Safranbolu era o nosso destino para o almoço. Sabíamos pouco sobre a aldeia. Não mais do que era património da Humanidade e que ficava na nossa rota a caminho do Mar Negro.
O sol estava a nascer no Oriente quando saímos do hostel de Istambul. Depois de dois dias a desfrutar da cidade era hora de rumar em direcção à Ásia. Atravessar a ponte Europa, a caminho da Anatólia foi o marco geográfico da manhã.
Algumas horas depois, estávamos a chegar a Safranbolu, uma aldeia na Anatólia, cujo nome vem da flor de açafrão. A aldeia fervilhou no tempo da Rota da Seda, quando os caravanserais estavam cheios de mercadores que trocavam as mais afamadas especiarias e ideias sobre o mundo. Adoraria ter vivido nesses dias. Hoje os caravanserais são hotéis mas Safranbolu continua a fervilhar de vida.
As ruas empedradas da cidade estão cheias de lojinhas turisticas, restaurantes de comida tradicional e vendedores de doces típicos. Apesar de turística, a aldeia mantêm uma atmosfera maravilhosa, com vida típica turca e muita energia. As casas otomanas são das mais bem preservadas da Turquia e os seu requinte e autenticidade não deixa ninguém indiferente. Até conseguimos ver danças típicas turcas que nos pareceram de uma despedida de solteiro. Tinha um quê de influência grega.
Sentámo-nos debaixo de uma videira. Sacamos do nosso farnel. Parecíamos portugueses da década de 80. Soube tão bem aquele piquenique. Éramos crianças de novo.
Depois de explorar a aldeia decidimos que não saímos dali sem experimentar o hamam da cidade. Ainda bem que o fizemos. Os rapazes foram para um lado, eu para outro.
Uma turca os seus 60 anos deu-me uma esfrega monumental, com massagem, esfoliação e banho personalizado. Mas o momento alto foi quando pegou na minha cabeça, a colocou no meio das suas mamas e me começou a massajar as costas. Sai de lá como nova!
Depois desta esfrega, pegámos no carro e dirigimos em direcção ao mar Negro. A autoestrada até Safranbolu deu lugar a uma estrada de curvas e contracurvas. Quando o sol começou a pousar na linha do horizonte, parámos para beber um chá turco e contemplar o mar Negro. Uma vista memorável, apreciada de um boteco algures na berma de uma estrada secundária.
Restava-nos descer em direcção à costa do Mar Negro e arranjar um local para dormir. Não foi fácil mas depois de conduzir de noite, nas ruas esburacadas da costa, chegamos a Cide, uma estância balnear. Sentámo-nos, jantámos e quando estávamos a cair de sono, arranjámos um local para montar a tenda na praia. Fizemos campismo selvagem. A noite de sono não foi tremenda, pois os carros circularam a noite toda na estrada marginal. A música também não deu tréguas. É verão no Mar Negro.
Se vai viajar para a Turquia, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR ISTAMBUL – Um artigo super completo com tudo o que precisa de saber para visitar Istambul, na Turquia, com dicas, roteiro passo a passo, tours, cruzeiros, espetáculos de danças tradicionais, etc.
- BAZARES DE ISTAMBUL – Tudo o que precisa saber sobre o que ver, fazer e comprar nos bazares de Istambul está neste nosso artigo.
- CRUZEIRO NO BÓSFORO EM ISTAMBUL – Tudo o que precisa de saber sobre os cruzeiros no Bósforo, em Istambul, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR A CAPADÓCIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Capadócia, com dicas para tours, passeios de balão, trilhos e tudo o que precisa de saber para ver e fazer quando visitar a Capadócia.
- PASSEIO DE BALÃO NA CAPADÓCIA – tudo o que precisa de saber para decidir onde fazer, como fazer, quanto custa e se vale a pena fazer o passeio de balão na Capadócia, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR ANCARA – Tudo o que precisa de saber para visitar Ancara está neste artigo.
- VISTO DA TURQUIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Turquia está neste artigo.
- VISITAR EDIRNE – Um roteiro cheio de dicas para visitar Edirne, uma das capitais do Império Otomano na Turquia.
- VISITAR BURSA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Bursa, uma das cidades turcas mais importantes na Rota da Seda e fácil de explorar desde Istambul.
- VISITAR HIERÁPOLIS – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Hierápolis, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR PAMUKKALE – Tudo o que precisa de saber para visitar Pamukkale, na Turquia, pode encontrar neste nosso artigo.
- VISITAR ÉFESO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Éfeso e as suas ruínas romanas, as mais impressionantes da Turquia.
- VISITAR SELÇUK – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre a sua visita a Selçuk e o que pode e deve visitar na cidade.
- VIAJAR NO EXPRESSO TRANSASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Expresso Transasiático, da Turquia ao Irão, está neste artigo.
- DERVIXES RODOPIANTES – Um artigo sobre uma das tradições mais incríveis da Turquia, os Dervixes Rodopiantes e o seu papel na cultura da Turquia.
Estes são os nossos artigos sobre a Turquia, baseados na nossa viagem pelo país durante a aventura do Rally Mongol
- RALLY MONGOL – A VIAGEM A 5 VAI COMEÇAR – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a aventura em Istambul e a nossa viagem em direcção à Ásia.
- RALLY MONGOL – VISITAR ISTAMBUL – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a aventura em Istambul e a nossa viagem em direcção à Ásia.
- RALLY MONGOL – VISITAR SAFRANBOLU – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a aventura na povoação de Safranbolu e a nossa viagem em direcção ao Mar Negro.
- RALLY MONGOL – CONTORNAR O MAR NEGRO – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a aventura de contornar o Mar Negro por Terra no norte da Turquia.