DERVICHES, ao som do Corão o espírito gira | Turquia

DERVICHES, ao som do Corão o espírito gira | Turquia

As danças sufis são oriundas da Síria e, tal como as mercadorias e as ideias, também as manifestações religiosas e espirituais eram “comercializadas” na Rota da Seda. Desde o Cairo, no Egipto, até à Ásia Central e ao Médio Oriente, há imensas variantes destas danças. Mas foi à Anatólia, na Turquia, que chegou esta corrente mística do Islão e que deu origem ao aparecimento dos dervixes.

Compre aqui internet para usar tranquilamente na Turquia.

Marque aqui o seu transfer do aeroporto para o hotel (ou vice versa)

DERVICHES, ao som do Corão o espírito gira | Turquia

Um jovem de seu nome Celaleddin Rumi, um brilhante estudante de Teologia Islâmica, influenciado por Ṣemsi Tebrizi, um discípulo sufi, a vertente mística do Islão, criou um conjunto de ensinamentos que passaram a ser das manifestações culturais e religiosas mais emblemáticas da Turquia.

DERVICHES, ao som do Corão o espírito gira | Turquia

Os dervixes rodopiantes  constituem a face mais visível da Irmandade de Mevlevi, nome pela qual é conhecida esta vertente mística do Islão turco, mas que se mantém na obscuridade desde os tempos em que Ataturk (1920) tentou ilegalizá-la. No  entanto, o turismo fez revitalizá-la, não só em termos cerimoniais como em termos espirituais.

DERVICHES, ao som do Corão o espírito gira | Turquia

 Os dervixes usam linguagem  alegórica para descrever o seu amor a Deus e efectuam rituais de meditação “Sema”, que consistem numa cerimónia giratória que representa a união com Deus. Usam vestimentas brancas e longas com camisas que representam a mortalha que  envolve os cadáveres, longos casacos negros, representando os túmulos terrenos, e chapéus cónicos altos, representando as pedras tumulares. Numa cerimónia espiritual, os dervixes vão rodopiando ao som das recitações do Corão e das batidas dos tambores e sons de flauta.

Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.

DERVICHES, ao som do Corão o espírito gira | Turquia

 Os dervixes dão três voltas à sala com os seus casacos e depois deixam-nos cair simbolizando o desapego ao mundo terreno. Depois, de braços cruzados no peito, os braços vão-se solando à medida que vão girando, o que representa a libertação da vida terrena e a união com Deus. Ao manter os braços abertos no ar figuram a sua bênção aos céus, deixando descair ligeiramente o braço esquerdo. As passagens do Corão são música para os ouvidos dos dervixes.

DERVICHES, ao som do Corão o espírito gira | Turquia

Apesar da corrente Sufi ter sido transportada ao longo da Rota da Seda, e das pequenas rotas que a partir dela divergiam, foi sofrendo alterações e foi-se adaptando aos lugares e às suas gentes. Tal como todos os produtos transportados ao longo da Rota da Seda, também os dervixes se foram espalhando pelo mundo, se não em termos físicos, certamente em termos espirituais. Isto porque, também as ideias e os ideais fazem mudar o mundo.

DERVICHES, ao som do Corão o espírito gira | Turquia

Se vai viajar para a Turquia saiba que há tours que não pode mesmo perder: 

  • Passeio de Balão da Capadócia. Marque aqui. 
  • Excursão de um dia às cidades subterrâneas da Capadócia. Marque aqui
  • Jantar e show numa caverna na Capadócia. Marque aqui
  • Marque aqui o bilhete para a Hagia Sophia sem fila. 
  • Compre aqui o bilhete sem fila para a Cisterna da Basílica.
  • Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.
  • Se prefere viajar com tudo tratado, marque aqui um tour de um ou dois dias em Istambul. 
  • Se vai ficar muito tempo em Istambul compensa comprar o Istambul Tourist Pass. Compre aqui
  • Não perca uma excursão a Bursa, uma das capitais do Império Otomano, desde Istambul. Marque aqui.
  • Marque aqui um cruzeiro no Bósforo à noite com show a bordo. Vai adorar! Se preferir um cruzeiro ao pôr-do-sol num iate, marque aqui. Para um cruzeiro normal no Bósforo, marque aqui.
  • Experimente um hammam, um banho turco, em Istambul. Marque aqui
  • Compre aqui uma visita guiada e sem fila ao Palácio Topkapi e ao harém. A visita é feita com um historiador e vale mesmo a pena.
  • Compre aqui um bilhete para o autocarro hop on hop off em Istambul. 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.