Douz, a porta de entrada no deserto do Sahara, na Tunísia, foi em tempos uma autoestrada de caravanas de camelos que atravessavam o Sahara a caminho do oriente. Aqui afluíam caravanas de camelos provenientes de todo o Magrebe e dos países a sul, que comercializavam os produtos que embarcariam na mítica Rota da Seda. Viajantes, mercadores e peregrinos afluíam à cidade para empreender viagens para destinos longínquos, muitos, do outro lado do Sahara. Junto com os produtos africanos, viajou o Islamismo, que a partir dali se foi espelhando pelo norte de África.
Dos tempos áureos da Rota da Seda, em Douz ficou o maravilhoso mercado de gado semanal, à quinta-feira. Foi este mercado que nos trouxe ali, e a esperança de ainda ver a comercialização de dromedários tão fundamentais para as comunidades locais hoje como outrora.
À entrada do mercado de gado há uma mercado aberto, como uma feira, onde se vende tudo, desde colchões, móveis, carnes, roupa, calçado, etc.
Num recinto relativamente pequeno, os comerciantes de gado aglomeram-se para comprar e vender animais: burros, dromedários, cabras, ovelhas…
Há poucos dromedários. Apenas três. Talvez tenhamos chegado tarde. Eram quase 11h e o mercado é mais vivido de manhã bem cedo, quando os melhores exemplares são vendidos. Há milhares de anos que os povos berberes domesticam os dromedários, que usam ainda para cruzar o deserto, criando autenticas engenhocas no seu dorso para proteger do calor e do sol os viajantes e comerciantes. Hoje é muito difícil ver estas estruturas, algumas ainda usadas para transportar as noivas em casamentos de comunidades rurais e nómadas. Infelizmente não conseguimos vê-las.
As caravanas de dromedários eram essenciais para cruzar o deserto numa altura em que não existiam jipes ou aviões. Com bossas gordorosas com capacidade de reter cerca de 130 litros de água, os dromedários aguentavam cerca de duas semanas sem água, e embora tenham caído em desuso com a revolução dos transportes, continuam a percorrer o deserto tunisino., embora cada vez mais raro e dificil de ver.
Ficamos contentes por ver os dromedários a serem comercializados, com os compradores e vendedores a negociarem preços. Mais tarde, viríamos, enquanto o jipe cruzava as estradas da povoação, cabeças de dromedário penduradas na porta de entrada de vários talhos. Para além do transporte, o dromedário é ainda utilizado pela sua carne, suculenta e rica, e pelo leite. Faz parte da base alimentar da dieta dos povos do deserto.
Há uma década atrás os dromedários tinham outro valor. Eram muito úteis para o transporte de turistas no deserto. Hoje, os turistas são cada vez mais raros, e os camelos, voltaram a perder importância e o seu preço baixo.
O mercado de gado está agora cheio de cabras e ovelhas que complementarão os pratos de cuzcuz na região. São os animais mais comercializados no mercado, e o seu valor varia muito consoante o tamanho e idade.
Douz é um oásis do deserto, situado no Grande Erg Oriental que se prolonga até Marrocos. Situado bem próximo das dunas de areia do Sahara, recebeu o título de porta de entrada no deserto, já que é o local da Tunísia mais acessível para o conhecer. Daqui a Ksar Ghilane, no dorso de um dromedário, são cinco dias de viagem. É também para lá que nos dirigimos mas de jipe, o dromedário espera por nós lá.
PODE VER AQUI AS NOSSAS DICAS PARA VIAJAR NA TUNÍSIA
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para a Tunísia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com lugares a visitar na Tunísia e que devem fazer parte de qualquer roteiro, com muitas dicas práticas para viajar no país. Tudo o que precisa de saber para viajar na Tunísia está neste artigo, cheio de dicas práticas sobre transportes, alojamento e vistos.
- VISITAR TUNES – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Tunísia, Tunes, está neste artigo.
- VISITAR DOUGGA – Um artigo cheio de dicas para visitar uma das melhores ruínas romanas no norte de África, Dougga, na Tunísia.
- VISITAR CARTAGO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cartago, na Tunísia, está neste artigo de viagem.
- VISITAR SIDI BOU SAID – Um artigo com as melhores dicas para aproveitar e visitar Sidi Bou Said na Tunísia.
- VISITAR KAIROUAN – Um artigo cheio de histórias e experiência sobre a nossa visita a Kairouan, na Tunísia, no nosso caso, em plena passagem de ano.
- VISITAR MATMATA – Tudo o que precisa de saber para visitar um dos lugares mais incríveis da Tunísia e que deu origem a vários cenários de filmes de Hollywood.
- VISITAR CHEMINI – Um artigo com a nossa experiência na aldeia bérbere de Chemini, mais um lugar extraordinário a visitar na Tunísia.
- VISITAR TATAOUINE – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia Tataouine, mais um cenário cinematográfico numa aldeia fabulosa na Tunísia.
- VISITAR KSAR GHILANE E O DESERTO DA TUNÍSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto da Tunísia, desde Ksar Ghilane, a porta de entrada para o grande deserto do Sahara tunisino.
- VISITAR DOUZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Douz e o mercado de gado na aldeia, incluindo alguns locais de interesse nos arredores da povoação.
- VISITAR ONG JEMAL – Um artigo sobre o que poderá encontrar no deserto rochoso da Tunísia em Ong Jemal.
- VISITAR MIDÈS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia e canhão fluvial de Midès na Tunísia.
- VISITAR TAMERZA – Um artigo sobre uma das aldeias oásis mais bonitas do deserto rochoso da Tunísia, a aldeia de Tamerza.
- VISITAR O OÁSIS DE CHEBIKA – Tudo o que precisa de saber para explorar o maravilhoso oásis de Chebika, os seus trilhos e aldeia tunisina.
- VISITAR TOZEUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Tozeur e arredores da povoação, com visita aos oásis e preparar uma viagem para cruzar o deserto em direcção a Ksar Ghilane.
- VISITAR EL JEM – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de El Jem, o seu teatro romano e os maravilhosos museus da cidade.
- VISITAR SOUSSE – Um artigo cheio de dicas e sugestões para explorar a cidade de Sousse, uma das principais cidades da Tunísia.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com o nosso roteiro a viajar na Túnisia de forma independente.
Olá, estou indo para Tozeur em Fevereiro. Os passeios que vocês fizeram foram bate e volta de Tozeur, ou contrataram um carro que percorreu, por dias, os oasis, douz, o pernoite em ksar ghilane e o desembarque em matmata?
Olá Filipe, nós fizemos coisas em bate volta mas a maioria foi numa viagem de jipe entre Tozeur e Gabes.