A 55 km de Tozeur, o oásis de Chebika é o oásis de montanha mais acessível na Tunísia. A fronteira com a Argélia está logo ali ao lado, a cerca de 10 km. A proximidade da Argélia foi determinante no florescimento do oásis de Chebika, uma vez que ali passaram rotas comerciais que ligavam a parte ocidental e oriental do norte de África e do Magrebe. Estima-se que o oásis de Chebika seja tão antigo que terá sido ali que foi edificada a cidade romana de Ad Speculum.
A aldeia de Chebika, que floresceu durante séculos nas imediações da fonte de água natural que brota nestas montanhas desérticas, está hoje em ruínas. A aldeia, paredes meias com o palmeiral, foi abandonada em 1969, aquando de fortes cheias no país. Chebika mudou-se para uma cota inferior, mais perto do palmeiral, mas mais afastada da fonte de água.
As cheias foram tão violentas que 80% da superfície do país ficou debaixo de água, depois de chover 38 dias sem parar (em Setembro e Outubro), e estima-se que morreram 542 habitantes, destruindo 70 mil habitações e provocando cerca de 300 mil refugiados (as imagens do vídeo abaixo não deixam dúvidas quanto à gravidade do desastre natural).
Hoje, para além da água, as populações dependem de outros recursos naturais, tais como os fosfatos. A agricultura perdeu importância na economia local já que os homens passaram a trabalhar nas minas de fosfato que existem nas proximidades e que são agora um dos principais empregadores da região. A Tunísia passou a ser o quinto maior produtor de fosfatos do mundo, fornecendo a industria química, alimentar, agrícola e fotográfica de todo o mundo.
O oásis de Chebika é realmente maravilhoso, provavelmente o mais belo oásis de montanha da Tunísia. Uma rede de linhas de água subterrâneas alimentam os poços que irrigam os palmeirais e oásis de montanha, mas ali, uma das linhas de água dá origem a uma pequena queda de água com uma pequena lagoa que faz as delícias dos mais jovens nos meses de Verão.
O palmeiral ainda é utilizado para produzir damascos, tâmaras, romãs, pêssegos, laranjas, bananas, tabaco e diversos produtos hortícolas que são a base da alimentação das populações locais.
Quando o turismo inundava a região de visitantes, na década de 90 e primeira década do século XXI, os autocarros e jipes aglomeravam-se no parque de estacionamento e estradas próximo das ruínas da velha povoação. Hoje, há alguns turistas asiáticos e tunisinos, mas muito poucos. Caminhámos no percurso criado para os turistas que visitam o oásis na companhia de meia dúzia de japoneses. A queda de água é pequena mas o lugar é lindo e tem uma magia difícil de descrever.
Chebika é um dos oásis que merece ser visitado, tal como Tamerza e Midès, para onde seguimos.
PODE VER AQUI AS NOSSAS DICAS PARA VIAJAR NA TUNÍSIA
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para a Tunísia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com lugares a visitar na Tunísia e que devem fazer parte de qualquer roteiro, com muitas dicas práticas para viajar no país. Tudo o que precisa de saber para viajar na Tunísia está neste artigo, cheio de dicas práticas sobre transportes, alojamento e vistos.
- VISITAR TUNES – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Tunísia, Tunes, está neste artigo.
- VISITAR DOUGGA – Um artigo cheio de dicas para visitar uma das melhores ruínas romanas no norte de África, Dougga, na Tunísia.
- VISITAR CARTAGO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cartago, na Tunísia, está neste artigo de viagem.
- VISITAR SIDI BOU SAID – Um artigo com as melhores dicas para aproveitar e visitar Sidi Bou Said na Tunísia.
- VISITAR KAIROUAN – Um artigo cheio de histórias e experiência sobre a nossa visita a Kairouan, na Tunísia, no nosso caso, em plena passagem de ano.
- VISITAR MATMATA – Tudo o que precisa de saber para visitar um dos lugares mais incríveis da Tunísia e que deu origem a vários cenários de filmes de Hollywood.
- VISITAR CHEMINI – Um artigo com a nossa experiência na aldeia bérbere de Chemini, mais um lugar extraordinário a visitar na Tunísia.
- VISITAR TATAOUINE – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia Tataouine, mais um cenário cinematográfico numa aldeia fabulosa na Tunísia.
- VISITAR KSAR GHILANE E O DESERTO DA TUNÍSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto da Tunísia, desde Ksar Ghilane, a porta de entrada para o grande deserto do Sahara tunisino.
- VISITAR DOUZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Douz e o mercado de gado na aldeia, incluindo alguns locais de interesse nos arredores da povoação.
- VISITAR ONG JEMAL – Um artigo sobre o que poderá encontrar no deserto rochoso da Tunísia em Ong Jemal.
- VISITAR MIDÈS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia e canhão fluvial de Midès na Tunísia.
- VISITAR TAMERZA – Um artigo sobre uma das aldeias oásis mais bonitas do deserto rochoso da Tunísia, a aldeia de Tamerza.
- VISITAR O OÁSIS DE CHEBIKA – Tudo o que precisa de saber para explorar o maravilhoso oásis de Chebika, os seus trilhos e aldeia tunisina.
- VISITAR TOZEUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Tozeur e arredores da povoação, com visita aos oásis e preparar uma viagem para cruzar o deserto em direcção a Ksar Ghilane.
- VISITAR EL JEM – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de El Jem, o seu teatro romano e os maravilhosos museus da cidade.
- VISITAR SOUSSE – Um artigo cheio de dicas e sugestões para explorar a cidade de Sousse, uma das principais cidades da Tunísia.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com o nosso roteiro a viajar na Túnisia de forma independente.