O Grande Bazar e o Bazar das Especiarias são os maiores bazares de Istambul e um legado da Rota da Seda que chegou aos nossos dias.
O Grande Bazar – BAZARES DE ISTAMBUL
O Grande Bazar é um lugar magnífico, cheio de lojas típicas turcas e de produtos tradicionais que chegam de toda a Turquia. Kapalıçarşı, como lhe chamam os turcos, é provavelmente o mercado coberto mais antigo do mundo, e mesmo que aqui não venham fazer compras, este é um local obrigatório a visitar durante uma viagem a Istambul. Estando nós a fazer a Rota da Seda, para além de ser um local obrigatório, o Grande Bazar e o Bazar das Especiarias são o início da viagem. Escolhemos estes dois bazares como ponto inicial da viagem porque aqui se encontram produtos de toda a Turquia mas também muitos outros transportados ao longo da Rota da Seda, desde territórios longínquos, nomeadamente a China.
Marque aqui o seu transfer do aeroporto para o hotel (ou vice versa)
O Grande Bazar encontra-se a fervilhar de gente desde o século XV. Possui mais de 60 ruas cobertas, onde mais de 20 mil vendedores atendem cerca de 300 mil potenciais clientes diários. Aquando da sua abertura, os mercadores que aqui transaccionavam produtos eram obrigados a pagar uma taxa ao sultão de Istambul, taxa essa que foi utilizada para converter a Haghia Sofia, outrora uma igreja, numa mesquita. Mas uma área como esta da cidade, onde existiam trocas de produtos tinha também vários artesãos e actividades industriais a funcionar no seu interior, algumas das quais causaram incêndios. Incêndios e terramotos sucessivos, ao longo dos séculos, fustigaram o bazar e obrigaram a reconstruções constantes, a última das quais em 1980, mantendo-se no entanto fiel à sua arquitectura original. As lojas dos artesãos e dos industriais foram passando progressivamente para fora de Istambul e o Grande Bazar converteu-se num lugar com artigos artesanais orientados fundamentalmente para o turismo.
Para além da história do Grande Bazar estar ligada à história da cidade de Istambul, ela está também relacionada com a história da Rota da Seda. Apesar da Rota da Seda ter começado a definhar depois de Vasco da Gama ter encontrado o caminho marítimo para a Índia (1498), a rota continuou a ser feita por diversos mercadores e, quando caiu Constantinopla e o Império Romano do Oriente (1453), Istambul e o seu mercado floresceu nas mãos do Império Otomano. Com a criação do Grande Bazar a cidade de Istambul ganhou novos dinamismos e este passou a ser o local de origem e destino das trocas comerciais com os diferentes povos árabes e persas do oriente. Joalharia, tapeçaria e vidraria ainda abundam por todo o bazar, mas os artesãos foram substituídos por comerciantes de produtos.
“Tecidos da Caxemira”, anunciam-se numa loja do bazar; “sedas chinesas” exibe-se numa placa pousada sobre os tecidos que chegaram do extremo oriente; Istambul era e continuaria a ser a porta da Europa e a porta da Ásia.
O Grande Bazar tem até direito a um site próprio criado pelo governo turco.
Bazar das Especiarias – BAZARES DE ISTAMBUL
Se o Grande Bazar é um lugar incontornável em Istambul, o Bazar das Especiarias é obrigatório para quem ambiciona fazer a Rota da Seda. Olhamos para o lado e vemos “açafrão iraniano”, “caril indiano”, “tâmaras de Jerusalém e da Palestina”, “especiarias indianas”, “chá de flor de lótus chinês”… a lista parece ser interminável.
Criado como um complemento da Mesquita Nova (para que as rendas das lojas pudessem ajudar a manutenção da mesquita, da escola e do hospital que faziam parte do complexo da mesquita), o bazar tem a forma de um L e possuí até caviar iraniano a juntar às “turkish delights”.
Conhecido por Mısır Çarşısı ou bazar egípcio, o bazar das especiarias é o local ideal para se encontrar as especiarias que provêm de todo o Médio Oriente ou da Índia. Pimenta, açafrão, canela, gengibre, oregãos, caril são apenas algumas das centenas de especiarias que aqui podemos encontrar. Para além das especiarias há dezenas de frutas frescas, cristalizadas e secas, como tâmaras, figos, pistácios, damascos, ananás, banana ou laranja. O bazar das especiarias poderá ser também uma autêntica farmácia de medicina oriental com medicamentos tradicionais e receitas centenárias de misturas milagrosas feitas à base de ervas.
Ao contrário destas mercadorias que aqui chegaram vindas do oriente, nós faremos o percurso no sentido contrário, em busca da origem dos produtos comercializados na Rota da Seda. Estes bazares de Istambul continuam a fervilhar nos dias de hoje.
Se vai viajar para a Turquia saiba que há tours que não pode mesmo perder:
- Passeio de Balão da Capadócia. Marque aqui.
- Excursão de um dia às cidades subterrâneas da Capadócia. Marque aqui.
- Jantar e show numa caverna na Capadócia. Marque aqui.
- Marque aqui o bilhete para a Hagia Sophia sem fila.
- Compre aqui o bilhete sem fila para a Cisterna da Basílica.
- Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.
- Se prefere viajar com tudo tratado, marque aqui um tour de um ou dois dias em Istambul.
- Se vai ficar muito tempo em Istambul compensa comprar o Istambul Tourist Pass. Compre aqui.
- Não perca uma excursão a Bursa, uma das capitais do Império Otomano, desde Istambul. Marque aqui.
- Marque aqui um cruzeiro no Bósforo à noite com show a bordo. Vai adorar! Se preferir um cruzeiro ao pôr-do-sol num iate, marque aqui. Para um cruzeiro normal no Bósforo, marque aqui.
- Experimente um hammam, um banho turco, em Istambul. Marque aqui.
- Compre aqui uma visita guiada e sem fila ao Palácio Topkapi e ao harém. A visita é feita com um historiador e vale mesmo a pena.
- Compre aqui um bilhete para o autocarro hop on hop off em Istambul.
Aconselhamos que faça também o seu seguro e viagem. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.