Dia 6 – Começou a corrida 🏁 ! Mas ainda estamos em Istambul | Crónicas do Rally Mongol

Dia 6 - Começou a corrida 🏁 ! Mas ainda estamos em Istambul | Crónicas do Rally Mongol

Fechei os olhos quando aterrei no aeroporto de Ataturk, em Istambul. Não porque tivesse sono mas num pequeno exercício mental. Voar da Gronelândia para Istambul é como passar do silêncio de um deserto directamente para a feira da Vandoma. Requer uma adaptação, ainda que momentânea, para preparar os sentidos.

O Rui esperáva-me na porta do aeroporto e rumámos a Sultanahmet, para nos encontrarmos com o resto dos carapaus. Tanta conversa para pôr em dia, tantas histórias para contar, tanta emoção para partilhar. Os primeiros momentos foram passados com muita excitação à mistura.

Istambul é uma cidade magnífica. Se a memória não me falha, eu e o Rui já ali estivemos seis vezes, incluindo duas passagens de ano. Para Istambul nunca é demais, nem para mim. Esta cidade entra na lista das minhas três cidades preferidas no mundo. Voltar nunca é demais.

Dia 6 - Começou a corrida 🏁 ! Mas ainda estamos em Istambul | Crónicas do Rally Mongol

Saímos juntos para explorar a cidade. A maioria de nós já conhecia Istambul mas decidimos passar ali dois dias de forma a dar descanso à Burra de Carga (o nome carinhoso com que foi baptizada a nossa carrinha) e aos carapaus que conduziram desde Guimarães até ali em cinco dias.

Começámos por almoçar na esplanada do nosso hostel algumas delicias gronelandesas. Halibute, salmão e bacalhau fumado, acompanhado de queijo com angélica (uma erva aromática gronelandesa), pão e chocolates dinamarqueses. Com o corpo e a alma saciados, as ruas de Istambul chamavam por nós.

Do bulício da Mesquita Azul, passando pela grandiosidade de Hagia Sofia e da Cisterna da Basílica, até ao Grande Bazar, fomos repetindo locais maravilhosos, mas ao mesmo tempo apreciando-os com olhos mais maduros e treinados.

Dia 6 - Começou a corrida 🏁 ! Mas ainda estamos em Istambul | Crónicas do Rally Mongol

Istambul é uma cidade intemporal e ainda que tenha sofrido um bocado depois dos atentados e tentativa de Golpe de Estado de 2016, os turistas já voltaram e as suas ruas estão novamente cheias de gente. Filas intermináveis, preços inflacionados, mas o mesmo charme e simpatia das suas gentes. É a Turquia.

Calcorreámos 12 km ao longo do dia e por isso decidimos parar calmamente para jantar num restaurante que adorámos bem perto da Mesquita Azul. Comida turca da Anatólia, servida por um empregado curdo com ascendência brasileira e que falava português. O mundo é mesmo uma caixa de fósforos incrível.

Dia 6 - Começou a corrida 🏁 ! Mas ainda estamos em Istambul | Crónicas do Rally Mongol

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.