Lugares a visitar na Tunísia (e que devem fazer parte de qualquer roteiro)

Tunísia

Está a preparar uma viagem à Tunísia? Quer saber quais os melhores lugares para visitar na Tunísia e ainda não sabe o que incluir no seu roteiro? Este artigo é para si. A Tunísia tem vários lugares deslumbrantes. Estes foram aqueles que nós explorámos e que recomendamos durante a nossa viagem de forma independente pela Tunísia.

TUNES

A medina de Tunes é uma montra de edifícios históricos (dars), mesquitas, madrassas, zauias (tumúlos), hammams (banhos públicos), kasbahs e souks reunidos dentro das portas da muralha. Uma visita a um ponto da alto da medina permite contemplar um magnífico skyline com os minaretes das mesquitas. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. O museu do Bardo também merece uma visita. Pode ver mais sobre a nossa visita a Tunes aqui.

CARTAGO

DCIM101GOPROGOPR2366.JPGCartago foi uma das cidades mais poderosas da Antiguidade. Fenícios e romanos lutaram pela cidade mas muito foi destruído. Hoje pouco há para ver quando se visita as ruínas de Cartago. A colina de Byrsa, onde se localiza o museu e a catedral, tem uma vista fenomenal do golfo de Tunes. Fora da colina, as ruínas romanas e bizantinas estão espalhadas numa área bastante extensa, desde o anfiteatro romano, as ruínas das villas romanas e termas de Antonino. Um bilhete único combinado dá acesso a todos os locais. É fácil chegar ali desde Sidi Bou Said. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

SIDI BOU SAID

DCIM101GOPROGOPR2236.JPG

Sidi Bou Said está localizada numa colina sobranceira ao golfo de Tunes. Um dos ex-líbris da cidade é o Café de Nates, um lugar que Simone de Beauvoir e Jean Paul Satre frequentavam. É o lugar mais popular da povoação. Mas há outros. Uma visita pela cidade envolve percorrer as suas ruas estreitas e apreciar a arquitectura das habitações brancas e com janelas coloridas. Não deve perder Dar el-Annabi, uma mansão com cerca de 300 anos no centro da cidade e um pôr-do-sol no Café Sidi Chabaane. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

KAIROUAN

KairouanKairouan é o símbolo por excelência do domínio islâmico do norte de África. Um dos lugares mais sagrados é a Grande Mesquita de Kairouan e por isso a cidade é a mais conservadora da Tunísia. Dentro das muralhas da cidade, a medina é fabulosa, com vários souqs cobertos e túmulos (zaouia) de homens santos e a magnífica antiga casa do governador da cidade, agora uma sumptuosa loja de tapetes. Para além disso, existe o Bir Barouta, um poço onde segundo a lenda foi encontrado um cálice que teria desaparecido de Jerusalém. Um camelo continua a virar as rodas do mecanismo que puxa a água. Fora da cidade existem as cisternas Aglábidas. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

MATMATA

DCIM101GOPROGOPR1968.JPG

Uma visita a Matmata envolve uma visita às casas trogloditas da região, habitações resultantes da necessidade da população em lidar com o calor e secura do deserto, a falta de precipitação e as fortes amplitudes térmicas. Há várias famílias que abrem as portas de sua casa para uma visita. Para além das casas tradicionais é recomendável uma visita a Sidi Idris, o cenário troglodita da saga “Guerra das Estrelas”. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

CHENINI

DCIM101GOPROGOPR1783.JPG

Chenini é uma cidade em ruínas que foi um lugar geoestratégico na região durante séculos. Com 500 metros de altitude, do seu topo é possível observar o planalto de Dahar.  Hoje percorrer as ruas de Chenini e as suas habitações abandonadas e em ruínas é uma experiência alucinante. Altamente recomendado numa viagem pelo sul da Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

TATAOUINE

IMG_8119A região de Tataouine é rica numa imagem de marca da Tunísia: os ksour (plural de ksar). Estas construções berberes fortificadas eram originalmente usadas como celeiros. Há dezenas de ksours espalhados pela região mas nós vistamos apenas dois: o Ksar Ouled Soltane (magnífico) e o Ksar Haddada. Ambos valem uma visita. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

KSAR GHILANE

TunisiaKsar Ghilane é a melhor porta de entrada para o deserto. Dali para sul, em direcção à Líbia, só se consegue viajar com permissões especiais. O deserto em Ksar Ghilane é magnífico com dunas de areia laranja e ergs maravilhosos. Há uma fonte termal com uma piscina pública e alguns alojamentos para turistas. No seio do deserto estão as ruínas do forte de Ksar Ghilane. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

DOUZ

IMG_7382Douz é outra das cidades que serve de porta de entrada para o deserto. A cidade é muito característica e interessante, especialmente à quinta-feira quando recebe um mercado de gado semanal na parte da manhã. Vale a pena visitá-la neste dia. Há várias agências na cidade onde se pode preparar viagens ao deserto. É o local ideal para comprar tapetes berberes. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

TOZEUR

DCIM100GOPROGOPR0578.JPG

Tozeur é uma das mais belas cidades oásis da Tunísia. É um dos melhores lugares para preparar a sua viagem ao deserto. Foi ali que preparamos a nossa, recorrendo a uma agência local. É um excelente local para servir de base de exploração dos oásis de montanha, tais como Chebika, Tamerza e Midès. A cidade velha de Tozeur e o palmeiral são maravilhosos. Tozeur é o local ideal para comprar as magníficas tâmaras da Tunísia. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

DESERTO TUNISINO (a partir de Tozeur)

Há várias agências que tratam de tours em Tozeur e em Douz. A partir de Tozeur, onde tratamos da nossa, os preços para uma incursão no deserto, com motorista e jipe, ronda os 300 dinares/dia. A esse custo deve somar o alojamento, que pode ser marcado por si, ou pela agência. Deve certificar-se, que se o seu tour envolver vários dias, os custos do motorista já estão integrados.  A diferença de preços nas diferentes agências da cidade resultam essencialmente do diferente alojamento escolhido, especialmente se for dormir a Ksar Ghilane.

PODE VER AQUI AS NOSSAS DICAS PARA VIAJAR NA TUNÍSIA

ONG JEMAL E CHOTT EL GHARSA

DCIM101GOPROGOPR1056.JPG

Ong Jemal fica a cerca de 30 km de Nefta e situa-se na orla do Chott el Gharsa, um dos lagos salgados da TunísiaO lago fica a nordeste de Tozeur, e atinge cerca de 50 km de comprimento. Esta região foi cenário dos filmes “O Paciente Inglês” e a “Guerra das Estrelas”. Ainda hoje pode encontrar ali crianças com rapozas do deserto, cada vez mais difíceis de ver. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

CHOTT EL JERIDO

Chott el Jerid, a sul de Tozeur, é um lago enorme que se encontra a um nível inferior ao do Mediterrâneo. A estrada que liga Tozeur a Douz atravessa o lago salgado e é atravessando a estrada que o cruza a melhor forma de contemplar esta paisagem que chegar a fazer lembrar a lua. Há algumas fontes termais na região.

MIDÈS

img_6774Midès é um oásis de montanha a 1 km da Argélia, e faz parte do “circuito” de oásis que se pode fazer a partir de Tozeur. A aldeia fica pendurada numa garganta fluvial. O canhão é maravilhoso e é possível descer ao seu fundo e percorrer um pouco do canhão num percurso de cerca de 4 km que separam Midès de Tamerza. Do mirador da aldeia em ruínas as vistas são igualmente fenomenais. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

TAMERZA

img_0222Tamerza é um oásis de montanha a norte de Tozeur. A sua bela aldeia também está em ruínas mas é verdadeiramente magnífica e vale a pena ser visitada. À entrada da aldeia existe um grande palmeiral e uma queda de água, a origem daquele oásis do deserto. É um belo lugar a explorar desde Tozeur. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

CHEBIKA

DCIM100GOPROGOPR0836.JPG

Este é o oásis de montanha mais próximo de Tozeur e um dos mais bonitos, senão mesmo o mais belo. Também por isso é o mais visitado. Há imensas palmeiras junto a uma pequena linha de água no palmeiral, próximo de uma nascente. Da nascente é possível seguir um pequeno percurso que segue a linha de água até à aldeia. Vale a pena a visita. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

EL JEM

tunisia

El Jem tem duas grandes atracções de nível mundial: o Anfiteatro Romano e o Museu Arqueológico. Estas duas razões fazem com que qualquer viagem ali vala e pena. O anfiteatro é o terceiro maior do mundo, mas o segundo mais bem conservado, depois do de Roma. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

SOUSSE

tunisiaSousse é a capital da região do Sahel, o litoral ocidental da Tunísia. A cidade tem souqs maravilhosos, uma bela mesquita, um ribat (mosteiro fortificado) e um kasbah com um magnífico museu. É uma das cidades muralhadas mais bem preservadas da Tunísia. Um lugar obrigatório a visitar na Tunísia. Pode ver mais sobre a nossa visita aqui.

DOUGGA

tunísia

Dougga, uma pequena cidade no limite do império romano, no norte de África, fazia fronteira com o reino berbere da Numídia. Hoje, passados dois mil anos, Dougga constitui uma das ruínas romanas mais bem preservadas do mundo e é uma visita obrigatória na TunísiaPode ver mais sobre a nossa visita aqui.

 

 

PODE VER AQUI ONDE DORMIR NA TUNÍSIA

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

6 Comentários

  1. Gente, to encantada com esse destino! Que incrivel! Vocês relataram muito bem! Dúvida: como chegaram e saíram da Tunisia? Voo (de onde para onde)? Terra? E quantos dias levou todo esse roteiro?
    Algo está me passando na cabeça de fazer Marrocos + Tunísia de lua de mel rsrsrsrss Casal aventura com 16 dias disponíveis rsrsrs
    Beijos!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Voamos da Europa, penso que de Madrid. Temos o roteiro também aqui no blogue, pode dar uma olhada nos posts da Tunísia.

  2. José diz: Responder

    Olá Carla, tudo bem? Sou brasileiro e gostei demais dos seus artigos! Pretendo passar 6 dias inteiros na Tunísia agora em maio e estou pensando em como organizar meu roteiro. Você acha que fica muito corrido incluir Tunes, Sido Bou Saidi, Cartago, Tozeur e Kairouan nesse período? Qualquer ideia será muito bem vinda :) Muito obrigado!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá José, tudo em 6 dias é bem demais, especialmente porque Tozeur é bem longe e depois não vai ter tempo de explorar os arredores, que valem mesmo a pena. Se quer ir a Tozeur, que eu acho que vale mesmo a pena, tem que tirar algo.

  3. Ando a seguir os artigos sobre a Tunísia e estou fascinada! Dá vontade de visitar todos os locais que aqui recomendam! :)

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Ester. É mesmo magnífico. A Tunísia foi uma agradável surpresa.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.