Como se formou a CAPADÓCIA? Uma lição de geomorfologia | Turquia

Como se formou a CAPADÓCIA? Uma lição de geomorfologia | Turquia

A região da Capadócia é um dos lugares mais emblemáticos do mundo, apresentando um conjunto de paisagens insólitas e enigmáticas. Situada num planalto com aproximadamente 1 000 m de altitude, a sua paisagem resulta da acção da Natureza ao longo de milhões de anos.

Marque aqui o seu passeio de Balão na Capadócia. É altamente recomendado marcar com antecedência. Foi nesta companhia que fizemos e recomendamos.

Como se formou a CAPADÓCIA? Uma lição de geomorfologia | Turquia

Há 60 milhões de anos formou-se a cordilheira de Tauro, na Anatólia meridional, dando origem a numerosas elevações e depressões na Anatólia central e ao aparecimento de vários vulcões, nomeadamente Erciyes, Hasan, Acıgöl,Göllü e Melendiz. A intensa actividade vulcânica registada desde há cerca de 10 milhões de anos, até ao Pliocénico, cobriu a Capadócia de lavas basálticas, cinzas e materiais piroclásticos. Calcula-se que só o Erciyes terá originado depósitos que cobriram 10 000 km² com uma espessura entre 100 e 500 metros.

Como se formou a CAPADÓCIA? Uma lição de geomorfologia | Turquia
Como se formou a CAPADÓCIA? Uma lição de geomorfologia | Turquia

Com a diminuição da temperatura no Quaternário, a rocha basáltica superficial foi abrindo fendas e o solo desagregou-se, permitindo a acção dos agentes erosivos (chuvas e neve), promovendo a mobilização do material mais brando e macio, isolando cones de material mais resistente no topo (os basaltos ou os tufos basálticos resultantes das cinzas) e escavando vales no material que se encontrava por baixo. A erosão provocada pelo vento e areia que circulava no ar foi determinante na modificação da paisagem nos períodos mais secos. O resultado da acção combinada dos diferentes agentes erosivos criou formas de erosão notáveis – Chaminés de Fada. Na parte superior da forma existe rocha basáltica, mais dura e resistente à erosão, e na parte inferior cones de material mais brando e macio, coroados por grandes pedras. A continuidade do processo erosivo irá levar ao colapso dos blocos basálticos que hoje se equilibram sobre os cones, no entanto, o mesmo processo irá criar outros em áreas ainda não erodidas.

Compre aqui internet para usar tranquilamente na Turquia.

Marque aqui o seu transfer do aeroporto para o hotel (ou vice versa)

Como se formou a CAPADÓCIA? Uma lição de geomorfologia | Turquia

Este processo erosivo tem sido responsável por uma diversidade paisagística notável. Existem extensos locais com várias Chaminés de Fada, outros lugares onde apareceram desfiladeiros e escarpas podendo-se ver os agentes erosivos a criar novas formas na paisagem e ainda, outros locais, onde o basalto já desapareceu completamente e o material brando foi mobilizado dando origem a vales poeirentos e planos.

Como se formou a CAPADÓCIA? Uma lição de geomorfologia | Turquia

Se vai viajar para a Turquia saiba que há tours que não pode mesmo perder: 

  • Passeio de Balão da Capadócia. Marque aqui. 
  • Excursão de um dia às cidades subterrâneas da Capadócia. Marque aqui
  • Jantar e show numa caverna na Capadócia. Marque aqui
  • Marque aqui o bilhete para a Hagia Sophia sem fila. 
  • Compre aqui o bilhete sem fila para a Cisterna da Basílica.
  • Não perca um show de Derviches em Istambul. Marque aqui porque esgota rápido.
  • Se prefere viajar com tudo tratado, marque aqui um tour de um ou dois dias em Istambul. 
  • Se vai ficar muito tempo em Istambul compensa comprar o Istambul Tourist Pass. Compre aqui
  • Não perca uma excursão a Bursa, uma das capitais do Império Otomano, desde Istambul. Marque aqui.
  • Marque aqui um cruzeiro no Bósforo à noite com show a bordo. Vai adorar! Se preferir um cruzeiro ao pôr-do-sol num iate, marque aqui. Para um cruzeiro normal no Bósforo, marque aqui.
  • Experimente um hammam, um banho turco, em Istambul. Marque aqui
  • Compre aqui uma visita guiada e sem fila ao Palácio Topkapi e ao harém. A visita é feita com um historiador e vale mesmo a pena.
  • Compre aqui um bilhete para o autocarro hop on hop off em Istambul. 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.