Travessia de fronteiras no Uzbequistão 🇺🇿 | Como viajar por terra e atravessar as fronteiras com o Quirguistão, Turquemenistão e Tajiquistão

Travessia de fronteiras no Uzbequistão | Como viajar por terra e atravessar as fronteiras

A travessia de fronteiras no Uzbequistão é de extrema importância quando se planeia uma viagem por terra na Ásia Central. Neste artigo, actualizado em Setembro de 2018, pode encontrar informações sobre as travessias de fronteiras no Uzbequistão, bem como os tempos estimados de espera e as condições em que o pode fazer.

Travessia de fronteiras no Uzbequistão

O Uzbequistão tem fronteiras abertas com vários países, nomeadamente com o Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Turquemenistão e Afeganistão.

Informação importante

  • Não pode entrar com drones no Uzbequistão.
  • O pedido de subornos são frequentes, não alimente isso. Recuse-os.
  • Leve receitas dos medicamentos que transporta. Geralmente os guardas fronteiriços pedem para as ver.
  • Se lhe pedirem para ver fotografias nos tlm ou computadores não estranhe. É comum.

Principais fronteiras no Uzbequistão

1. Farap-Alat

A fronteira de Farap permite ligar Bucara, no Uzbequistão,  com Turkmenabat, no Turquemenistão. Abre às 8h30 e fecha às 20h. Encerra também para almoço das 12h30 às 13h30. A travessia da fronteira pode ser lenta. Nós demoramos cerca de 2 horas durante a nossa viagem da Rota da Seda.

Em transportes públicos

Há táxis partilhados dos  dois lados da fronteira, mas prepare-se para negociar. Usamos esta fronteira na nossa viagem por terra da Rota da Seda. Para atravessar a distância entre os postos de fronteira (cerca de 1,5 km), é preciso entrar num pequeno autocarro, duas vezes, uma vez por 1 manat, outra vez por 1 $.

No Uzbequsitão, em Bucara apanhe um táxi partilhado até ao portão da fronteira. Se não conseguir, apanhe uma marshrutka no último quilómetro. Depois de atravessar a fronteira, apanhe um táxi para Turkmenabat. Não deve custar mais do que 5 dólares.

No Turquemenistão, apanhe um táxi de Turkmenabat até à fronteira. Aí atravesse a fronteira e depois apanhe um táxi partilhado da fronteira até Bucara. Esta viagem demora cerca de 2 horas.


2. Hojayli-Konye-Urgench

Esta é a principal fronteira entre Nukus, no Uzbequistão, e Konje-Urgench, no Turquemenistão. A fronteira foi reaberta em 2016 e nós usámo-la no Rally Mongol em 2018. A travessia da fronteira é simples e fácil. Foi bastante rápido, dos dois lados. Demoramos cerca de 2 horas, com o carro. Esta é a fronteira ideal para ir para Khiva ou Moynaq, no mar Aral.

Em transportes públicos

Há táxis partilhados da fronteira para Hojayli, Konye-Urgench e Nukus, mas prepare-se para negociar. Do lado uzbeque também há autocarros.

Travessia de fronteiras no Uzbequistão | Como viajar por terra e atravessar as fronteiras


3. Dostyk 

Esta é a principal fronteira na estrada entre Osh, no Quirguistão, e Andijon, no Uzbequistão. Há transportes públicos e táxis partilhados dos dois lados da fronteira. A fronteira está aberta 24h por dia, no entanto, fecha para almoço das 13h15 às 13h45. Da fronteira para Osh, a cerca de 10 km, pode-se apanhar o bus 2. A travessia geralmente é rápida. No meio dos dois postos fronteiriços só há cerca de 100 metros de terra de ninguém mas há um guiché onde pode cambiar dinheiro.


4. Penjikent 

Esta é a passagem de fronteira entre Samarcanda, no Uzbequistão, e Dushambe, no Tajiquistão. Passa na povoação de Penjikent e pelas Montanhas Fann. Esta travessia foi reaberta em 2018, depois de estar alguns anos fechada. É possível trocar dinheiro no lado do Uzbequistão e depois, na aldeia de Penjikent, pode usar o ATM e o banco. Dá para cruzar em transporte privado, tal como nós fizemos no Rally Mongol.

Em transportes públicos

Em Samarcanda, apanhe o autocarro 41/74 do Registão para a estação de Kaftarxona. Aí apanhe um táxi partilhado na estação de Kaftarxona até a fronteira. O táxi partilhado ou marshrutka demora cerca de 40 minutos. O táxi pára a 1 km da fronteira. Deve caminhar esse percurso e fazer a travessia a pé. A travessia geralmente é rápida. Depois da fronteira, há táxis partilhados para Penjikent ou para Dushambe.

De Dushambe, tem que apanhar um autocarro na estação que fica a cerca de 10 km ao norte de Dushanbe, em direcção a Penjikent. Ai pode apanhar um táxi partilhado até à fronteira. Os táxis apanham-se próximo do bazar. Depois de atravessar a fronteira, apanhe um táxi partilhado até à estação de Kaftaxona, em Samarcanda.

Travessia de fronteiras no Uzbequistão | Como viajar por terra e atravessar as fronteiras

Nota: Existem mais fronteiras no Uzbequistão mas nós não as usamos por isso não temos conhecimento de como funcionam.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

      Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

 Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

      Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

     Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.