Visitar ANCARA – O que ver e fazer numa visita de um dia | Turquia

Visitar ANCARA - O que ver e fazer numa visita de um dia | Turquia
A maioria dos viajantes evita Ancara, a capital da Turquia, e apesar desta cidade não ter grandes atractivos, parece-me que o faz erradamente. Ancara nunca conseguirá competir com a espectacularidade monumental e religiosa de Istambul, nem sequer com o ritmo e balbucio que advém do estreito de Bósforo, mas não deve ser menosprezada. Apesar de ser a segunda maior cidade do país, Ancara é uma verdadeira cidade turca onde se pode apreciar a vida diária dos seus habitantes, os mercados (não turísticos) cheios de gente e iguarias deliciosas, a devoção aos maiores santos do Islão e belos museus.
Visitar ANCARA - O que ver e fazer numa visita de um dia | Turquia
Visitar ANCARA - O que ver e fazer numa visita de um dia | Turquia
Depois de passar a noite a dormir no aeroporto e acordar com o nascer do sol a bater nos vidros das janelas estávamos prontos para o primeiro dia de viagem. A nossa viagem até ao Irão levou-nos a fazer escala de um dia na capital turca e depressa decidimos que queríamos visitar o seu maior atractivo: Museu das Civilizações da Anatólia. Sabíamos que era um dos melhores museus dedicados a esta temática, e embora desta vez a Anatólia tenha sido trocada pelo Irão, queríamos seguir o plano. Muito tínhamos lido sobre este museu, inclusive que era o melhor da Turquia, no entanto, apesar de ser bastante bom, pareceu-nos inferior ao Museu Arqueológico de Istambul. Há que referir que também tinha um dos pisos encerrados, o que poderá ter contribuído para esta nossa opinião. Pagamos 15TL para entrar neste edifício otomano, antigo armazém do bazar da capital, e exploramos vários tesouros das diferentes civilizações que povoaram a Anatólia, nomeadamente no período Hitita, Urarciano, Frígio, Assírio e Clássico. Do período Hitita e Assírio existem painéis em relevo verdadeiramente impressionantes. No entanto, as pinturas do Neolítico, assim como as estátuas da idade do Bronze também nos deixaram boquiabertos. Ficamos com imensa vontade de regressar à Turquia e explorar a fundo as riquezas escondidas por esse país.
Visitar ANCARA - O que ver e fazer numa visita de um dia | Turquia
Do museu até à Cidadela é uma pequena subida. Embora mal sinalizada, é relativamente fácil encontrar a Cidadela Bizantina que se ergue num promontório e domina a cidade. As vistas do topo são avassaladoras. Montanhas nevadas cercam a cidade e casas de madeira precárias estendem-se pelas encostas das colinas. Com o devido desfasamento, lembro-me de La Paz e das cidades sul-americanas cobertas de favelas. Aqui senti a Turquia, um país muçulmano, o início do Médio Oriente, para quem vem de noroeste, algo que em Istambul não tinha sentido verdadeiramente. Istambul é uma cidade linda, com ritmo e monumental. Ancara tem alma turca. Há pouquíssimos turistas; cruzamo-nos com turistas turcos, um grupo de alunos de uma escola primária e pouco mais. As mulheres, de lenço enrolado na cabeça, tentam desesperadamente vender o seu artesanato. Apesar do sol, os turistas estrangeiros não aparecem. Está mau para o negócio.
Visitar ANCARA - O que ver e fazer numa visita de um dia | Turquia
Deambulamos um pouco pelos quelhos e vielas do bairro da Cidadela. É um autêntico bairro de lata, com população pobre mas sempre com um sorriso nos lábios. Em momento nenhum me senti ameaçada ou insegura mas, pelo sim pelo não, resolvi tirar fotografias com a máquina compacta. Pareceu-me pouco adequado exibir uma boa máquina naquele contexto.
Visitar ANCARA - O que ver e fazer numa visita de um dia | Turquia
Da Cidadela descemos até ao centro de Ancara. Tínhamos tirado o dia para visitar a cidade e nada melhor do que o fazer a pé. Almoçamos um Doner Kebab e um Köfte (almondegas) kebab num boteco de beira de estrada, por 9,5TL, e seguimos para a mesquita Haci Bayram Vedi, a mesquita mais venerada da cidade. Era hora de oração e os fiéis amontoavam-se nas entradas, de um lado mulheres do outro lado homens. O túmulo de Haci Bayram Veli, fundador da seita Bayrami, estava cheio de fiéis e foi-nos impossível entrar.
Visitar ANCARA - O que ver e fazer numa visita de um dia | Turquia
Toda esta área foi recuperada recentemente e está bastante aprazível. Os anciãos conversam sentados no banco do jardim, as mulheres passeiam e lancham junto aos chafaris, as crianças brincam. À minha volta não há turistas. Foi isto que me faltou em Istambul: há demasiado estrangeiros e poucos turcos.
Visitar ANCARA - O que ver e fazer numa visita de um dia | Turquia
Ao lado da mesquita está o Templo de Augusto de Roma, um templo romano de 30 a.C. Apesar do templo ter sido convertido numa igreja no período bizantino, ainda permanecem nas paredes exteriores inscrições que testemunham os feitos do Imperador Augusto. É um dos poucos lugares do mundo onde tal pode ser apreciado.
Visitar ANCARA - O que ver e fazer numa visita de um dia | Turquia
Deambulamos pela cidade e acabamos na Ataturk Boullevard, de onde nos dirigimos para a estação Vasa, onde apanhamos o autocarro de novo para o aeroporto (10TL). O dia em Ancara estava feito. No aeroporto esperava-nos uma verdadeira prova de fogo: conseguiríamos entrar no Irão?

Se vai viajar para a Turquia, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR ISTAMBUL – Um artigo super completo com tudo o que precisa de saber para visitar Istambul, na Turquia, com dicas, roteiro passo a passo, tours, cruzeiros, espetáculos de danças tradicionais, etc.
  • BAZARES DE ISTAMBUL – Tudo o que precisa saber sobre o que ver, fazer e comprar nos bazares de Istambul está neste nosso artigo.
  • CRUZEIRO NO BÓSFORO EM ISTAMBUL – Tudo o que precisa de saber sobre os cruzeiros no Bósforo, em Istambul, na Turquia, está neste artigo.
  • VISITAR A CAPADÓCIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Capadócia, com dicas para tours, passeios de balão, trilhos e tudo o que precisa de saber para ver e fazer quando visitar a Capadócia.
  • PASSEIO DE BALÃO NA CAPADÓCIA – tudo o que precisa de saber para decidir onde fazer, como fazer, quanto custa e se vale a pena fazer o passeio de balão na Capadócia, na Turquia, está neste artigo.
  • VISITAR ANCARA – Tudo o que precisa de saber para visitar Ancara está neste artigo.
  • VISTO DA TURQUIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Turquia está neste artigo.
  • VISITAR EDIRNE – Um roteiro cheio de dicas para visitar Edirne, uma das capitais do Império Otomano na Turquia.
  • VISITAR BURSA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Bursa, uma das cidades turcas mais importantes na Rota da Seda e fácil de explorar desde Istambul.
  • VISITAR HIERÁPOLIS – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Hierápolis, na Turquia, está neste artigo.
  • VISITAR PAMUKKALE – Tudo o que precisa de saber para visitar Pamukkale, na Turquia, pode encontrar neste nosso artigo.
  • VISITAR ÉFESO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Éfeso e as suas ruínas romanas, as mais impressionantes da Turquia.
  • VISITAR SELÇUK – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre a sua visita a Selçuk e o que pode e deve visitar na cidade.
  • VIAJAR NO EXPRESSO TRANSASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Expresso Transasiático, da Turquia ao Irão, está neste artigo.
  • DERVIXES RODOPIANTES – Um artigo sobre uma das tradições mais incríveis da Turquia, os Dervixes Rodopiantes e o seu papel na cultura da Turquia.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Verdade. 🙂

  2. Paula Pereira diz: Responder

    Pareceu-me um dia bem calmo e bem passado sem os acotovelamentos turísticos das grandes cidades. Pelas fotos, a altura de maior movimento era feita quer por homens quer por mulheres (embora separados), para uma direção comum – a mesquita.
    Um bom começo …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.