Dia 9 – A “burra” com vista sobre o Mar Negro 🇹🇷 | Crónicas do Rally Mongol

Dia 9 - A "burra" com vista sobre o Mar Negro 🇹🇷 | Crónicas do Rally Mongol

O sol nasceu a leste do Mar Negro, o mar que nos fez companhia durante a noite. É tão calmo que as ondas não se ouvem. Apenas se ouve o barulho dos carros a passar na marginal durante a noite. A tenda tem uma vista magnífica. Sobre as águas tranquilas do Mar Negro iluminadas pelos raios do sol matinais. O Eduardo levantou-se ainda antes do sol nascer. Tomou banho e quando abrimos a tenda já estava sentado virado para o mar contemplando a sua plenitude.

O dia foi passado a percorrer a estrada que nos levaria até Trabzon. Muita estrada, especialmente má nas primeiras 5 horas de condução. Com o Zé ao volante, o piso degradado e sinuoso não dava tréguas. Derreados e esgotados parámos para almoçar numa praia. Mais do que comer precisávamos de dar um mergulho para espairecer ideias. Eu e o Agostinho corremos logo em roupa interior em direcção ao mar. Precisávamos urgentemente de relaxar. Os outros preferiram descansar numa sombra, um toldo improvisado de uma família turca em férias no mar Morto.

O banho parecia sopa, tal era a temperatura da água, mas pareceu-nos gelada, tal foi o alivio. O calor cá fora era ainda mais sufocante. Não havia, no entanto, tempo a perder. Ainda faltavam muitos quilómetros para o nosso destino.

A vida de 5 carapaus a bordo de um carro não é fácil. Vamos como sardinha em lata, apesar do espaço ser bastante generoso para os cinco. As caras são sempre as mesmas. As histórias vão variando. Já experimentamos vários jogos mas aquele que recolhe mais entusiasmo é o das “perguntas”. Um dos carapaus lança uma pergunta-desafio e todos devem responder. Muito se descobre sobre nós nas estradas intermináveis em frente ao mar Morto.

Já era noite quando descobrimos um lugar para dormir a cerca de 30 km de Trabzon. Optámos por não ficar na cidade mas sim acampar ainda nas margens do mar. Ficamos num parque de merendas, em frente a um belo porto de pesca. Cozinhamos na mesa merendeira uma massinha e preparámos a tenda para mais uma noite dormida num hotel de mil estrelas. Desta vez, a proximidade da estrada que liga a Turquia à Geórgia deu-nos ainda mais barulho e dormir foi um desafio ainda maior. Combinámos que amanhã ficaremos mesmo num hostel.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

      Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

 Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

      Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

     Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.