive que admitir que assim não dava para ver nada. Aguardamos um bocado e depois saímos. É a vantagem das monções… tanto chove como a seguir vem bom tempo!
Não foi preciso muito tempo para descobrir junto ao rio uma senhora que nos levou no seu barco a visitar os canais e as casas flutuantes do delta do Mekong. Foi um passeio delicioso. O melhor que fizemos no delta do Mekong. O céu estava escuro e carregado de nuvens mas as cores do fim do dia espreitavam por alguns instantes. O pequeno barco de madeira, construído com base nos que aqui se utilizam há mais de 500 anos, cruzava os canais e braços do Mekong.
Pelo caminho testemunhávamos o dia-a-dia da população do delta do Mekong. Em casas flutuantes sobre bidões e algumas presas com estacas ao fundo do leito do rio, a vida decorria com normalidade. Crianças brincavam nos barcos, adultos tomavam banho no rio, os pescadores recolhiam as redes e os muçulmanos dirigiam-se para a mesquita, a vida seguia o seu caminho como a água segue o seu percurso em direcção ao mar. Já era noite quando regressamos a Chau Doc.
A partir de Chau Doc o rio que em Vietnamita significa “rio dos nove dragões” divide-se em dois grandes braços: o Mekong superior e o Mekong inferior. Decidimos explorar primeiro o Mekong inferior. Assim, no dia seguinte apanhamos um transporte que não saberia aqui descrever mas é algo entre uma bicicleta com atrelado e um reboque(!) até a estação de autocarros. Aí apanhamos um micro-bus para Can Tho, a nossa segunda paragem no delta do Mekong.
Can Tho é uma cidade grande, a maior do delta do Mekong, e é o melhor local para visitar os mercados flutuantes. Infelizmente quando aqui chegamos já eram 11 h e os mercados estavam longe do seu esplendor. Mesmo assim, decidimos ir ver os mercados e os canais num passeio de barco durante duas ou três horas. O mercado era essencialmente grossista e alguns barcos ainda estavam a vender os seus produtos. Cada barco exibe os produtos que vende atados numa cana. Assim, os potenciais compradores aproximam-se dos vendedores desejados do delta do Mekong.
Como estávamos com o tempo contado e só tínhamos três dias para explorar o delta do Mekong decidimos apanhar nesse dia um autocarro local até Vinh Long, outra das cidades do delta, mas desta vez na margem no Mekong superior. Conseguimos um quarto num hotel baratucho mas descobrimos que também tinha a possibilidade de ser alugado à hora! Eu realmente achei estranho haver tantos preservativos disponíveis nas escadas de acesso aos quartos!
Quando chegamos a Vinh Long fomos mais uma vez agraciados pela chuva de monção mas ainda tivemos tempo para uma pequena voltinha pela cidade, até porque por aqui não havia muito que ver. Marcamos um passeio de barco pelo delta do Mekong para o dia seguinte. Queríamos ver os mercados flutuantes no seu esplendor por isso o passeio começaria as 6.30 h da manhã.
E assim foi. Bem cedo atravessamos os canais e chegamos ao mercado de Cai Be. Mais uma vez era um mercado grossista e muito semelhante com aquele que vimos em Can Tho, embora bastante mais pequeno. A grande diferença é que neste mercado há várias igrejas católicas nas ilhas a volta. Ainda tivemos tempo para ver algumas plantações de frutos (bastante abundantes nas ilhas do delta) no delta do Mekong, fábricas de doces de frutas, etc. O mais interessante foi uma fábrica de fazer tijolos que os cozia com as cascas do arroz num forno enorme e bastante artesanal.
Ao final da manhã regressamos a Vinh Long e apanhamos um micro-bus com destino a Ho Chi Minh. Para trás deixamos o delta do Mekong, os campos de arroz, as águas escuras do delta e a tranquilidade dos canais. Dirigiamo-nos para a maior cidade do Vietname, a antiga Saigão, e capital do Vietname do Sul durante a Guerra do Vietname.
Se vai viajar para a Tailândia, estes são artigos que lhe podem interessar
VISITAR COSTA DE KRABI – Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem e explorar a região de Krabi, na Tailândia.
VISITAR KOH PHI PHI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kho Phi Phi e não sofrer desilusões está aqui.
VISITAR BANGKOK – Um artigo para o ajudar a preparar e perceber a cidade de Bangkok, a capital da Tailândia.
VISITAR CHIANG MAI – Um artigo sobre a nossa visita a Chiang Mai e aos templos da cidade no norte da Tailândia.
VISITAR AS MULHERES GIRAFAS – Tudo o que precisa de saber para visitar as mulheres girafas na Tailândia, na zona de Mae Hong Son.
VISITAR KOH SAMUI E AS PRAIAS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Koh Samui e as suas praias idílicas na Tailândia, está aqui.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.