Visitar MY SON, os vestígios de um império desaparecido | Vietname

Visitar MY SON, os vestígios de um império desaparecido | Vietname
A divisão do Vietname em dois países, o do Norte e o do Sul, é algo que tem raízes muito mais profundas e distantes no tempo do que aquelas que foram invocadas pela ONU em 1954. A zona norte, à volta do delta do rio Vermelho, foi palco de um domínio territorial por parte dos chineses durante os primeiros 1000 anos depois de Cristo e, mesmo depois de ganha a independência em relação a essa potência, os impérios que se desenvolveram nessa região sempre tiveram uma grande influência cultural chinesa. Pelo contrário, no Sul, na região do delta do Mekong, as influências eram outras. Por exemplo, o império de Funan, de origem índica e precursor do império khmer, controlou, no seu auge, a maior parte do actual Cambodja e a costa oriental da Tailândia.
Outro império, que dominou parte do Vietname central, foi o de Champa. “Entalado” entre os impérios de Viet, a norte, e os khmers de Angkor, a sua existência nunca foi fácil mas, mesmo depois de perderem a maior parte do seu território, conseguiram manter a independência até 1720, numa estreita faixa de terra em redor de Nha Trang. A sua capital religiosa foi, entre os séculos IV e XIII, o complexo de My Son, a 40 km de Hoi An (a partir de onde saímos para visitar o conjunto de ruínas mais famoso do Vietname).
Visitar MY SON, os vestígios de um império desaparecido | Vietname
Acompanhados por um guia que dizia “Kiss me” em vez de “Excuse me” lá partimos em direcção as ruínas que muitos intitulam de Angkor do Vietname. Claro que rapidamente nos apercebemos que esta comparação não era muito justa… Não me interpretem mal, o complexo de My Son é interessante de se visitar, mas a ideia de compará-lo a Angkor só pode ter vindo de uma cabeça vietnamita a pensar em sacar algum dinheiro de turistas incautos!
Descoberto em finais do século XIX por arqueólogos franceses, apenas 20 templos estão hoje em relativo bom estado, de um total que se pensa que rondaria os 70. Além dos séculos de guerras com os vizinhos do norte e do sul, My Son teria ainda de passar mais uma provação no século XX, quando os EUA escolheram a área como alvo prioritário devido à intensa actividade vietcong. Um dos grupos de templos foi completamente destruído pelos bombardeamentos norte-americanos e ainda hoje se podem observar enormes crateras de bombas entre os templos sobreviventes.
Visitar MY SON, os vestígios de um império desaparecido | Vietname
Os edifícios que mais se distinguem são as chamadas torres Cham, com figuras em relevo, enquanto um falo gigante em pedra e um lingam de Shiva atraem as atenções dos turistas, devidamente auxiliados pelas explicações dos guias…
Como sempre, grande parte dos rituais praticados nestes templos estão relacionados com o culto da fertilidade, e como a chuva está ligada à fertilidade, talvez não tenha sido por acaso que, após termos regressado a Hoi An num percurso de barco que acabou no mercado da cidade, fomos abençoados com uma chuva torrencial que durou toda a tarde!

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.