Jambiani é um paraíso na Terra. Não sei de deveria começar o artigo assim, mas a verdade é que são poucos os lugares do mundo que considero estarem perto do paraíso, e Jambiani, em Zanzibar, é um deles. Afastada de Stone Town, na parte sudeste da ilha de Zanzibar, Jambiani é longe o suficiente para afastar a maioria dos turistas e deslumbrante o suficiente para atrair aqueles que procuram lugares idílicos e autênticos na ilha de Zanzibar.
.
Onde dormir na praia de Jambiani
A praia de Jambiani tem as águas e areias mais belas que encontrámos na ilha de Zanzibar, num contexto cultural muito interessante já que os alojamentos turísticos não são resorts e estão perfeitamente enquadrados na paisagem, escondendo-se no meio do palmeiral litoral. Escolhemos o Red Monkey Lodge, uma alojamento bastante popular junto dos kitesurfers (já que a escola de kitesurf fica ali), no extremo sul da praia de Jambiani.
Se procura os melhores alojamentos na praia de Jambiani vai-se apaixonar por estes lugares. Felicidade garantida!
- Blue Oyster Hotel
- Sea View Lodge Boutique Hotel
- The Loop Beach Resort
- Savera Beach Houses
- Nur Beach Resort
- Jambiani Villas
- Melik’s
- Spice Island Hotel & Resort
- Mamamapambo Boutique Hotel
.
Como chegar à praia de Jambiani
Chegámos a Jambiani de dala dala, o transporte público na ilha de Zanzibar, e o motorista deixou-nos mesmo em frente à rua que conduzia ao lodge. Jambiani tem a particularidade de ser uma povoação que se distribui ao longo de uma rua escondida entre a estrada asfaltada principal e a praia. As casas dos habitantes não se vêem da praia de Jambiani nem da estrada, estando completamente engolidas pelas palmeiras.
.
Visitar e aproveitar Jambiani
Quando chegámos a Jambiani, e depois de nos alojarmos no nosso quarto duplo, não resistimos e saímos logo em direcção à praia de Jambiani. O dia já estava a acabar mas ainda deu tempo para explorar os recifes de coral a pé, uma vez que a maré estava baixa. Quando isto acontece a praia de Jambiani não é muito boa para nadar porque a água do mar recua centenas de metros.
Mas, mesmo com a maré baixa, há imensas coisas para fazer em Jambiani tais como explorar a vida marinha, tirar um curso de kitesurf, explorar os barcos de pesca tradicionais atracados nos corais, conhecer a povoação e os seus habitantes, caminhar na praia ou simplesmente desfrutar das areias brancas de coral e relaxar na praia.
.
.
Pôr do sol em Jambiani
Na parte central de Jambiani, os fins de tarde são mágicos e os pores-do-sol inesquecíveis. A praia de Jambiani enche-se de rapazes que brincam nas águas do Índico com barcos de madeira que são autênticas miniaturas dos barcos de pesca tradicionais. Fazem concursos de velocidade e vibram como só os mais inocentes conseguem fazê-lo. A competição dos miúdos toma conta desta pequena parte da praia de Jambiani.
As raparigas, sempre com os cabelos tapados por um hijab, metem conversa com os viajantes e procuram a pose perfeita para uma fotografia. Distribuem sorrisos e abraços calorosos e inocentes.
.
.
A vida na povoação de Jambiani
Homens e mulheres juntam-se nas areias sólidas da maré baixa em Jambiani para jogar futebol e ao mata. As mulheres riem de forma contagiante. Esta imagem de Jambiani marcou-me profundamente porque foi a primeira vez que vi mulheres muçulmanas cobertas a rirem e a se divertirem na frente de todos, locais e estrangeiros, de forma desinibida e livre de preconceitos. Os olhares atentos não perturbavam nem homens nem mulheres em Jambiani.
.
Quantos dias para visitar Jambiani
Nós passámos três dias em Jambiani, aproveitando a praia de Jambiani e caminhando pela costa à procura das mais belas praias. O Red Monkey Lodge foi a nossa casa na ilha de Zanzibar e na praia de Jambiani, onde experimentamos os bons pequenos-almoços, os jantares e até alguns cocktails ao fim da tarde. O curso de kitesurf fica para a próxima visita! Aos fins da tarde, sentávamo-nos um pouco para apreciar e comungar com os magníficos momentos do dia em Jambiani. Jambini foi a praia que mais gostámos em Zanzibar e mesmo depois de explorar a restante parte leste e norte da ilha, continuamos a sonhar voltar ali para desfrutar, ainda com mais tempo, do pôr-do-sol e da magia que só esta praia maravilhosa no Índico nos conseguiu dar.
.
.
COMBINAR UMA VIAGEM A ZANZIBAR COM UM SAFARI
Pode combinar uma viagem a Zanzibar com um safari ao Serengeti e Ngorongoro, alguns dos locais mais bonitos da terra. Estas opções não são baratas e geralmente requerem um investimento da sua parte num voo para Arusha. Aí, pode marcar um destes dois safaris.
- Safari de dois dias ao Parque Nacional do Serengeti.
- Pode fazer um safari em regime camping no Serengeti em 3 dias (do mais económico que vai encontrar). Pode marcar aqui.
- Pode marcar aqui o seu tour de 4 dias ao Serengeti com alojamento em camping.
- Safari de dois dias à Cratera de Ngorongoro e ao Parque de Tarangire.
- Safari de 7 dias no Serengeti, Parque Nacional do Lago Manyara e Cratera de Ngorongoro
- Safari de 5 dias ao Serengeti e Cratera de Ngorongoro
- Se tem orçamento disponível uma das coisa mais extraordinárias que pode fazer no Serengeti é um passeio de balão. Ronda os 500€/pessoa e vale cada euro. Pode marcar aqui.
Se procura dicas para viajar na Tanzânia e visitar Zanzibar pode encontrar muita informação nestes artigos aqui no blogue
- VIAJAR EM ZANZIBAR – Um artigo com dicas de viagem para visitar a ilha de Zanzibar, como chegar a Zanzibar, o que ver e fazer, onde se alojar, o que não pode perder e como se deslocar na ilha de Zanzibar, inclusive a questão da vacinação.
- PRAIAS DE ZANZIBAR – Um artigo com as melhores praias de Zanzibar com indicação dos melhores alojamentos e hotéis para cada uma delas.
- PRAIA DE NUNGWI – Um artigo com dicas do que ver e fazer na praia de Nungwi em Zanzibar.
- ROTEIRO PARA VISITAR ZANZIBAR – Um artigo inspiracional para o motivar a visitar Zanzibar com o roteiro de viagem que fizemos na ilha durante uma semana.
- DE PAJE A JAMBIANI PELA PRAIA – Um artigo para aproveitar um dos melhores trilhos e passeios na ilha de Zanzibar, percorrer as praias de Paje a Jambiani.
- PRAIA DE JAMBIANI – Jambiani é uma das mais belas, se não a mais bela, praias de Zanzibar. Tudo o que pode fazer e ver na praia de Jambiani.
- ROTA DAS ESPECIARIAS EM ZANZIBAR – Um artigo para todos aqueles que querem conhecer as rotas das especiarias e que passava em Zanzibar e que, ainda hoje, está viva.
- ILHA DE CHAPWANI – Um arigo sobre uma das ilhas mais exclusivas de Zanzibar, a ilha resort de Chapwani e a nossa experiência lá.
- VISITAR STONE TOWN – Um artigo sobre o que visitar em Stone Town com o que ver e fazer na cidade que é capital da ilha de Zanzibar.
- ROTA DOS ESCRAVOS – Um artigo sobre a Rota dos Escravos, uma rota comercial que durante séculos levou os povos africanos para os quatro cantos do mundo e que teve como local importante de comércio a cidade de Stone Town, em Zanzibar.
- COMBOIO DE TAZARA – Considerado um dos comboios mais lentos e mais míticos do mundo, não perca esta aventura.
- VISITAR MBEYA – Um artigo com dicas para visitar Mbeya, a capital do café na Tanzânia.
- DO MALAWI À TANZÂNIA – Um artigo com a nossa experiência a cruzar a fronteira terrestre entre o Lago Malawi e a Tanzânia.
- VIAGEM DE OVERLAND NO QUÉNIA E TANZÂNIA – Um artigo em que partilhamos as nossas dicas para fazer uma viagem de overland pelo melhor do Quénia e da Tanzânia.
- CRATERA DE NGORONGORO – Dicas para visitar a maravilhosa cratera de Ngorongoro, um dos lugares mais incríveis no mundo.
- MASAAI – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre o povo Masaai, um dos povos mais ameaçados na Tanzânia e no Quénia.
- SAFARI NO SERENGETI – Um artigo com dicas para fazer um safari no Serengeti e com a partilha da nossa experiência.
- LAGO VITÓRIA – A nossa experiência a visitar o maravilhoso lago Vitoria, na Tanzânia.
Oie Carla, seu post me despertou uma curiosidade sem igual, e sim aqui em Jambiani no Red Monkey beach lodge realmente é bom, a hospitalidade do momento que se adentra é de uma energia jamais vista, povo sorridente e não sabe o que fazer para te agradar… Entretanto, sugiro determinados asteriscos sobre informações importantes para os viajantes, que ao meu ponto de vista não ficaram claros no seu post, e acho que seria importante como influenciado que fui destacar, pois se tivesse essas observações eu ponderaria na minha escolha…
1° – a água do chuveiro é dissalinizada, entretanto não muito eficiente, para tomar banho e escovar os dentes a água é ligeiramente salgada e bem desagradável.
2° – amante de praia que sou, a praia fica disponível na parte da manhã, isso significa até às 9:30/10h aproximadamente. Após esse horário e até às 16hrs a água fica muito, mas muito longe, deixando somente muitas algas na areia, o que é bem desagradável de se andar para chegar até à água, que se ñ da 1km andando, da quase rs, o que fica inviável curtir a água do mar e os serviços de hospedagem ao mesmo tempo, durante a maior parte do dia, por exemplo.
3° – e quando volta a maré praticamente toma a areia que tem na frente do deck do hotel e ai o sol já baixou e já está esfriando para entrar no mar também não é muito legal.
Olá Welder, muito obrigada pela informação e feedback sobre Jambiani. A verdade é que, no que referes do ponto dois e três, está dependente das marés. Pode ser nesse horário ou outro. Nós apanhámos a maré cheia e boa para banhos durante as tardes.
Olá boa noite. Não será para este ano mas sim para fechar um ciclo de muitas horas de trabalho por dia no próximo ano, por esta altura. Estou a considerar diversas hipóteses que não fossem muito dispendiosas e este seu post despertou-me a curiosidade, pelo preço baixo que indicou para as passagens. Pode indicar-me onde foi que as adquiriu?. Obrigada desde já.
Ana, vamos fazer um post sobre isso brevemente. Esteja atenta. Depois coloco aqui o link. Obrigada.
Descontando o “paraíso na Terra”, que é uma expressão que pessoalmente detesto, adorei ler sobre Jambiani. Com a vossa ajuda, lá vou aos poucos construindo um roteiro tranquilo para quando voltar a África. Já faltou mais. Beijo grande e obrigado pela partilha.
Vais amar. É tão linda a praia. Faz-nos sonhar.
Tanto lugar interessante neste mundo para eu visitar e tão pouco tempo para eu dar conta disto tudo. Uma ou duas viagens por ano, “e já gozas!” LOL
Grandes ou pequenas, muitas ou poucas, as viagens são sempre boas.;)