VISITAR ISTAMBUL – TURQUIA | Roteiro e dicas do que ver e fazer (4 dias)

Roteiro para VISITAR ISTAMBUL em 4 dias (roteiro dia-à-dia) | Turquia

Istambul é uma das mais belas cidades do mundo e para a conhecer minimamente vai precisar de pelo menos quatro dias. Para aproveitar bem a cidade, dedique-lhe mais um. Para ajudar a programar a sua viagem, criamos um roteiro em Istambul para quatro dias. Se só tem dois dias em Istambul faça o primeiro e o terceiro dias.

Roteiro para VISITAR ISTAMBUL em 4 dias (roteiro  dia-à-dia) | Turquia

ONDE DORMIR QUANDO VISITAR ISTAMBUL

Na nossa primeira vez em Istambul foi assim

O comboio percorre os carris. O Expresso do Oriente contorna a parte histórica de Istambul e do lado direito vejo o nascer do sol no Mar da Mármara. Estou definitivamente no fim do continente europeu e já vejo à minha frente o Estreito de Bósforo. Mais um marco geográfico que tenciono guardar na memória e no coração. Chegamos à estação de Istambul por volta das sete da manhã. Mas não havia tempo a perder… queríamos visitar Istambul. Apanhámos um comboio urbano e andamos para trás na mesma linha por onde tínhamos chegado, pois a penúltima estação ficava pertíssimo do nosso hotel e, assim, não seria necessário gastar dinheiro num táxi. Assim o fizemos, e passado pouco tempo já estávamos a fazer o check-in no Med Cezir hotel. A sua localização é absolutamente fabulosa… Basta percorrer a pé umas dezenas de metros e estamos na Ayasofia Meydani, a praça entre a mesquita de Haghia Sofia e a Mesquita Azul. Foi pela primeira que começamos o nosso percurso para visitar Istambul. E não podia ser doutra maneira; esta mesquita é um dos grandes monumentos do mundo e, apesar de inúmeras alterações e restauros, mantém-se neste local há mais de 1400 anos!

Na segunda vez em Istambul foi assim

Escolhemos um hostel em Istambul com belas vistas… Os nossos dias começavam assim e no final da viagem, foi assim… “Mas não sem antes subir ao terraço do nosso hostel e desfrutar da sua localização fabulosa, e apreciar a mesquita Azul, de um lado, e a Haghia Sofia de outro, iluminando a noite de Istambul. Nada melhor para guardar de recordação desta cidade fantástica”.

ISTAMBUL - Vielas, gentes e histórias | Turquia

Se procura alojamento em Istambul, saiba que Sultanahmet é o melhor local para se alojar. Nós ficamos sempre aí. Todos estes hotéis são excelentes opções:

PROCURE AQUI OUTROS ALOJAMENTO EM ISTAMBUL 


Istambul - Do Mar da Mármara ao Mar Negro atravessando o estreito do Bósforo | Turquia
Istambul – Do Mar da Mármara ao Mar Negro atravessando o estreito do Bósforo | Turquia

PORQUE VISITAR ISTAMBUL

A cidade de Istambul há muito que me fascinava. É um local ímpar no mundo, uma cidade dividida por dois continentes. A cidade histórica de Istambul e a moderna Besikas radicam no continente europeu, ao passo que a parte de Uskudar localiza-se para lá do Bósforo, no continente asiático. Que outra cidade se pode dar a tamanha grandiosidade?

Istambul - Do Mar da Mármara ao Mar Negro atravessando o estreito do Bósforo | Turquia

Istambul está no imaginário de todos mas no de um geógrafo é uma referência constante. Chegar a Istambul e ver o estreito de Bósforo é maravilhoso. Uma sensação incrível e inexplicável. As águas negras do Bósforo fluem do Mar Negro em direcção ao Mar da Mármara e por conseguinte ao Mar Egeu depois de atravessar o estreito de Dardanelos. Haveria certamente muitas formas de aqui chegar mas não me lembro de nenhuma melhor do que a bordo do Expresso do Oriente.

Istambul - Do Mar da Mármara ao Mar Negro atravessando o estreito do Bósforo | Turquia

O estreito de Bósforo, com cerca de 35km de comprimento, separa a Europa da Ásia e une o Mar Negro ao Mar da Mármara. Apenas 650m separam o velho continente do mítico oriente, na parte mais estreita do Bósforo, mas a sua largura atinge 4,5km. A população cruza-o diariamente nas dezenas de ferries existentes. No entanto, muito mais do que ferries atravessam o Bósforo. O tráfego de transporte marítimo é impressionante. Centenas de barcos que transportam mercadorias atravessam-no diariamente rumo ao Atlântico. Esta é a passagem dos petroleiros carregados de crude com origem no Azerbaijão e no Mar Cáspio. O mundo aguarda este recurso energético como pão para a boca e os petroleiros que cruzam o Bósforo parecem estar a desempenhar eficazmente o seu serviço. No entanto, as águas mostram-se bastante negras e os níveis de poluição não enganam. A maioria dos ecossistemas existentes no Bósforo estão em risco.

Istambul - Do Mar da Mármara ao Mar Negro atravessando o estreito do Bósforo | Turquia

Mas o Bósforo esconde algo que poucos sabem. A corrente do Bósforo flui em duas camadas, transportando na camada profunda água do mar do Mediterrâneo para o Mar Negro e recebendo em retorno uma mistura de água do mar e água doce com o dobro do volume na camada superior. Existem assim duas correntes de direcção oposta, uma delas suficientemente forte para criar um rio por baixo de água  e que circula a cerca de 35m da superfície. Esta descoberta feita por cientistas da Universidade de Leeds, com o recurso a robots submarinos, é o único rio debaixo de água activo encontrado até ao momento.  

Istambul - Do Mar da Mármara ao Mar Negro atravessando o estreito do Bósforo | Turquia

O Mar da Mármara, cujo nome deriva das jazidas de mármore em algumas das suas ilhas, é um mar interior, apesar de não ser um mar fechado. Está confinado entre dois continentes e permite o contacto do Mar Morto com o Mar Egeu e por conseguinte o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. A abertura do Mar da Mármara está ligada à acção da tectónica que se manifesta numa enorme falha geológica que o atravessa transversalmente e que é responsável pelos inúmeros sismos que assolam esta região da Turquia e pelos seus mais de 1200m de profundidade.

Chegar a Istambul e apreciar o estreito do Bósforo, o Mar da Mármara, a Europa e a Ásia é um privilégio.

Visitar ISTAMBUL, a cidade onde oriente e ocidente se encontram | Turquia
Visitar ISTAMBUL, a cidade onde oriente e ocidente se encontram | Turquia

Seguro de viagem para Istabul

Não facilite. É importante viajar com seguro de viagem, ainda que para escapadinhas pequenas. Pode fazer um seguro de viagem simples para cobrir despesas médicas e hospitalares. Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para Istambul. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia
Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia

Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia

Em Istambul é possível ver vários tipos de danças turcas. Os espectáculos mais conhecidos são os dos derviches, uma cerimónia Sema, no entanto há mais opções.

Compre aqui internet para usar tranquilamente na Turquia.

Marque aqui o seu transfer do aeroporto para o hotel (ou vice versa)

Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia

Derviches

Os Mevlani, derviches rodopiantes, são os seguidores de Mevlana Jelaleddin Rumi, que nasceu em 1207 no seio de uma família de teólogos. Fundou a  ordem Mevlana Sufi, que defendia que a melhor via para se chegar à divindade era  através da poesia, da música e da  dança. Daquilo que nós pudemos ver na cidade, neste momento há vários lugares onde se podem ver danças de derviches. Consta que é possível ver gratuitamente estas danças no Cafe Meşale Restaurant (onde só precisa de consumir), onde eles fazem apresentações todos os dias. Nós não fomos ver por isso não podemos confirmar a veracidade desta informação. O restaurante situa-se no Arasta Bazar. Fica a dica.

Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia
  • Hodjapasa Art & Culture Center – Este é o local mais tradicional da cidade. No entanto, para quem gosta de tirar fotos tem a desvantagem de não o permitir. Deve marcar o seu bilhete com antecedência já que não há espectáculos todos os dias.

Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.

Site: https://www.hodjapasha.com/

Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia
  • Dervish Dede Efendi House – Dance of Colours (Sultanahmet) – Outro dos lugares onde se pode apreciar musica sufi e desviches é neste local, uma antiga casa do século XIX, a sul da Mesquita Azul. O site oficial tem um mapa com a localização exacta do local.

Preço – 50TL

Site: https://www.dancesofcolours.com/Whirling-Dervishes-Ceremony.asp

Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia
  • Cemberlitas Press Museum (Basın Müzesi) – Este museu recebe espectáculos de Derviches em algumas noites da semana. Convém marcar com antecedência e confirmar as datas. Localiza-se perto do Hamman de Cemberlitas e do Grande Bazar, no coração da zona turística de Sultanahmet.

Preço – 50TL

Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia
  • Estação de Comboio Sirkeci – Na mítica estação de comboio onde termina o Expresso do Orienta é possível ver espectáculos de derviches mas apenas às 3ª feiras e sábados.

Preço – 40TL

NOTA: Antes havia em Galata Mevlevihanesi, perto da Torre Galata. No entanto, quando lá estivemos este lugar estava fechado.

Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia

Danças típicas turcas

  • Hodjapasa Art & Culture Center – Situa-se perto do bazar das Especiarias. É o melhor lugar da cidade para conhecer as danças típicas das diferentes regiões da Turquia. Peça bilhetes para o sector central porque tem a melhor vista. É preferível lugares centrais mais atrás do que laterais à frente. Compre bilhetes com antecedência para conseguir bons lugares. Aqui poderá ver a tradicional dança do ventre (feita por homens e mulheres), danças da zona do mar Negro, danças da Anatólia, danças dos Balcãs  danças ciganas, danças do Azerbaijão  uma cerimónia shaman e ainda ouvir música instrumental turca tocada em orquestra. Tome atenção que só há espectáculos duas vezes por semana. Consulte o site e programe bem os seus dias em Istambul.

Preço: 60TL

Site: https://www.hodjapasha.com/

Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia

Se procura alojamento em Istambul, saiba que Sultanahmet é o melhor local para se alojar. Nós ficamos sempre aí. Todos estes hotéis são excelentes opções:

Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia

Se vai viajar para a Turquia saiba que há tours que não pode mesmo perder: 

  • Passeio de Balão da Capadócia. Marque aqui. 
  • Excursão de um dia às cidades subterrâneas da Capadócia. Marque aqui
  • Jantar e show numa caverna na Capadócia. Marque aqui
  • Marque aqui o bilhete para a Hagia Sophia sem fila. 
  • Compre aqui o bilhete sem fila para a Cisterna da Basílica.
  • Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.
  • Se prefere viajar com tudo tratado, marque aqui um tour de um ou dois dias em Istambul. 
  • Se vai ficar muito tempo em Istambul compensa comprar o Istambul Tourist Pass. Compre aqui
  • Não perca uma excursão a Bursa, uma das capitais do Império Otomano, desde Istambul. Marque aqui.
  • Marque aqui um cruzeiro no Bósforo à noite com show a bordo. Vai adorar! Se preferir um cruzeiro ao pôr-do-sol num iate, marque aqui. Para um cruzeiro normal no Bósforo, marque aqui.
  • Experimente um hammam, um banho turco, em Istambul. Marque aqui
  • Compre aqui uma visita guiada e sem fila ao Palácio Topkapi e ao harém. A visita é feita com um historiador e vale mesmo a pena.
  • Compre aqui um bilhete para o autocarro hop on hop off em Istambul. 
Onde ver DANÇAS TURCAS em Istambul | Turquia

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia
Roteiro ISTAMBUL – 1º dia em Istambul – Sultanahmet | Turquia

PRIMEIRO DIA – Sultanahmet

No primeiro dia do seu roteiro em Istambul é conveniente começar pela zona de Sultanahmet, a área onde se concentram a maioria dos highlights da cidade. É óptimo começar por esta área porque se enfrentar algum problema durante a visita (ex. filas longas para entrar ou algum dos monumentos fechados) pode sempre voltar noutra altura do dia ou do tempo que vai passar na cidade. O dia não vai ficar barato porque as entradas nos monumentos e museus são caras. Sendo assim, leve umas sandes. Há que poupar na comida, não na cultura. O percurso do dia passa por:

1ª Paragem – Haghia Sophia

2ª Paragem –  Cisterna da Basílica

3ª Paragem – Haghia Eirene

4ª Paragem – Palácio Topkapi

5ª Paragem – Museu de Antropologia

6ª Paragem – Hipódromo

7ª Paragem – Mesquita Azul

8ª Paragem – Arasta Bazar

Roteiro ISTAMBUL – 1º dia em Istambul – Sultanahmet | Turquia

No primeiro dia em Istambul é conveniente começar pela zona de Sultanahmet, a área onde se concentram a maioria dos highlights da cidade. É óptimo começar por esta área porque se enfrentar algum problema durante a visita (ex. filas longas para entrar ou algum dos monumentos fechados) pode sempre voltar noutra altura do dia ou do tempo que vai passar na cidade. O dia não vai ficar barato porque as entradas nos monumentos e museus são caras. Sendo assim, leve umas sandes. Há que poupar na comida, não na cultura.

Compre aqui internet para usar tranquilamente na Turquia.

Marque aqui o seu transfer do aeroporto para o hotel (ou vice versa)

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

Início do percurso

O percurso tem inicio na praça principal de Sultanahmet, onde hoje se ergue uma fonte luminosa inaugurada em 2012.

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

1ª Paragem – Haghia Sophia

A primeira paragem é a magnífica Haghia Sophia, uma igreja convertida a mesquita durante o império Otomano mas que conserva alguns dos melhores mosaicos cristãos do mundo. Dedique algum tempo para este local porque o preço do bilhete vale cada cêntimo pago. Comece antes das 9.30 h para evitar as filas e as multidões.

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

Inaugurado pelo imperador Justiniano em 537, no auge do império bizantino, a construção do edifício original fazia parte de um plano para tornar Constantinopla uma digna sucessora de Roma como capital do império. Durante quase 1000 anos foi a cidade mais rica da Cristandade e no seu centro ficava a igreja de Santa Sofia.

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

No interior pouco resta do esplendor da decoração inicial, mas ainda se podem observar alguns frescos fabulosos no 1º andar, assim como nos pórticos de entrada e de saída. De resto, a imensa estrutura alberga uma estranha mistura de elementos ocidentais e árabes. O mihrab, a galeria do sultão e o minbar partilham o espaço com a praça da coroação, o local onde eram coroados os imperadores bizantinos e as grandes colunas são encimadas por medalhões com inscrições do Corão. Visitar este edifício é uma autêntica lição de história, inspirando-nos uma sensação de humildade. Só por isto, vale a pena vir a Istambul.

Visitar ISTAMBUL, a cidade onde oriente e ocidente se encontram | Turquia

Construída em torno de uma nave central, enormes colunas seguravam uma cúpula de 56m de altura. Mais tarde foram acrescentados contrafortes exteriores de modo a suportar o enorme peso da estrutura. Mas as maiores mudanças vieram após a queda de Constantinopla, em 1453, para os turcos otomanos. A igreja foi transformada em mesquita, e foram acrescentados ao longo dos anos minaretes, túmulos e fontes. Isto levou a que, actualmente, o edifício tenha uma silhueta muito peculiar, sendo que não parece uma igreja, mas também não parece uma mesquita típica.

Visitar ISTAMBUL, a cidade onde oriente e ocidente se encontram | Turquia

No interior pouco resta do esplendor da decoração inicial, mas ainda se podem observar alguns frescos fabulosos no 1º andar, assim como nos pórticos de entrada e de saída. De resto, a imensa estrutura alberga uma estranha mistura de elementos ocidentais e árabes. O mihrab, a galeria do sultão e o minbar partilham o espaço com a praça da coroação, o local onde eram coroados os imperadores bizantinos e as grandes colunas são encimadas por medalhões com inscrições do Corão. Visitar este edifício é uma autêntica lição de história, inspirando-nos uma sensação de humildade. Só por isto, vale a pena vir a Istambul.

Preço: 20TL

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

2ª Paragem –  Cisterna da Basílica

Depois de sair da Hagia Sophia aproveite para visitar a Cisterna da Basílica que se localiza logo ali ao lado. Esta grande cisterna subterrânea foi mandada construir por Justiniano para satisfazer as necessidades do Grande Palácio, um vasto complexo de palácios, igrejas e espaços de diversão, ocupando a quase totalidade do actual bairro de Sultanahmet. Visitar Istambul tem que passar por aqui.

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

O tecto é suportado 336 colunas, cada uma com mais de 8 m, sendo ainda possível observar duas colunas que se apoiam em enormes cabeças de Medusa, um testemunho do saque dos Bizantinos a monumentos clássicos.

Preço: 10TL

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

3ª Paragem – Haghia Eirene

Entrando pelo portão imperial que leva ao Palácio Topkapi pode-se admirar a magnífica igreja bizantina do séc. VI de Haghia Eirene. E digo igreja, pois é a única que não foi  convertida numa mesquita, apesar de ter sido usada muitos anos como arsenal… A  sua beleza austera e o facto de ser um testemunho quase único de uma época tão  longínqua fizeram-me sentir uma estranha atracção por ela e só me apetecia ver o  seu interior único! Infelizmente, está fechada ao público, havendo rumores que  poderá abrir como um museu… Em seu redor, podem apreciar-se ruínas de outros  edifícios bem abaixo do nível do solo.

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

4ª Paragem – Palácio Topkapi

O palácio Topkapi é um local cheio de opulência e luxo. Vale a pena visitá-lo com tempo por isso coma qualquer coisa antes de entrar. Dedique-lhe, pelo menos duas ou três horas. Por isso, leve bebidas e umas bolachas ou sandes. Vai precisar…

Preço: 20TL (entrada geral) + 15TL (harém)

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

Não há melhor símbolo do império otomano e da sua capital Constantinopla (Istambul), conquistada em 29 de Maio de 1453, no reinado do sultão Mehmet II, do que o palácio Topkapi, localizado ao lado da igreja de Aya Sophia (convertida em mesquita), cuja construção se prolongou durante 6 anos. Situado junto às margens do mar da Mármara, na ponta da zona de Istambul agora chamada Sultanahmet, o Palácio Topkapi é na realidade um complexo de edifícios, que rodeiam 4 pátios sucessivamente mais interiores e menos acessíveis, e que constituíam a sede de governo, assim como os aposentos da família real e seu séquito. O primeiro pátio era acessível à população em geral, enquanto os outros eram apenas acessíveis a homens de negócios, embaixadores e corte real.

Compre aqui internet para usar tranquilamente na Turquia.

Marque aqui o seu transfer do aeroporto para o hotel (ou vice versa)

O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia

Logo após passarmos a Porta das Saudações, dirigimo-nos a uma zona do Palácio Topkapi onde só o sultão podia entrar: o harém (cujo significado é precisamente “privado”). Chegando a albergar cerca de 1000 mulheres, era uma sociedade dentro do complexo, com várias hierarquias encimadas pela valide sultan, a mãe do sultão, que reinava sobre este domínio feminino. Como a sucessão não era garantida para o filho mais velho do sultão, a competição pela atenção do sultão era feroz… Histórias à parte, o harém é um labirinto de pavilhões finamente trabalhados, aos quais temos acesso apenas ao piso térreo mas que impressionam pela sua beleza.

O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia

Daqui seguimos para a Sala do Trono e para o Pavilhão do Manto Sagrado, onde se podem admirar algumas relíquias dos profetas, incluindo o bastão de Moisés e a espada de Maomet…

O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia

Mais à frente no Palácio Topkapi, entre o Pavilhão da Circuncisão (sim, também a faziam!) e o de Bagdade (construído para comemorar a tomada deste reino), tem vistas espectaculares para o Corno de Ouro. Esta zona e a adjacente são aquelas mais perto das águas e podem admirar-se as diferentes zonas de Istambul, tanto europeia como asiática, assim como o intenso tráfego de navios.

O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia

Voltando para trás, passamos pelo Tesouro, onde se reúnem algumas das peças oferecidas por embaixadores, encomendadas a artesãos ou pura e simplesmente saqueadas em conquistas ao longo dos anos.

O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia

Mais à frente no Palácio Topkapi, na parte que era das cozinhas, estão expostas as colecções de cerâmica, vidro e prata, mas actualmente encontra-se fechada ao público. Foi pena, pois queríamos ver com os nossos olhos alguns dos tesouros que percorreram a Rota da Seda desde o Extremo Oriente até Istambul. Os Otomanos apreciavam muito a porcelana chinesa, dizendo-se que a razão era que se acreditava que a qualidade da porcelana neutralizava o efeito da comida envenenada, algo que serve como indicativo da saúde do clima da corte… 🙂

O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia

Depois de conquistada a capital do império bizantino, Mehmet II tinha os olhos postos sobre o ocidente, e tentou, sem êxito, uma invasão de Itália e a conquista de Roma. O seu sucessor, Selim I, continuou a senda de conquistas, tomando a Síria e o Egipto, assim como as cidades sagradas de Meca e Medina, tomando para si a figura do califa, representante na terra de um império muçulmano inspirado nas palavras de Maomé.

O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia

Ainda assim, a época de ouro do império ocorreu com o sultão Suleimane, um notável governante, tanto no aspecto organizativo como no militar. Durante o seu reinado, o cânone legal otomano foi organizado, e as conquistas militares incluíram Budapeste e Belgrado, e as margens do Mediterrâneo da Tunísia e Argélia.

O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia

Depois de consolidado o poder otomano em toda a região do leste e sul do Mediterrâneo, o mais natural seria que a expansão continuasse para ocidente. A invasão otomana da Europa ocidental acabou, no entanto, por nunca se concretizar por diferentes motivos. Um deles foi a feroz resistência dos povos dos Balcãs ao domínio otomano. Outro terá sido o enfraquecimento natural do império, quer pelo tamanho que tornava difícil a sua gestão eficiente ao mesmo tempo que uma tentativa de expansão, quer pelos governantes mais fracos que foram surgindo à frente do império. O facto de a sucessão não ser de pai para filho mais velho, mas sim para o filho que demonstrasse ser o mais indicado, levou a que as intrigas palacianas (incluindo assassinatos e golpes de palácio) tomassem conta da estrutura de poder, levando a uma diminuição na qualidade da classe governante, que se fechou sobre si própria e não soube acompanhar a evolução dos tempos. Por último, e talvez o mais importante, a chegada dos otomanos às fronteiras da Europa ocidental coincidiu com o renascimento de potências económicas e militares neste velho continente. Portugal teve aqui um papel pioneiro, como bem sabemos, no controlo das rotas marítimas no Atlântico e no Índico, seguido pela Espanha, Holanda e Inglaterra. Mas foi o império austríaco dos Habsburgos que, por razões geográficas, mais fez frente ao avanço terrestre otomano.

O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia
O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia

Depois de uma tentativa falhada de tomar Malta, Suleimane morre numa campanha no Danúbio em 1566, e em 1570, o seu sucessor perde a batalha naval de Lepanto a favor de potências europeias, curiosamente batalha na qual é ferido Miguel de Cervantes e a qual se diz que o inspirou para a sua obra-prima, D. Quixote de La Mancha. Mas é só em 1683 que se dá o volte-face final, quando o cerco otomano a Viena é frustrado, sendo que os otomanos perdem o Peloponeso, a Hungria e a Transilvânia, nunca mais ameaçando a Europa ocidental. Estavam assim traçados os destinos da Europa e do império otomano, um em ascensão, o outro em declínio.

O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia
O início da Rota da Seda no Palácio Topkapi em Istambul | Turquia

5ª Paragem – Museu de Antropologia

Apesar de ser um museu relativamente recente, a enorme riqueza do país fez com que as contribuições das diferentes regiões rapidamente transformassem este museu num dos mais importantes do mundo. Entre as suas maiores atracções, contam-se o tratado de Cadés, uma placa de pedra onde está inscrito o tratado de  paz mais antigo que se conhece, estabelecido entre os Hititas e os Egípcios em 1269 a.C., e os sarcófagos de Alexandre e o das Mulheres Enlutadas, mas a sua  colecção é tão rica quanto vasta. Obrigatório!

Preço: 10TL

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

6ª Paragem – Hipódromo

Sairá com certeza cansado da sua visita de hoje pelo palácio e pelo museu. O Hipódromo é um bom local para sentar e descansar um pouco. Contemple os vários monumentos expostos, inclusive os dois obeliscos e a fonte Kaiser Wilhelm’s, e prepare-se para visitar uma das mesquitas mais bonitas da cidade.

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

7ª Paragem – Mesquita Azul

A enorme Mesquita Azul, assim chamada pelos azulejos azuis que decoram o seu interior, especialmente as cúpulas, foi construída no séc. XVII e é um dos edifícios religiosos mais importantes do Mundo. Ao contrário de Haghia Sophia, continua  a ser um local de culto em funcionamento. O que é mais difícil de escolher é o que é mais impressionante: o seu interior ricamente decorado ou o seu exterior, dominado por cúpulas e semi-cúpulas e um enorme pátio, tudo rodeado por seis minaretes.

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

8ª Paragem – Arasta Bazar

Termine o seu percurso no Arasta Bazar, um bazar mais turístico mas bastante agradável para fazer algumas compras, beber um chá ou um café turco. É um espaço muito elegante nesta cidade. No final do percurso pode regressar ao ponto inicial e ver a fonte luminosa agora iluminada. Cuidado, no fim deste dia poderá ficar altamente viciado nesta cidade e em Sultanahmet!

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

Se procura alojamento em Istambul, saiba que Sultanahmet é o melhor local para se alojar. Nós ficamos sempre aí. Todos estes hotéis são excelentes opções:

Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

Se vai viajar para a Turquia saiba que há tours que não pode mesmo perder: 

  • Passeio de Balão da Capadócia. Marque aqui. 
  • Excursão de um dia às cidades subterrâneas da Capadócia. Marque aqui
  • Jantar e show numa caverna na Capadócia. Marque aqui
  • Marque aqui o bilhete para a Hagia Sophia sem fila. 
  • Compre aqui o bilhete sem fila para a Cisterna da Basílica.
  • Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.
  • Se prefere viajar com tudo tratado, marque aqui um tour de um ou dois dias em Istambul. 
  • Se vai ficar muito tempo em Istambul compensa comprar o Istambul Tourist Pass. Compre aqui
  • Não perca uma excursão a Bursa, uma das capitais do Império Otomano, desde Istambul. Marque aqui.
  • Marque aqui um cruzeiro no Bósforo à noite com show a bordo. Vai adorar! Se preferir um cruzeiro ao pôr-do-sol num iate, marque aqui. Para um cruzeiro normal no Bósforo, marque aqui.
  • Experimente um hammam, um banho turco, em Istambul. Marque aqui
  • Compre aqui uma visita guiada e sem fila ao Palácio Topkapi e ao harém. A visita é feita com um historiador e vale mesmo a pena.
  • Compre aqui um bilhete para o autocarro hop on hop off em Istambul. 
Roteiro ISTAMBUL - 1º dia em Istambul - Sultanahmet | Turquia

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia
Roteiro ISTAMBUL – 2º dia em Istambul – Bairro do Bazar | Turquia

SEGUNDO DIA – Bairro do Bazar

O nosso segundo percurso pedestre pela cidade de Istambul leva-nos até algumas das mesquitas menos visitadas na cidade e, por conseguinte, lugares mais característicos. Este percurso inicia-se e termina no Grande Bazar, um lugar de visita obrigatória. Pode ser feito num dia completo em Istambul (se pretender explorar bem o bazar e fizer algumas compras). Se optar por uma visita mais rápida pode ser feito em meio-dia, o que permite combinar, por exemplo com a totalidade ou parte do roteiro 4. Se o fizer sozinho, este é um dia mais calmo e com tempo para compras no seu roteiro em Istambul. O percurso do dia passa por:

1ª Paragem – Grande Bazar

2ª Paragem – Praça e Mesquita Beyazit

3ª Paragem – Mesquita do Príncipe (Sehzade Mehmet)

4ª Paragem – Aqueduto de Valens

5ª Paragem – Mesquita Fatih

6ª Paragem – Mesquita Aksaray

7ª Paragem – Avenida Divan Yolu (Ordu)

Final do dia – Show de danças turcas

Roteiro ISTAMBUL – 2º dia em Istambul – Bairro do Bazar | Turquia

O nosso segundo percurso pedestre pela cidade de Istambul leva-nos até algumas das mesquitas menos visitadas na cidade e, por conseguinte, lugares mais característicos. Este percurso inicia-se e termina no Grande Bazar, um lugar de visita obrigatória. Pode ser feito num dia completo em Istambul (se pretender explorar bem o bazar e fizer algumas compras). Se optar por uma visita mais rápida pode ser feito em meio-dia, o que permite combinar, por exemplo com a totalidade ou parte do roteiro 4.

Como não paga entrada em nenhum dos lugares do percurso poderá aproveitar para terminar o dia a ver um show de danças turcas. Nós recomendamos vivamente.

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

1ª Paragem – Grande Bazar

Este percurso começa no Grande Bazar de Istambul. No entanto, antes de entrar espreite a Mesquita Nuruosmaniye. Completamente coberto, é hoje mais dirigido para os turistas e chega a parecer um moderno shopping, com decoração árabe! Construído logo após a tomada da cidade no séc.XV, este labirinto de ruelas e lojas continua a ser um marco inevitável de uma visita e faz parte da experiência perdermo-nos no meio da confusão.

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

No bairro do Bazar de Istambul, onde começámos pelo alto, visitando o edifício que domina o “skyline” da cidade de Istambul, a mesquita de Suleymaniye. Mandada construir por Solimão, o Magnífico, data de 1557 e, sendo a mesquita mais importante da cidade, era o centro de um complexo de edifícios com missão de apoiar os mais desfavorecidos. O pátio interior é rodeado por colunas que se diz que vieram do camarote real do Hipódromo bizantino e, dentro do edifício, a enorme abóbada da cúpula domina todo o espaço.

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

 2ª Paragem – Praça e Mesquita Beyazit

Um pouco à frente do bazar existe o bazar dos livros, que também merece uma visita, e depois a praça Beyazit. A mesquita Beyazit fica na enorme praça homónima de frente para a Universidade de Istambul. É uma bonita praça para apreciar o ritmo de vida da população da cidade e os casais de namorados que escolhem este local para trocarem confidências de amor.

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

3ª Paragem – Mesquita do Príncipe (Sehzade Mehmet)

Seguindo o percurso chega-se à Mesquita do Príncipe, passando  antes por um edifício (à esquerda) utilizando como caravançarai durante a Rota da Seda. Escondida no centro da cidade de Istambul, esta mesquita não recebe a visita de muitos turistas. No entanto, é enorme e muito belo o seu interior, fazendo lembrar a Mesquita Azul de Sultanahmet.

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

4ª Paragem – Aqueduto de Valens

O aqueduto de Istambul foi utilizado durante séculos para abastecer a cidade com água proveniente das florestas de Belgrado. Hoje é um marco arquitectónico da cidade de Istambul.

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

5ª Paragem – Mesquita Fatih

Esta foi a primeira mesquita imperial a ser construída em Istambul e faz parte de um complexo enorme onde existiam escolas, hospital e caravansarais utilizados na Rota da Seda. É aqui que está o túmulo de Mehmet, o conquistador da cidade de Istambul aos bizantinos. O túmulo é um dos locais de culto mais sagrados para os muçulmanos de Istambul. Nas horas de oração estão cheios de fiéis e perceberá que a parte europeia de Istambul não é assim tão diferente do resto do país.

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

 6ª Paragem – Mesquita Aksaray

 Bela mesquita, ricamente decorada, e bastante imponente na praça de Aksaray.

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

7ª Paragem – Avenida Divan Yolu (Ordu)

Há vários locais de interesse nesta bela avenida de Istambul. Começando pela Mesquita Laleli (tulipa), a Coluna de Costantino, o fórum de Theodosius, o pátio de Çorlulu Ali Pasa, um haman, ou até uma gelataria onde os dotes atrevidos dos empregados fazem as delicias do público.

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

Final do dia – Show de danças turcas

Para terminar o dia em Istambul nada melhor do que um show de danças típicas turcas. O local onde nós vimos foi na Hodjapasa Art & Culture Center, perto do bazar das Especiarias. Peça bilhetes para o sector central porque tem a melhor vista. É preferivel lugares mais atrás no centro do que nas laterais à frente. Compre bilhetes com antecedência para conseguir bons lugares. Preço: 60TL

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

Se procura alojamento em Istambul, saiba que Sultanahmet é o melhor local para se alojar. Nós ficamos sempre aí. Todos estes hotéis são excelentes opções:

Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia

Se vai viajar para a Turquia saiba que há tours que não pode mesmo perder: 

  • Passeio de Balão da Capadócia. Marque aqui. 
  • Excursão de um dia às cidades subterrâneas da Capadócia. Marque aqui
  • Jantar e show numa caverna na Capadócia. Marque aqui
  • Marque aqui o bilhete para a Hagia Sophia sem fila. 
  • Compre aqui o bilhete sem fila para a Cisterna da Basílica.
  • Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.
  • Se prefere viajar com tudo tratado, marque aqui um tour de um ou dois dias em Istambul. 
  • Se vai ficar muito tempo em Istambul compensa comprar o Istambul Tourist Pass. Compre aqui
  • Não perca uma excursão a Bursa, uma das capitais do Império Otomano, desde Istambul. Marque aqui.
  • Marque aqui um cruzeiro no Bósforo à noite com show a bordo. Vai adorar! Se preferir um cruzeiro ao pôr-do-sol num iate, marque aqui. Para um cruzeiro normal no Bósforo, marque aqui.
  • Experimente um hammam, um banho turco, em Istambul. Marque aqui
  • Compre aqui uma visita guiada e sem fila ao Palácio Topkapi e ao harém. A visita é feita com um historiador e vale mesmo a pena.
  • Compre aqui um bilhete para o autocarro hop on hop off em Istambul. 
Roteiro ISTAMBUL - 2º dia em Istambul - Bairro do Bazar | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia
Roteiro ISTAMBUL – 3º dia em Istambul – Da Alta à Baixa | Turquia

TERCEIRO DIA – Da Alta à Baixa

Este roteiro pela cidade de Istambul permite conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade, permitindo aliá-los com um cruzeiro curto pelo Bósforo. É, juntamente com o roteiro 1, os dois itinerários obrigatórios para quem só tem dois dias para a cidade de Istambul (neste caso deverá incluir aqui também o Grande Bazar). O percurso do dia passa por:

1ª Paragem – Mesquita de Suleymaniye

2ª Paragem – Mesquita Rusten Pasa

3ª Paragem – Bazar das Especiarias

4ª Paragem – Mesquita Nova

5ª Paragem – Eminomu

6ª Paragem – Cruzeiro curto no Bósforo

7ª Paragem – Ponte Galata

8ª Paragem – Torre Galata

Roteiro para VISITAR ISTAMBUL em 4 dias (roteiro  dia-à-dia) | Turquia

Roteiro ISTAMBUL – 3º dia em Istambul – Da Alta à Baixa | Turquia

Este roteiro pela cidade de Istambul permite conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade, permitindo aliá-los com um cruzeiro curto pelo Bósforo. É, juntamente com o roteiro 1, os dois itinerários obrigatórios para quem só tem dois dias para a cidade de Istambul (neste caso deverá incluir aqui também o Grande Bazar).

Compre aqui internet para usar tranquilamente na Turquia.

Marque aqui o seu transfer do aeroporto para o hotel (ou vice versa)

Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

1ª Paragem – Mesquita de Suleymaniye

O edifício que domina o “skyline” da cidade de Istambul é a mesquita de Suleymaniye. Mandada construir por Solimão, o Magnífico, data de 1557 e, sendo a mesquita mais importante da cidade, era o centro de um complexo de edifícios com missão de apoiar os mais desfavorecidos. O pátio interior é rodeado por colunas que se diz  que vieram do camarote real do Hipódromo bizantino e, dentro do edifício, a enorme abóbada da cúpula domina todo o espaço.

Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

2ª Paragem – Mesquita Rusten Pasa

De Suleymaniye desce-se por algumas vielas, indo dar a uma mesquita fabulosa, a Rustem  Pasa, pequena mas muito tradicional e concorrida, com o seu  interior  profusamente decorado de azulejos Iznik.

Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

3ª Paragem – Bazar das Especiarias

 O bazar das especiarias é mais tradicional do que o Grande Bazar. Vende todo o tipo de especiarias, ervas aromáticas e outros produtos como mel e frutos secos. É o local ideal para comprar especiarias provenientes da Rota da Seda.

Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

4ª Paragem – Mesquita Nova

A marginal da cidade de Istambul é dominada pela Mesquita Nova, que data do séc. XVII e que, apesar de ser mais recente, partilha com as outras muitos traços arquitectónicos.

Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

5ª Paragem – Eminomu

Logo ao lado da Mesquita Nova, situa-se Eminomu, o porto de Istambul de onde os férries partem para vários destinos, animado por vendedores de sandes de peixe. Deixámos o circuito ao longo do Bósforo para outro dia (dia completo) mas podemos utilizar a tarde para um cruzeiro curto (especialmente se estiver com tempo limitado).

Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

6ª Paragem – Cruzeiro curto no Bósforo

Opte por um cruzeiro curto, com cerca de 90 minutos, mas que lhe dará uma ideia geral muito boa da situação geográfica de Istambul. Pode ver o nosso post sobre cruzeiros no Bósforo aqui.

Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

7ª Paragem – Ponte Galata

Depois do cruzeiro há que regressar a ao percurso pedestre por Istambul e atravessar pela ponte de Gálata (só por si uma atracção fervilhante de movimento e comércio) para o outro lado da cidade, o bairro de Beyoglu, situado numa íngreme colina, e durante muitos anos a  morada de eleição dos visitantes estrangeiros da cidade. Durante o período  otomano, Judeus, Árabes, Gregos e Arménios estabeleceram aqui comunidades e,  ainda hoje, é uma zona conhecida como centro comercial e de animação da cidade.

Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

8ª Paragem – Torre Galata

Consideramos que ir ver a torre Galata é importante mas não vale a pena subir à torre para poder apreciar as vistas sobre Istambul do seu cimo. A nossa sugestão é que é possível pagar bastante menos por um lanche no terraço do hotel Anemon Gálata ou na maravilhosa pastelaria Galata Konak,  onde se pode descansar e desfrutar de uma vista fabulosa sobre o Corno de Ouro. O pôr-do-sol e o anoitecer dará oportunidade de tirar fotos fantásticas.

Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

Se procura alojamento em Istambul, saiba que Sultanahmet é o melhor local para se alojar. Nós ficamos sempre aí. Todos estes hotéis são excelentes opções:

Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

Se vai viajar para a Turquia saiba que há tours que não pode mesmo perder: 

  • Passeio de Balão da Capadócia. Marque aqui. 
  • Excursão de um dia às cidades subterrâneas da Capadócia. Marque aqui
  • Jantar e show numa caverna na Capadócia. Marque aqui
  • Marque aqui o bilhete para a Hagia Sophia sem fila. 
  • Compre aqui o bilhete sem fila para a Cisterna da Basílica.
  • Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.
  • Se prefere viajar com tudo tratado, marque aqui um tour de um ou dois dias em Istambul. 
  • Se vai ficar muito tempo em Istambul compensa comprar o Istambul Tourist Pass. Compre aqui
  • Não perca uma excursão a Bursa, uma das capitais do Império Otomano, desde Istambul. Marque aqui.
  • Marque aqui um cruzeiro no Bósforo à noite com show a bordo. Vai adorar! Se preferir um cruzeiro ao pôr-do-sol num iate, marque aqui. Para um cruzeiro normal no Bósforo, marque aqui.
  • Experimente um hammam, um banho turco, em Istambul. Marque aqui
  • Compre aqui uma visita guiada e sem fila ao Palácio Topkapi e ao harém. A visita é feita com um historiador e vale mesmo a pena.
  • Compre aqui um bilhete para o autocarro hop on hop off em Istambul. 
Roteiro ISTAMBUL - 3º dia em Istambul - Da Alta à Baixa | Turquia

Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia
Roteiro ISTAMBUL – 4º dia em Istambul – A cidade esquecida | Turquia

QUARTO DIA – A cidade esquecida

Este percurso em Istambul é feito essencialmente de ferry. Permite visitar alguns lugares pouco explorados em Istambul mas muito belos e característicos  O roteiro 4 pode ser feito em meio-dia. Isto permite-lhe combinar este percurso com o Roteiro 2, uma visita a um hamman (banhos turcos) ou então com um dia dedicado às compras. O percurso do dia passa por:

1ª Paragem – Muralhas de Teodósio

2ª Paragem – Igreja de São Salvador de Chora

3ª Paragem – Atravessar da Europa para a Ásia

4ª Paragem – Uskudar

5ª Paragem – Hamman

Roteiro para VISITAR ISTAMBUL em 4 dias (roteiro  dia-à-dia) | Turquia

Roteiro ISTAMBUL – 4º dia em Istambul – A cidade esquecida | Turquia

Este percurso em Istambul é feito essencialmente de ferry. Permite visitar alguns lugares pouco explorados em Istambul mas muito belos e característicos  O roteiro 4 pode ser feito em meio-dia. Isto permite-lhe combinar este percurso com o Roteiro 2, uma visita a um hamman (banhos turcos) ou então com um dia dedicado às compras.

Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia

Início

Comece o percurso em Istambul pela zona ribeirinha de Eminomu. Aí é possível apanhar um ferry que percorre o Corno do Ouro até à paragem de Ayvansaray, onde deve sair. O ferry sai todas as horas e demora aproximadamente 20 minutos a chegar ao destino. Esta opção permite-lhe por 3TL fazer a parte mais emblemático do Corno de Ouro.

Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia

1ª Paragem – Muralhas de Teodósio

Depois de atravessar a estrada, comece a subir seguindo sempre a muralha do século V do seu lado direito. Aproveite este percurso para admirar as Muralhas de Teodósio que têm mais de 6 km de extensão, desde o Mar da Mármara até ao Corno do Ouro. As muralhas têm 11 portas e 192 torres construídas em calcário e tijolo vermelho. Estas muralhas defenderam Istambul durante mais de mil anos. Só em 1453, Mehmet, o Conquistador,  as conseguiria transpor.

Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia

2ª Paragem – Igreja de São Salvador de Chora

Esta igreja possui dos melhores e mais belos mosaicos e frescos bizantinos de Istambul e da Turquia. A origem da igreja esta envolta em mistério. Não se sabe quando foi construída, só se sabe que foi remodelada no século XIV e que a designação “in chora” significa “no campo”, levando a crer que a igreja se situava numa área rural da cidade.

Apesar do exterior austero, o interior possuí frescos ricamente decorados e pintados e mosaicos com representações da vida de Cristo. Os mosaicos mais notáveis são a “Genealogia de Cristo”, “A vida da Virgem”, “A infância de Cristo” e o “Ministério de Cristo”. Cada um deles merece algum tempo de contemplação e atenção.

Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia

 3ª Paragem – Atravessar da Europa para a Ásia

Depois de contemplar a igreja de Chora, regresse até ao ferry em Ayvansaraye e volte-o a apanhar, desta vez no sentido contrário. Em vez de sair em Eminomu, siga para Uskudar, a parte asiática de Istambul. Esta viagem de ferry (3TL) permitir-lhe-á cruzar o Bósforo e ver a parte europeia e asiática. Este é um marco geográfico. Em poucos minutos irá atravessar de continente. Adeus Europa, Olá Ásia!

É possível apreciar do barco a ilha com a Torre de Leandro e o Palácio de Dolmabahçe em Istambul.

Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia
Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia

 4ª Paragem – Uskudar

Uskudar é um dos bairros asiáticos da cidade de Istambul. Muito mais tradicional do que os bairros da parte europeia, possui muito menos atractivos turísticos. Está, no entanto, cheio de carisma e atitude. Os mercados fervilham, as mesquitas estão cheias de fiéis, os locais passeiam-se nas ruas, os restaurantes são bons e baratos e a comida de rua é fabulosa.

Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia

Para além de visitar as mesquitas mais emblemáticas, nomeadamente a mesquita de Sensi Pasa, mesquita de Iskele e mesquita de Valido Atik, aproveite para usufruir da simpatia turca, tomar um chá ou um café em boa companhia e fazer compras. Há aqui bons super-mercados e comida fresca deliciosa a preço local.

Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia

5ª Paragem – Hamman

Termine o seu dia num hammam da cidade. Experimente estes:

 – Hamman Cemberlitas https://www.cemberlitashamami.com/ – 20€

–  Suleymaniye Hamam – 35€

–  Cağaloğlu Hamamı – 20€  (luxo – 40€)

Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia

ONDE DORMIR

Se procura alojamento em Istambul, saiba que Sultanahmet é o melhor local para se alojar. Nós ficamos sempre aí. Todos estes hotéis são excelentes opções:


Se vai viajar para a Turquia saiba que há tours que não pode mesmo perder: 

  • Passeio de Balão da Capadócia. Marque aqui. 
  • Excursão de um dia às cidades subterrâneas da Capadócia. Marque aqui
  • Jantar e show numa caverna na Capadócia. Marque aqui
  • Marque aqui o bilhete para a Hagia Sophia sem fila. 
  • Compre aqui o bilhete sem fila para a Cisterna da Basílica.
  • Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.
  • Se prefere viajar com tudo tratado, marque aqui um tour de um ou dois dias em Istambul. 
  • Se vai ficar muito tempo em Istambul compensa comprar o Istambul Tourist Pass. Compre aqui
  • Não perca uma excursão a Bursa, uma das capitais do Império Otomano, desde Istambul. Marque aqui.
  • Marque aqui um cruzeiro no Bósforo à noite com show a bordo. Vai adorar! Se preferir um cruzeiro ao pôr-do-sol num iate, marque aqui. Para um cruzeiro normal no Bósforo, marque aqui.
  • Experimente um hammam, um banho turco, em Istambul. Marque aqui
  • Compre aqui uma visita guiada e sem fila ao Palácio Topkapi e ao harém. A visita é feita com um historiador e vale mesmo a pena.
  • Compre aqui um bilhete para o autocarro hop on hop off em Istambul. 
Roteiro ISTAMBUL - 4º dia em Istambul - A cidade esquecida | Turquia

Aproveite o nosso roteiro em Istambul para quatro dias e explore bem a cidade. Para preparar a sua viagem temos estes artigos que também o podem ajudar. Boa viagem!

PROCURE AQUI ALOJAMENTO EM ISTAMBUL 

Se vai viajar para a Turquia saiba que há tours que não pode mesmo perder: 

  • Passeio de Balão da Capadócia. Marque aqui. 
  • Excursão de um dia às cidades subterrâneas da Capadócia. Marque aqui
  • Jantar e show numa caverna na Capadócia. Marque aqui
  • Marque aqui o bilhete para a Hagia Sophia sem fila. 
  • Compre aqui o bilhete sem fila para a Cisterna da Basílica.
  • Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.
  • Se prefere viajar com tudo tratado, marque aqui um tour de um ou dois dias em Istambul. 
  • Se vai ficar muito tempo em Istambul compensa comprar o Istambul Tourist Pass. Compre aqui
  • Não perca uma excursão a Bursa, uma das capitais do Império Otomano, desde Istambul. Marque aqui.
  • Marque aqui um cruzeiro no Bósforo à noite com show a bordo. Vai adorar! Se preferir um cruzeiro ao pôr-do-sol num iate, marque aqui. Para um cruzeiro normal no Bósforo, marque aqui.
  • Experimente um hammam, um banho turco, em Istambul. Marque aqui
  • Compre aqui uma visita guiada e sem fila ao Palácio Topkapi e ao harém. A visita é feita com um historiador e vale mesmo a pena.
  • Compre aqui um bilhete para o autocarro hop on hop off em Istambul. 

Se vai viajar para a Turquia, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR ISTAMBUL – Um artigo super completo com tudo o que precisa de saber para visitar Istambul, na Turquia, com dicas, roteiro passo a passo, tours, cruzeiros, espetáculos de danças tradicionais, etc.
  • BAZARES DE ISTAMBUL – Tudo o que precisa saber sobre o que ver, fazer e comprar nos bazares de Istambul está neste nosso artigo.
  • CRUZEIRO NO BÓSFORO EM ISTAMBUL – Tudo o que precisa de saber sobre os cruzeiros no Bósforo, em Istambul, na Turquia, está neste artigo.
  • VISITAR A CAPADÓCIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Capadócia, com dicas para tours, passeios de balão, trilhos e tudo o que precisa de saber para ver e fazer quando visitar a Capadócia.
  • PASSEIO DE BALÃO NA CAPADÓCIA – tudo o que precisa de saber para decidir onde fazer, como fazer, quanto custa e se vale a pena fazer o passeio de balão na Capadócia, na Turquia, está neste artigo.
  • VISITAR ANCARA – Tudo o que precisa de saber para visitar Ancara está neste artigo.
  • VISTO DA TURQUIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Turquia está neste artigo.
  • VISITAR EDIRNE – Um roteiro cheio de dicas para visitar Edirne, uma das capitais do Império Otomano na Turquia.
  • VISITAR BURSA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Bursa, uma das cidades turcas mais importantes na Rota da Seda e fácil de explorar desde Istambul.
  • VISITAR HIERÁPOLIS – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Hierápolis, na Turquia, está neste artigo.
  • VISITAR PAMUKKALE – Tudo o que precisa de saber para visitar Pamukkale, na Turquia, pode encontrar neste nosso artigo.
  • VISITAR ÉFESO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Éfeso e as suas ruínas romanas, as mais impressionantes da Turquia.
  • VISITAR SELÇUK – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre a sua visita a Selçuk e o que pode e deve visitar na cidade.
  • VIAJAR NO EXPRESSO TRANSASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Expresso Transasiático, da Turquia ao Irão, está neste artigo.
  • DERVIXES RODOPIANTES – Um artigo sobre uma das tradições mais incríveis da Turquia, os Dervixes Rodopiantes e o seu papel na cultura da Turquia.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão

Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

. Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

10 Comentários

  1. Eduardo Lopes diz: Responder

    Olá, que moeda aconselha a levar para istambul e capadócia.
    Faço lá cambio, não sei bem o que fazer…
    Se me puder ajudar agradecia
    PS: Parabéns ao dois, sigo – vos no insta e o vosso trabalho é muito bom!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Pode levar euros à vontade mas eles usam só a libra turca que pode levantar em qualquer multibanco na cidade.

  2. Cledna Siqueira diz: Responder

    Ola vamos em Outubro para Turquia saímos da irlanda. Sabe me dizer se pagamos taxa no aeroporto de Istambul? Conhece esse hotel ramada resort kusadasi & golf, Akyarlar Mevkii / Aydin, 09400 Kuşadası, Turquia. É fácil alugar carro nessa zona do hotel sem precisa de cartão de crédito. Preciso trocar a o euro?
    Muito obrigado pela atenção

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não sei responder a isso, desculpe.

  3. Andreia Roque diz: Responder

    Olá Carla.
    Adorei os seus roteiros, vou seguir 🙂
    Vou viajar sozinha para a Turquia estes dias e ficar em Istanbul e Cappadocia. Fiquei contente por saber que sendo mulher, não haverá à partida grandes problemas ou cuidados adicionais.
    Uma vez que vou ficar 5 dias em Istanbul, gostaria também de fazer uma viagem e conhecer as Princess Islands (Adalar Islands). Sei que há viagens mais curtas e mais longas (ferry e sea bus). O que aconselha? Quais os roteiros possíveis e os preços? Sei que uma das empresas é a IDO.
    Muito obrigada!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Andreia, nunca fui à Princess Islands. O melhor é ver lá. Como tens tempo para visitar Istambul podes escolher bem informada.

  4. Ana diz: Responder

    Carla, adorei o seu post!
    Sendo mulher, é perigoso visitar a cidade sozinha?

    Continue postando :))

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não, Ana. Tranquilo. Só os cuidados que tem em qualquer outra parte do mundo.

  5. Ana Freitas diz: Responder

    Olá, será que me podiam informar qual a melhor época do ano para visitar Istambul? Em termos de evitar enchentes de pessoas e muito calor! Estava a pensar ir lá em Março mas não sei se ainda é inverno por essa altura e se está muito frio ou neve. Pelo menos a nivel de preços de viagens parece ser mais barato.

    1. Carla Mota diz: Responder

      As enchentes de turistas já não existem em Istambul. Istambul é óptima em qualquer altura do ano. Talvez Agosto seja um pouco mais quente mas nada de especial. A presença do mar torna as temperaturas muito amenas ao longo do ano. Sem reservas. Nós já fomos muitas vezes, inclusive num passagem de ano. O frio não condiciona nada. Vale a pena.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.