Visitar Koh Samui é conhecer uma das ilhas mais visitadas da Tailândia, tendo um pouco de tudo para todos, praias, diversão nocturna, templos e mercados, um microcosmos de toda a Tailândia. Koh Samui, ou a ilha de Samui, é a terceira maior ilha da Tailândia e encontra-se ao largo da costa oeste tailandesa, no Golfo da Tailândia, sendo também ponto de partida de exploração de outras ilhas como Koh Phangan, famosa pelas full-moon parties, e Koh Tao, um destino de nível mundial de mergulho.
Diz-se que Koh Samui era a maior plantação de coqueiros do mundo, até a chegada dos primeiros turistas nos anos 70. Actualmente, embora o interior montanhoso da ilha de Koh Samui continue a ter uma vegetação exuberante, que inclui os coqueiros, a verdade é que a principal fonte de rendimento para os habitantes de Koh Samui é o turismo. A ilha de Koh Samui atrai hoje centenas de milhares de turistas por ano e as suas praias são mundialmente famosas. Apesar do fluxo turístico, é ainda possível encontrar um cantinho quase só para si, e visitar Koh Samui continua a ser obrigatório quando viajar nas ilhas tailandesas.
- MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e visitar Koh Samui e evitar as monções.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Visitar Koh Samui
12 anos depois regressámos a Koh Samui para explorar um bocado melhor a ilha. Da primeira vez que aqui estivemos decidimos explorar a praia e aproveitar para relaxar. Desta segunda vez a visitar Koh Samui, alugámos scooter e decidimos explorar um bocado mais a ilha. A ilha de Koh Samui é grande por isso terá muito para ver e aproveitar. Contudo, o que lhe aconselhamos são os lugares mesmo imperdíveis se decidir visitar Koh Samui. Nesta viagem de 2023, explorámos também Koh Phangan e Koh Tao, no Golfo da Tailândia e consideramos que é uma óptima opção se o fizer também.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR KOH SAMUI
Visitar Koh Samui exige tempo já que o tamanho da ilha faz com que tudo seja um pouco longe. Contudo, se programar a sua visita conseguirá visitar o melhor de Koh Samui em dois ou três dias, mais dias extra para explorar ilhas próximas. A primeira coisa a tratar é chegar a Koh Samui. Pode voar para Koh Samui ou pode viajar para Surat Thani e depois apanhar lá um barco. Deixamos aqui as nossas dicas práticas para visitar Koh Samui.
1. Como chegar a Koh Samui
A ilha de Koh Samui é servida por um aeroporto internacional, por isso uma das formas mais práticas de chegar a Koh Samui é de avião. O aeroporto tem dois terminais, um para ligações internacionais e outro para ligações domésticas, e exibe uma arquitectura singular, sendo que a maior parte dos espaços do aeroporto, por exemplos as portas de embarque, são ao ar livre.
Reserve aqui o seu voo para Koh Samui.
Quando chegar ao aeroporto de Koh Samui, deverá dirigir-se para o seu hotel, na costa da ilha, que pode ficar ainda longe do aeroporto.
Reserve aqui o seu transfer entre o aeroporto e o seu hotel quando visitar Koh Samui.
Outra forma de chegar a Koh Samui é de barco. O principal ponto de aceeso é o porto de Surat Thani.
Reserve aqui a sua viagem de barco entre Surat Thani e Koh Samui.
Também pode reservar aqui a sua viagem de volta de Koh samui para Surat Thani.
2. Onde dormir quando visitar Phuket
Em Koh Samui ficámos alojados perto da praia Hat Bang Rak, na costa norte de Koh Samui, perto do aeroporto e do templo do Buda Gigante (Wat Phrai Yai), no Samui Backpacker Hotel, uma excelente opção com preços bastante competitivos, com um conjunto de quartos (dormitório e de casal) dispostos em redor de uma pequena piscina. O nosso quarto era, na realidade, um quarto triplo, espaçoso e confortável.
O hotel durante o dia é muito tranquilo, mas durante a noite o espaço comum pode ser um pouco barulhento (embora as regras do hotel ditem que a partir das 23.00h se deve respeitar o silêncio…). Foi uma boa opção para nós quando ficámos em Koh Samui só de passagem, mas se ficar mais tempo em Koh Samui recomendamos que fique junto às praias.
2.1. Onde dormir em Hat Chaweng em Koh Samui
Hat Chaweng é a principal praia de Koh Samui, e onde se concentram muitas opções de alojamento. É a zona a escolher, quando visitar Koh Samui, se quiser ficar no meio da acção, com uma grande diversidade de restaurantes e bares. Na praia de Hat Chaweng, considere as seguintes opções de qualidade quando visitar Koh Samui.
- No segmento económico, a Rattana Guesthouse & Bungalow ou o Timeless Hostel.
- No segmento médio, o Baan Chaweng Beach Resort & Spa – SHA Extra Plus ou o Baan Haad Ngam Boutique Resort – SHA Extra Plus.
- No segmento alto, o The Library – SHA Extra Plus ou o SALA Samui Chaweng Beach Resort – SHA Plus.
2.2. Onde dormir na Fisherman’s Village (Bo Phut) em Koh Samui
Na costa norte, perto do aeroporto de Samui, a Bo Phut, conhecida como Fisherman’s Village, é uma zona que, como o próprio nome indica, era uma antiga vila de pescadores, agora reconvertida numa das zonas mais populares em termos de alojamento e restauração, e onde se encontra o mercado mais popular de Koh Samui, ao longo da marginal junto à praia. Na Fisherman’s Village, considere as seguintes opções de qualidade quando visitar Koh Samui.
- No segmento económico, o Us hostel samui.
- No segmento médio, o Zazen Boutique Resort & Spa – SHA Plus.
- No segmento alto, o Anantara Bophut Koh Samui Resort.
2.3. Onde dormir noutras zonas de Koh Samui
Quando visitar Koh Samui, pode também optar por zonas um pouco menos movimentadas, com praias igualmente bonitas, mas com menor afluência de turistas e menos confusão. Considere as seguintes opções de qualidade quando visitar Koh Samui.
- Na costa oeste, no segmento alto , o Four Seasons Resort Koh Samui – SHA Extra Plus, na ponta norte, ou o Conrad Koh Samui – SHA Plus, na ponta sul.
- Na costa norte, no segmento médio, o Coco Palm Beach Resort – SHA Extra Plus, em Mae Nam, ou o Coco Sunset Beach, em Ban Bang Po.
- Na costa leste, em Hat Lamai (a sul de Hat Chaweng), no segmento alto, o Banyan Tree Samui – SHA Extra Plus, ou no segmento médio, o Rocky’s Boutique Resort – Veranda Collection Samui – SHA Extra Plus.
- Na costa leste, em Choeng Mon (a norte de Hat Chaweng), no segmento alto, o Six Senses Samui, ou no segmento médio, o Samui Honey Cottages Beach Resort – SHA Extra Plus.
3. Seguro de viagem para viajar na Tailândia
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para a Tailândia. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para a Tailândia. Por tudo isto, o seguro da IATI é claramente o melhor do mercado para viajar para a Tailândia e visitar Koh Samui.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR KOH SAMUI
Descobrir e visitar Koh Samui é uma excelente forma de conhecer as ilhas tailandesas. Para não perder nada, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Koh Samui.
1. Fazer uma tour de barco à Pig island quando visitar Koh Samui
A partir de Koh Samui é possível fazer tours de barco a diferentes ilhas. Uma das mais populares é fazer snorkel nos belos recifes de coral de Koh Tean, com vida marinha colorida, e descobrir os simpáticos e fotogénicos porcos de Piga island, a Ilha dos Porcos, ou Koh Madsum. A não perder quando visitar Koh Samui.
Marque aqui a sua excursão de barco à Pig Island e Koh Tean (com almoço), a partir de Koh Samui.
2. Descobrir o Parque Mu Ko Ang Thong quando visitar Koh Samui
O Parque Nacional Mu Ko Ang Thong, em Koh Samui, é um local excelente para começar a conhecer a biodiversidade marinha da Tailândia. Os recifes de coral estão relativamente bem preservados e pode fazer snorkel em diversos pontos. O ideal é marcar um tour para visitar o parque, pois isso permite-lhe fazer um cruzeiro nas ilhas do parque e fazer snorkel nos melhores locais autorizados. A não perder quando visitar Koh Samui.
3. Desfrutar da praia de Chaweng em Koh Samui
Chaweng é a praia mais popular de Koh Samui. A praia é muito extensa e tem imensos resorts e hotéis ao longo da sua extensão de areia. A maioria deles tem entradas privadas de acesso à praia, pelo que aceder à praia, se não estiver lá hospedado, é mais complicado.
DICA EXTRA – O acesso público à praia é feito através de uma pequena rua perto do Seen Beach Club.
4. Admirar as vistas do miradouro de Lad Koh quando visitar Koh Samui
Se der a volta à ilha de Koh Samui não pode deixar de parar no miradouro Lad Koh, com vistas sobre as praias da costa ocidental da ilha. Vale a pena quando visitar Koh Samui.
5. Ir à praia de Silver Beach quando visitar Koh Samui
A praia de Silver Beach, também conhecida como Crystal Bay, é uma das mais bonitas e tranquilas de Koh Samui. Se procura um lugar idílico para se alojar, há lá um hotel maravilhoso com piscina infinita sobre a praia, que é um dos melhores locais para se alojar em Koh Samui. Mesmo que não fique lá alojado, vale a pena passar para explorar a praia e almoçar no restaurante/bar quando visitar Koh Samui.
Marque aqui a sua estadia no Silver Beach Resort.
6. Ir à praia de Lamai Beach quando visitar Koh Samui
A praia de Lamai é outra das mais populares e a não perder quando visitar Koh Samui. É uma praia grande, com um extenso areal e muito popular para servir de base. É uma praia com muitos alojamentos, e muitas opções de restaurantes e bares. É uma das zonas mais animadas na ilha, a par com a praia de Chaweng. Tem também um mercado nocturno onde servem comidas a preços justos.
7. Visitar o templo Wat Phra Yai quando visitar Koh Samui
O templo de Wat Phra Yai é o templo mais popular de Koh Samui. Uma estátua gigante de Buda sentado faz as delícias dos visitantes e fiéis. Do topo tem belas vistas sobre a ilha e sobre as redondezas. Na base do templo tem várias lojas onde pode comprar recordações. O templo tem muita gente sempre, mas as alturas mais vazias é por volta da hora do almoço, devido ao calor. A não perder quando visitar Koh Samui.
8. Ficar alojado num backpacker hotel com piscina
Há muitos lugares para se alojar em Koh Samui mas a maioria são resorts e hoteís de três estrelas, dedicados a turismo massificado, já que Koh Samui é uma das ilhas mais populares da Tailândia e que recebe imensas viagens organizadas por agências. Os viajantes independentes também se podem alojar nestes resorts e hotéis mas a verdade é que não são boas opções, são locais de turismo de massa. Há belos alojamentos para turistas independentes, que lhe mostramos em cima, mas também há belos hostels e hoteis. Nós ficamos num hotel, bastante económico (17€/noite num quarto duplo), bem perto do aeroporto e que tinha inclusive piscina. Foi uma excelente opção o Samui Backpacker Hotel.
9. Descobrir a Fisherman’s Village quando visitar Koh Samui
A fisherman’s village é a aldeia tradicioanl de pescadores de Koh Samui que agora foi transformada num dos lugares mais turísticos e populares da ilha. Está cheia de restaurantes gourmet, dos melhores da ilha de Koh Samui, bares, lojas e até espetáculos de fogo à noite. Nas noites de sexta feira tem, inclusive, um mercado nocturno de comida e vários vendedores. É um local obrigatório numa das noites quando visitar Koh Samui.
10. Jantar na Fisherman’s Village em Koh Samui
Na Fisherman’s Village há um lugar incrível para jantar, o Coco Tam’s. Haverão outros, com certeza, muito bons, mas aqui conseguirá ver o espetáculo de fogo na praia ao mesmo tempo que jante. E se jantar no balcão em frente ao mar, as vistas são top. O menu é essencialmente italiano, com pizzas e pastas e os cocktails são muito bons. Não é um lugar barato mas vale a pena. Eles não aceitam reservas por isso chegue um bocadinho antes e aguarde pela sua vez. A não perder quando visitar Koh Samui.
11. Assistir a um espectáculo de fogo na Fisherman’s Village Bophut Beach
Os espetáculos de fogo na praia são uma das imagens de marca das ilhas da Tailândia. Há-os em todas as ilhas mas os melhores são mesmo estes em Koh Samui, em frente ao Coco Tam’s. Há show às 19h30 e às 21h por isso, tente arranjar uma mesa no bar ou no restaurante à hora do espetáculo. Não paga nada para assistir, basta consumir. A não perder quando visitar Koh Samui.
12. Admirar as vistas do miradouro da Overlap Stone
O miradouro da Overlap Stone é o miradouro mais popular de Koh Samui. As vistas são maravilhosas mas o miradouro em si é a atração. Para visitar o miradouro tem de pagar 100 Baht por pessoa para atravessar uma propriedade (com oferta de uma bebida de lata) e depois pagar 50 Baht para entrar na propriedade da pessoa onde está no miradouro. A scooter vai até à primeira entrada mas depois é preciso subir mais 5 minutos a pé até ao miradouro. Cada pessoa só pode estar 3 minutos e tirar fotografias e mesmo assim tem imensa gente. A não perder quando visitar Koh Samui.
13. Visitar as formações rochosas mais sexys de Koh Samui
Um pouco a sul da praia de Chaweng, em Koh Samui, existem umas formações rochosas famosas, chamadas Hin Ta e Hin Yai (ou Rochas do Avô e da Avó!) em que se pode ver as formas dos órgãos sexuais masculino e feminino nas rochas (sem ser precisa muita imaginação!). É um dos lugares mais populares para quando visitar Koh Samui.
14. Percorrer a ilha de mota quando visitar Koh Samui
Uma das melhores formas de explorar Koh Samui é alugar mota e explorar a ilha. A ilha é grande e esconde imensos segredos e lugares para descobrir. Se a explorar, vai descobrir imensos locais que não vai encontrar na maioria dos guias de viagem. Aventure-se!
15. Fazer um passeio de todo-o-terreno em Koh Samui
Quando visitar Koh Samui, se gostar de aventuras todo-o-terreno, não deixe de percorrer a ilha num veículo 4×4, e conhecer algumas das atracções de Koh Samui, incluindo as formações Rochosas de Hin Ta e Hin Yai, a cascata Na Muang e o monge mumificado, o Jardim Secreto de Buda e o templo Wat Phra Yai. É uma excelente e divertida forma de conhecer a ilha quando visitar Koh Samui. A não perder quando visitar Koh Samui.
Marque aqui o seu passeio em veículo 4×4 pelas atracções de Koh Samui, com almoço.
16. Conhecer um Santuário de Elefantes em Koh Samui
Koh Samui, à semelhança de outros lugares na Tailândia, está a fazer um esforço por melhorar a relação com os elefantes, durante séculos maltratados e usados para trabalho pesado. Hoje, pode visitar-se santuários de elefantes, onde são tratados e alimentados, e onde os turistas podem participar e, com a sua visita, ajudar ao financiamento desses projectos. Um dos projectos mais credíveis de Koh Samui é o Koh Samui Elephant Home. A não perder quando visitar Koh Samui.
Marque aqui a sua excursão guiada pelo Ethical Elephant Home, a partir de Koh Samui.
O QUE VER E FAZER A PARTIR DE KOH SAMUI
Quando visitar Koh Samui, não deixe de conhecer as outras ilhas tailandesas no Golfo da Tailândia, e descobrir um dos principais destinos de festa da Ásia e um dos mais conhecidos destinos de mergulho do mundo.
1. Visitar Koh Phangan em excursão organizada a partir de Koh Samui
Se estiver em Koh Samui e não tiver tempo para ir ficar à ilha de Koh Phangan, não deixe de visitar Koh Phangan em excursão organizada de um dia. A não perder quando visitar Koh Samui.
2. Visitar Koh Phangan para a full-moon party
Se estiver em Koh Samui na altura de Lua Cheia, não deixe de visitar Koh Phangan e participar na grandiosa full-moon party que projectou Koh Phangan para as bocas do mundo das festas de praia. A não perder quando visitar Koh Samui.
3. Visitar Koh Tao em excursão organizada a partir de Koh Samui
Se estiver em Koh Samui e não tiver tempo para ir ficar a Koh Tao, não deixe de visitar Koh Tao em excursão organizada de um dia, fazendo snorkel em vários lugares da costa de Koh Tao e conhecendo a bela ilha de Koh Nang Yuan. A não perder quando visitar Koh Samui.
Reserve aqui a sua excursão de um dia a Koh Tao a partir de Koh Samui.
4. Visitar Koh Phangan de forma independente
Quando visitar Koh Samui, não deixe de fazer uma incursão a Koh Phangan, a ilha vizinha que é mundialmente famosa pelas festas full-moon mas que tem muitos outros atractivos, praias e baías, floresta, miradouros, templos e mercados, por isso merece mais do que uma excursão de um dia. Embarque num ferry a partir de Koh Samui e descubra a outra face de Koh Phangan. A não perder quando visitar Koh Samui.
Reserve aqui a sua viagem de ferry entre Koh Samui e Koh Phangan.
Consulte aqui o nosso artigo com dicas para visitar Koh Phangan.
5. Visitar Koh Tao de forma independente
Quando visitar Koh Samui, não deixe de fazer uma incursão a Koh Tao, uma ilha mais pequena mas cheia de atractivos, com praias e baías de águas cristalinas, snorkel e mergulho de nível mundial, e uma oferta surpreendente de restaurantes e bares. Koh Tao merece assim mais do que uma excursão de um dia. Embarque num ferry a partir de Koh Samui e descubra as maravilhas de Koh Tao. A não perder quando visitar Koh Samui.
Reserve aqui a sua viagem de ferry entre Koh Samui e Koh Tao.
Consulte aqui o nosso artigo com dicas para visitar Koh Tao.
Se vai viajar para a Tailândia, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS TAILANDESAS – Todas as dicas para viajar nas ilhas tailandesas; onde ficar, como se deslocar e o que não perder. Ideal para planificar visitar Koh Samui.
- ROTEIRO PARA VIAJAR NA TAILÂNDIA – Um artigo com o nosso roteiro pela Tailândia numa viagem no sudeste asiático. Ideal para planificar visitar Koh Samui.
- VISITAR PHUKET TOWN – Todas as dicas para visitar a capital da maior ilha da Tailândia, o que ver e fazer a partir de lá. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR COSTA DE KRABI – Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem e explorar a região de Krabi, na Tailândia. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR KOH PHI PHI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kho Phi Phi e não sofrer desilusões está aqui. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR KOH LANTA – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR KOH MOOK – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e da província de Trang e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR KOH KRADAN – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e da província de Trang e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR KOH LIPE – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais bonitas da Tailândia e da província de Trang e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR KOH SAMUI – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Koh Samui e as suas praias idílicas na Tailândia, está aqui.
- VISITAR KOH PHANGAN – Todas as dicas para visitar uma das ilhas mais populares da Tailândia, com as suas famosas full-moon parties. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR KOH TAO – Todas as dicas para visitar a ilha mais bonita do Golfo da Tailândia e desfrutar das suas praias, alojamentos e restaurantes. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR BANGKOK – Um artigo para o ajudar a preparar e perceber a cidade de Bangkok, a capital da Tailândia. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR CHIANG MAI – Um artigo sobre a nossa visita a Chiang Mai e aos templos da cidade no norte da Tailândia. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.
- VISITAR AS MULHERES GIRAFAS – Tudo o que precisa de saber para visitar as mulheres girafas na Tailândia, na zona de Mae Hong Son. Ideal para combinar com visitar Koh Samui.