Está a preparar uma viagem à Tunísia? Quer saber quais os melhores lugares para visitar na Tunísia e ainda não sabe o que incluir no seu roteiro? Este artigo é para si. A Tunísia tem vários lugares deslumbrantes. Estes foram aqueles que nós explorámos e que recomendamos durante a nossa viagem de forma independente pela Tunísia.
DICAS DE VIAGEM DA TUNÍSIA
Vistos, Viagens, Dinheiro, Transportes, Lugares e hotéis para se alojar
A Tunísia é um país maravilhoso e cheio de razões para ser visitado. É um país barato para viajar de forma independente e existem infraestruturas adequadas para receber os visitantes. Os resorts do turismo de massa quase desapareceram depois de uma quebra vertiginosa dos turistas em consequência da Primavera Árabe e de alguns atentados em Tunes e Sousse. Porém a Tunísia continua a ser um país muito seguro para se viajar e vale a pena tirar alguns dias para o explorar. Como o país é pequeno, uma semana já dá para ver paisagens muito diversificadas e deslumbrantes. O ideal serão duas semanas para um circuito na Tunísia.
VISTO PARA A TUNÍSIA
Os cidadãos portugueses não precisam de visto para entrar na Tunísia e permanecer no país durante 90 dias. Basta o passaporte estar válido para um período de 60 dias. Nos hotéis e à chegada ao aeroporto é exigido o preenchimento de um impresso de registo.
VACINAS PARA A TÚNISIA
Para viajar para a Tunísia não é necessário vacinação obrigatória. Apesar de não haver grandes riscos envolvidos, todas as viagens para fora do continente europeu devem ser precedidas por uma Consulta do Viajante. Veja o nosso artigo sobre onde e como marcar a Consulta do Viajante no Serviço Nacional de Saúde. Relembramos que o preço da consulta é de 5€.
QUANDO VIAJAR NA TUNÍSIA
O clima da Tunísia é fortemente influenciado pela proximidade do mar Mediterrâneo pelo que as suas temperaturas são amenas e com reduzidas amplitudes térmicas entre o Verão e o Inverno. No entanto, para quem procura praias, a melhor altura para visitar o país é de Maio a Outubro. Para quem pretende fazer um circuito e visitar o deserto, pode fazê-lo todo o ano. Nós viajámos para a Tunísia em Dezembro e Janeiro, e apesar de estar um pouco frio (entre 8ºC, à noite, e 18ºC, de dia), apanhámos sempre céu limpo e bom tempo. Leve um casaco para as noites do deserto. Mesmo no Verão são muito frias. Se tem dúvidas em relação ao seu destino em função do mês do ano pode ver este post.
DINHEIRO NA TUNÍSIA
A moeda utilizada na Tunísia é o Dinar (TND) e pode ser levantada em quase todos os multibancos espalhados pelo país. Quase todas as povoações, mesmo as mais pequenas, têm bancos com ATM. No aeroporto também existem caixas multibanco. Pode ainda trocar dinheiro no aeroporto e nos bancos. Nas regiões turísticas pode pagar em euros ou dólares mas, geralmente, fica a perder com o câmbio. No final da viagem, tem que trocar todo o dinheiro que lhe sobrou no aeroporto. É proibido sair do país com dinares. Pode trocar o dinheiro no aeroporto. As casas de câmbio no aeroporto estão abertas durante a noite. Para cambiar o dinheiro no aeroporto precisa de ter um comprovativo do levantamento do multibanco ou do câmbio no banco. Há casas de câmbio que não aceitam o comprovativo do multibanco. A primeira que tentámos no aeroporto não aceitou mas, na segunda, conseguimos trocar os dinares que nos sobraram por euros.
COMO CHEGAR À TUNÍSIA
A Tunísia tem dois aeroportos internacionais em Tunes, Djerba, Enfidah, Monastir, Sfax, Tabarka e Tozeur-Nefta. Dali há voos regulares para quase todos os países europeus e para vários países africanos. Nós voamos com a Luftansa do Porto para Frankfurt e de Frankfurt para Tunes. Um táxi de, ou para, o aeroporto custa cerca de 20 dinares.
COMO SE DESLOCAR NA TUNÍSIA
Viajar na Tunísia é fácil e barato, basta escolher o local para onde deseja ir e ver qual o melhor meio de transporte para si.
VIAJAR DE COMBOIO NA TUNÍSIA
Há uma linha de comboio que serve as principais cidades do litoral do país, desde Tunes a Sidi Bou Said, para norte, e desde Tunes a Gabès, passando por Sousse, El Jem e Sfax, para sul. Os bilhetes podem ser comprados na estação.
Uma das linhas que também lhe pode ser útil é de Sfax para Tozeur. Os comboios que fazem esta linha saem de Tunes duas vezes por dia, uma à noite e outra de dia. Há ainda uma linha de comboio entre Sousse e Mahdia que também lhe pode ser útil. A maioria dos comboios que ligam o interior ao litoral da Tunísia já não estão activos. Pode ver os horários dos comboios neste site. Os comboios saem de Tunes a horas mas nas outras estações os atrasos são comuns.
VIAJAR DE AUTOCARRO NA TUNÍSIA
Há vários autocarros a fazer ligações na Tunísia. As estações de autocarro localizam-se geralmente próximos dos terminais de louages (outra boa opção), pelo que pode escolher o que melhor lhe convém. Os autocarros circulam essencialmente da parte da manhã e depois das 16 – 17 horas é difícil encontrar autocarros para fazer as ligações. Embora este site não seja muito fiável (já que por experiência própria descobrimos que os autocarros entre Dougga e Tunes não existiam) pode ser um óptimo recurso porque a maioria das vezes corresponde a informação correcta. Deixámos-lhe aqui os horários, preço e informação sobre os autocarros que apanhámos:
Sfax – Gafsa: Sai de Sfax às 6h da manhã. Demora 3h30m. Custa 10.6 dinares.
VIAJAR DE LOUAGES NA TUNÍSIA
Os louages são pequenas carrinhas, de 7 a 9 lugares, que funcionam como transporte público. Tem preços semelhantes ao comboio e ao autocarro mas são mais frequentes e mais rápidos. Os louages saem quando estão cheios. Têm, no entanto, o mesmo problema dos autocarros para quem deseja viajar ao final da tarde. São muito pouco prováveis depois da 17h. Geralmente existe um guiché onde deve comprar os bilhetes dos louages. Deixámos-lhe aqui os preços e informação sobre os louages que apanhámos:
- Gafsa – Tozeur: Um por hora. Demora 90 minutos. Custa 6 dinares.
- Matmata – Nouvelle Matmata: Demora 10 minutos. Custa 1 dinar.
- Nouvelle Matmata – Gabes: Demora 30 minutos. Custa 1.7 dinares.
- Gabes – Sousse: Demora 3 horas. Custa 15.5 dinares.
- Sousse – Kairouan: Demora 1 hora. Custa 5 dinares.
- Kairouan – Tunes: Demora 2 horas. Custa 10 dinares.
- Tunes – Teboursouq: Demora 2 horas. 7 dinares
VIAJAR DE TÁXIS NA TUNÍSIA
Os táxis na Tunísia são rápidos e eficazes para curtas distâncias. Já que eram baratos, utilizámos sempre que precisávamos de nos deslocar rápido e não pretendíamos perder tempo a arranjar um transporte público.
- Aeroporto – Centro de Tunes: 20 dinares.
- Terminal de louages de Touzer – centro da cidade: 3 dinares
- Sidi Bou Said – Tunes: 15 dinares (demora 20 a 30 minutos)
- Tunes – Sidi Bou Said: 15 dinares
- Kairouan – terminal de louages da cidade: 1 dinar
- Teboursouq – Dougga: 10 dinares (deve marcar o táxi para o vir buscar no final porque não há transporte para regressar)
- Sidi Bou Said – Cartago: 2 dinares
- Teboursouq – Tunes: 50 dinares
SEGURO DE VIAGEM PARA A TUNÍSIA
Viajar na Tunísia não exige seguro de viagem mas é aconselhável fazê-lo! Nós recomendamos o seguro de viagem da IATI, aquele que agora usamos na nossa viagem. Para 15 dias pode fazer um seguro IATI Standard e pagar cerca de 60€ para os duas pessoas. Faça também o seu seguro e se usar este link terá 5% de desconto.
O QUE VER, VISITAR E FAZER NA TUNÍSIA
Na nossa viagem pela Tunísia visitámos várias cidades, aldeias e locais, desde o deserto à costa, e às ruínas fenícias e romanas. Reunimos os locais que visitámos neste post.
PODE AINDA VER AQUI O RELATO COMPLETO DA NOSSA VIAGEM
1. VISITAR TUNES NA TUNÍSIA
A medina de Tunes é uma montra de edifícios históricos (dars), mesquitas, madrassas, zauias (tumúlos), hammams (banhos públicos), kasbahs e souks reunidos dentro das portas da muralha. Uma visita a um ponto da alto da medina permite contemplar um magnífico skyline com os minaretes das mesquitas. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. O museu do Bardo também merece uma visita. Pode ver mais sobre a nossa visita a Tunes aqui.
2. VISITAR CARTAGO NA TUNÍSIA
Cartago foi uma das cidades mais poderosas da Antiguidade. Fenícios e romanos lutaram pela cidade mas muito foi destruído. Hoje pouco há para ver quando se visita as ruínas de Cartago. A colina de Byrsa, onde se localiza o museu e a catedral, tem uma vista fenomenal do golfo de Tunes. Fora da colina, as ruínas romanas e bizantinas estão espalhadas numa área bastante extensa, desde o anfiteatro romano, as ruínas das villas romanas e termas de Antonino. Um bilhete único combinado dá acesso a todos os locais. É fácil chegar ali desde Sidi Bou Said. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
3. VISITAR SIDI BOU SAID NA TUNÍSIA
Sidi Bou Said está localizada numa colina sobranceira ao golfo de Tunes. Um dos ex-líbris da cidade é o Café de Nates, um lugar que Simone de Beauvoir e Jean Paul Satre frequentavam. É o lugar mais popular da povoação. Mas há outros. Uma visita pela cidade envolve percorrer as suas ruas estreitas e apreciar a arquitectura das habitações brancas e com janelas coloridas. Não deve perder Dar el-Annabi, uma mansão com cerca de 300 anos no centro da cidade e um pôr-do-sol no Café Sidi Chabaane. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
4. VISITAR KAIROUAN NA TUNÍSIA
Kairouan é o símbolo por excelência do domínio islâmico do norte de África. Um dos lugares mais sagrados é a Grande Mesquita de Kairouan e por isso a cidade é a mais conservadora da Tunísia. Dentro das muralhas da cidade, a medina é fabulosa, com vários souqs cobertos e túmulos (zaouia) de homens santos e a magnífica antiga casa do governador da cidade, agora uma sumptuosa loja de tapetes. Para além disso, existe o Bir Barouta, um poço onde segundo a lenda foi encontrado um cálice que teria desaparecido de Jerusalém. Um camelo continua a virar as rodas do mecanismo que puxa a água. Fora da cidade existem as cisternas Aglábidas. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
5. VISITAR MATMATA NA TUNÍSIA
Uma visita a Matmata envolve uma visita às casas trogloditas da região, habitações resultantes da necessidade da população em lidar com o calor e secura do deserto, a falta de precipitação e as fortes amplitudes térmicas. Há várias famílias que abrem as portas de sua casa para uma visita. Para além das casas tradicionais é recomendável uma visita a Sidi Idris, o cenário troglodita da saga “Guerra das Estrelas”. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
6. VISITAR CHENINI NA TUNÍSIA
Chenini é uma cidade em ruínas que foi um lugar geoestratégico na região durante séculos. Com 500 metros de altitude, do seu topo é possível observar o planalto de Dahar. Hoje percorrer as ruas de Chenini e as suas habitações abandonadas e em ruínas é uma experiência alucinante. Altamente recomendado numa viagem pelo sul da Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
7. VISITAR TATAOUINE NA TUNÍSIA
A região de Tataouine é rica numa imagem de marca da Tunísia: os ksour (plural de ksar). Estas construções berberes fortificadas eram originalmente usadas como celeiros. Há dezenas de ksours espalhados pela região mas nós vistamos apenas dois: o Ksar Ouled Soltane (magnífico) e o Ksar Haddada. Ambos valem uma visita. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
8. VISITAR KSAR GHILANE NA TUNÍSIA
Ksar Ghilane é a melhor porta de entrada para o deserto. Dali para sul, em direcção à Líbia, só se consegue viajar com permissões especiais. O deserto em Ksar Ghilane é magnífico com dunas de areia laranja e ergs maravilhosos. Há uma fonte termal com uma piscina pública e alguns alojamentos para turistas. No seio do deserto estão as ruínas do forte de Ksar Ghilane. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
9. VISITAR DOUZ NA TUNÍSIA
Douz é outra das cidades que serve de porta de entrada para o deserto. A cidade é muito característica e interessante, especialmente à quinta-feira quando recebe um mercado de gado semanal na parte da manhã. Vale a pena visitá-la neste dia. Há várias agências na cidade onde se pode preparar viagens ao deserto. É o local ideal para comprar tapetes berberes. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
10. VISITAR TOZEUR NA TUNÍSIA
Tozeur é uma das mais belas cidades oásis da Tunísia. É um dos melhores lugares para preparar a sua viagem ao deserto. Foi ali que preparamos a nossa, recorrendo a uma agência local. É um excelente local para servir de base de exploração dos oásis de montanha, tais como Chebika, Tamerza e Midès. A cidade velha de Tozeur e o palmeiral são maravilhosos. Tozeur é o local ideal para comprar as magníficas tâmaras da Tunísia. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
11. VISITAR O DESERTO DA TUNÍSIA
Há várias agências que tratam de tours em Tozeur e em Douz. A partir de Tozeur, onde tratamos da nossa, os preços para uma incursão no deserto, com motorista e jipe, ronda os 300 dinares/dia. A esse custo deve somar o alojamento, que pode ser marcado por si, ou pela agência. Deve certificar-se, que se o seu tour envolver vários dias, os custos do motorista já estão integrados. A diferença de preços nas diferentes agências da cidade resultam essencialmente do diferente alojamento escolhido, especialmente se for dormir a Ksar Ghilane.
PODE VER AQUI AS NOSSAS DICAS PARA VIAJAR NA TUNÍSIA
12. VISITAR ONG JEMAL E CHOTT EL GHARSA
Ong Jemal fica a cerca de 30 km de Nefta e situa-se na orla do Chott el Gharsa, um dos lagos salgados da Tunísia. O lago fica a nordeste de Tozeur, e atinge cerca de 50 km de comprimento. Esta região foi cenário dos filmes “O Paciente Inglês” e a “Guerra das Estrelas”. Ainda hoje pode encontrar ali crianças com rapozas do deserto, cada vez mais difíceis de ver. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
13. VISITAR CHOTT EL JERIDO NA TUNÍSIA
Chott el Jerid, a sul de Tozeur, é um lago enorme que se encontra a um nível inferior ao do Mediterrâneo. A estrada que liga Tozeur a Douz atravessa o lago salgado e é atravessando a estrada que o cruza a melhor forma de contemplar esta paisagem que chegar a fazer lembrar a lua. Há algumas fontes termais na região.
14. VISITAR MIDÈS NA TUNÍSIA
Midès é um oásis de montanha a 1 km da Argélia, e faz parte do “circuito” de oásis que se pode fazer a partir de Tozeur. A aldeia fica pendurada numa garganta fluvial. O canhão é maravilhoso e é possível descer ao seu fundo e percorrer um pouco do canhão num percurso de cerca de 4 km que separam Midès de Tamerza. Do mirador da aldeia em ruínas as vistas são igualmente fenomenais. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
15. VISITAR TAMERZA NA TUNÍSIA
Tamerza é um oásis de montanha a norte de Tozeur. A sua bela aldeia também está em ruínas mas é verdadeiramente magnífica e vale a pena ser visitada. À entrada da aldeia existe um grande palmeiral e uma queda de água, a origem daquele oásis do deserto. É um belo lugar a explorar desde Tozeur. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
16. VISITAR CHEBIKA NA TUNÍSIA
Este é o oásis de montanha mais próximo de Tozeur e um dos mais bonitos, senão mesmo o mais belo. Também por isso é o mais visitado. Há imensas palmeiras junto a uma pequena linha de água no palmeiral, próximo de uma nascente. Da nascente é possível seguir um pequeno percurso que segue a linha de água até à aldeia. Vale a pena a visita. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
17. VISITAR EL JEM NA TUNÍSIA
El Jem tem duas grandes atracções de nível mundial: o Anfiteatro Romano e o Museu Arqueológico. Estas duas razões fazem com que qualquer viagem ali vala e pena. O anfiteatro é o terceiro maior do mundo, mas o segundo mais bem conservado, depois do de Roma. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
18. VISITAR SOUSSE NA TUNÍSIA
Sousse é a capital da região do Sahel, o litoral ocidental da Tunísia. A cidade tem souqs maravilhosos, uma bela mesquita, um ribat (mosteiro fortificado) e um kasbah com um magnífico museu. É uma das cidades muralhadas mais bem preservadas da Tunísia. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
19. VISITAR DOUGGA NA TUNÍSIA
Dougga, uma pequena cidade no limite do império romano, no norte de África, fazia fronteira com o reino berbere da Numídia. Hoje, passados dois mil anos, Dougga constitui uma das ruínas romanas mais bem preservadas do mundo e é uma visita obrigatória na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para a Tunísia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com lugares a visitar na Tunísia e que devem fazer parte de qualquer roteiro, com muitas dicas práticas para viajar no país. Tudo o que precisa de saber para viajar na Tunísia está neste artigo, cheio de dicas práticas sobre transportes, alojamento e vistos.
- VISITAR TUNES – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Tunísia, Tunes, está neste artigo.
- VISITAR DOUGGA – Um artigo cheio de dicas para visitar uma das melhores ruínas romanas no norte de África, Dougga, na Tunísia.
- VISITAR CARTAGO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cartago, na Tunísia, está neste artigo de viagem.
- VISITAR SIDI BOU SAID – Um artigo com as melhores dicas para aproveitar e visitar Sidi Bou Said na Tunísia.
- VISITAR KAIROUAN – Um artigo cheio de histórias e experiência sobre a nossa visita a Kairouan, na Tunísia, no nosso caso, em plena passagem de ano.
- VISITAR MATMATA – Tudo o que precisa de saber para visitar um dos lugares mais incríveis da Tunísia e que deu origem a vários cenários de filmes de Hollywood.
- VISITAR CHEMINI – Um artigo com a nossa experiência na aldeia bérbere de Chemini, mais um lugar extraordinário a visitar na Tunísia.
- VISITAR TATAOUINE – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia Tataouine, mais um cenário cinematográfico numa aldeia fabulosa na Tunísia.
- VISITAR KSAR GHILANE E O DESERTO DA TUNÍSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto da Tunísia, desde Ksar Ghilane, a porta de entrada para o grande deserto do Sahara tunisino.
- VISITAR DOUZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Douz e o mercado de gado na aldeia, incluindo alguns locais de interesse nos arredores da povoação.
- VISITAR ONG JEMAL – Um artigo sobre o que poderá encontrar no deserto rochoso da Tunísia em Ong Jemal.
- VISITAR MIDÈS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia e canhão fluvial de Midès na Tunísia.
- VISITAR TAMERZA – Um artigo sobre uma das aldeias oásis mais bonitas do deserto rochoso da Tunísia, a aldeia de Tamerza.
- VISITAR O OÁSIS DE CHEBIKA – Tudo o que precisa de saber para explorar o maravilhoso oásis de Chebika, os seus trilhos e aldeia tunisina.
- VISITAR TOZEUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Tozeur e arredores da povoação, com visita aos oásis e preparar uma viagem para cruzar o deserto em direcção a Ksar Ghilane.
- VISITAR EL JEM – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de El Jem, o seu teatro romano e os maravilhosos museus da cidade.
- VISITAR SOUSSE – Um artigo cheio de dicas e sugestões para explorar a cidade de Sousse, uma das principais cidades da Tunísia.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com o nosso roteiro a viajar na Túnisia de forma independente.
Boa tarde. Sou do Brasil, e gostei muito das suas informações. Estamos planejando em ir agora em dezembro, mesma epoca que voces foram, seriam 11 noites. Estamos vendo de ir com um pacote que incluem esses lugares que mencionou. Obrigado
Bom dia , estou a pensar em ir a djerba fui à uma agência Abreu e foi-me dito que não era necessário passaporte ? Fiquei na dúvida pois tenho uma amiga que à uns anos viajou para a Tunísia e fez um passaporte, agora não sei se faço um ou não ?
Olá! Vim “acordar” este artigo. Parabéns pelo blog, sou uma ávida leitora 😝.
Estou a planear a minha viagem à Tunísia e encontrei muita informação nesta página. O meu itinerário vai focar-se na zona sul-deserto. O valor que mencionam de 300 Dinars/ dia na ida ao deserto de tozeur é por pessoa? Beijinhos e boa volta ao mundo 🌏
boa tarde. Vi seu post e fiquei com uma dúvida…estou indo pra Tunisia em agosto e pretendo fazer o trajeto Tunis a Djerba (com paradas) em 8 dias, alugando um carro…minha dúvida é se lá na Tunísia tem como comprar no aeroporto um chip para poder usar a internet local 9e, portanto o Waze), permitindo fazer esses trajetos…
Não lhe sei responder, lamento.
Ei Carla, tudo bom?
Estou indo para Tunísia agora no final do mês. Será um intercâmbio profissional de 90 dias, mas quero aproveitar para conhecer vários lugares. Adorei suas postagens!
Muito obrigada, Bruna. Aproveita bem. A Tunísia é linda.
Gente, to encantada com esse destino! Que incrivel! Vocês relataram muito bem! Dúvida: como chegaram e saíram da Tunisia? Voo (de onde para onde)? Terra? E quantos dias levou todo esse roteiro?
Algo está me passando na cabeça de fazer Marrocos + Tunísia de lua de mel rsrsrsrss Casal aventura com 16 dias disponíveis rsrsrs
Beijos!
Voamos da Europa, penso que de Madrid. Temos o roteiro também aqui no blogue, pode dar uma olhada nos posts da Tunísia.
Olá Carla, tudo bem? Sou brasileiro e gostei demais dos seus artigos! Pretendo passar 6 dias inteiros na Tunísia agora em maio e estou pensando em como organizar meu roteiro. Você acha que fica muito corrido incluir Tunes, Sido Bou Saidi, Cartago, Tozeur e Kairouan nesse período? Qualquer ideia será muito bem vinda 🙂 Muito obrigado!
Olá José, tudo em 6 dias é bem demais, especialmente porque Tozeur é bem longe e depois não vai ter tempo de explorar os arredores, que valem mesmo a pena. Se quer ir a Tozeur, que eu acho que vale mesmo a pena, tem que tirar algo.
Ando a seguir os artigos sobre a Tunísia e estou fascinada! Dá vontade de visitar todos os locais que aqui recomendam! 🙂
Obrigada, Ester. É mesmo magnífico. A Tunísia foi uma agradável surpresa.