A travessia de fronteiras no Uzbequistão é de extrema importância quando se planeia uma viagem por terra na Ásia Central. Neste artigo, actualizado em Setembro de 2018, pode encontrar informações sobre as travessias de fronteiras no Uzbequistão, bem como os tempos estimados de espera e as condições em que o pode fazer.
Travessia de fronteiras no Uzbequistão
O Uzbequistão tem fronteiras abertas com vários países, nomeadamente com o Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Turquemenistão e Afeganistão.
Informação importante
- Não pode entrar com drones no Uzbequistão.
- O pedido de subornos são frequentes, não alimente isso. Recuse-os.
- Leve receitas dos medicamentos que transporta. Geralmente os guardas fronteiriços pedem para as ver.
- Se lhe pedirem para ver fotografias nos tlm ou computadores não estranhe. É comum.
Principais fronteiras no Uzbequistão
1. Farap-Alat
A fronteira de Farap permite ligar Bucara, no Uzbequistão, com Turkmenabat, no Turquemenistão. Abre às 8h30 e fecha às 20h. Encerra também para almoço das 12h30 às 13h30. A travessia da fronteira pode ser lenta. Nós demoramos cerca de 2 horas durante a nossa viagem da Rota da Seda.
Em transportes públicos
Há táxis partilhados dos dois lados da fronteira, mas prepare-se para negociar. Usamos esta fronteira na nossa viagem por terra da Rota da Seda. Para atravessar a distância entre os postos de fronteira (cerca de 1,5 km), é preciso entrar num pequeno autocarro, duas vezes, uma vez por 1 manat, outra vez por 1 $.
No Uzbequsitão, em Bucara apanhe um táxi partilhado até ao portão da fronteira. Se não conseguir, apanhe uma marshrutka no último quilómetro. Depois de atravessar a fronteira, apanhe um táxi para Turkmenabat. Não deve custar mais do que 5 dólares.
No Turquemenistão, apanhe um táxi de Turkmenabat até à fronteira. Aí atravesse a fronteira e depois apanhe um táxi partilhado da fronteira até Bucara. Esta viagem demora cerca de 2 horas.
2. Hojayli-Konye-Urgench
Esta é a principal fronteira entre Nukus, no Uzbequistão, e Konje-Urgench, no Turquemenistão. A fronteira foi reaberta em 2016 e nós usámo-la no Rally Mongol em 2018. A travessia da fronteira é simples e fácil. Foi bastante rápido, dos dois lados. Demoramos cerca de 2 horas, com o carro. Esta é a fronteira ideal para ir para Khiva ou Moynaq, no mar Aral.
Em transportes públicos
Há táxis partilhados da fronteira para Hojayli, Konye-Urgench e Nukus, mas prepare-se para negociar. Do lado uzbeque também há autocarros.
3. Dostyk
Esta é a principal fronteira na estrada entre Osh, no Quirguistão, e Andijon, no Uzbequistão. Há transportes públicos e táxis partilhados dos dois lados da fronteira. A fronteira está aberta 24h por dia, no entanto, fecha para almoço das 13h15 às 13h45. Da fronteira para Osh, a cerca de 10 km, pode-se apanhar o bus 2. A travessia geralmente é rápida. No meio dos dois postos fronteiriços só há cerca de 100 metros de terra de ninguém mas há um guiché onde pode cambiar dinheiro.
4. Penjikent
Esta é a passagem de fronteira entre Samarcanda, no Uzbequistão, e Dushambe, no Tajiquistão. Passa na povoação de Penjikent e pelas Montanhas Fann. Esta travessia foi reaberta em 2018, depois de estar alguns anos fechada. É possível trocar dinheiro no lado do Uzbequistão e depois, na aldeia de Penjikent, pode usar o ATM e o banco. Dá para cruzar em transporte privado, tal como nós fizemos no Rally Mongol.
Em transportes públicos
Em Samarcanda, apanhe o autocarro 41/74 do Registão para a estação de Kaftarxona. Aí apanhe um táxi partilhado na estação de Kaftarxona até a fronteira. O táxi partilhado ou marshrutka demora cerca de 40 minutos. O táxi pára a 1 km da fronteira. Deve caminhar esse percurso e fazer a travessia a pé. A travessia geralmente é rápida. Depois da fronteira, há táxis partilhados para Penjikent ou para Dushambe.
De Dushambe, tem que apanhar um autocarro na estação que fica a cerca de 10 km ao norte de Dushanbe, em direcção a Penjikent. Ai pode apanhar um táxi partilhado até à fronteira. Os táxis apanham-se próximo do bazar. Depois de atravessar a fronteira, apanhe um táxi partilhado até à estação de Kaftaxona, em Samarcanda.
Nota: Existem mais fronteiras no Uzbequistão mas nós não as usamos por isso não temos conhecimento de como funcionam.
SEGURO DE VIAGEM
Viajar no Uzbequistão exige seguro de viagem. Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que agora usamos nas nossas viagens. Faça também o seu seguro e se usar este link terá 5% de desconto.
Se vai viajar para o Uzbequistão estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR KHIVA – Tudo o que precisa de saber para visitar Khiva, no Uzbequistão, está neste artigo.
- VISITAR BUCARA – Um artigo cheio de dicas de viagem de tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Bucara, no Uzbequistão, no coração da Rota da Seda.
- VISITAR SAMARCANDA – Um artigo com todas as nossas dicas para explorar a cidade de Samarcanda, e descobrir uma das cidades míticas da Rota da Seda, no Uzbequistão.
- VISTO DO UZBEQUISTÃO – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto do Uzbequistão, um dos vistos mais complicados da Ásia Central.
- VISITAR O MAR ARAL – Um artigo em forma de crónica de viagem mas cheio de dicas sobre a nossa visita ao Mar Aral e à povoação de Moynaq, no Uzbequistão.
- VISITAR SHAKHRISABZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Shakhrisabz no Uzbequistão, desde Samarcanda.
- TRAVESSIAS DE FONTEIRA POR TERRA NO UZBEQUISTÃO – Tudo o que precisa de saber sobre as travessias por terra entre o Uzbequistão e os países vizinhos está aqui, nomeadamente com o Quirguistão, Turquemenistão e Tajiquistão.
- ESTRADA DE TASHKENT A OSH – A nossa experiência a cruzar fronteiras entre Tashkent, a capital do Uzbequistão, e Osh, no Quirguistão.
- SAMARCANDA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa experiência na cidade de Samarcanda durante a nossa viagem da Rota da Seda.
- KHIVA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa experiência na cidade de Khiva durante a nossa viagem da Rota da Seda.
- BUCARA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa experiência na cidade de Khiva durante a nossa viagem da Rota da Seda.
Estes são os nossos artigos sobre o Uzbequistão, e que resultam da nossa experiência do país durante a viagem do Rally Mongol
- RALLY MONGOL – EM DIRECÃO AO MAR ARAL – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa saída do Turquemenistão e entrada no Uzbequistão, em direcção ao Mar Aral durante a nossa viagem do Rally Mongol.
- RALLY MONGOL – AVENTURA NO MAR ARAL – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem pelo Mar Aral no Uzbequistão durante a nossa viagem do Rally Mongol.
- RALLY MONGOL – A NOSSA AVENTURA EM KHIVA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem por Khiva no Uzbequistão durante a nossa viagem do Rally Mongol.
- RALLY MONGOL – ESTAMOS EM BUCARA! – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem por Bucara no Uzbequistão durante a nossa viagem do Rally Mongol.
- RALLY MONGOL – ANGUSTIA EM SAMARCANDA! – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa experiência em Samarcanda e o dia em que a nossa “burrinha” deixou de funcionar.
- RALLY MONGOL – VISITAR A ALDEIA DAS CRIANÇAS SOS EM SAMARCANDA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa experiência em Samarcanda e a nossa visita à aldeia SOS da cidade do Uzbequistão.
- RALLY MONGOL – A BURRA VOLTOU! – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa experiência em Samarcanda e no dia em que a nossa “burrinha” voltou a andar!
Valeu o seu belo filme ~