HALONG BAY – Visitar a baía de Halong desde Hanói | Vietname
Colocado em
O lugar onde o dragão entra no oceano, é esse o significado da Baía de Halong. Recentemente eleita pelas New7Wonders uma das 7 Maravilhas da Natureza, a baía corresponde a uma área enorme de 1.500 km2, com cerca de 2.500 ilhas e ilhéus que pontuam o mar e se elevam das águas. Infelizmente, os tradicionais barcos de junco com grandes velas já pouco se vêem. As formações calcárias concedem a esta paisagem uma singularidade que só encontra paralelo na baía de Phang Nga, na Tailândia.
MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
Diz a lenda que um grande dragão que vivia nas montanhas correu em direcção ao golfo de Tonquim e a sua cauda escavou vales enormes, que mais tarde foram preenchidos com água, deixando apenas algumas ilhas à superfície.
Apesar da lenda ser muito mais encantadora do que a explicação cientifica, para os geomorfólogos a génese desta paisagem resulta da acção erosiva provocada pela água sobre as formações calcárias.
Há cerca de 130 milhões de anos, toda esta área do sudeste asiático estava submersa e existiam recifes coralíferos cuja calcite deu origem a várias camadas calcárias. Face aos movimentos tectónicos, essas camadas foram sujeitas a fortes pressões e soergueram ficando os calcários emersos. Ao longo dos séculos, a água das chuvas e das ondas actuou sobre o calcário e abriu fissuras, cavidades, grutas e fendas nas rochas. A subida do nível médio das águas do mar, no final da última glaciação (há 18 mil anos), elevou as águas cerca de 4 metros e concedeu à paisagem o aspecto que ela exibe hoje. Esta paisagem é que atraí tantos visitantes, centenas de ilhas com um número infinito de praias, grutas e cavernas.
Como só tínhamos um dia para visitar a baía optamos por realizar um tour a partir de Hanói. Saímos do hotel já deveriam ser umas 8.30 h e como sabíamos que a viagem demorava cerca de 3 a 4 horas ficamos logo apreensivos. Viríamos a perceber, rapidamente, que tomamos a decisão errada ao visitar a baía num tour. O autocarro só andou uma hora e ao fim desse tempo parou para shopping time durante 30 minutos. Não queríamos acreditar. No fim do período das compras regressamos ao autocarro e ao caminho.
Chegamos a Halong, local onde deveríamos apanhar o barco para a baía, às 13.30 h. Fomos encaminhados para o barco e este começou a navegar, no entanto, também esta navegação foi por pouco tempo. O barco ao fim de 10 minutos parou e os empregados chamaram toda a gente para dentro, iam começar a servir o almoço. Fiquei “fula”! Almoço? Quem é que pensa em comer quando tem a baía de Halong a 40 minutos de barco? Não queria acreditar. Mas, era mesmo verdade. Lá comi, com pouca vontade. O barco recuperou a marcha e passado algum tempo entramos na baía propriamente dita e estávamos rodeados de formações calcárias emersas.
A nossa primeira paragem foi na ilha Dau Go, onde percorremos um caminho estreito subindo em direcção à entrada da gruta Hang Dau Go. Depois de ter visto a paisagem de Guilin e Yangshou, na China, Halong não impressiona assim tanto. Não se pode dizer que não é bonito porque não seria verdade. No entanto, comparado com o sul da China é mais pobre. Tentamos abstrair-nos do que tenhamos visto na China e desfrutar da beleza do local.
A primeira gruta que visitamos é magnífica. É alta e comprida, cheia de formações cársicas de pormenor. No final da gruta saímos e desfrutamos duma vista fantástica sobre a baía. Descemos alguns metros e visitamos outra gruta. Para tal tive que discutir com o nosso guia que nos dizia que não tínhamos tempo. Lá lhe expliquei, de forma pouco simpática, que tinha pago para visitar a paisagem e não para fazer compras por isso era o que tencionava fazer.
Eu e o Rui entramos na gruta e dois outros rapazes que viajavam connosco no mesmo grupo aproveitaram e vieram também. Esta gruta, designada Hang Thien Cung, é muito menos turística mas igualmente bela. O seu nome significa palácio celestial. O guia dizia-me “essa gruta é feia, não vale a pena”, prontamente lhe respondi “agradeço-lhe a amabilidade mas ainda sou eu que faço os meus julgamentos”. Ele ficou furioso e eu, confesso, muito satisfeita com a visita.
Regressamos ao barco e ele iniciou a sua navegação pela baía. Andamos cerca de 30 minutos, circulando a ilha onde estávamos pela direita e paramos numa aldeia piscatória flutuante. O guia deu-nos duas opções: podíamos ficar ali à espera uma hora ou então pagar uma viagem, num barco mais pequeno, ao interior da ilha. Optamos pela segunda opção e lá soltamos mais 5USD por pessoa.
A viagem foi agradável mas muito longe de valer o dinheiro que pagamos. Quando regressamos à aldeia descobrimos que o barco se tinha ido embora buscar outros turistas e voltaria dentro de poucos minutos. Descobrimos, uma hora mais tarde, que esses minutos eram muito mais de 60…
Estamos no Vietname e este tipo de comportamento começa a tornar-se mais ou menos comum. Todos os dias temos experiências deste tipo. No início chateávamo-nos, discutíamos, berrávamos, enervávamo-nos mas rapidamente percebemos que não adiantava nada. Eles não mudam, não respeitam os turistas e continuam a fazer sempre o mesmo. Decidimos ignorar e tentar fazer as coisas à nossa maneira.
O barco lá regressou, cerca de duas horas depois de nos ter deixado na aldeia. Estava na hora de regressar a Halong e deixar para trás a baía. Ainda confrontei o guia com o facto de ter comprado um tour que incluía 4 horas de navegação. Ele prontamente me respondeu “we are sailling for 4 hours!”, “Great, i’m so happy!”, disse-lhe eu. Só me apetecia apertar-lhe o pescoço mas controlei-me.
Regressamos à cidade e abandonamos a baía enquanto o sol descia. Mais do que estar chateada com o tour, estava chateada com as restantes pessoas que viajavam connosco que pareciam agradadas com o passeio. Para cúmulo ainda fomos visitar uma loja enorme de pedras preciosas. Mais 40 minutos de shopping time! “Carla, respira fundo”, dizia o Rui. Riamos mas só me apetecia partir tudo. O autocarro saiu de Halong às 19 h para o que nós pensávamos serem 3 horas de viagem até Hanói, mas afinal ainda paramos para mais outro shopping time, na mesma loja da manhã, de forma a que os turistas pudessem “pagar” somas exorbitantes de dinheiro por uma boa refeição vietnamita. Quando chegamos a Hanói eram quase 23 h. Estávamos estafados e muito desiludidos. Desiludidos connosco por termos feito o tour, desiludidos com a baía porque aquilo que vimos não nos impressionou grandemente, mas principalmente desiludidos porque sentimos que não vimos a verdadeira baía de Halong.
Se vai viajar para a Tailândia, estes são artigos que lhe podem interessar
VISITAR COSTA DE KRABI – Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem e explorar a região de Krabi, na Tailândia.
VISITAR KOH PHI PHI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kho Phi Phi e não sofrer desilusões está aqui.
VISITAR BANGKOK – Um artigo para o ajudar a preparar e perceber a cidade de Bangkok, a capital da Tailândia.
VISITAR CHIANG MAI – Um artigo sobre a nossa visita a Chiang Mai e aos templos da cidade no norte da Tailândia.
VISITAR AS MULHERES GIRAFAS – Tudo o que precisa de saber para visitar as mulheres girafas na Tailândia, na zona de Mae Hong Son.
VISITAR KOH SAMUI E AS PRAIAS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Koh Samui e as suas praias idílicas na Tailândia, está aqui.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Eu fiz essa viagem mas não por um dia e fiz uma com pernoite no barco Foi mt bom pois assim aproveitamos bastante e paramos numas 4 praias e umas três grutas O nascer do sol foi maravilhoso e fizeram um jantar super legal com lua mt bonita! Fazer um bate e volta no mesmo dia não vale a pena O esquema das compras existe mas foi só uma parada na ida e outra na volta do dia seguinte Navegamos bastante nos dois dias
Obrigado Carla e Rui pela vossa partilha.
Nós vamos ao Vietname dentre de 3 semanas e já contratamos um tour de 1 dia por Halong Bay. Pela vossa experiência os operadores comportam-se “todos” da mesma forma? Nós contratamos a Halong Bay One Day.
Obrigado!
Olá Vitor. Não sei se são todos iguais mas sei que há muitos que trabalham mal. Não podemos responder por todos e, certamente, haverão muitos que trabalham bem. Espero que seja o vosso caso. Depois dê-nos o feedback. Obrigada.
Olá Carla, tb estou a planear a minha visita a halong bay e ainda não consegui comprar a tour. Tenho lido imenso sobre este passeio mas não é fácil decisão pois sinto que estas empresas só já olham para o lucro, além de tb já ter lido que a baia está bastante polui e que nem aconselham tomar banho lá… Alguma sugestão alternativa que tenha ficado a saber? Super obrigado desde já pela atenção.
Olá Carla. Eu acho mais bonito Tam Coc e Ninh Binh, embora não seja o mesmo. Apesar de Halong Bay me ter desiludido, eu considero que é uma pena ir ao Vietname e não ir lá. Olha, tem que ser! Vai de tour. Até pode não correr muito bem, mas sempre vai ser melhor que não conhecer. Arrisca. Eu arriscava.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Eu fiz essa viagem mas não por um dia e fiz uma com pernoite no barco Foi mt bom pois assim aproveitamos bastante e paramos numas 4 praias e umas três grutas O nascer do sol foi maravilhoso e fizeram um jantar super legal com lua mt bonita! Fazer um bate e volta no mesmo dia não vale a pena O esquema das compras existe mas foi só uma parada na ida e outra na volta do dia seguinte Navegamos bastante nos dois dias
Que bom, ainda bem que gostaram da vossa visita a Halong Bay. Temos que voltar para fazer as pazes com a baía.
Obrigado Carla e Rui pela vossa partilha.
Nós vamos ao Vietname dentre de 3 semanas e já contratamos um tour de 1 dia por Halong Bay. Pela vossa experiência os operadores comportam-se “todos” da mesma forma? Nós contratamos a Halong Bay One Day.
Obrigado!
Olá Vitor. Não sei se são todos iguais mas sei que há muitos que trabalham mal. Não podemos responder por todos e, certamente, haverão muitos que trabalham bem. Espero que seja o vosso caso. Depois dê-nos o feedback. Obrigada.
Olá Carla, tb estou a planear a minha visita a halong bay e ainda não consegui comprar a tour. Tenho lido imenso sobre este passeio mas não é fácil decisão pois sinto que estas empresas só já olham para o lucro, além de tb já ter lido que a baia está bastante polui e que nem aconselham tomar banho lá… Alguma sugestão alternativa que tenha ficado a saber? Super obrigado desde já pela atenção.
Olá Carla. Eu acho mais bonito Tam Coc e Ninh Binh, embora não seja o mesmo. Apesar de Halong Bay me ter desiludido, eu considero que é uma pena ir ao Vietname e não ir lá. Olha, tem que ser! Vai de tour. Até pode não correr muito bem, mas sempre vai ser melhor que não conhecer. Arrisca. Eu arriscava.