STONE TOWN – Visitar os encantos intemporais da capital de Zanzibar

STONE TOWN - Visitar os encantos intemporais da capital de Zanzibar

Stone Town é a capital da ilha de Zanzibar e a cidade está intimamente ligada à história da ilha e da Rota dos Escravos. Visitar Stone Town é perceber e aprender a história desta ilha e o papel que teve na história mundial.

Os encantos intemporais da cidade de STONE TOWN, a capital de Zanzibar | Tanzânia

A história de Stone Town

Stone Town. Meados do século XIX. Para aqueles que chegavam à costa oriental africana, banhada pelas águas do índico, Zanzibar era então o centro do mundo e Stone Town a porta de entrada. O sultão de Omã tinha passado a sua capital de Muscat para Zanzibar, e controlava uma área imensa no interior do continente africano. As embarcações árabes (dhows) aproveitavam os ventos dominantes e desciam e subiam a costa africana, trazendo açúcar, tâmaras e tecidos, e levando de volta especiarias, marfim e escravos. Milhares de escravos passavam anualmente pelos mercados de Zanzibar e de Stone Town e os seus portos eram também o ponto de partida de exploradores que se aventuravam no interior do continente africano. Esta mistura de culturas, africana, árabe e europeia, moldou a alma de Stone Town, a capital de Zanzibar.

Os encantos intemporais da cidade de STONE TOWN, a capital de Zanzibar | Tanzânia

Mas desde então, muito se passou em Stone Town. O comércio de escravos foi abolido, a escravatura foi ilegalizada. Zanzibar passou por ser um protectorado alemão, e depois britânico, e foi perdendo a sua importância comercial. O sultanato perdeu todas as suas terras no continente para a Alemanha e Inglaterra, e os ingleses passaram a administrar o território do arquipélago. Em 1963, Zanzibar ganha a independência como monarquia constitucional, mas um mês depois dá-se uma revolta que institui um governo popular. No ano seguinte, Zanzibar seria unido ao território no continente. Tanganyika e Zanzibar dariam origem então ao nome e ao país Tanzânia. Hoje, o turismo é a principal actividade do arquipélago e Stone Town não é excepção.

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

.

VISITAR STONE TOWN

Quem visita hoje Stone Town tem ainda a sensação de uma viagem ao passado, a um mundo diferente e exótico. As ruas estreitas e labirínticas de Stone Town, o bulício constante, os palácios outrora opulentos, as casas de antigos mercadores de escravos de Stone Town, a influência indiana na decoração das pesadas portas de madeira, o ritmo africano das ruas, tudo se conjuga para que Stone Town exiba uma vitalidade e uma mística que não passa despercebida a nenhum viajante. Para quem visita Zanzibar, é obrigatório ficar algumas noites em Stone Town, de forma a interiorizar todo este ambiente.

Os encantos intemporais da cidade de STONE TOWN, a capital de Zanzibar | Tanzânia

1. Visitar a cidade velha de Stone Town

Para aqueles mais interessados na história, a cidade velha de Zanzibar Town, “Stone Town”, delimitada pela Creek Road e pelo oceano, exibe vários locais e monumentos dignos de registo.

  • Beit el-Ajaib (“House of Wonders”), o palácio cerimonial do sultão, construído em 1883, é hoje um museu;
  • Antigo forte, construído sobre as fundações de uma igreja portuguesa, dá-nos um cheirinho dos tempos em que portugueses e o sultanato de Omã se digladiavam pelo domínio destas águas;
  • Catedral anglicana, construída em 1870, no local do maior mercado de escravos, é uma referência histórica que nos faz relembrar o infame negócio da escravatura.
Os encantos intemporais da cidade de STONE TOWN, a capital de Zanzibar | Tanzânia

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

.

2. Aprender sobre a Rota dos Escravos em Stone Town

Um pouco ao lado, no agora St. Monica’s Hostel de Stone Town, ainda subsistem as antigas celas, onde os escravos eram “armazenados” antes da venda, e onde hoje se pode ver uma pungente e informativa exposição sobre a história de Zanzibar e do comércio de escravos.

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

.

3. Passeios de barco em Zanzibar

Para os mais orientados para os prazeres da natureza, Stone Town é ponto de partida para tours de passeio em barcos tradicionais, actividades de mergulho ou snorkelling, ou visitas a ilhas vizinhas, como Chapwani ou à Prison Island. A cidade de Stone Town exibe também um panorama gastronómico rico e variado, resultante das diferentes influências culturais na história da ilha de Zanzibar.

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

4. Provar as especiarias de Zanzibar à mesa em Stone Town

Por vezes, a história de Stone Town, o alojamento de qualidade e a gastronomia unem-se num só edifício. Visitámos o Emerson on Hurumzi, um conjunto da antigas casas de mercadores transformadas em hotel restaurado, que nos dá uma ideia fidedigna daquela Zanzibar de outrora, baseada na opulência de uns poucos e no sofrimento de muitos. O terraço do edifício histórico oferece não só vistas magníficas sobre a cidade de Stone Town, mas também a possibilidade de uma refeição de qualidade num restaurante de rooftop que tem cada vez mais aficionados.

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

5. Percorrer as ruas da cidade velha em busca das portadas de Stone Town

Mas percorrer a pé as ruas de Stone Town continua a ser a actividade mais recomendada para os visitantes. Deixar-se levar pelo ambiente, pelos cheiros, pelas cores, pelas pessoas, é algo que trará ao viajante uma experiência única e que o fará querer voltar um dia a Stone Town. O encanto de Zanzibar parece ser, afinal, intemporal.

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

.

Os encantos intemporais de Stone Town, Zanzibar | Tanzânia

Se procura os lugares mais belos para se alojar em Stone Town, não perca estes:

COMBINAR UMA VIAGEM A ZANZIBAR COM UM SAFARI 

Pode combinar uma viagem a Zanzibar com um safari ao Serengeti e Ngorongoro, alguns dos locais mais bonitos da terra. Estas opções não são baratas e geralmente requerem um investimento da sua parte num voo para Arusha. Aí, pode marcar um destes dois safaris.

Se procura dicas para viajar na Tanzânia e visitar Zanzibar pode encontrar muita informação nestes artigos aqui no blogue

  • VIAJAR EM ZANZIBAR – Um artigo com dicas de viagem para visitar a ilha de Zanzibar, como chegar a Zanzibar, o que ver e fazer, onde se alojar, o que não pode perder e como se deslocar na ilha de Zanzibar, inclusive a questão da vacinação.
  • PRAIAS DE ZANZIBAR – Um artigo com as melhores praias de Zanzibar com indicação dos melhores alojamentos e hotéis para cada uma delas.
  • PRAIA DE NUNGWI – Um artigo com dicas do que ver e fazer na praia de Nungwi em Zanzibar.
  • ROTEIRO PARA VISITAR ZANZIBAR – Um artigo inspiracional para o motivar a visitar Zanzibar com o roteiro de viagem que fizemos na ilha durante uma semana.
  • DE PAJE A JAMBIANI PELA PRAIA – Um artigo para aproveitar um dos melhores trilhos e passeios na ilha de Zanzibar, percorrer as praias de Paje a Jambiani.
  • PRAIA DE JAMBIANI – Jambiani é uma das mais belas, se não a mais bela, praias de Zanzibar. Tudo o que pode fazer e ver na praia de Jambiani.
  • ROTA DAS ESPECIARIAS EM ZANZIBAR – Um artigo para todos aqueles que querem conhecer as rotas das especiarias e que passava em Zanzibar e que, ainda hoje, está viva.
  • ILHA DE CHAPWANI – Um arigo sobre uma das ilhas mais exclusivas de Zanzibar, a ilha resort de Chapwani e a nossa experiência lá.
  • VISITAR STONE TOWN – Um artigo sobre o que visitar em Stone Town com o que ver e fazer na cidade que é capital da ilha de Zanzibar.
  • ROTA DOS ESCRAVOS – Um artigo sobre a Rota dos Escravos, uma rota comercial que durante séculos levou os povos africanos para os quatro cantos do mundo e que teve como local importante de comércio a cidade de Stone Town, em Zanzibar.
  • COMBOIO DE TAZARA – Considerado um dos comboios mais lentos e mais míticos do mundo, não perca esta aventura.
  • VISITAR MBEYA – Um artigo com dicas para visitar Mbeya, a capital do café na Tanzânia.
  • DO MALAWI À TANZÂNIA – Um artigo com a nossa experiência a cruzar a fronteira terrestre entre o Lago Malawi e a Tanzânia.
  • VIAGEM DE OVERLAND NO QUÉNIA E TANZÂNIA – Um artigo em que partilhamos as nossas dicas para fazer uma viagem de overland pelo melhor do Quénia e da Tanzânia.
  • CRATERA DE NGORONGORO – Dicas para visitar a maravilhosa cratera de Ngorongoro, um dos lugares mais incríveis no mundo.
  • MASAAI – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre o povo Masaai, um dos povos mais ameaçados na Tanzânia e no Quénia.
  • SAFARI NO SERENGETI – Um artigo com dicas para fazer um safari no Serengeti e com a partilha da nossa experiência.
  • LAGO VITÓRIA – A nossa experiência a visitar o maravilhoso lago Vitoria, na Tanzânia.

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

4 Comentários

  1. Francisco diz: Responder

    Gostaria de saber a vossa opinião sobre os aspectos de segurança (acolhimento da população, comportamento da policia, zonas ou locais a evitar, roubos / criminalidade, coisas deste género).
    Parabéns pelo trabalho publicado.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Em Stone Town pareceu-nos tudo seguro. À noite a zona da fortaleza pode ser mais estranha mas nada de especial, pelo menos que tenhamos notado. Lamento não poder ajudar mais.

  2. Carla e Rui
    Acabei de descobrir o vosso blogue e devorei a parte referente a Zanzibar onde vamos, eu e a minha esposa, passar 9 dias, 2 em Stone Town, 4 em Nwngwi e 3 em Jambiani e o melhor elogio que me ocorre é que me baseei totalmente nos vosso conselhos para decidir onde ficar.
    Obrigado, obviamente passarei a seguir conselhos vossos nos próximos destinos.
    Bons passeios e melhores shots
    Carlos Martins

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelo feedback. Boa viagem. 😀

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.