O Tajiquistão é um país da Ásia Central que se está a afirmar internacionalmente como um destino turístico preferencial para aqueles que gostam de montanha e caminhadas. Ali poderá encontrar paisagens fabulosas das cadeias montanhosas dos Himalaias e das Pamir, e explorar um país que continua a ser um dos mais “selvagens” e intocados pelo Homem. Para os cidadãos portugueses viajarem para o Tajiquistão é necessário a obtenção de um visto electrónico (e-visa). Como tirar então o visto do Tajiquistão?
O sítio que deverá aceder para obter o visto do Tajiquistão é https://www.evisa.tj/index.evisa.html#/. Só está disponível em inglês e tajique. No fundo da página pode gerir uma aplicação já em curso, ou iniciar uma nova aplicação. Certifique-se que tem todos os documentos e informações necessárias junto de si, uma vez que o limite de tempo da aplicação não é muito extenso, sendo que a sessão expira com facilidade, tendo de se iniciar de novo o preenchimento dos dados.
NOTA: O Ministério dos Negócios Estrangeiros português, através do portal das comunidades, considera as condições de segurança no Tajiquistão como muito precárias, desaconselhando formalmente qualquer deslocação às regiões da fronteira com o Afeganistão. Ainda este ano, houve um ataque a ciclistas estrangeiros, mas nós percorremos a estrada junto à fronteira com o Afeganistão e não tivemos qualquer tipo de problema. Os cidadãos portugueses que pretendam permanecer mais de três dias úteis em território tajique têm de registar os vistos junto da delegação local do Ministério do Interior (OVIR), sendo que os principais hotéis procedem automaticamente a esta formalidade.
SE PRETENDER QUE UMA EMPRESA TRATE DO VISTO DO TAJIQUISTÃO POR SI – Se pretender que uma empresa trate do seu visto do Tajiquistão, pode recorrer aos serviços da iVisa para o visto do Tajiquistão.
Como tirar o visto do Tajiquistão, passo a passo
Step 1
Depois de seleccionar o país de origem e o tipo de aplicação (individual), é necessário escolher entre incluir a permissão GBAO ou não. A sigla GBAO refere-se à região autónoma de Gorno-Badakhshan, localizada no leste do Tajiquistão e é necessária para quem pretende visitar a região montanhosa das Pamir, ou percorrer a Pamir Highway. O preço do visto, incluindo esta permissão, é de 70 USD (sem esta permissão, é de 50 USD).
Depois segue-se o propósito da visita. Neste ponto, a duração da estadia está já indicada pela aplicação, sendo a duração máxima de estadia no Tajiqustão de 45 dias. O prazo do visto, de entrada única, é de 90 dias a contar a partir da data de chegada que indicar mais abaixo. Convém escolher uma data anterior aquela que será a data previsível de entrada no Tajiquistão, por exemplo uma semana antes.
A seguir, vem a parte dos dados pessoais, que devem coincidir com o que consta no passaporte. Depois de inserir a data previsível de entrada no Tajiquistão, deverá escrever o seu endereço no país. Deve reservar um hotel, por exemplo no booking, e usar o endereço desse hotel neste campo.
Step 2
Fazer o upload da página de rosto do passaporte, que deverá ter previamente digitalizado.
Step 3
Verificar a correcção de todos os dados inseridos.
Step 4
Neste ponto, receberá um e-mail de confirmação de que a aplicação foi aceite, incluindo um número de identificação da aplicação. Falta então a etapa do pagamento. Pode optar por seguir imediatamente, ou efectuar o pagamento mais tarde, através da gestão da aplicação, inserindo o endereço de e-mail, o número de passaporte e a data de nascimento.
Depois de efectuado o pagamento, usando um cartão de crédito, receberá um e-mail da confirmação do pagamento, e dizendo que a aplicação se encontra em estudo. Quando a aplicação for aprovada, e o visto do Tajiquistão emitido, receberá mais um e-mail com o visto em anexo em formato pdf. Não deverá demorar mais de 24 horas entre o pagamento e a emissão do visto electrónico, que deverá levar para a viagem em formato papel.
Estará assim pronto para viajar para o Tajiquistão e dar início a uma grande aventura!
SEGURO DE VIAGEM PARA TAJIQUISTÃO
As autoridades tajiques não exigem, para entrar ao país, ter um seguro de viagem para cobrir despesas médicas e hospitalares. Deve, no entanto, adquirir o seguro no seu país de origem, antes da viagem. Nós fizemos o seguro normal em Portugal, mas não nos exigiram nada à entrada.
Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para o Tajiquistão. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
Se vai viajar para o Tajiquistão, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe vão interessar e que resultam da viagem que fizemos no Rally Mongol
- VISTO DO TAJIQUISTÃO – Tudo o que precisa de saber, passo a passo, para tirar o visto do Tajiquistão em Portugal.
- RALLY MONGOL- TEMPESTADES NO TAJIQUISTÃO – Um artigo cheio de histórias e aventura nas nossa passagem pelo Tajiquistão.
- RALLY MONGOL – NA FRONTEIRA COM O AFEGANISTÃO – Um artigo em forma de crónica sobre a nossa passagem pelo corredor que separa o Tajiquistão e o Afeganistão.
- RALLY MONGOL – A CAMINHO DE MURGAB NAS PAMIR – Um artigo em forma de crónica, da nossa viagem em direcção a Murgab, no Tajiquistão, durante a viagem do Rally Mongol.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSANDO A CORDILHEIRA PAMIR – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa aventura a atravessar as montanhas Pamir, no Tajiquistão.