Do lago Malawi a Mbeya, na Tanzânia | Um pesadelo de autocarro!

Do lago Malawi a Mbeya, na Tanzânia | Um pesadelo de autocarro!

As aventuras no lago Malawi foram muitas, com direito a um trekking na companhia de pescadores embriagados e até a um acidente de canoa. Mas depois de desfrutar do lago estava na hora de nos lançarmos ao caminho indo do lago Malawi a Mbeya. O próximo destino seria a Tanzânia, o nosso último país neste périplo pela África Oriental.

Se vai viajar no Malawi, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NO MALAWI – Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem ao Malawi. Um artigo cheio de dicas de viagem para visitar o Malawi.
  • VISITAR O LAGO MALAWI – Um artigo cheio de dicas práticas sobre o que ver e fazer quando visitar o Lago Malawi.
  • DO LAGO MALAWI A MBEYA NA TANZÂNIA – Um artigo sobre a nossa experiência a cruzar a fronteira entre o Lago Malawi e a Tanzânia, alcançando a povoação de Mbeya.
  • ILALA FERRY NO LAGO MALAWI – Tudo o que precisa de saber para navegar o lago Malawi a bordo do Ilala Ferry.
  • AVENTURAS NAS ESTRADAS DO MALAWI – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa aventura a percorrer o Malawi em transportes públicos.

Como ir do lago Malawi a Mbeya

Passámos a noite no Mayokas Village a jogar jogos de tabuleiros e a conversar. A internet não funcionava nada bem por isso voltámos a sentir-nos viajantes do século XX. Tínhamos comprado bilhetes de autocarro do lago Malawi a Mbeya ao James, o rapaz que trabalhava no Mayokas Village. Ele entregou-nos os bilhetes no dia anterior e combinámos com ele, que nos encontrávamos nessa noite, por volta das 23h, para seguir para Mzuzu de táxi. Precisávamos da ajuda do James porque íamos apanhar um autocarro directo que vinha de Lilongwe (capital do Malawi) e que não parava no terminal de Mzuzu mas sim numa estação de serviço. Como não sabíamos onde era, o James prontificou-se a ir connosco (em troco de uma gorjeta) para apanhar o autocarro do lago Malawi a Mbeya.

Era noite serrada quando saímos de Nkhata Bay e a estrada que levava a Mzuzu não tinha qualquer iluminação. Durante quase uma hora percorremos estradas desertas que podiam ser em qualquer lugar do mundo. Dormitei um pouco. Se soubesse o que ira acontecer, teria dormido o caminho todo!

Quando chegámos a Mzuzu, parámos na estação de serviço. Os parcos automóveis que apareciam para abastecer, entravam e saiam rapidamente. O tempo foi passando e o autocarro que nos levaria do lago Malawi a Mbeya, que deveria chegar às 24h, não aparecia. Uma da manhã e nada. Duas da manhã e nada. O James e o taxista estavam fora do carro. Eu e o Rui conversávamos no interior. Já estávamos mais ou menos convencidos que tínhamos entrado num esquema e que o dito autocarro do lago Malawi a Mbeya, na Tanzânia, não iria aparecer.

Perto das 2h30 da manhã, aparece um autocarro decrépito e cheio de gente. Era o nosso transporte do lago Malawi a Mbeya. Vinha completamente a abarrotar e James diz-nos:

– Parece que houve um problema em Lilongwe e, de dois autocarros que deveriam ter partido, um avariou. Tiveram que colocar toda a gente neste autocarro do lago Malawi a Mbeya.

Era esquema, pareceu-nos. Os nossos bilhetes (com preço inflacionado) tinham sido um “roubo” e ainda por cima íamos agora fazer uma viagem nocturna no autocarro do lago Malawi a Mbeya de pé. Olhámos um para o outro e sabíamos que não tínhamos alternativa. Estávamos no meio do nada. James ainda propôs levar-nos até à paragem de combis e aí apanhar um combi pela manhã cedo em direcção a Karonga e daí para a fronteira. Depois de passar a fronteira teríamos que arranjar um novo transporte do lado da Tanzânia. Era um opção bastante pior. Teríamos que passar a noite num terminal no Malawi (que não fazíamos ideia de como era, mas a julgar pelo de Lilongwe seria terrível) e depois de cruzar a fronteira, arranjar um transporte que não fazíamos ideia se existiria ou não.

O pesadelo da viagem do lago Malawi a Mbeya

Optámos por entrar naquele autocarro decrépito com a esperança de conseguir sentarmo-nos no chão na viagem do lago Malawi a Mbeya. Mas nem isso foi possível. Quando entrámos, o autocarro estava cheio, com gente sentada nos bancos, no chão e pessoas de pé porque não havia espaço no chão para todos. Não queríamos acreditar. A viagem até à Tanzânia iria ser um suplício. E foi!

Os primeiros minutos viajámos de pé, batendo contra os ferros dos bancos a cada guinada do motorista. Era impossível dormirmos assim. Havia pessoas a dormir sentadas umas em cima das outras. Era surreal esta viagem do lago Malawi a Mbeya. Aproveitámos uma travagem do autocarro para ocupar com o rabo um pedaço de chão. Sentei-me. O Rui ocupou o meio das minhas pernas para evitar bater contra os laterais dos bancos. Foi infrutífero. Tentava encostar-me atrás mas batia com as costas num bebé que dormia no colo da mãe. O bebé chorava. Tentei virar-me e encostar-me aos bancos. Enfiei as pernas por baixo dos bancos do outro lado, e as minhas pernas ficaram no meio das pernas de duas mulheres. As costas começaram a ficar pisadas e com feridas. De cada vez que o autocarro fazia uma pausa, as pessoas saiam para ir urinar ou defecar. Mas só saiam os que tinham bilhete sentado. Os outros não podiam dar-se ao luxo de perder o “pedaço de chão conquistado”. Nós estávamos nesse grupo. Homens e mulheres passavam por cima de nós e eu ocasionalmente ficava com a cabeça dentro da saia de alguém. Este ritual foi constante durante mais de três horas. Cheirei várias partes baixas das mulheres que passavam por cima de mim. Fui pisada dezenas de vezes e a determinada altura até sentia os bichos do chão do autocarro a percorrer-me as pernas. O Rui ainda estava de pé. Era insano. Trocámos por momentos. O meu lugar era demasiado pequeno para ele e tive que o segurar com os braços para ele conseguir dormir alguns minutos naquela noite. Mas já não aguentava mais. Estava a ficar com os braços pisados e as costas completamente doridas. Tivemos que voltar a trocar de lugar até chegar à fronteira. Eu fui conseguindo dormitar e o Rui “acha” (porque ainda hoje não tem a certeza) que chegou a dormir de pé.

Do lago Malawi a Mbeya, na Tanzânia | Um pesadelo de autocarro e as aventuras nas estradas de África

Do lago Malawi a Mbeya, na Tanzânia | Um pesadelo de autocarro e as aventuras nas estradas de África

.

O cruzamento da fronteira entre o Malawi e a Tanzânia

Eram quase 7h da manhã quando o autocarro do lago Malawi a Mbeya chegou à fronteira. Saímos e aguardámos na porta. Só abria às 7h. Já lá estavam três estrangeiros que ali tinham passado a noite. Quando a fronteira abriu, os guardas pegaram nos passaportes de todos os passageiros do autocarro e trataram dos trâmites rapidamente. Depois dos passaportes carimbados, vieram entregar-nos na porta do autocarro e voltámos a entrar para passar a terra de ninguém. Ainda bem que tínhamos vindo de autocarro do lago Malawi a Mbeya, pois a distância entre as duas fronteiras deveria ser mais de um quilómetro. Do lado da Tanzânia o procedimento foi semelhante. Todos os passageiros voltaram a sair do autocarro, desta vez com as mochilas, e carimbaram os passaportes. Como precisávamos de visto para a Tanzânia, fomos para uma outra fila tratar dos vistos e depois voltámos à parte do controle das bagagens. No final do processo, voltámos para o autocarro, prontos para seguir viagem. Tivemos tempo de ver que no autocarro, os lugares marcados iam apenas até à letra L e os nossos bilhetes eram o M. O James tinha-nos mesmo enganado. Naquele momento ter-lhe-ia apertado o pescoço!

Saímos da fronteira por volta das 9h da manhã e chegámos a Mbeya, na Tanzânia, pouco passava das 10h. A viagem de autocarro do lago Malawi a Mbeya tinha sido horrível, a pior viagem de autocarro em mais de 10 anos de viajantes. Porém tinha sido uma viagem eficaz, pois tinha-nos trazido a Mbeya em apenas uma noite. O autocarro parou na estrada principal e deixou-nos ficar. Com as mochilas às costas, tentámos arranjar um taxista para nos levar à estação de comboio para comprar os bilhetes para o Tazara Train, no dia seguinte, e depois para a plantação de café onde iríamos dormir. Estávamos em Mbeya e, embora não tivéssemos arranjado bilhetes na estação para o comboio (que só saia uma vez por semana) estávamos satisfeitos. O resto teríamos que resolver, e como estamos habituados, ir-se-ia resolver.

Do lago Malawi a Mbeya, na Tanzânia | Um pesadelo de autocarro e as aventuras nas estradas de África

NOTA – Esta nossa viagem foi feita em Agosto de 2016.

Se procura dicas para viajar na Tanzânia e visitar Zanzibar pode encontrar muita informação nestes artigos aqui no blogue

  • VIAJAR EM ZANZIBAR – Um artigo com dicas de viagem para visitar a ilha de Zanzibar, como chegar a Zanzibar, o que ver e fazer, onde se alojar, o que não pode perder e como se deslocar na ilha de Zanzibar, inclusive a questão da vacinação.
  • PRAIAS DE ZANZIBAR – Um artigo com as melhores praias de Zanzibar com indicação dos melhores alojamentos e hotéis para cada uma delas.
  • PRAIA DE NUNGWI – Um artigo com dicas do que ver e fazer na praia de Nungwi em Zanzibar.
  • ROTEIRO PARA VISITAR ZANZIBAR – Um artigo inspiracional para o motivar a visitar Zanzibar com o roteiro de viagem que fizemos na ilha durante uma semana.
  • DE PAJE A JAMBIANI PELA PRAIA – Um artigo para aproveitar um dos melhores trilhos e passeios na ilha de Zanzibar, percorrer as praias de Paje a Jambiani.
  • PRAIA DE JAMBIANI – Jambiani é uma das mais belas, se não a mais bela, praias de Zanzibar. Tudo o que pode fazer e ver na praia de Jambiani.
  • ROTA DAS ESPECIARIAS EM ZANZIBAR – Um artigo para todos aqueles que querem conhecer as rotas das especiarias e que passava em Zanzibar e que, ainda hoje, está viva.
  • ILHA DE CHAPWANI – Um arigo sobre uma das ilhas mais exclusivas de Zanzibar, a ilha resort de Chapwani e a nossa experiência lá.
  • VISITAR STONE TOWN – Um artigo sobre o que visitar em Stone Town com o que ver e fazer na cidade que é capital da ilha de Zanzibar.
  • ROTA DOS ESCRAVOS EM ZANZIBAR – Um artigo sobre a Rota dos Escravos, uma rota comercial que durante séculos levou os povos africanos para os quatro cantos do mundo e que teve como local importante de comércio a cidade de Stone Town, em Zanzibar.
  • COMBOIO DE TAZARA – Considerado um dos comboios mais lentos e mais míticos do mundo, não perca esta aventura.
  • VISITAR MBEYA – Um artigo com dicas para visitar Mbeya, a capital do café na Tanzânia.
  • DO MALAWI À TANZÂNIA – Um artigo com a nossa experiência a cruzar a fronteira terrestre entre o Lago Malawi e a Tanzânia.
  • VIAGEM DE OVERLAND NO QUÉNIA E TANZÂNIA – Um artigo em que partilhamos as nossas dicas para fazer uma viagem de overland pelo melhor do Quénia e da Tanzânia.
  • CRATERA DE NGORONGORO – Dicas para visitar a maravilhosa cratera de Ngorongoro, um dos lugares mais incríveis no mundo.
  • MASAAI – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre o povo Masaai, um dos povos mais ameaçados na Tanzânia e no Quénia.
  • SAFARI NO SERENGETI – Um artigo com dicas para fazer um safari no Serengeti e com a partilha da nossa experiência.
  • LAGO VITÓRIA – A nossa experiência a visitar o maravilhoso lago Vitoria, na Tanzânia.

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.