Roteiro 3º dia em Istambul – Da Alta à Baixa | Turquia

IMG_9424

Este roteiro pela cidade de Istambul permite conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade, permitindo aliá-los com um cruzeiro curto pelo Bósforo. É, juntamente com o roteiro 1, os dois itinerários obrigatórios para quem só tem dois dias para a cidade de Istambul (neste caso deverá incluir aqui também o Grande Bazar).

Mapa do roteiro 3

1ª Paragem – Mesquita de Suleymaniye

O edifício que domina o “skyline” da cidade de Istambul é a mesquita de Suleymaniye. Mandada construir por Solimão, o Magnífico, data de 1557 e, sendo a mesquita mais importante da cidade, era o centro de um complexo de edifícios com missão de apoiar os mais desfavorecidos. O pátio interior é rodeado por colunas que se diz  que vieram do camarote real do Hipódromo bizantino e, dentro do edifício, a enorme abóbada da cúpula domina todo o espaço.

2ª Paragem – Mesquita Rusten Pasa

De Suleymaniye desce-se por algumas vielas, indo dar a uma mesquita fabulosa, a Rustem  Pasa, pequena mas muito tradicional e concorrida, com o seu  interior  profusamente decorado de azulejos Iznik.

3ª Paragem – Bazar das Especiarias

 O bazar das especiarias é mais tradicional do que o Grande Bazar. Vende todo o tipo de especiarias, ervas aromáticas e outros produtos como mel e frutos secos. É o local ideal para comprar especiarias provenientes da Rota da Seda.

4ª Paragem – Mesquita Nova

A marginal da cidade de Istambul é dominada pela Mesquita Nova, que data do séc. XVII e que, apesar de ser mais recente, partilha com as outras muitos traços arquitectónicos.

5ª Paragem – Eminomu

Istambul

Logo ao lado da Mesquita Nova, situa-se Eminomu, o porto de Istambul de onde os férries partem para vários destinos, animado por vendedores de sandes de peixe. Deixámos o circuito ao longo do Bósforo para outro dia (dia completo) mas podemos utilizar a tarde para um cruzeiro curto (especialmente se estiver com tempo limitado).

6ª Paragem – Cruzeiro curto no Bósforo

Istambul

Opte por um cruzeiro curto, com cerca de 90 minutos, mas que lhe dará uma ideia geral muito boa da situação geográfica de Istambul. Pode ver o nosso post sobre cruzeiros no Bósforo aqui.

7ª Paragem – Ponte Galata

Istambul

Depois do cruzeiro há que regressar a ao percurso pedestre por Istambul e atravessar pela ponte de Gálata (só por si uma atracção fervilhante de movimento e comércio) para o outro lado da cidade, o bairro de Beyoglu, situado numa íngreme colina, e durante muitos anos a  morada de eleição dos visitantes estrangeiros da cidade. Durante o período  otomano, Judeus, Árabes, Gregos e Arménios estabeleceram aqui comunidades e,  ainda hoje, é uma zona conhecida como centro comercial e de animação da cidade.

8ª Paragem – Torre Galata

Istambul

Consideramos que ir ver a torre Galata é importante mas não vale a pena subir à torre para poder apreciar as vistas sobre Istambul do seu cimo. A nossa sugestão é que é possível pagar bastante menos por um lanche no terraço do hotel Anemon Gálata ou na maravilhosa pastelaria Galata Konak,  onde se pode descansar e desfrutar de uma vista fabulosa sobre o Corno de Ouro. O pôr-do-sol e o anoitecer dará oportunidade de tirar fotos fantásticas.

Se procura alojamento em Istambul, saiba que Sultanahmet é o melhor local para se alojar. Nós ficamos sempre aí. Todos estes hotéis são excelentes opções:

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.