Vanuatu é, muito provavelmente, a par com a Papua Nova Guiné, o melhor destino cultural do Pacífico. Situado na Melanésia, Vanuatu é um conjunto de ilhas maravilhosas, do mais belo e rico que já vimos no mundo. Um lugar simples, que nos conquistou logo desde o primeiro momento. Vanuatu é vida e gente. Vanuatu, não é um destino para todos, mas é um destino para todos os que são apaixonados pelo mundo. Tinha tudo para nos conquistar, e conquistou. Vanuatu, um dos países mais belos do mundo, sem dúvida.
- SEGURO DE VIAGEM IATI – Toda a informação que precisa para fazer um seguro de viagem da IATI está neste artigo, inclusive link para ter 5% de desconto nas suas viagens baratas.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DE VANUATO
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar Vanuatu, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. Vanuatu é uma ilha maravilhosa para quem procura aldeias típicas, ruínas misteriosas e um quotidiano pouco tocado pelo turismo, mas também tem sol e mar, com algumas belas praias, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor da ilha. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Vanuatu de forma independente.
BEM-VINDOS A VANUATU
Se os antípodas geográficos de Portugal são a Nova Zelândia, os antípodas culturais estarão algures aqui em Vanuatu. Chegar a Vanuatu não foi fácil, aliás mais difícil do que o que se previa. Comprávamos inicialmente um voo que foi cancelado e o dinheiro devolvido. Ainda estávamos na Austrália. Comprámos depois um segundo voo noutra companhia para Vanuatu que voltou a ser cancelado e, o dinheiro, durante semanas, nem vê-lo. Estávamos já na Nova Zelândia. Mais de 700€ a espreitar por um canudo numa companhia de renome mundial (que partilhamos no nosso curso as companhias a evitar e as fidedignas), mas sem qualquer tipo de contacto de apoio ao cliente. Aprendemos que nunca mais a vamos usar. O terceiro voo, saiu! E nós saímos também! Saímos da Nova Zelândia e fizemos escala em Sydney para conseguir voar para Vanuatu.
Vanuatu não ia ser fácil nem barato, mas estávamos confiantes que iria valer a pena. Chegámos a Port Vila, capital de Vanuatu, já da parte da tarde, para uma breve viagem até ao nosso hotel, o primeiro pardieiro dos últimos meses. Ainda agora chegamos e já temos saudades da Maori e da Juddy. O nosso quarto é num alojamento familiar que alberga pessoas de Vanuatu que vêm à capital de passagem ou estão aqui a viver. É com eles que dividimos a cozinha e a casa de banho, numa espécie de apartamento colectivo. Se no início estranhamos, depois entranhamos!
Ainda tivemos tempo de sair para apanhar o pôr do sol na baía de Port Vila e dar uma caminhada a pé, de forma a perceber que devíamos ter vindo carregados de comida! As próximas semanas em Vanuatu prometem, mas pelo menos aventura não deve faltar!
VANUATU STYLE EM PORT VILA
Se nos dissessem que a nossa passagem por Port Vila, em Vanuatu, ficaria marcada pelo novo “Look” do Rui, não iríamos acreditar! O nosso primeiro dia em Vanuatu foi passado a explorar a sua capital. Começámos bem cedo pela manhã pois queríamos despachar material para casa, mas descobrimos que tal não era possível, ou porque os correios nacionais não o faziam, ou porque os preços da @DHL é @fedex eram proibitivos para o comum dos mortais. Sendo assim, tivemos de regressar ao nosso humilde pardieiro e guardar lá as coisas nas próximas semanas em Vanuatu.
Quando saímos para explorar a cidade, ainda os mercados matinais fervilhavam de vida, quer o mercado de frescos, o mercado de tecidos das mulheres (onde perdi mais uma vez a cabeça), ou o mercado de artesanato junto à marginal.
Vanuatu não é África mas parece África. As populações são negras, com cabelo em carapinha. São povos da Melanésia, semelhantes aos habitantes da Papua e da Papua Nova Guiné. Para nós foi como se tivéssemos voltado à PNG, com a diferença de que nesta cidade nos sentimos incrivelmente seguros.
Tão seguros e confiantes que o Rui decidiu ir cortar o cabelo e a barba. Só que o rapaz da barbearia convenceu-o a fazer “estilo Vanuatu”. O Rui nunca mais foi o mesmo!
Primeiro, pensei que ele tinha sido abduzido. Depois que o tinham trocado na barbearia! O plano de emergência e recuperação do look foi difícil e demorará algum tempo a surtir efeitos, mas, pelo menos, agora o Rui já não se vai queixar do calor e da humidade nos cabelos e na barba! 🤪
UNS DIAS EM TANNA EM VANUATU
- Podem ler as nossas aventuras na ilha de Tanna, em Vanuatu, neste artigo.
ENTRE O CÉU E A TERRA NA ILHA DE ESPIRITU SANTO
- Podem ler as nossas aventuras na ilha de Santo, em Vanuatu, neste artigo.
VER O FESTIVAL DE NANGOL EM PENTECOSTES
- Podem ler as nossas aventuras na ilha de Pentecostes, em Vanuatu, neste artigo.
HORA DE DIZER ADEUS A VANUATU
Hoje foi o nosso último dia em Vanuatu. O dia começou comigo a gritar em frente ao espelho “Rui, estou disforme!” Acordei com o olho direito completa inchado. Anda hoje não sei o que aconteceu mas penso que terá sido uma reação alérgica a uma pomada.
Sou alérgica a aspirina e sei que os seus componentes me fazem mal. Mas a pomada que usei não mencionava nada a que sou alérgica. Passei uma noite terrível, com o corpo cheio de borbotos e comichões. Não sei se havia bichos na cama ou se era já uma alergia, mas sei que me cocei até fazer sangue a noite toda. Como medida drástica, resolvi a meio da noite aplicar uma pomada, que resultou, mas de manhã acordei com a cara desfigurada.
Disfarcei na aula online do curso da Academia do Viajante (alguém notou?) mas para andar na rua era demasiado evidente. Já para não falar que o sol e calor podiam ainda agravar a alergia num país sem hospitais ou cuidados de saúde razoáveis. Sendo assim, decidimos que o nosso último dia em Vanuatu seria passado fechados num quarto de hotel com nove metros quadrados e uma ventoinha.
O dia de hoje, o dia a seguir ao meu aniversário, foi ideal para me fazer reflectir. Reflectir sobre a vida, sobre a viagem, sobre o mundo. Esta viagem em Vanuatu tem-me ensinado muito mais do que alguma vez imaginei. Num ano, sinto que vivi sete, como se fosse um gato com sete vidas. O mundo e a vida tem sido muito generosa comigo, e apesar de todos os obstáculos que tenho encontrado, tudo tem sido ultrapassado com sucesso, garra e muita aprendizagem.
A vida, às vezes, é assim, atira-nos ao chão para nos mostrar que na nossa capacidade de reerguer é que reside a vitória. Viajar em Vanuatu foi um grande desafio, mas foi também uma excelente vitória!
DICAS E GUIA DE VIAGEM DE VANUATU
Vanuatu foi um daqueles países que veio com tudo! Tínhamos algumas expectativas, claro, o que é super perigoso quando se viaja. Contudo, Vanuatu superou em muito o que poderíamos sequer ter sonhado.
Depois de mais de duas semanas em Vanuatu, é hora de fazer o nosso guia, com tudo o que aprendemos e descobrimos aqui para te ajudar a preparar uma viagem. Todas as dicas para viajar em Vanuatu estão no nosso guia de viagem, que vos podemos garantir ter toda a informação que só é possível recolher no local, mas que é determinante para preparar uma viagem no país, conhecendo claramente os custos de viajar aqui.
Viajar em Vanuatu não é fácil, não é barato mas vale milhões!
E hoje deixamos-te 9 razões para incluíres Vanuatu na tua bucket list!
- Vanuatu tem uma das praias mais bonitas do mundo, onde a temperatura da água ronda os 30 graus e não há tubarões!
- Vanuatu tem cabanas e casas nas árvores em frente ao mar, com as melhores vistas do mundo e onde te sentes um explorador.
- Vanuatu é terra de tribos ancestrais, que neste mundo globalizado continuam a viver como há séculos.
- Vanuatu tem tribos que continuam a vestir-se de forma tradicional, realizando cerimónias e rituais ancestrais todos os anos.
- Vanuatu tem um dos festivais culturais mais singulares do mundo, em que os homens se lançam de torres de madeira em direcção ao chão.
- Vanuatu tem o vulcão há mais tempo em erupção continua do mundo! Estima-se que o vulcão Yasur esteja em erupção há mais de 800 anos.
- Vanuatu é terra de gente com sorriso fácil, que sorri com o olhar e nos faz derreter o coração.
- Vanuatu é terra de nascentes naturais de águas cristalinas e tão puras que ferem o olhar, criando piscinas naturais incríveis.
- Vanuatu é um país onde o simples facto de nos deslocarmos entre ilhas é parte da aventura e o sentimos como conquistas.
Com todas estas razões, apostamos que Vanuatu acabou de entrar para a tua lista de desejos de locais a visitar. Estamos engajados?