Ong Jemal, a cerca de 30 km de Nefta, situa-se na orla do Chott el Gharsa, um dos lagos salgados da Tunísia, zonas deprimidas (geograficamente) que se estendem numa quase linha perfeita entre o Golfo de Gabés, no Mediterrâneo, até à fronteira com a Argélia. O lago situa-se a nordeste de Tozeur, e atinge cerca de 50 km de comprimento, mas, ainda assim, é um “anão” em comparação com o enorme Chott el Jerid, a sul de Tozeur, que atravessaríamos a caminho de Douz, numa estrada elevada construída sobre o lago, que se encontra a um nível inferior ao do Mediterrâneo.
Estes lagos são, no entanto, durante quase todo o ano, desprovidos de água, sendo a lama, endurecida e seca, coberta por uma fina camada de sal. Durante o Inverno, as poucas chuvas são suficientes para cobrir os lagos por uma altura de água inferior a 1 metro, dando-lhes a aparência de verdadeiros lagos.
Hoje, Ong Jemal distingue-se de outros tantos locais devido à sua exposição mediática, tendo sido palco de filmagens de variados filmes, nomeadamente “Guerra das Estrelas – A Ameaça Fantasma”. Mas foi “O Paciente Inglês” que pela primeira vez mostrou ao mundo os encantos dos lagos salgados da Tunísia. Nas redondezas, algumas dunas foram também local de filmagens, e um pouco mais a oeste encontra-se um dos locais de filmagens mais bem preservados da saga inicial da “Guerra das Estrelas”.
Nós visitámos Ong Jemal num “circuito” pelos oásis de montanha, como Tamerza, Chebika, e Midés. Ali, a planura do lago, sem água na altura, é dominada pela formação rochosa que dá nome ao local, o famoso “Pescoço de Camelo”. Subindo, tem-se vistas fabulosas sobre o deserto circundante. Ao fundo, a fina camada de sal que cobre a superfície do lago dá origem a uma miragem, iludindo-nos a acreditar na presença de um espelho de água no horizonte.
É um local magnífico, e o burburinho dos poucos turistas que o visitam não afectam a profunda admiração e reverência que aquela paisagem única nos faz sentir.
PODE VER AQUI AS NOSSAS DICAS PARA VIAJAR NA TUNÍSIA
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para a Tunísia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com lugares a visitar na Tunísia e que devem fazer parte de qualquer roteiro, com muitas dicas práticas para viajar no país. Tudo o que precisa de saber para viajar na Tunísia está neste artigo, cheio de dicas práticas sobre transportes, alojamento e vistos.
- VISITAR TUNES – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Tunísia, Tunes, está neste artigo.
- VISITAR DOUGGA – Um artigo cheio de dicas para visitar uma das melhores ruínas romanas no norte de África, Dougga, na Tunísia.
- VISITAR CARTAGO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cartago, na Tunísia, está neste artigo de viagem.
- VISITAR SIDI BOU SAID – Um artigo com as melhores dicas para aproveitar e visitar Sidi Bou Said na Tunísia.
- VISITAR KAIROUAN – Um artigo cheio de histórias e experiência sobre a nossa visita a Kairouan, na Tunísia, no nosso caso, em plena passagem de ano.
- VISITAR MATMATA – Tudo o que precisa de saber para visitar um dos lugares mais incríveis da Tunísia e que deu origem a vários cenários de filmes de Hollywood.
- VISITAR CHEMINI – Um artigo com a nossa experiência na aldeia bérbere de Chemini, mais um lugar extraordinário a visitar na Tunísia.
- VISITAR TATAOUINE – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia Tataouine, mais um cenário cinematográfico numa aldeia fabulosa na Tunísia.
- VISITAR KSAR GHILANE E O DESERTO DA TUNÍSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto da Tunísia, desde Ksar Ghilane, a porta de entrada para o grande deserto do Sahara tunisino.
- VISITAR DOUZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Douz e o mercado de gado na aldeia, incluindo alguns locais de interesse nos arredores da povoação.
- VISITAR ONG JEMAL – Um artigo sobre o que poderá encontrar no deserto rochoso da Tunísia em Ong Jemal.
- VISITAR MIDÈS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia e canhão fluvial de Midès na Tunísia.
- VISITAR TAMERZA – Um artigo sobre uma das aldeias oásis mais bonitas do deserto rochoso da Tunísia, a aldeia de Tamerza.
- VISITAR O OÁSIS DE CHEBIKA – Tudo o que precisa de saber para explorar o maravilhoso oásis de Chebika, os seus trilhos e aldeia tunisina.
- VISITAR TOZEUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Tozeur e arredores da povoação, com visita aos oásis e preparar uma viagem para cruzar o deserto em direcção a Ksar Ghilane.
- VISITAR EL JEM – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de El Jem, o seu teatro romano e os maravilhosos museus da cidade.
- VISITAR SOUSSE – Um artigo cheio de dicas e sugestões para explorar a cidade de Sousse, uma das principais cidades da Tunísia.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com o nosso roteiro a viajar na Túnisia de forma independente.