Pamukkale e os seus terraços de travertino são um dos lugares mais populares da Turquia. O termo Pamukkale significa “castelo de algodão” e deriva do efeito que os diferentes terraços adquirem nesta secção do vale do rio Menderes.
As nascentes termais existentes na área desde muito cedo atraíram as atenções dos romanos que aqui construíram uma cidade termal – Hierápolis. As nascentes termais estão relacionadas com a existência de uma área com fortes movimentos tectónicos (a Turquia situa-se numa área em que colidem 3 placas tectónicas, a placa Arábica, a placa da Anatólia e a placa Euroasiática) que permitem a continua ascensão de águas quentes (cerca de 37ºC) e ricas em carbonato de cálcio.
Os terraços de Pamukkale devem-se a existência de nascentes de água quente ricas em dióxido de carbono. Estas águas escorrem pelas vertentes e quando as águas encontram a temperatura ambiente, mais baixa do que a da água, vaporiza e o carbonato de cálcio precipita. A diferença de pressão também acentua este processo. A precipitação do carbonato de cálcio é continua e permite a formação de terraços que se sucedem uns aos outros como se de uma cascata de taças se tratasse. Os terraços de calcário travertino formaram-se assim fruto dos 250 litros de água que são brotados por segundo e cuja taxa de precipitação ronda as 550 gramas por segundo .
A existência de sismos frequentes tem feito alterar o local por onde passam as águas termais o que provoca a “morte” de alguns destes terraços e o aparecimento de terraços novos. Apesar de estas águas apresentarem material radioactivo, a sua quantidade é mínima e não existe risco para quem as utiliza de forma ocasional.
Para os mais desatentos, Pamukkale parece uma vertente coberta de neve com cascatas congeladas. Dentro dos terraços em meia-lua, outrora utilizados como piscinas naturais, acumulam-se águas azuis turquesa com pouca profundidade, e nas suas vertentes formam-se estalagtites resultantes da escorrência.
Pamukkale é um lugar praticamente único no mundo. Só existem 4 lugares com uma geomorfologia semelhante, no entanto todos eles são de menor dimensão. Estes lugares são as Fontes Termais de Mammoth, no Yellostone (EUA), Egerszalók (Hungria), Huanglong, em Sichun (China) e Hierva el Água (México). Esta última visitamos na nossa viagem de 2012, na Rota dos Maias.
Aconselhamos que faça também o seu seguro e viagem. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
Se vai viajar para a Turquia, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR ISTAMBUL – Um artigo super completo com tudo o que precisa de saber para visitar Istambul, na Turquia, com dicas, roteiro passo a passo, tours, cruzeiros, espetáculos de danças tradicionais, etc.
- BAZARES DE ISTAMBUL – Tudo o que precisa saber sobre o que ver, fazer e comprar nos bazares de Istambul está neste nosso artigo.
- CRUZEIRO NO BÓSFORO EM ISTAMBUL – Tudo o que precisa de saber sobre os cruzeiros no Bósforo, em Istambul, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR A CAPADÓCIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Capadócia, com dicas para tours, passeios de balão, trilhos e tudo o que precisa de saber para ver e fazer quando visitar a Capadócia.
- PASSEIO DE BALÃO NA CAPADÓCIA – tudo o que precisa de saber para decidir onde fazer, como fazer, quanto custa e se vale a pena fazer o passeio de balão na Capadócia, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR ANCARA – Tudo o que precisa de saber para visitar Ancara está neste artigo.
- VISTO DA TURQUIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Turquia está neste artigo.
- VISITAR EDIRNE – Um roteiro cheio de dicas para visitar Edirne, uma das capitais do Império Otomano na Turquia.
- VISITAR BURSA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Bursa, uma das cidades turcas mais importantes na Rota da Seda e fácil de explorar desde Istambul.
- VISITAR HIERÁPOLIS – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Hierápolis, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR PAMUKKALE – Tudo o que precisa de saber para visitar Pamukkale, na Turquia, pode encontrar neste nosso artigo.
- VISITAR ÉFESO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Éfeso e as suas ruínas romanas, as mais impressionantes da Turquia.
- VISITAR SELÇUK – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre a sua visita a Selçuk e o que pode e deve visitar na cidade.
- VIAJAR NO EXPRESSO TRANSASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Expresso Transasiático, da Turquia ao Irão, está neste artigo.
- DERVIXES RODOPIANTES – Um artigo sobre uma das tradições mais incríveis da Turquia, os Dervixes Rodopiantes e o seu papel na cultura da Turquia.