Visitar MATMATA – Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

A arquitectura berbere do sul da Tunísia assenta na relação dos homens com a paisagem agreste do deserto. Para além dos ksour, as casas subterrâneas (ou trogloditas) são uma das imagens de marca dessa arquitectura. E a região que é a montra por excelência deste tipo de habitação é Matmata, uma pequena povoação a cerca de 50 km a sudoeste de Gabès.

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

A tradição de construir casas no subsolo ou escavadas na rocha é antiga. Diz-se que os fenícios foram os primeiros a introduzir esta técnica, e na época romana já era bem conhecida. A lenda diz que Matmata nasceu quando tribos invasoras, apoiadas pelos romanos, obrigaram as populações locais a construir casas subterrâneas, que lhes permitiriam esconder-se da vista dos invasores e responder em ataques surpresa.

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

Na realidade, as casas trogloditas nasceram muito provavelmente, da necessidade da população em lidar com o sol implacável do deserto, a secura do ar, a falta de precipitação e as grandes amplitudes térmicas, mas construções que hoje se pode admirar em Matmata datam do século XIX.

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

Após a independência, o governo tentou convencer as populações a mudarem-se para novas cidades, como Nouvelle Matmata, mas mesmo com as cheias e terramotos das décadas de 1960 e 1970, são muitos aqueles que ainda hoje habitam estas casas. Para além da vertente mais tradicional, as casas trogloditas souberam também captar a atenção dos realizadores de cinema, ganhando fama nos filmes de Hollywwod.

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

A notoriedade cinematográfica atraiu os visitantes e, na época de ouro do turismo na Tunísia, eram muitos os autocarros que visitavam Matmata. Hoje, a região, tal como o resto da Tunísia, tenta recuperar dos efeitos nefastos de dois atentados terroristas no país, e tenta atrair de novo as atenções internacionais, desta vez novamente pelas melhores razões.

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

Quando nós chegámos a Matmata, queríamos visitar uma casa tradicional e um local que estivesse ligado à produção de Hollywood. O nosso guia levou-nos a uma casa, escavada numa encosta, onde vivia uma família. A casa está construída em torno de um pátio (em forma de poço), e as divisões da casa estão dispostas concentricamente, escavadas nas paredes. A cozinha, os quartos de dormir e de arrumos estão no piso térreo, enquanto o celeiro está no primeiro andar. Foi muito interessante visitar esta família que nos abriu a porta de sua casa, e ainda pudemos comprar um saboroso mel produzido na região.

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

Quanto ao cenário hollywoodesco, resolvemos ficar alojados no local mais famoso da povoação, o Hotel Sidi Idriss, que serviu de casa de Luke Skywalker no primeiro filme da saga “A Guerra das Estrelas”, mas também apareceu na segunda trilogia, nas prequelas “A Ameaça Fantasma” e “O Ataque dos Clones”.

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

O Hotel está construído de acordo com as técnicas tradicionais, sendo que tem três pátios ligados por túneis, estando os os quartos dispostos à volta de um, e o restaurante e salas de convívio nos outros. Apesar de o cenário já ter sofrido com o passar do tempo, e poder parecer esquisito para quem nunca viu os filmes (ou já não se lembra dos pormenores), a verdade é que, cinefilias à parte, é uma experiência única ficar alojado num hotel troglodita e dormir num quarto escavado na rocha.

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

Sair à noite do nosso quarto, para o pátio, olhar para cima e vermos o céu estrelado bordeado pela abertura do poço onde estávamos metidos é uma imagem que não esqueceremos. E foi uma razão para, quando regressámos a Portugal, revermos a saga de George Lucas e saltarmos do sofá sempre que reconhecíamos um cenário da Tunísia!

Visitar MATMATA - Descobrindo as casas trogloditas tunisinas | Tunísia

PODE VER AQUI AS NOSSAS DICAS PARA VIAJAR NA TUNÍSIA

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

Se vai viajar para a Tunísia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com lugares a visitar na Tunísia e que devem fazer parte de qualquer roteiro, com muitas dicas práticas para viajar no país. Tudo o que precisa de saber para viajar na Tunísia está neste artigo, cheio de dicas práticas sobre transportes, alojamento e vistos.
  • VISITAR TUNES – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Tunísia, Tunes, está neste artigo.
  • VISITAR DOUGGA – Um artigo cheio de dicas para visitar uma das melhores ruínas romanas no norte de África, Dougga, na Tunísia.
  • VISITAR CARTAGO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cartago, na Tunísia, está neste artigo de viagem.
  • VISITAR SIDI BOU SAID – Um artigo com as melhores dicas para aproveitar e visitar Sidi Bou Said na Tunísia.
  • VISITAR KAIROUAN – Um artigo cheio de histórias e experiência sobre a nossa visita a Kairouan, na Tunísia, no nosso caso, em plena passagem de ano.
  • VISITAR MATMATA – Tudo o que precisa de saber para visitar um dos lugares mais incríveis da Tunísia e que deu origem a vários cenários de filmes de Hollywood.
  • VISITAR CHEMINI – Um artigo com a nossa experiência na aldeia bérbere de Chemini, mais um lugar extraordinário a visitar na Tunísia.
  • VISITAR TATAOUINE – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia Tataouine, mais um cenário cinematográfico numa aldeia fabulosa na Tunísia.
  • VISITAR KSAR GHILANE E O DESERTO DA TUNÍSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto da Tunísia, desde Ksar Ghilane, a porta de entrada para o grande deserto do Sahara tunisino.
  • VISITAR DOUZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Douz e o mercado de gado na aldeia, incluindo alguns locais de interesse nos arredores da povoação.
  • VISITAR ONG JEMAL – Um artigo sobre o que poderá encontrar no deserto rochoso da Tunísia em Ong Jemal.
  • VISITAR MIDÈS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia e canhão fluvial de Midès na Tunísia.
  • VISITAR TAMERZA – Um artigo sobre uma das aldeias oásis mais bonitas do deserto rochoso da Tunísia, a aldeia de Tamerza.
  • VISITAR O OÁSIS DE CHEBIKA – Tudo o que precisa de saber para explorar o maravilhoso oásis de Chebika, os seus trilhos e aldeia tunisina.
  • VISITAR TOZEUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Tozeur e arredores da povoação, com visita aos oásis e preparar uma viagem para cruzar o deserto em direcção a Ksar Ghilane.
  • VISITAR EL JEM – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de El Jem, o seu teatro romano e os maravilhosos museus da cidade.
  • VISITAR SOUSSE – Um artigo cheio de dicas e sugestões para explorar a cidade de Sousse, uma das principais cidades da Tunísia.
  • ROTEIRO PARA VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com o nosso roteiro a viajar na Túnisia de forma independente.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Nice Coelho diz: Responder

    Maravilhoso relato da Tunísia. Gostaria de saber qual tour contrataram a partir de TOZEUR.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Tratamos no hotel onde ficamos e pedimos aquilo que queríamos fazer. Foi um jipe só para nós, não era um tour.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.