A arquitectura berbere do sul da Tunísia assenta na relação dos homens com a paisagem agreste do deserto. Para além dos ksour, as casas subterrâneas (ou trogloditas) são uma das imagens de marca dessa arquitectura. E a região que é a montra por excelência deste tipo de habitação é Matmata, uma pequena povoação a cerca de 50 km a sudoeste de Gabès.
A tradição de construir casas no subsolo ou escavadas na rocha é antiga. Diz-se que os fenícios foram os primeiros a introduzir esta técnica, e na época romana já era bem conhecida. A lenda diz que Matmata nasceu quando tribos invasoras, apoiadas pelos romanos, obrigaram as populações locais a construir casas subterrâneas, que lhes permitiriam esconder-se da vista dos invasores e responder em ataques surpresa.
Na realidade, as casas trogloditas nasceram muito provavelmente, da necessidade da população em lidar com o sol implacável do deserto, a secura do ar, a falta de precipitação e as grandes amplitudes térmicas, mas construções que hoje se pode admirar em Matmata datam do século XIX.
Após a independência, o governo tentou convencer as populações a mudarem-se para novas cidades, como Nouvelle Matmata, mas mesmo com as cheias e terramotos das décadas de 1960 e 1970, são muitos aqueles que ainda hoje habitam estas casas. Para além da vertente mais tradicional, as casas trogloditas souberam também captar a atenção dos realizadores de cinema, ganhando fama nos filmes de Hollywwod.
A notoriedade cinematográfica atraiu os visitantes e, na época de ouro do turismo na Tunísia, eram muitos os autocarros que visitavam Matmata. Hoje, a região, tal como o resto da Tunísia, tenta recuperar dos efeitos nefastos de dois atentados terroristas no país, e tenta atrair de novo as atenções internacionais, desta vez novamente pelas melhores razões.
Quando nós chegámos a Matmata, queríamos visitar uma casa tradicional e um local que estivesse ligado à produção de Hollywood. O nosso guia levou-nos a uma casa, escavada numa encosta, onde vivia uma família. A casa está construída em torno de um pátio (em forma de poço), e as divisões da casa estão dispostas concentricamente, escavadas nas paredes. A cozinha, os quartos de dormir e de arrumos estão no piso térreo, enquanto o celeiro está no primeiro andar. Foi muito interessante visitar esta família que nos abriu a porta de sua casa, e ainda pudemos comprar um saboroso mel produzido na região.
Quanto ao cenário hollywoodesco, resolvemos ficar alojados no local mais famoso da povoação, o Hotel Sidi Idriss, que serviu de casa de Luke Skywalker no primeiro filme da saga “A Guerra das Estrelas”, mas também apareceu na segunda trilogia, nas prequelas “A Ameaça Fantasma” e “O Ataque dos Clones”.
O Hotel está construído de acordo com as técnicas tradicionais, sendo que tem três pátios ligados por túneis, estando os os quartos dispostos à volta de um, e o restaurante e salas de convívio nos outros. Apesar de o cenário já ter sofrido com o passar do tempo, e poder parecer esquisito para quem nunca viu os filmes (ou já não se lembra dos pormenores), a verdade é que, cinefilias à parte, é uma experiência única ficar alojado num hotel troglodita e dormir num quarto escavado na rocha.
Sair à noite do nosso quarto, para o pátio, olhar para cima e vermos o céu estrelado bordeado pela abertura do poço onde estávamos metidos é uma imagem que não esqueceremos. E foi uma razão para, quando regressámos a Portugal, revermos a saga de George Lucas e saltarmos do sofá sempre que reconhecíamos um cenário da Tunísia!
PODE VER AQUI AS NOSSAS DICAS PARA VIAJAR NA TUNÍSIA
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para a Tunísia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com lugares a visitar na Tunísia e que devem fazer parte de qualquer roteiro, com muitas dicas práticas para viajar no país. Tudo o que precisa de saber para viajar na Tunísia está neste artigo, cheio de dicas práticas sobre transportes, alojamento e vistos.
- VISITAR TUNES – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital da Tunísia, Tunes, está neste artigo.
- VISITAR DOUGGA – Um artigo cheio de dicas para visitar uma das melhores ruínas romanas no norte de África, Dougga, na Tunísia.
- VISITAR CARTAGO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cartago, na Tunísia, está neste artigo de viagem.
- VISITAR SIDI BOU SAID – Um artigo com as melhores dicas para aproveitar e visitar Sidi Bou Said na Tunísia.
- VISITAR KAIROUAN – Um artigo cheio de histórias e experiência sobre a nossa visita a Kairouan, na Tunísia, no nosso caso, em plena passagem de ano.
- VISITAR MATMATA – Tudo o que precisa de saber para visitar um dos lugares mais incríveis da Tunísia e que deu origem a vários cenários de filmes de Hollywood.
- VISITAR CHEMINI – Um artigo com a nossa experiência na aldeia bérbere de Chemini, mais um lugar extraordinário a visitar na Tunísia.
- VISITAR TATAOUINE – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia Tataouine, mais um cenário cinematográfico numa aldeia fabulosa na Tunísia.
- VISITAR KSAR GHILANE E O DESERTO DA TUNÍSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o deserto da Tunísia, desde Ksar Ghilane, a porta de entrada para o grande deserto do Sahara tunisino.
- VISITAR DOUZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Douz e o mercado de gado na aldeia, incluindo alguns locais de interesse nos arredores da povoação.
- VISITAR ONG JEMAL – Um artigo sobre o que poderá encontrar no deserto rochoso da Tunísia em Ong Jemal.
- VISITAR MIDÈS – Tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia e canhão fluvial de Midès na Tunísia.
- VISITAR TAMERZA – Um artigo sobre uma das aldeias oásis mais bonitas do deserto rochoso da Tunísia, a aldeia de Tamerza.
- VISITAR O OÁSIS DE CHEBIKA – Tudo o que precisa de saber para explorar o maravilhoso oásis de Chebika, os seus trilhos e aldeia tunisina.
- VISITAR TOZEUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Tozeur e arredores da povoação, com visita aos oásis e preparar uma viagem para cruzar o deserto em direcção a Ksar Ghilane.
- VISITAR EL JEM – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de El Jem, o seu teatro romano e os maravilhosos museus da cidade.
- VISITAR SOUSSE – Um artigo cheio de dicas e sugestões para explorar a cidade de Sousse, uma das principais cidades da Tunísia.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA TUNÍSIA – Um artigo com o nosso roteiro a viajar na Túnisia de forma independente.
Maravilhoso relato da Tunísia. Gostaria de saber qual tour contrataram a partir de TOZEUR.
Tratamos no hotel onde ficamos e pedimos aquilo que queríamos fazer. Foi um jipe só para nós, não era um tour.