Um dos pontos altos do nosso périplo pelo sul da Tunísia e pela região tunisina do Sahara era chegar ao oásis de Ksar Ghilane.
Situado na orla do mar de dunas do Grande Erg Oriental (maioritariamente em território argelino), é um dos pontos de contacto entre o mundo dos homens e o mundo onde a natureza é rainha e senhora absoluta, o maior deserto quente do mundo. Ali sente-se um sentimento de posto fronteiriço. Para lá, imperam as areias quentes do deserto, uma geografia árida e implacável. Historicamente, para lá de Ksar Ghilane, era também o mundo dos povos berberes, nómadas e difíceis de conquistar ou controlar.
Entretanto, aprenda aqui a preparar-se para ir para o deserto.
Há dois mil anos, os romanos decidiram proteger as suas cidades costeiras (hoje na costa da Tunísia e Líbia) construindo uma séria de fortificações que dissuadissem os raides berberes, constituindo a chamada linha defensiva Limes Tripolitanus. O forte romano de Tisavar, construído em 184 d.C., e cujas ruínas se podem ainda hoje admirar a cerca de dois quilómetros do oásis de Ksar Ghilane, são o testemunho da fronteira que até o poderoso império romano respeitava.
Quando chegámos a Ksar Ghilane, depois de um longo dia de jornada desde Tozeur, e passando por Douz, a primeira coisa que quisemos fazer foi um passeio de camelo até às ruínas do forte romano. O sol do fim da tarde iluminava as dunas, emprestando-lhes tons alaranjados e avermelhados.
As dunas não são tão grandes como outras que já visitámos no Sahara, nomeadamente em Siwa, no Egipto, e no Erg Chebbi, em Marrocos, mas a imensidão do deserto é sempre estarrecedora e arrebatadora. Sentimo-nos tão pequenos e impotentes perante a magnificência da natureza!
Os camelos percorreram a distância até ao forte em cerca de uma hora. O forte parecia logo ali, mas a deslocação pelas areias não é fácil; tudo leva o seu tempo, e o ritmo do Sahara é que manda. Lá, as vistas eram ainda mais espectaculares, vendo-se de cima as dunas e o oásis ao longe. Ali, sentimo-nos efectivamente numa fronteira real, palpável, e não numa linha desenhada por interesses políticos.
De volta ao oásis, tínhamos à nossa espera uma pequena lagoa alimentada por águas de uma nascente termal, mas acabámos por não tomar banho pois o frio começava já a sentir-se e a água não nos pareceu assim tão quente. Recolhemos à nossa tenda berbere, tradicional, mas com algumas comodidades modernas, nomeadamente um ar condicionado que nos aconchegou durante a fria noite do deserto.
Jantámos com o nosso guia, e depois demos uma volta pelo acampamento, subindo à torre de observação para olhar para o firmamento e para a escuridão do deserto. E, por mais vezes que o visitemos, sentimos sempre o apelo do deserto, aquela vontade de conhecer mais, de ir mais longe, de olhar mais além. No deserto à nossa frente, e no céu por cima de nós, tudo parece estar na sua devida posição, nada parece fora do sítio. A beleza da natureza em todo o seu esplendor. O deserto enche os nossos corações e chama-nos para mais aventuras. Quem sabe, responderemos ao seu apelo em breve.
PODE VER AQUI AS NOSSAS DICAS PARA VIAJAR NA TUNÍSIA
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para a Tunísia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com lugares a visitar na Tunísia e que devem fazer parte de qualquer roteiro, com muitas dicas práticas para viajar no país. Tudo o que precisa de saber para viajar na Tunísia está neste artigo, cheio de dicas práticas sobre transportes, alojamento e vistos.
- VISITAR TUNES – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Tunísia, Tunes, está neste artigo.
- VISITAR DOUGGA – Um artigo cheio de dicas para visitar uma das melhores ruínas romanas no norte de África, Dougga, na Tunísia.
- VISITAR CARTAGO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cartago, na Tunísia, está neste artigo de viagem.
- VISITAR SIDI BOU SAID – Um artigo com as melhores dicas para aproveitar e visitar Sidi Bou Said na Tunísia.
- VISITAR KAIROUAN – Um artigo cheio de histórias e experiência sobre a nossa visita a Kairouan, na Tunísia, no nosso caso, em plena passagem de ano.
- VISITAR MATMATA – Tudo o que precisa de saber para visitar um dos lugares mais incríveis da Tunísia e que deu origem a vários cenários de filmes de Hollywood.
- VISITAR CHEMINI – Um artigo com a nossa experiência na aldeia bérbere de Chemini, mais um lugar extraordinário a visitar na Tunísia.
- VISITAR TATAOUINE – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia Tataouine, mais um cenário cinematográfico numa aldeia fabulosa na Tunísia.
- VISITAR KSAR GHILANE E O DESERTO DA TUNÍSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto da Tunísia, desde Ksar Ghilane, a porta de entrada para o grande deserto do Sahara tunisino.
- VISITAR DOUZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Douz e o mercado de gado na aldeia, incluindo alguns locais de interesse nos arredores da povoação.
- VISITAR ONG JEMAL – Um artigo sobre o que poderá encontrar no deserto rochoso da Tunísia em Ong Jemal.
- VISITAR MIDÈS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia e canhão fluvial de Midès na Tunísia.
- VISITAR TAMERZA – Um artigo sobre uma das aldeias oásis mais bonitas do deserto rochoso da Tunísia, a aldeia de Tamerza.
- VISITAR O OÁSIS DE CHEBIKA – Tudo o que precisa de saber para explorar o maravilhoso oásis de Chebika, os seus trilhos e aldeia tunisina.
- VISITAR TOZEUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Tozeur e arredores da povoação, com visita aos oásis e preparar uma viagem para cruzar o deserto em direcção a Ksar Ghilane.
- VISITAR EL JEM – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de El Jem, o seu teatro romano e os maravilhosos museus da cidade.
- VISITAR SOUSSE – Um artigo cheio de dicas e sugestões para explorar a cidade de Sousse, uma das principais cidades da Tunísia.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com o nosso roteiro a viajar na Túnisia de forma independente.
Olá! 🙂
É possível saber o nome da empresa que usaram para este tour ao deserto?
Obrigada 🙂
Ana Luísa
Olá Ana, usamos um contacto que nos foi dado pelo hotel de Torzeur. Mas não fiquei com o nome.