Medina (ou almedina, que, em árabe, significa a cidade antiga) é hoje o nome dado à parte histórica de uma cidade e é uma designação comum em diversas cidades do Magrebe. A Tunísia é provavelmente o país mais rico do norte de África no que toca à diversidade e beleza das suas medinas. As medinas de Sousse, Kairouan, Sfax e, claro, a medina de Tunes, são atracções obrigatórias para os visitantes. Quem as visita, tem uma oportunidade única de submergir na cultura árabe, e apreciar a sua arquitectura, o movimento das pessoas e mercadorias, e apreciar os cheiros, cores e sons característicos das buliçosas medinas.
Sendo muralhadas, e normalmente fechadas ao tráfego de automóveis, a entrada é feita por portões, guardados por torres, entrando-se num labirinto de ruelas estreitas, frescas no Verão, e agradáveis no Inverno, e numa montra de edifícios históricos (dars), casas da elite da medina, mesquitas, madrassas (escolas islâmicas), zauias (tumúlos), hammams (banhos públicos) e mercados (souks) que normalmente se aglomeram junto das mesquitas ou das portas da muralha. As kasbahs são outra das marcas distintivas das medinas, edificações fortificadas e antiga residência do soberano local, eram construídas no alto de uma colina e dominam o skyline da medina, juntamente com os minaretes das mesquitas.
A Medina de Tunes é considerada pela UNESCO, desde 1979, Património da Humanidade e é um protótipo do conceito, sendo uma das mais bem preservadas do mundo islâmico. Fundada em 698 d.C., Tunes manteve-se limitada pelas suas muralhas durante mais de mil anos, e por isso tem uma história riquíssima, tendo sido palco do eterno diálogo (e por vezes confronto) entre o norte de África, a Europa Ocidental, e o Oriente, e testemunho da passagem de inúmeras dinastias, tendo sido reconhecidas pela UNESCO a sua integridade e autenticidade, passados tantos séculos de existência, e a necessidade actual da sua conservação como património cultural mundial.
No coração da medina, encontra-se a Grande Mesquita (ou Mesquita Zeitouna), centro nevrálgico de todo o movimento religioso e comercial. Não está aberta a muçulmanos, mas mesmo de fora tem-se uma ideia da sua imponência e importância na medina. Junto à Mesquita, as Três Madrassas, têm fachadas características e distintas dos restantes edifícios. A Place du Gouvernement é a principal praça, com o Dar el-Bey, antigo palácio do governador e agora sede do primeiro-ministro.
A Rue de La Ksabah é a principal via de comunicação, ligando a Place de La Kasbah e a Place de la Victoire, onde se encontra a Bab el-Bahr, a porta que liga a medina à Ville Nouvelle, a parte moderna de Tunes. O nome significa Porta do Mar, já que seguindo a Avenue de France e a Avenue Habib Bourguiba, chega-se ao porto da cidade.
Os souqs continuam a ser a alma da medina, no entanto, e a Medina de Tunes exibe mais de vinte souks. O caos aparente esconde uma ordem subjacente, sendo que os mercados estão divididos e organizados conforme os produtos que neles são transaccionados. Junto às mesquitas, vendem-se artigos religiosos e livros, tapetes, jóias e perfumes, distinguindo-se os Souk el-Attarine e o Souk et-Trouk, onde se pode tomar um café num terraço com vista sobre a medina e regatear o melhor preço daquele tajine colorido que lhe chamou a atenção, ou um frasquinho de óleo de jasmim que não lhe sai da memória. Mais longe, normalmente mais próximos das portas da medina, encontram-se os souks onde se vendem os artigos em ferro, a carne e os legumes.
Perder-se no meio da Medina de Tunes é assim uma das actividades obrigatórias para se fazer na Tunísia. A medina é diferente todos os dias, e cada passeio terá as suas surpresas e, no fim, trará consigo, no mínimo, uma recordação indelével de como é a vida numa medina árabe. Foi ali que decidimos terminar a nossa viagem pela Tunísia.
PODE VER AQUI AS NOSSAS DICAS PARA VIAJAR NA TUNÍSIA
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para a Tunísia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com lugares a visitar na Tunísia e que devem fazer parte de qualquer roteiro, com muitas dicas práticas para viajar no país. Tudo o que precisa de saber para viajar na Tunísia está neste artigo, cheio de dicas práticas sobre transportes, alojamento e vistos.
- VISITAR TUNES – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Tunísia, Tunes, está neste artigo.
- VISITAR DOUGGA – Um artigo cheio de dicas para visitar uma das melhores ruínas romanas no norte de África, Dougga, na Tunísia.
- VISITAR CARTAGO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cartago, na Tunísia, está neste artigo de viagem.
- VISITAR SIDI BOU SAID – Um artigo com as melhores dicas para aproveitar e visitar Sidi Bou Said na Tunísia.
- VISITAR KAIROUAN – Um artigo cheio de histórias e experiência sobre a nossa visita a Kairouan, na Tunísia, no nosso caso, em plena passagem de ano.
- VISITAR MATMATA – Tudo o que precisa de saber para visitar um dos lugares mais incríveis da Tunísia e que deu origem a vários cenários de filmes de Hollywood.
- VISITAR CHEMINI – Um artigo com a nossa experiência na aldeia bérbere de Chemini, mais um lugar extraordinário a visitar na Tunísia.
- VISITAR TATAOUINE – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia Tataouine, mais um cenário cinematográfico numa aldeia fabulosa na Tunísia.
- VISITAR KSAR GHILANE E O DESERTO DA TUNÍSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto da Tunísia, desde Ksar Ghilane, a porta de entrada para o grande deserto do Sahara tunisino.
- VISITAR DOUZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Douz e o mercado de gado na aldeia, incluindo alguns locais de interesse nos arredores da povoação.
- VISITAR ONG JEMAL – Um artigo sobre o que poderá encontrar no deserto rochoso da Tunísia em Ong Jemal.
- VISITAR MIDÈS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia e canhão fluvial de Midès na Tunísia.
- VISITAR TAMERZA – Um artigo sobre uma das aldeias oásis mais bonitas do deserto rochoso da Tunísia, a aldeia de Tamerza.
- VISITAR O OÁSIS DE CHEBIKA – Tudo o que precisa de saber para explorar o maravilhoso oásis de Chebika, os seus trilhos e aldeia tunisina.
- VISITAR TOZEUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Tozeur e arredores da povoação, com visita aos oásis e preparar uma viagem para cruzar o deserto em direcção a Ksar Ghilane.
- VISITAR EL JEM – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de El Jem, o seu teatro romano e os maravilhosos museus da cidade.
- VISITAR SOUSSE – Um artigo cheio de dicas e sugestões para explorar a cidade de Sousse, uma das principais cidades da Tunísia.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com o nosso roteiro a viajar na Túnisia de forma independente.