Fechei os olhos quando aterrei no aeroporto de Ataturk, em Istambul. Não porque tivesse sono mas num pequeno exercício mental. Voar da Gronelândia para Istambul é como passar do silêncio de um deserto directamente para a feira da Vandoma. Requer uma adaptação, ainda que momentânea, para preparar os sentidos.
O Rui esperáva-me na porta do aeroporto e rumámos a Sultanahmet, para nos encontrarmos com o resto dos carapaus. Tanta conversa para pôr em dia, tantas histórias para contar, tanta emoção para partilhar. Os primeiros momentos foram passados com muita excitação à mistura.
Istambul é uma cidade magnífica. Se a memória não me falha, eu e o Rui já ali estivemos seis vezes, incluindo duas passagens de ano. Para Istambul nunca é demais, nem para mim. Esta cidade entra na lista das minhas três cidades preferidas no mundo. Voltar nunca é demais.
Saímos juntos para explorar a cidade. A maioria de nós já conhecia Istambul mas decidimos passar ali dois dias de forma a dar descanso à Burra de Carga (o nome carinhoso com que foi baptizada a nossa carrinha) e aos carapaus que conduziram desde Guimarães até ali em cinco dias.
Começámos por almoçar na esplanada do nosso hostel algumas delicias gronelandesas. Halibute, salmão e bacalhau fumado, acompanhado de queijo com angélica (uma erva aromática gronelandesa), pão e chocolates dinamarqueses. Com o corpo e a alma saciados, as ruas de Istambul chamavam por nós.
Do bulício da Mesquita Azul, passando pela grandiosidade de Hagia Sofia e da Cisterna da Basílica, até ao Grande Bazar, fomos repetindo locais maravilhosos, mas ao mesmo tempo apreciando-os com olhos mais maduros e treinados.
Istambul é uma cidade intemporal e ainda que tenha sofrido um bocado depois dos atentados e tentativa de Golpe de Estado de 2016, os turistas já voltaram e as suas ruas estão novamente cheias de gente. Filas intermináveis, preços inflacionados, mas o mesmo charme e simpatia das suas gentes. É a Turquia.
Calcorreámos 12 km ao longo do dia e por isso decidimos parar calmamente para jantar num restaurante que adorámos bem perto da Mesquita Azul. Comida turca da Anatólia, servida por um empregado curdo com ascendência brasileira e que falava português. O mundo é mesmo uma caixa de fósforos incrível.
Se vai viajar para a Turquia, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR ISTAMBUL – Um artigo super completo com tudo o que precisa de saber para visitar Istambul, na Turquia, com dicas, roteiro passo a passo, tours, cruzeiros, espetáculos de danças tradicionais, etc.
- BAZARES DE ISTAMBUL – Tudo o que precisa saber sobre o que ver, fazer e comprar nos bazares de Istambul está neste nosso artigo.
- CRUZEIRO NO BÓSFORO EM ISTAMBUL – Tudo o que precisa de saber sobre os cruzeiros no Bósforo, em Istambul, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR A CAPADÓCIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Capadócia, com dicas para tours, passeios de balão, trilhos e tudo o que precisa de saber para ver e fazer quando visitar a Capadócia.
- PASSEIO DE BALÃO NA CAPADÓCIA – tudo o que precisa de saber para decidir onde fazer, como fazer, quanto custa e se vale a pena fazer o passeio de balão na Capadócia, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR ANCARA – Tudo o que precisa de saber para visitar Ancara está neste artigo.
- VISTO DA TURQUIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Turquia está neste artigo.
- VISITAR EDIRNE – Um roteiro cheio de dicas para visitar Edirne, uma das capitais do Império Otomano na Turquia.
- VISITAR BURSA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Bursa, uma das cidades turcas mais importantes na Rota da Seda e fácil de explorar desde Istambul.
- VISITAR HIERÁPOLIS – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Hierápolis, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR PAMUKKALE – Tudo o que precisa de saber para visitar Pamukkale, na Turquia, pode encontrar neste nosso artigo.
- VISITAR ÉFESO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Éfeso e as suas ruínas romanas, as mais impressionantes da Turquia.
- VISITAR SELÇUK – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre a sua visita a Selçuk e o que pode e deve visitar na cidade.
- VIAJAR NO EXPRESSO TRANSASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Expresso Transasiático, da Turquia ao Irão, está neste artigo.
- DERVIXES RODOPIANTES – Um artigo sobre uma das tradições mais incríveis da Turquia, os Dervixes Rodopiantes e o seu papel na cultura da Turquia.
Estes são os nossos artigos sobre a Turquia, baseados na nossa viagem pelo país durante a aventura do Rally Mongol
- RALLY MONGOL – A VIAGEM A 5 VAI COMEÇAR – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a aventura em Istambul e a nossa viagem em direcção à Ásia.
- RALLY MONGOL – VISITAR ISTAMBUL – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a aventura em Istambul e a nossa viagem em direcção à Ásia.
- RALLY MONGOL – VISITAR SAFRANBOLU – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a aventura na povoação de Safranbolu e a nossa viagem em direcção ao Mar Negro.
- RALLY MONGOL – CONTORNAR O MAR NEGRO – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a aventura de contornar o Mar Negro por Terra no norte da Turquia.