Como tirar o visto do Tajiquistão | Indicações, passo a passo, para obter o e-visa (visto electrónico)

Como tirar o visto do Tajiquistão | Indicações, passo a passo, para obter o e-visa (visto electrónico)

O Tajiquistão é um país da Ásia Central que se está a afirmar internacionalmente como um destino turístico preferencial para aqueles que gostam de montanha e caminhadas. Ali poderá encontrar paisagens fabulosas das cadeias montanhosas dos Himalaias e das Pamir, e explorar um país que continua a ser um dos mais “selvagens” e intocados pelo Homem. Para os cidadãos portugueses viajarem para o Tajiquistão é necessário a obtenção de um visto electrónico (e-visa). Como tirar então o visto do Tajiquistão?

O sítio que deverá aceder para obter o visto do Tajiquistão é https://www.evisa.tj/index.evisa.html#/. Só está disponível em inglês e tajique. No fundo da página pode gerir uma aplicação já em curso, ou iniciar uma nova aplicação. Certifique-se que tem todos os documentos e informações necessárias junto de si, uma vez que o limite de tempo da aplicação não é muito extenso, sendo que a sessão expira com facilidade, tendo de se iniciar de novo o preenchimento dos dados.

Como tirar o visto do Tajiquistão | Indicações, passo a passo, para obter o e-visa (visto electrónico)

NOTA: O Ministério dos Negócios Estrangeiros português, através do portal das comunidades, considera as condições de segurança no Tajiquistão como muito precárias, desaconselhando formalmente qualquer deslocação às regiões da fronteira com o Afeganistão. Ainda este ano, houve um ataque a ciclistas estrangeiros, mas nós percorremos a estrada junto à fronteira com o Afeganistão e não tivemos qualquer tipo de problema. Os cidadãos portugueses que pretendam permanecer mais de três dias úteis em território tajique têm de registar os vistos junto da delegação local do Ministério do Interior (OVIR), sendo que os principais hotéis procedem automaticamente a esta formalidade.

Como tirar o visto do Tajiquistão, passo a passo

Step 1

Depois de seleccionar o país de origem e o tipo de aplicação (individual), é necessário escolher entre incluir a permissão GBAO ou não. A sigla GBAO refere-se à região autónoma de Gorno-Badakhshan, localizada no leste do Tajiquistão e é necessária para quem pretende visitar a região montanhosa das Pamir, ou percorrer a Pamir Highway. O preço do visto, incluindo esta permissão, é de 70 USD (sem esta permissão, é de 50 USD).

Depois segue-se o propósito da visita. Neste ponto, a duração da estadia está já indicada pela aplicação, sendo a duração máxima de estadia no Tajiqustão de 45 dias. O prazo do visto, de entrada única, é de 90 dias a contar a partir da data de chegada que indicar mais abaixo. Convém escolher uma data anterior aquela que será a data previsível de entrada no Tajiquistão, por exemplo uma semana antes.

A seguir, vem a parte dos dados pessoais, que devem coincidir com o que consta no passaporte. Depois de inserir a data previsível de entrada no Tajiquistão, deverá escrever o seu endereço no país. Deve reservar um hotel, por exemplo no booking, e usar o endereço desse hotel neste campo.

Step 2

Fazer o upload da página de rosto do passaporte, que deverá ter previamente digitalizado.

Step 3

Verificar a correcção de todos os dados inseridos.

Step 4

Neste ponto, receberá um e-mail de confirmação de que a aplicação foi aceite, incluindo um número de identificação da aplicação. Falta então a etapa do pagamento. Pode optar por seguir imediatamente, ou efectuar o pagamento mais tarde, através da gestão da aplicação, inserindo o endereço de e-mail, o número de passaporte e a data de nascimento.

Como tirar o visto do Tajiquistão | Indicações, passo a passo, para obter o e-visa (visto electrónico)

Depois de efectuado o pagamento, usando um cartão de crédito, receberá um e-mail da confirmação do pagamento, e dizendo que a aplicação se encontra em estudo. Quando a aplicação for aprovada, e o visto do Tajiquistão emitido, receberá mais um e-mail com o visto em anexo em formato pdf. Não deverá demorar mais de 24 horas entre o pagamento e a emissão do visto electrónico, que deverá levar para a viagem em formato papel.

Estará assim pronto para viajar para o Tajiquistão e dar início a uma grande aventura!

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.