Nungwi é uma localidade na ponta norte de Zanzibar e é o centro da zona mais turística da ilha. A povoação de Nungwi está em permanente crescimento, pela atracção de zanzibares que ali rumam para trabalhar na indústria do turismo. Junto à praia de Nungwi, fica a zona dedicada aos visitantes.
Como é Nungwi
O ambiente em Nungwi é de festa constante, com dezenas de nacionalidades presentes (embora os italianos sejam dominantes), e existem alojamentos para todas as carteiras, desde o resort de luxo, até aos hostels mais modestos. Há muitos restaurantes, mesmo junto ao mar, que servem refeições com o pescado fresco do dia.
Como é a praia de Nungwi
A água da praia de Nungwi é transparente, azul-turquesa e permite banhos sem se estar à mercê das marés, ao contrário de toda a costa oriental da ilha, onde só se consegue tomar banho na maré alta (pois na maré baixa, o mar recua quilómetros).
.
Cuidados a ter quando visitar a Praia de Nungwi
Sabíamos que Nungwi se iria revelar uma zona muito mais movimentada do que Jambiani, e que o descanso não iria ser o mesmo. Mas também queríamos conhecer Nungwi, pois sabemos que os lugares mais turísticos são-no por razões positivas, apesar de sofrerem consequências negativas da “erosão” provocada pela presença constante de turistas. E, vindos de Chapwani, o contraste não poderia ser maior: vínhamos de uma ilha privada com 6 cabanas, e chegávamos à parte mais movimentada de Zanzibar, fora a capital. O nosso primeiro contacto foi um pouco “chocante”, pois o alojamento que tínhamos marcado pela net, Ebony & Ivory Beach Bungalows, não correspondia ao que era publicitado no site e sobre o preço ainda tivemos que pagar uma taxa. O “sea view” do nosso quarto era uma miragem ao fundo da rua (que só se via se estivéssemos do lado de fora da porta), e o preço era exagerado para as instalações, mas, para a responsável que nos recebeu, tudo estava bem. Como não estávamos com paciência para procurar outra alternativa, e aquela era relativamente barata, resolvemos ficar.
.
A praia de Nungwi
Era final de tarde, e aproveitámos para dar um passeio pela praia na zona ocidental de Nungwi, em direcção à praia de Kendwa. O movimento de pessoas era muito, mas a praia de Nungwi é muito bonita, e o pôr-do-sol foi dos mais belos a que já assistimos.
Ainda tentámos alugar na praia de Nungwi, para o dia seguinte, um pequeno barco tradicional de pesca (iguais ao que tínhamos visto em Jambiani), mas os nossos esforços foram infrutíferos, pois não conseguimos arranjar ninguém que nos levasse. Jantámos na praia e o misto de marisco (com lagosta) estava muito bom. A comida aqui é uma maravilha e há imensos restaurantes bons e com preços razoáveis.
.
À descoberta da povoação e praia de Nungwi
No dia seguinte, decidimos explorar a praia oriental de Nungwi e a parte mais genuína da povoação. E descobrimos que, afinal, em Nungwi, apesar de o tradicional e o moderno entrarem em colisão, o resultado é uma curiosa simbiose. O dia amanheceu bastante nublado em Nungwi, mas depois do pequeno-almoço, o sol começou a dar uns ares de sua graça.
Ver a construção de dhows em Nungwi
Caminhámos pela praia, e, no início, passámos por uma área de resorts, com os habituais vendedores. Mas, andando mais para norte, deixámos para trás turistas e vendedores, e chegámos a uma zona onde os pescadores arranjavam as redes de pesca e, mais à frente, onde trabalhavam numa das indústrias famosas de Nungwi: a construção de dhows, os barcos tradicionais de Zanzibar.
A madeira é cuidadosamente talhada e moldada para que se adapte à forma do casco do barco, que ganha lentamente vida à nossa frente. É um trabalho duro, feito unicamente à força de mãos, e não pudemos deixar de nos sentir transportados no tempo.
.
Aqueles homens poderiam estar a construir aquele barco há 500 anos, na altura em que os primeiros portugueses por ali chegavam, e estariam a fazê-lo exactamente da mesma forma. É bom ver que a vida tradicional consegue viver com o turismo e que o turismo também sabe conviver com ela.
Aproveitar a praia de Nungwi
Tínhamos o tempo contado, pois ainda regressaríamos nesse dia a Stone Town e apanharíamos o ferry de volta ao continente e à capital da Tanzânia. Eram os nossos últimos momentos em Zanzibar. Regressámos à praia de Nungwi junto ao nosso alojamento e, para nos despedirmos de Zanzibar e da sua gastronomia, estendemo-nos ao sol, tomámos o nosso último mergulho, e almoçámos uma fabulosa lagosta e gambas grelhadas com manteiga, acompanhadas de uns fantásticos sumos de fruta naturais (nunca esqueceremos o sumo de maracujá de Zanzibar).
.
Sabíamos que iríamos ter saudades de Zanzibar, mas também decidimos que, se houver essa oportunidade, voltaremos noutra altura para conhecer melhor esta ilha fantástica, com uma população, paisagem, cultura e história que nos deixaram fascinados.
Se procura as melhores opções de alojamento em Nungwi estes são os melhores:
- Atii Garden Bungalows
- Diamonds La Gemma dell’Est – All Inclusive
- Royal Zanzibar Beach Resort
- Aluna Beach Lodge
- Casa Carlotta & Villa
- DoubleTree Resort by Hilton
- Smiles Beach Hotel
- Nungwi House
- Z Hotel
- Makofi Guest House
- Game Fish Lodge
- Warere Beach
COMBINAR UMA VIAGEM A ZANZIBAR COM UM SAFARI
Pode combinar uma viagem a Zanzibar com um safari ao Serengeti e Ngorongoro, alguns dos locais mais bonitos da terra. Estas opções não são baratas e geralmente requerem um investimento da sua parte num voo para Arusha. Aí, pode marcar um destes dois safaris.
- Safari de dois dias ao Parque Nacional do Serengeti.
- Pode fazer um safari em regime camping no Serengeti em 3 dias (do mais económico que vai encontrar). Pode marcar aqui.
- Pode marcar aqui o seu tour de 4 dias ao Serengeti com alojamento em camping.
- Safari de dois dias à Cratera de Ngorongoro e ao Parque de Tarangire.
- Safari de 7 dias no Serengeti, Parque Nacional do Lago Manyara e Cratera de Ngorongoro
- Safari de 5 dias ao Serengeti e Cratera de Ngorongoro
- Se tem orçamento disponível uma das coisa mais extraordinárias que pode fazer no Serengeti é um passeio de balão. Ronda os 500€/pessoa e vale cada euro. Pode marcar aqui.
Se procura dicas para viajar na Tanzânia e visitar Zanzibar pode encontrar muita informação nestes artigos aqui no blogue
- VIAJAR EM ZANZIBAR – Um artigo com dicas de viagem para visitar a ilha de Zanzibar, como chegar a Zanzibar, o que ver e fazer, onde se alojar, o que não pode perder e como se deslocar na ilha de Zanzibar, inclusive a questão da vacinação.
- PRAIAS DE ZANZIBAR – Um artigo com as melhores praias de Zanzibar com indicação dos melhores alojamentos e hotéis para cada uma delas.
- PRAIA DE NUNGWI – Um artigo com dicas do que ver e fazer na praia de Nungwi em Zanzibar.
- ILHA DE ZANZIBAR – Um artigo inspiracional para o motivar a visitar Zanzibar.
- DE PAJE A JAMBIANI PELA PRAIA – Um artigo para aproveitar um dos melhores trilhos e passeios na ilha de Zanzibar, percorrer as praias de Paje a Jambiani.
- PRAIA DE JAMBIANI – Jambiani é uma das mais belas, se não a mais bela, praias de Zanzibar. Tudo o que pode fazer e ver na praia de Jambiani.
- ROTA DAS ESPECIARIAS EM ZANZIBAR – Um artigo para todos aqueles que querem conhecer as rotas das especiarias e que passava em Zanzibar e que, ainda hoje, está viva.
- ILHA DE CHAPWANI – Um arigo sobre uma das ilhas mais exclusivas de Zanzibar, a ilha resort de Chapwani e a nossa experiência lá.
- VISITAR STONE TOWN – Um artigo sobre o que visitar em Stone Town com o que ver e fazer na cidade que é capital da ilha de Zanzibar.
- ROTA DOS ESCRAVOS – Um artigo sobre a Rota dos Escravos, uma rota comercial que durante séculos levou os povos africanos para os quatro cantos do mundo e que teve como local importante de comércio a cidade de Stone Town, em Zanzibar.
- COMBOIO DE TAZARA – Considerado um dos comboios mais lentos e mais míticos do mundo, não perca esta aventura.
- VISITAR MBEYA – Um artigo com dicas para visitar Mbeya, a capital do café na Tanzânia.
- DO MALAWI À TANZÂNIA – Um artigo com a nossa experiência a cruzar a fronteira terrestre entre o Lago Malawi e a Tanzânia.
- VIAGEM DE OVERLAND NO QUÉNIA E TANZÂNIA – Um artigo em que partilhamos as nossas dicas para fazer uma viagem de overland pelo melhor do Quénia e da Tanzânia.
- CRATERA DE NGORONGORO – Dicas para visitar a maravilhosa cratera de Ngorongoro, um dos lugares mais incríveis no mundo.
- MASAAI – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre o povo Masaai, um dos povos mais ameaçados na Tanzânia e no Quénia.
- SAFARI NO SERENGETI – Um artigo com dicas para fazer um safari no Serengeti e com a partilha da nossa experiência.
- LAGO VITÓRIA – A nossa experiência a visitar o maravilhoso lago Vitoria, na Tanzânia.