A Turquia é um país que conjuga o melhor do ocidente e do oriente, e tem-se afirmado como destino turístico por excelência. Istambul é o grande cartão de visita da Turquia, mas há muitas e excelentes razões para se visitar este cativante país. Para os cidadãos portugueses viajarem para a Turquia é necessário a obtenção de um visto electrónico (e-visa). Como tirar então o visto da Turquia?
Marque aqui o seu transfer do aeroporto para o hotel (ou vice versa)
NOTA: De acordo com o portal das comunidades do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, desde 1 de março de 2013, para além do passaporte comum/normal, os cidadãos portugueses podem apresentar, em alternativa, como documento de identificação, os respectivos cartões de identidade nacionais válidos (Cartão do Cidadão/BI), não precisando assim de passaporte para entrarem na Turquia.
SE PRETENDER QUE UMA EMPRESA TRATE DO VISTO DA TURQUIA POR SI – Se pretender que uma empresa trate do seu visto da Turquia, pode recorrer aos serviços da iVisa para o visto da Turquia.
INFORMAÇÃO ACTUALIZADA EM SETEMBRO 2018
O sítio que deverá aceder para tirar o visto da Turquia é https://www.evisa.gov.tr/en/. Está disponível em várias línguas, incluindo o espanhol, francês e inglês, mas não em português. No fundo da página pode aceder a uma aplicação já em curso, ou iniciar uma nova aplicação.
Depois de seleccionar o país de origem e o documento de identificação, é necessário escolher na janela seguinte a data a partir da qual o limite de validade do visto começa a contar. O prazo do visto, de entrada múltipla, é de 180 dias a contar a partir dessa data (por exemplo, de 27 de Outubro de 2018 a 24 de Abril de 2019), sendo que o período máximo de estadia na Turquia é de 90 dias. Convém escolher uma data anterior aquela que será a data previsível de entrada na Turquia, por exemplo uma semana antes.
Prosseguindo com a aplicação, segue-se a página dos dados pessoais, que devem coincidir com o que consta no documento de identificação. Depois de preenchidos, deverão ser verificados e confirmados, momento a partir do qual não poderão ser alterados. Neste ponto, receberá um e-mail de verificação, ao qual deverá responder num intervalo de 1 hora, senão a sua aplicação será cancelada.
Deverá aprovar as informações que constam do e-mail, clicando no botão correspondente, sendo direccionado então para a página de pagamento, onde pode optar entre pagar com cartão de crédito ou usando uma plataforma online de pagamentos. O preço é de 20,55 USD (20USD do visto + 0,55USD de taxa de serviço).
Neste ponto, tem 48 horas para fazer o pagamento. Se a sua aplicação de e-visa não for completada nas 48 horas seguintes, será eliminada do sistema e uma nova aplicação terá de ser criada. É possível acompanhar o estado de uma aplicação já aberta em https://www.evisa.gov.tr/en/status/, onde deverá inserir o número de referência, que terá recebido no e-mail de verificação.
Depois de efectuar o pagamento, receberá um e-mail de confirmação de que o e-visa está pronto, com um link para fazer o download do documento em formato pdf, que deverá levar em formato papel. Depois de ter obtido o visto da Turquia com sucesso, estará assim pronto para viajar e dar início a uma grande aventura!
SEGURO DE VIAGEM PARA A TURQUIA
As autoridades turcas não exigem, para entrar ao país, ter um seguro de viagem para cobrir despesas médicas e hospitalares. Deve, no entanto, adquirir o seguro no seu país de origem, antes da viagem. Nós fizemos o seguro normal em Portugal, mas não nos exigiram nada à entrada.
Aconselhamos que faça também o seu seguro e viagem para a Turquia. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
Se vai viajar para a Turquia saiba que há tours que não pode mesmo perder:
- Passeio de Balão da Capadócia. Marque aqui.
- Excursão de um dia às cidades subterrâneas da Capadócia. Marque aqui.
- Jantar e show numa caverna na Capadócia. Marque aqui.
- Marque aqui o bilhete para a Hagia Sophia sem fila.
- Compre aqui o bilhete sem fila para a Cisterna da Basílica.
- Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.
- Se prefere viajar com tudo tratado, marque aqui um tour de um ou dois dias em Istambul.
- Se vai ficar muito tempo em Istambul compensa comprar o Istambul Tourist Pass. Compre aqui.
- Não perca uma excursão a Bursa, uma das capitais do Império Otomano, desde Istambul. Marque aqui.
- Marque aqui um cruzeiro no Bósforo à noite com show a bordo. Vai adorar! Se preferir um cruzeiro ao pôr-do-sol num iate, marque aqui. Para um cruzeiro normal no Bósforo, marque aqui.
- Experimente um hammam, um banho turco, em Istambul. Marque aqui.
- Compre aqui uma visita guiada e sem fila ao Palácio Topkapi e ao harém. A visita é feita com um historiador e vale mesmo a pena.
- Compre aqui um bilhete para o autocarro hop on hop off em Istambul.
Se vai viajar para a Turquia, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR ISTAMBUL – Um artigo super completo com tudo o que precisa de saber para visitar Istambul, na Turquia, com dicas, roteiro passo a passo, tours, cruzeiros, espetáculos de danças tradicionais, etc.
- BAZARES DE ISTAMBUL – Tudo o que precisa saber sobre o que ver, fazer e comprar nos bazares de Istambul está neste nosso artigo.
- CRUZEIRO NO BÓSFORO EM ISTAMBUL – Tudo o que precisa de saber sobre os cruzeiros no Bósforo, em Istambul, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR A CAPADÓCIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Capadócia, com dicas para tours, passeios de balão, trilhos e tudo o que precisa de saber para ver e fazer quando visitar a Capadócia.
- PASSEIO DE BALÃO NA CAPADÓCIA – tudo o que precisa de saber para decidir onde fazer, como fazer, quanto custa e se vale a pena fazer o passeio de balão na Capadócia, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR ANCARA – Tudo o que precisa de saber para visitar Ancara está neste artigo.
- VISTO DA TURQUIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Turquia está neste artigo.
- VISITAR EDIRNE – Um roteiro cheio de dicas para visitar Edirne, uma das capitais do Império Otomano na Turquia.
- VISITAR BURSA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Bursa, uma das cidades turcas mais importantes na Rota da Seda e fácil de explorar desde Istambul.
- VISITAR HIERÁPOLIS – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas de Hierápolis, na Turquia, está neste artigo.
- VISITAR PAMUKKALE – Tudo o que precisa de saber para visitar Pamukkale, na Turquia, pode encontrar neste nosso artigo.
- VISITAR ÉFESO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Éfeso e as suas ruínas romanas, as mais impressionantes da Turquia.
- VISITAR SELÇUK – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre a sua visita a Selçuk e o que pode e deve visitar na cidade.
- VIAJAR NO EXPRESSO TRANSASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Expresso Transasiático, da Turquia ao Irão, está neste artigo.
- DERVIXES RODOPIANTES – Um artigo sobre uma das tradições mais incríveis da Turquia, os Dervixes Rodopiantes e o seu papel na cultura da Turquia.
Boa noite sou cidadão Angolano e gostaria de saber como faço para obter um visto para Turquia em meu país (documentos necessários). Obrigado agradeceria se encontrassem encontacto comigo novamente aguardando…
Não lhe sei responder…
pedi o visto para turquia , atraves do vosso link, na explicação fala que preço é 20USD mas ao finalizar aparece um preço de 35USD, sabem -me explicar o porque? ou estarei a fazer algo errado? obrigada
Não sei. O preço era de 20€ em 2018. Não sei se terá aumentado.
Boa tarde,
Vou ficar 4 noites em Istambul em Julho. Será pouco tempo mas é o que dá para mim. Já percebi que a capadócia é longe. Por isso esta excursão de 1 dia na capadócia não dá para mim certo?
Não, Cristina a segunda tour da Capadócia começa já lá. Para visitar a Capadócia de mais tempo.
Olá Carla tudo bem?Entrou ou sabe de alguém que ja tenha entrado na Turquia com o cartao de cidadao?ao preencher o e-visa nao coloquei o nome completo num deles e noutro nao pus as letras que vem depois do numero principal do CC e gostaria de saber e ter a certeza de como preencher correctamente,pois ao que parece ja perdi o dinheiro dos dois.