Visitar HIERÁPOLIS e as ruínas de um império| Turquia

Visitar HIERÁPOLIS e as ruínas de um império| Turquia

Fundada por Êumenes II, rei de Pérgamo, Hierápolis era famosa pela sua lã mas também, e principalmente, pelas suas nascentes termais. Cedida aos romanos em 133 a.C., juntamente com todo o reino de Pérgamo, atingiu o seu auge no início do século III d.C. As estruturas cujas ruínas se podem visitar hoje datam dessa altura.

Depois de termos subido a pé os espectaculares terraços de calcário travertino de Pamukkale, iniciamos a visita às ruínas da cidade de Hierápolis fazendo um percurso pela «marginal» junto aos terraços «desactivados». No extremo da cidade de Hierápolis, encontra-se a maior necrópole da Anatólia, com mais de 1200 túmulos, das épocas helenística, romana e cristã. Voltamos então para trás percorrendo a principal via pública da cidade, uma estrada larga e colunada chamada Platéia.

Visitar HIERÁPOLIS e as ruínas de um império| Turquia
Visitar HIERÁPOLIS e as ruínas de um império| Turquia

Passando pela Àgora, seguimos em frente até chegarmos ao entroncamento que nos levaria ao teatro, erguido em 200 a.C.. Alojava cerca de 20000 pessoas, no entanto não sobreviveram todas as filas de assentos. Ainda assim, é uma visão fabulosa da história, possível pela reconstrução liderada por uma universidade italiana.

Visitar HIERÁPOLIS e as ruínas de um império| Turquia

Do teatro, subimos o caminho que nos levou ao local do martírio de S. Filipe. Daí, descemos para a zona da famosa piscina com fragmentos de colunas espalhadas pelo fundo, provavelmente restos de uma piscina sagrada associada ao Templo de Apolo. Para nós, continua a ser sagrada, mais que não seja pelo preço proibitivo de um mergulho: 30TL! Por fim, visitamos o museu do sítio arqueológico, onde pudemos admirar algumas peças impressionantes recolhidas neste local, assim como em outros da Anatólia. Estava na hora de voltar a descer por onde subimos, e aproveitarmos para admirar a maior atracção da cidade, desta vez com um pouco de Sol!

Visitar HIERÁPOLIS e as ruínas de um império| Turquia

Seguindo os passos do Apóstolo Filipe em Hierapólis na Turquia

Local do martírio de S. Filipe – Hierapólis

“Pedro voltou-se e viu que o seguia o discípulo que Jesus amava, o mesmo que na ceia se tinha apoiado sobre o seu peito e lhe tinha perguntado: ‘Senhor, quem é que te vai entregar?’ Ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: «Senhor, e que vai ser deste?» Jesus respondeu-lhe: «E se Eu quiser que ele fique até Eu voltar, que tens tu com isso? Tu, segue-me!» Foi assim que, entre os irmãos, correu este rumor de que aquele discípulo não morreria. Jesus, porém, não disse que ele não havia de morrer, mas sim: «Se Eu quiser que ele fique até Eu voltar, que tens tu com isso?» Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e que as escreveu. E nós sabemos bem que o seu testemunho é verdadeiro. Há ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se elas fossem escritas, uma por uma, penso que o mundo não teria espaço para os livros que se deveriam escrever.”

Seguindo os passos dos Apóstolos em Hierapólis e Selçuk | Turquia
Seguindo os passos dos Apóstolos em Hierapólis e Selçuk | Turquia

Local de martírio de Filipe

Outro dos apóstolos que viajou pela Ásia Menor propagando a boa-nova foi Filipe que terá viajado até à Grécia, terminando os seus dias de evangelização em Hierápolis. No ano 80 d.C., terá sido crucificado e apedrejado numa colina daquela cidade e hoje é possível visitar as ruínas de uma igreja construída no século V no local do seu martírio. A igreja tinha uma forma octogonal, hoje invulgar, e no seu centro encontrava-se uma cripta que se acreditava conter o corpo de Filipe.

No dia seguinte, Jesus resolveu sair para a Galileia. Encontrou Filipe, e disse-lhe: «Segue-me!» Filipe era de Betsaida, a cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José de Nazaré.» Então disse-lhe Natanael: «De Nazaré pode vir alguma coisa boa?» Filipe respondeu-lhe: «Vem e verás!» Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse dele: «Aí vem um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento.» Disse-lhe Natanael: «Donde me conheces?» Respondeu-lhe Jesus: «Antes de Filipe te chamar, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira!» Respondeu Natanael: «Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!» Retorquiu-lhe Jesus: «Tu crês por Eu te ter dito: ‘Vi-te debaixo da figueira’? Hás-de ver coisas maiores do que estas!» E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem.»”

Seguindo os passos dos Apóstolos em Hierapólis e Selçuk | Turquia

Aconselhamos que faça também o seu seguro e viagem para a Turquia. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Se vai viajar para a Turquia, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR ISTAMBUL – Um artigo super completo com tudo o que precisa de saber para visitar Istambul, na Turquia, com dicas, roteiro passo a passo, tours, cruzeiros, espetáculos de danças tradicionais, etc.
  • BAZARES DE ISTAMBUL – Tudo o que precisa saber sobre o que ver, fazer e comprar nos bazares de Istambul está neste nosso artigo.
  • CRUZEIRO NO BÓSFORO EM ISTAMBUL – Tudo o que precisa de saber sobre os cruzeiros no Bósforo, em Istambul, na Turquia, está neste artigo.
  • VISITAR A CAPADÓCIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Capadócia, com dicas para tours, passeios de balão, trilhos e tudo o que precisa de saber para ver e fazer quando visitar a Capadócia.
  • PASSEIO DE BALÃO NA CAPADÓCIA – tudo o que precisa de saber para decidir onde fazer, como fazer, quanto custa e se vale a pena fazer o passeio de balão na Capadócia, na Turquia, está neste artigo.
  • VISITAR ANCARA – Tudo o que precisa de saber para visitar Ancara está neste artigo.
  • VISTO DA TURQUIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Turquia está neste artigo.
  • VISITAR EDIRNE – Um roteiro cheio de dicas para visitar Edirne, uma das capitais do Império Otomano na Turquia.
  • VISITAR BURSA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Bursa, uma das cidades turcas mais importantes na Rota da Seda e fácil de explorar desde Istambul.
  • VISITAR HIERÁPOLIS – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Hierápolis, na Turquia, está neste artigo.
  • VISITAR PAMUKKALE – Tudo o que precisa de saber para visitar Pamukkale, na Turquia, pode encontrar neste nosso artigo.
  • VISITAR ÉFESO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Éfeso e as suas ruínas romanas, as mais impressionantes da Turquia.
  • VISITAR SELÇUK – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre a sua visita a Selçuk e o que pode e deve visitar na cidade.
  • VIAJAR NO EXPRESSO TRANSASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Expresso Transasiático, da Turquia ao Irão, está neste artigo.
  • DERVIXES RODOPIANTES – Um artigo sobre uma das tradições mais incríveis da Turquia, os Dervixes Rodopiantes e o seu papel na cultura da Turquia.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.