Imagine-se numa pequena ilha privada, com um clima tropical, uma praia de areia branca de coral, e rodeada de água azul-turquesa? Via adorar descobrir Chapwani! Um sonho inatingível? Será? Não, este local existe, está ao alcance das suas mãos e está à sua espera. Chama-se ilha de Chapwani, fica em Zanzibar e não é tão cara quanto isso.
Zanzibar tem praias lindíssimas, mas se procura o verdadeiro descanso e um sentimento único de exclusividade, Chapwani é a sua praia. Ali encontra-se o Chapwani Private Island Resort, que irá cuidar de si e satisfazer todas as suas fantasias. Cinco cabanas viradas para o mar, cada uma com dois quartos germinados, e uma villa familiar, são as únicas unidades de alojamento na ilha de Chapwani.
Como chegar à ilha de Chapwani em Zanzibar
A ilha de Chapwani encontra-se à vista de Stone Town, a capital de Zanzibar, uma ilha ao largo da costa da Tanzânia. De Dar Es Salaam, capital da Tanzânia, pode chegar-se a Zanzibar de ferry (cerca de 2 horas), ou de avião. De Stone Town, são apenas precisos 20 minutos de viagem num pequeno barco para se chegar ao paraíso do Chapwani Private Island Resort.
.
Estávamos em Stone Town, a capital do arquipélago de Zanzibar, mas o nosso olhar dirigia-se então para uma ilha ao largo. Tínhamos vindo de Jambiani, e tínhamos experimentado um prato de gambas grelhadas na esplanada do Tembo Hotel, mesmo em cima da praia. À nossa frente, alguns turistas deitados na estreita faixa de areia lidavam à sua maneira com a constante presença de vendedores ou de jovens promovendo tours e actividades. Para onde nós íamos, não nos tínhamos de preocupar com isso. Às 13.30 iríamos apanhar um barco em direcção à ilha privada de Chapwani, onde ficaríamos alojados no Chapwani Private Island Resort.
.
À hora marcada, o barco apareceu e passados cerca de 20 minutos, estávamos a desembarcar na ilha de Chapwani. Enquanto nos aproximávamos do areal, saltavam à vista as poucas cabanas, com vista para o mar, que acolhiam os privilegiados que escolhem a ilha de Chapwani para passar uns dias. À chegada à ilha de Chapwani, fomos recebidos pelo gerente do resort, que nos apresentou o pessoal e nos levou ao nosso quarto. Na mesma cabana, há um quarto geminado com o nosso, mas não tem hóspedes, por isso temos bastante privacidade.
.
O Chapwani Private Island Resort
Para aqueles que procuram o descanso absoluto, não procurem mais. Como a ilha de Chapwani é privada e gerida pelo Chapwani Private Island Resort, só é visitada pelos hóspedes que ali irão ficar alojados, e que normalmente chegam no barco que sai de Stone Town às 13.30h. Ali na ilha de Chapwani, o mundo quotidiano de horários a cumprir está o mais longe possível. Os quartos não têm televisão nem telefones, e só há internet em horas restritas no edifício do restaurante. Massagens ao nascer-do-sol e ao pôr-do-sol fazem maravilhas ao seu corpo e mente. O ambiente selecto é complementado por uma envolvência tropical, com palmeiras e uma pequena floresta tropical. Uma piscina sustentável, alimentada de água salgada, faz as delícias de miúdos e graúdos. E, claro, a areia branca, fina e macia, e o mar azul-turquesa que rodeia a ilha de Chapwani completam o quadro idílico.
No Chapwani Private Island Resort, onde nos alojámos, irá partilhar o espaço com meia dúzia de hóspedes, mas se quiser ainda mais exclusividade, pode alugar a ilha de Chapwani por inteiro. O serviço de qualidade, com tudo-incluído (pequeno-almoço, almoço e jantar), procura satisfazer a especificidade de todos os hóspedes. As refeições são feitas com peixe comprado aos pescadores locais, e os vegetais são colhidos da horta na própria ilha, assim como as galinhas ali criadas fornecem os ovos. Uma pequena loja, gerida pelo staff, exibe artesanato local, a preços justos.
.
O que fazer na ilha de Chapwani em Zanzibar
Para os mais dinâmicos, a ilha de Chapwani oferece algumas actividades únicas. Snorkelling nos corais que rodeiam a ilha, mergulho (com a colaboração de uma escola local), passeios em caiaque, tour à ilha próxima de Prison Island (como o próprio nome indica, com história colonial), um dia com os pescadores, ou simplesmente percorrer o pequeno trilho que atravessa a ilha de Chapwani de uma ponta à outra, e encontrar variadas espécies de pássaros, morcegos e, com sorte, observar um dos furtivos “dik dik” (antílope africano de dimensões reduzidas) que se escondem na vegetação. Outro aspecto único desta ilha de Chapwani é que, em apenas 5 hectares de superfície, há uma diversidade incrível que satisfará os gostos mais distintos.
.
Tours para Stone Town
Para os mais orientados para a cultura e história, é possível arranjar tours para Stone Town, cheia de histórias para contar, explorar o mundo das especiarias em Zanzibar, ou ainda visitar a floresta de Jozani, o único parque nacional na ilha. Mas nem precisa de sair da ilha de Chapwani para mergulhar na história. O antigo nome de Chapwani era “Grave Island”, pois aqui encontra-se um pequeno cemitério com campas de militares da Marinha Real britânica que morreram em duelos navais, fazendo cumprir a abolição e proibição do tráfico de escravos na costa oriental africana.
- O Chapwani Private Island Resort é, assim, o local ideal para umas férias únicas e exclusivas, a dois, ou em família.
.
Como exploramos a ilha de Chapwani
Na varanda da frente para o nosso quarto em Chapwani estávamos a poucos metros da água azul-turquesa, separados apenas por areia branca de coral. Como estava um pouco nublado, resolvemos explorar a outra parte da ilha de Chapwani, com uma pequena floresta tropical. Durante o dia, milhares de morcegos penduram-se das árvores e, ao final do dia, levantam voo numa nuvem negra que se move em direcção à costa e ao alimento. Na ilha de Chapwani também pudemos observar alguns pássaros e um exemplar de “dik dik”, um antílope de pequenas dimensões.
.
Ao regressarmos à praia, passámos por outro ponto de interesse na ilha de Chapwani, e que lhe deu o seu antigo nome, “Grave Island”, que é um pequeno cemitério com campas de militares britânicos que deram a vida combatendo o tráfico de escravos após o decreto da sua abolição por parte dos ingleses. É um sítio evocativo e com uma paisagem deslumbrante como pano de fundo.
Depois de um bom banho de mar na ilha de Chapwani, e de nos estendermos na areia, aproveitámos para gravar fotos antes do jantar. Às 20.00h em ponto, vieram chamar-nos. Tinham preparado um jantar romântico junto à piscina. À nossa volta as velas iluminavam o ambiente. À mesa, ravioli de peixe de entrada, lagosta como prato principal, e um doce árabe como sobremesa, tudo acompanhado com um bom vinho tinto. E que outra maneira melhor de acabar a noite senão deitados na cama da varanda, ouvindo o som do mar, e iluminados pelo luar que se reflectia na areia branca.
.
No dia seguinte, levantámo-nos cedo para aproveitar o tempo que ainda tínhamos na ilha de Chapwani. Tomámos o pequeno-almoço, com excelente fruta e sumos naturais. Estava na altura de usufruirmos dos bancos de coral que rodeiam a ilha de Chapwani, e resolvemos fazer um pouco de snorkelling. A maré estava alta e para chegarmos ao coral ainda tivemos de nadar umas boas dezenas de metros, mas a vista de corais coloridos, estrelas-do-mar e peixes compensou o esforço.
De volta à praia e ao nosso quarto, tivemos ainda tempo de tomar mais um banho e desfrutar um pouco do sol que se ia escondendo esporadicamente. Por ali, o descanso alterna com as actividades aquáticas, mas o relaxamento é constante, e temos noção de estarmos longe de tudo, quase num planeta diferente.
Mas o que é bom acaba depressa, e nós tínhamos de dizer adeus à ilha de Chapwani e regressar à ilha de Zanzibar. Depois de nos despedirmos do pessoal, esperámos pelo barco que nos levaria de volta. Ali de pé, sobre aquela areia fina e macia, olhando para aquele mar, sabíamos que depois de pormos os pés dentro do barco, teríamos deixado para trás um paraíso. Mas este paraíso continua lá, à nossa espera. E, quem sabe, um dia regressaremos.
COMBINAR UMA VIAGEM A ZANZIBAR COM UM SAFARI
Pode combinar uma viagem a Zanzibar com um safari ao Serengeti e Ngorongoro, alguns dos locais mais bonitos da terra. Estas opções não são baratas e geralmente requerem um investimento da sua parte num voo para Arusha. Aí, pode marcar um destes dois safaris.
- Safari de dois dias ao Parque Nacional do Serengeti.
- Pode fazer um safari em regime camping no Serengeti em 3 dias (do mais económico que vai encontrar). Pode marcar aqui.
- Pode marcar aqui o seu tour de 4 dias ao Serengeti com alojamento em camping.
- Safari de dois dias à Cratera de Ngorongoro e ao Parque de Tarangire.
- Safari de 7 dias no Serengeti, Parque Nacional do Lago Manyara e Cratera de Ngorongoro
- Safari de 5 dias ao Serengeti e Cratera de Ngorongoro
- Se tem orçamento disponível uma das coisa mais extraordinárias que pode fazer no Serengeti é um passeio de balão. Ronda os 500€/pessoa e vale cada euro. Pode marcar aqui.
Se procura dicas para viajar na Tanzânia e visitar Zanzibar pode encontrar muita informação nestes artigos aqui no blogue
- VIAJAR EM ZANZIBAR – Um artigo com dicas de viagem para visitar a ilha de Zanzibar, como chegar a Zanzibar, o que ver e fazer, onde se alojar, o que não pode perder e como se deslocar na ilha de Zanzibar, inclusive a questão da vacinação.
- PRAIAS DE ZANZIBAR – Um artigo com as melhores praias de Zanzibar com indicação dos melhores alojamentos e hotéis para cada uma delas.
- PRAIA DE NUNGWI – Um artigo com dicas do que ver e fazer na praia de Nungwi em Zanzibar.
- ROTEIRO PARA VISITAR ZANZIBAR – Um artigo inspiracional para o motivar a visitar Zanzibar com o roteiro de viagem que fizemos na ilha durante uma semana.
- DE PAJE A JAMBIANI PELA PRAIA – Um artigo para aproveitar um dos melhores trilhos e passeios na ilha de Zanzibar, percorrer as praias de Paje a Jambiani.
- PRAIA DE JAMBIANI – Jambiani é uma das mais belas, se não a mais bela, praias de Zanzibar. Tudo o que pode fazer e ver na praia de Jambiani.
- ROTA DAS ESPECIARIAS EM ZANZIBAR – Um artigo para todos aqueles que querem conhecer as rotas das especiarias e que passava em Zanzibar e que, ainda hoje, está viva.
- ILHA DE CHAPWANI – Um arigo sobre uma das ilhas mais exclusivas de Zanzibar, a ilha resort de Chapwani e a nossa experiência lá.
- VISITAR STONE TOWN – Um artigo sobre o que visitar em Stone Town com o que ver e fazer na cidade que é capital da ilha de Zanzibar.
- ROTA DOS ESCRAVOS – Um artigo sobre a Rota dos Escravos, uma rota comercial que durante séculos levou os povos africanos para os quatro cantos do mundo e que teve como local importante de comércio a cidade de Stone Town, em Zanzibar.
- COMBOIO DE TAZARA – Considerado um dos comboios mais lentos e mais míticos do mundo, não perca esta aventura.
- VISITAR MBEYA – Um artigo com dicas para visitar Mbeya, a capital do café na Tanzânia.
- DO MALAWI À TANZÂNIA – Um artigo com a nossa experiência a cruzar a fronteira terrestre entre o Lago Malawi e a Tanzânia.
- VIAGEM DE OVERLAND NO QUÉNIA E TANZÂNIA – Um artigo em que partilhamos as nossas dicas para fazer uma viagem de overland pelo melhor do Quénia e da Tanzânia.
- CRATERA DE NGORONGORO – Dicas para visitar a maravilhosa cratera de Ngorongoro, um dos lugares mais incríveis no mundo.
- MASAAI – Um artigo com tudo o que precisa de saber sobre o povo Masaai, um dos povos mais ameaçados na Tanzânia e no Quénia.
- SAFARI NO SERENGETI – Um artigo com dicas para fazer um safari no Serengeti e com a partilha da nossa experiência.
- LAGO VITÓRIA – A nossa experiência a visitar o maravilhoso lago Vitoria, na Tanzânia.