A Rota das Especiarias em Zanzibar! Porque lhe chamam a ilha das Especiarias? Estava na hora de aprender e conhecer a Rota das Especiarias em Zanzibar. Viajar é uma aprendizagem constante mas há dias melhores do que outros. Resolvemos visitar o interior da ilha de Zanzibar para visitar as plantações de especiarias criadas para receber turistas e explicar-lhes a origem das diversas especiarias cultivadas na ilha de Zanzibar. Apesar das plantações serem turísticas, a spice tour é muito interessante e aprende-se imenso sobre a Rota das Especiarias em Zanzibar.
.
ROTA DAS ESPECIARIAS EM ZANZIBAR
Zanzibar é um dos maiores produtores de especiarias do mundo e há plantações espalhadas pelo interior da ilha de Zanzibar, em quintas, especializadas numa ou em várias especiarias. O cravinho é a especiaria mais importante da ilha e aquela que colocou Zanzibar na Rota das Especiarias mundiais e criou a Rota das Especiarias em Zanzibar. Mas hoje, a ilha produz muito mais especiarias, nomeadamente canela e pimenta.
Baunilha, noz-moscada, pimenta, açafrão, curcuma, cárdamo e gengibre fazem parte também das especiarias que agora se podem encontrar por ali. E os cheiros inundam-nos os sentidos, quer na capital Stone Town, ou quando percorremos as ruas da ilha de dalla dalla ou de carro. A juntar às dezenas de especiarias produzidas em Zanzibar, ali produz-se suculentas frutas tropicais como banana, jaca, abacaxi, cacau ou laranja. É mesmo parte da Rota das Especiarias em Zanzibar!
.
Spice tour em Zanzibar
Na impossibilidade de conhecer as diversas quintas de especiarias, resolvemos conhecer a Rota das Especiarias em Zanzibar ao visitar uma quinta onde se faz a famosa “spice tour”. É uma pseudo-quinta, já que ali há apenas amostras das várias especiarias que são plantadas na ilha de Zanzibar. Ainda assim, dá para perceber como as culturas são cultivadas e como se procede ao aproveitamento da planta e esta se transforma numa especiaria.
.
A pimenta na Rota das Especiarias em Zanzibar
Logo à entrada da quinta, há jovens que falam vários idiomas, que nos guiam na spice tour por um percurso pré-estabelecido, entre diversas plantas conhecidas e desconhecidas da Rota das Especiarias em Zanzibar. Uma das primeiras que vimos foi a pimenta, onde bolinhas verdes quase que passam despercebidas. Só depois de tirar a película que as cobre, descobrimos o tradicional grão de pimenta. O aroma não engana!
.
A curcuma na Rota das Especiarias em Zanzibar
A rainha das especiarias na Rota das Especiarias em Zanzibar é a curcuma, uma espécie de açafrão e da família do gengibre, utilizada cada vez mais para a produção de medicamentos e produtos de beleza, para além da tradicional gastronomia. A sua cor amarela faz dela também um importante corante natural. E, há quem diga que é boa para emagrecer!
A canela na Rota das Especiarias em Zanzibar
A canela é o rei das especiarias na Rota das Especiarias em Zanzibar. Aproveita-se tudo da sua árvore. As folhas de canela dão um aroma inconfundível ao ambiente, mas é o pau de canela, cortado a partir do tronco da árvore, que tem o aroma e sabor mais intenso e de onde se faz a especiaria do pó de canela. Ali nem as raízes são desaproveitadas. O seu cheiro intenso denuncia que é a matéria prima do clássico Spray Nasal! A árvore dá ainda um fruto, de onde são extraídas as sementes para novas plantações.
.
O Cravinho na Rota das Especiarias em Zanzibar
O cravinho, ou cravo da Índia, é o ex-libris da ilha de Zanzibar e o seu produto mais exportado. Utilizado desde a antiguidade na culinária, o cravinho tem ainda aplicações medicinais, em chá e na aromatização de tabaco. É uma especiaria importante na Rota das Especiarias em Zanzibar.
.
Valeu a pena fazer a Spice Tour para descobrir a Rota das Especiarias em Zanzibar
Andámos “perdidos” na plantação durante duas horas, tentando descobrir as várias especiarias pelos cheiros, formas e sabores e a Rota das Especiarias em Zanzibar. Foi uma visita em que apurámos os nossos sentidos. Provámos coco, cacau e diversos frutos. Foi uma tarde muito bem passada. No final da visita ainda fomos presenteados com uma vestimenta feita com a vegetação local que fizemos questão de usar nas noites loucas de Zanzibar. Antes de terminar a spice tour, ainda trouxemos algumas especiarias para casa, esperando que façam maravilhas nos nossos dotes culinários.
.
Se procura os lugares mais belos para se alojar em Stone Town, não perca estes:
- Park Hyatt Zanzibar
- Zanzibar Coffee House
- Mizingani Seafront Hotel
- Lost & Found Zanzibar
- Al-Minar Hotel
- Kisiwa House
- Zenji Hotel
- House of Spices
- Dhow Palace Hotel
- Doubletree By Hilton
- The Seyyida Hotel and Spa
Se procura dicas para viajar na Tanzânia e visitar Zanzibar pode encontrar muita informação nestes artigos aqui no blogue
- VIAJAR EM ZANZIBAR – Um artigo com dicas de viagem para visitar a ilha de Zanzibar, como chegar a Zanzibar, o que ver e fazer, onde se alojar, o que não pode perder e como se deslocar na ilha de Zanzibar, inclusive a questão da vacinação.
- PRAIAS DE ZANZIBAR – Um artigo com as melhores praias de Zanzibar com indicação dos melhores alojamentos e hotéis para cada uma delas.
- PRAIA DE NUNGWI – Um artigo com dicas do que ver e fazer na praia de Nungwi em Zanzibar.
- ROTEIRO PARA VISITAR ZANZIBAR – Um artigo inspiracional para o motivar a visitar Zanzibar com o roteiro de viagem que fizemos na ilha durante uma semana.
- DE PAJE A JAMBIANI PELA PRAIA – Um artigo para aproveitar um dos melhores trilhos e passeios na ilha de Zanzibar, percorrer as praias de Paje a Jambiani.
- PRAIA DE JAMBIANI – Jambiani é uma das mais belas, se não a mais bela, praias de Zanzibar. Tudo o que pode fazer e ver na praia de Jambiani.
- ROTA DAS ESPECIARIAS EM ZANZIBAR – Um artigo para todos aqueles que querem conhecer as rotas das especiarias e que passava em Zanzibar e que, ainda hoje, está viva.
- ILHA DE CHAPWANI – Um arigo sobre uma das ilhas mais exclusivas de Zanzibar, a ilha resort de Chapwani e a nossa experiência lá.
- VISITAR STONE TOWN – Um artigo sobre o que visitar em Stone Town com o que ver e fazer na cidade que é capital da ilha de Zanzibar.
- ROTA DOS ESCRAVOS – Um artigo sobre a Rota dos Escravos, uma rota comercial que durante séculos levou os povos africanos para os quatro cantos do mundo e que teve como local importante de comércio a cidade de Stone Town, em Zanzibar.
- COMBOIO DE TAZARA – Considerado um dos comboios mais lentos e mais míticos do mundo, não perca esta aventura.
- VISITAR MBEYA – Um artigo com dicas para visitar Mbeya, a capital do café na Tanzânia.
- DO MALAWI À TANZÂNIA – Um artigo com a nossa experiência a cruzar a fronteira terrestre entre o Lago Malawi e a Tanzânia.
- VIAGEM DE OVERLAND NO QUÉNIA E TANZÂNIA – Um artigo em que partilhamos as nossas dicas para fazer uma viagem de overland pelo melhor do Quénia e da Tanzânia.
- CRATERA DE NGORONGORO – Dicas para visitar a maravilhosa cratera de Ngorongoro, um dos lugares mais incríveis no mundo.
- MASAAI – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre o povo Masaai, um dos povos mais ameaçados na Tanzânia e no Quénia.
- SAFARI NO SERENGETI – Um artigo com dicas para fazer um safari no Serengeti e com a partilha da nossa experiência.
- LAGO VITÓRIA – A nossa experiência a visitar o maravilhoso lago Vitoria, na Tanzânia.